Olá gente,
esse pessoal do Clube do Hardware pode entender de computador, mas de som...
Vamos ver com calma o que o GuilhermeIAV copiou de lá:
Certo...
Só para completar, ao final eu escreveria "caso tenham sensibilidades diferentes". Outra coisa, "altura" pode ser relacionado com frequência (som mais alto = som mais agudo), então é melhor escrever logo volume ou amplitude.
É um parâmetro fornecido pelo fabricante, sendo uma média dos valores alcançados pelo falante dentro da sua área de resposta de frequência, mas sempre é expressa dessa forma:
x dB SPL / 1W / 1m
ou seja, quanto de volume de som (dB SPL) o falante consegue produzir quando recebe 1 Watt RMS, medido a 1 metro de distância. Valores descritos como V, dBu e dBV são referentes a sensibilidade de amps, não de falantes.
Desculpem, mas não tem nada a ver sensibilidade de amplificadores com sensibilidade de alto-falantes. Em amps, sensibilidade tem a ver com o nível de entrada de sinal e só, não vou nem entrar em detalhes para não confundir, já que o assunto é extenso.
O começo tem a ver com a sensibilidade dos amps, não falantes. A segunda parte (sublinhada) tem mais a ver com microfones que com qualquer outra coisa. O rapaz devia estar "viajando na maionese" quando escreveu isso.
Depois dessa "salada" em que ele confunde falante, amps e mics, favor desconsiderar a frase acima. E outra, ele confunde uma coisa: volume e qualidade. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Posso ter muito volume e baixa qualidade sonora, assim como baixo volume e muita qualidade sonora.
Aqui a pessoa errou feio! Continuou confundindo sensibilidade com volume, e ainda colocou que menor sensibilidade = maior qualidade. Se fosse assim, não existiria falante para PA, só para som automotivo, que tem sensibilidade muito mais baixa.
O restante... o TSA já explicou, não tem nada a ver com a pergunta.
Como disse, o pessoal lá pode entender de computador, mas de som....
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Cavnboy,
compare a sensibilidade com o consumo de um automóvel. Existem motores e motores, cada um tem um tipo de consumo de combustível. O 1.0 da Fiat é diferente do 1.0 da Volks que é diferente do 1.0 da Ford e também é diferente do 1.0 da GM.
Vamos considerar um motor 1.0 que faça em média 15km/litro e outro que faça 11km/litro. Qual dos dois é mais eficiente? É aquele que aproveita melhor a energia do combustível e, com isto, consegue gerar maior quilometragem.
Da mesma forma, um alto-falante mais sensível é aquele que consegue transformar maior quantidade de energia elétrica que recebe em energia sonora.
Vamos ver um caso prático:
Falante com 90 dB SPL / 1W / 1m
Ao receber o dobro da potência (2W), ele produzirá 93 dB SPL
Ao receber o quádruplo da potência (4W), ele produzirá 96 dB SPL
Ao receber 8W = 99dB SPL
16W = 101dB SPL
32W = 104 dB SPL
64W = 107 dB SPL
Por outro lado, um falante de 100 dB SPL / 1W / 1m
2W = 103 dB SPL
4W = 106 dB SPL
8W = 109 dB SPL
16W = 112 dB SPL
32W = 115 dB SPL
64W = 118 dB SPL
Note: com a mesma potência fornecida, um falante estará produzindo um volume próximo do limiar da dor, enquanto o outro estará apenas "fazendo cosquinha".
Também repare: em momento algum levamos em consideração a potência máxima do falante. Simplesmente não precisou.
Em resumo (tudo o que você precisa saber):
- procure sempre o falante o mais sensível possível dentro da sua aplicação
- entre dois falantes de potência semelhante, prefira sempre o mais sensível (mas leve em conta os outros fatores, resposta de frequência, etc).
Repare que conhecer essas coisas equivale a economizar um bom dinheiro. Por exemplo:
1) um falante de 95 dB/1W/1m e 500 W e outro de 98dB/1W/1m e 250W. Ambos vão falar igual, mas custar bem diferente (o preço varia em relação à potência, não em relação à sensibilidade).
2) No cálculo de potência necessária para sonorizar um ambiente, o que entra na conta é a sensibilidade do falante (ou caixa). Quanto mais sensível, menos potência vamos precisar, logo amps mais baratos vamos comprar.
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Para som automotivo, podemos ter a seguinte tabela:
baixa sensibilidade <90dB
alta sensibilidade >91dB
Os melhores que já vi estão na casa dos 93 ou 94dB SPL/1W/1m
Lembrando que, dentro de um carro, com o ouvinte situado a 2 metros de distância no máximo, sensibilidade não quer dizer nada. Isto explica esta frase do Isinho:
O N.A.R. é um ótimo falante, para automóveis.
Para PA, temos:
