Sensibilidade de falante

Ah!

lembro tb que este não é o tema deste tópico. Então vc será melhor atendido caso, após pesquisar no fórum se já não há um tópico que atenda ás suas dúvidas, abra um tópico específico.
 
Tá bom meu amigo, obrigado pela sua atenção e paciência que você teve comigo. Abraço e sucesso na sua vida !!!
 
@Elson;

Tranquilo. É que eu sou meio burrinho e não quero, devido á minha falta de experiência, induzir vc a gastos desnecessários ou deixar de compartilhar "aquele pulo do gato" que acrescentaria um diferencial de qualidade ao som que vc está montando. Por isso marquei uma pessoa que tem esta experiência pra te ajudar. Daqui a pouco ele aparece. Mas para poder desenvolver melhor o assunto, será mesmo necessário vc abrir um tópico, caso contrário os moderadores irão nos advertir por desviarmos do tema deste aqui.
Quanto a sua pergunta relacionada a alto-falante para graves, no meu entender, não tem como vc casar o sub e as altas corretamente da forma como vc está pensando, pela potência - como eu já havia te dito antes - mas sim pelo SPL. Assim vejamos, supondo que seus falantes ( depois da caixa montada ) produzam cada um 100 dB, juntos produziriam 106 dB, logo o seu sub precisaria ter no mínimo 106 dB tb, mas acho que dependendo da aplicação o pessoal deve usar com alguns dB`s a mais.
Pode ser que vc me diga novamente que não entendeu bem o que estou dizendo e eu vou te responder que é por isso que o negócio não é tão simples assim quanto parece. Tem muitos detalhes que quem não lida diretamente com isso acaba ignorando, fora os "BIZUS".
Vamos então aguardar o @DJ GARAM vir dar uma força pra gente.
 
Boas companheiros...
A escolha de um certo alto falante, não é tão simples, não devemos avaliar apenas um dos dados de todos os parâmetros.
Devemos avaliar em um conjunto de acordo com a aplicação desejada, nunca, mais nunca julgue o rendimento de um alto falante apenas pela sensibilidade.

Pelo que entendi o companheiro tem dois falantes de 10" 400w e quer dicas de quais subs comprar para acompanhar.

Mas não especificou qual tipo de aplicação.

Ê uma informação mais precisa, vai gerar bastante conteúdo.

Para que não misturamos os assuntos com outro tópico, por favor, abra um com o título de... Quais subs usar para acompanhar meus falantes de médio grave.
Se possível me marque lá, para facilitar, que vou te ajudar, fica tranquilo...
 
Estava olhando os posts e me assustei com uma das respostas, afirmando que quanto menor a sensibilidade da caixa, mais sensível ela é. Eu me senti no dever de postar aqui para corrigir esse absurdo. Essa resposta está completamente errada.

A sensibilidade de uma caixa é o valor da pressão sonora medida a 1 metro de distância em seu eixo principal. Portanto, quando se informa o valor de sensibilidade, como exemplo, 90dB/1W@1m, a fabricante está informando que a caixa entregará 90dB se aplicado 1 Watt elétrico de potência a 1 metro do eixo principal da caixa. Isso significa, portanto, que, quanto maior for a sensibilidade, menos potência elétrica é necessária para o desempenho da caixa. Peguemos como exemplo uma "caixa 1" de sensibilidade 89dB/1W@1m e uma "caixa 2" de sensibilidade 99dB/1W@1m.

Se quisermos que a "caixa 1" de 89dB/1W@1m entregue o mesmo NPS da "caixa 2" de 99dB/1W@1m, haverá uma diferença de NPS de quase 10dB. Entretanto para se obter esses 10dB, é necessário que o sistema amplificador entregue em potência elétrica quase 12W a mais para a caixa chegar a mais ou menos a 99dB no ponto (no caso, 1 metro). Assim, enquanto a "caixa 1" precisaria de 12W adicionais para entregar 99dB a 1 metro do eixo principal, a caixa 2 precisaria de apenas 1W para isso. Para um sistema de poucas caixas, é irrisório 10W a mais no amplificador. Mas, num sistema de centenas de caixas acústicas, 12 W a mais por caixa é um valor considerável de potência no canal do amplificador, e pode inclusive significar a necessidade de mais um para atender toda a potência necessária.

Lembrando que para determinarmos o quanto de NPS a caixa consegue entregar aproximadamente a 1 metro do eixo principal é o logarítimo da sua potência multiplicado por 10, mais a sua sensibilidade (NPS= 10 x log (potência da caixa) + Sensibilidade). Obviamente, se você estiver lidando com um sistema de PA, você também deve considerar perdas por atenuação de distância, perdas pela resistência elétrica do cabo utilizado e inclusive perdas por indução se considerar distâncias muito grandes para sistemas de PA que utilize linhas de tensão, além de fatores como reflexão, absorção e reverberação.

Portanto, quanto maior a sensibilidade das caixas, você terá um maior NPS entregue nos locais que queira atender se comparado com um sistema que utilize caixas com sensibilidade menor. Como conclusão, se vc optar pelas caixas com sensibilidade menor, tenha em mente que, para se obter o mesmo desempenho das caixas com maior sensibilidade, mais potência elétrica será necessária, onerando ainda mais o canal de seu amplificador.

Outra questão que você deve ficar atento é quanto ao ângulo de cobertura dessas caixas (observável na curva polar fornecida pelo fabricante) e as suas respostas em diferentes frequências (geralmente também informadas pelo fabricante). Quanto mais abrangente o ângulo de cobertura, menos caixas serão necessárias para vc apresentar uma uniformidade no NPS entregue em cada ponto da localidade. Em relação a resposta em frequência, se você considerar um sistema de PA, opte por caixas cujo desempenho seja muito bom na faixa entre 3 kHz e 4 kHz, geralmente atribuídas a voz humana.
 
Apenas dando um toque, em sistemas de P.A, nem sempre ter um sonofletor com maior potência significa um melhor desempenho. O que determinará um ambiente com um bom P.A é a distribuição das caixas no ambiente. Portanto, muitas vezes, utilizando 1,5W ou 3W por caixa você consegue um bom sistema de P.A desde que elas estejam bem distribuídas em determinadas alturas de instalação. Como já falei no post anterior, se atente à curva polar do sonofletor que vc estiver usando e à resposta em frequência que ele apresenta. Obviamente, uma sensibilidade maior também ajudará a exigir menos potência do seu amplificador.
 
Olá gente,

esse pessoal do Clube do Hardware pode entender de computador, mas de som...

Vamos ver com calma o que o GuilhermeIAV copiou de lá:



Certo...



Só para completar, ao final eu escreveria "caso tenham sensibilidades diferentes". Outra coisa, "altura" pode ser relacionado com frequência (som mais alto = som mais agudo), então é melhor escrever logo volume ou amplitude.



É um parâmetro fornecido pelo fabricante, sendo uma média dos valores alcançados pelo falante dentro da sua área de resposta de frequência, mas sempre é expressa dessa forma:

x dB SPL / 1W / 1m

ou seja, quanto de volume de som (dB SPL) o falante consegue produzir quando recebe 1 Watt RMS, medido a 1 metro de distância. Valores descritos como V, dBu e dBV são referentes a sensibilidade de amps, não de falantes.



Desculpem, mas não tem nada a ver sensibilidade de amplificadores com sensibilidade de alto-falantes. Em amps, sensibilidade tem a ver com o nível de entrada de sinal e só, não vou nem entrar em detalhes para não confundir, já que o assunto é extenso.



O começo tem a ver com a sensibilidade dos amps, não falantes. A segunda parte (sublinhada) tem mais a ver com microfones que com qualquer outra coisa. O rapaz devia estar "viajando na maionese" quando escreveu isso.



Depois dessa "salada" em que ele confunde falante, amps e mics, favor desconsiderar a frase acima. E outra, ele confunde uma coisa: volume e qualidade. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Posso ter muito volume e baixa qualidade sonora, assim como baixo volume e muita qualidade sonora.



Aqui a pessoa errou feio! Continuou confundindo sensibilidade com volume, e ainda colocou que menor sensibilidade = maior qualidade. Se fosse assim, não existiria falante para PA, só para som automotivo, que tem sensibilidade muito mais baixa.

O restante... o TSA já explicou, não tem nada a ver com a pergunta.

Como disse, o pessoal lá pode entender de computador, mas de som....

---------------------------

Cavnboy,

compare a sensibilidade com o consumo de um automóvel. Existem motores e motores, cada um tem um tipo de consumo de combustível. O 1.0 da Fiat é diferente do 1.0 da Volks que é diferente do 1.0 da Ford e também é diferente do 1.0 da GM.

Vamos considerar um motor 1.0 que faça em média 15km/litro e outro que faça 11km/litro. Qual dos dois é mais eficiente? É aquele que aproveita melhor a energia do combustível e, com isto, consegue gerar maior quilometragem.

Da mesma forma, um alto-falante mais sensível é aquele que consegue transformar maior quantidade de energia elétrica que recebe em energia sonora.

Vamos ver um caso prático:

Falante com 90 dB SPL / 1W / 1m
Ao receber o dobro da potência (2W), ele produzirá 93 dB SPL
Ao receber o quádruplo da potência (4W), ele produzirá 96 dB SPL
Ao receber 8W = 99dB SPL
16W = 101dB SPL
32W = 104 dB SPL
64W = 107 dB SPL

Por outro lado, um falante de 100 dB SPL / 1W / 1m
2W = 103 dB SPL
4W = 106 dB SPL
8W = 109 dB SPL
16W = 112 dB SPL
32W = 115 dB SPL
64W = 118 dB SPL

Note: com a mesma potência fornecida, um falante estará produzindo um volume próximo do limiar da dor, enquanto o outro estará apenas "fazendo cosquinha".

Também repare: em momento algum levamos em consideração a potência máxima do falante. Simplesmente não precisou.

Em resumo (tudo o que você precisa saber):

- procure sempre o falante o mais sensível possível dentro da sua aplicação

- entre dois falantes de potência semelhante, prefira sempre o mais sensível (mas leve em conta os outros fatores, resposta de frequência, etc).


Repare que conhecer essas coisas equivale a economizar um bom dinheiro. Por exemplo:

1) um falante de 95 dB/1W/1m e 500 W e outro de 98dB/1W/1m e 250W. Ambos vão falar igual, mas custar bem diferente (o preço varia em relação à potência, não em relação à sensibilidade).

2) No cálculo de potência necessária para sonorizar um ambiente, o que entra na conta é a sensibilidade do falante (ou caixa). Quanto mais sensível, menos potência vamos precisar, logo amps mais baratos vamos comprar.

---------------------


Para som automotivo, podemos ter a seguinte tabela:

baixa sensibilidade <90dB
alta sensibilidade >91dB
Os melhores que já vi estão na casa dos 93 ou 94dB SPL/1W/1m

Lembrando que, dentro de um carro, com o ouvinte situado a 2 metros de distância no máximo, sensibilidade não quer dizer nada. Isto explica esta frase do Isinho:



O N.A.R. é um ótimo falante, para automóveis.

Para PA, temos:

baixa sensibilidade <95
alta sensibilidade >96
Os melhores que já vi estão na casa dos 100, 101dB SPL/1W/1m

Em PA, sensibilidade faz TODA a diferença. Economizamos na amplificação.

-------------------------------------------------
TSA, nota 10!

------------------------------------------------
Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo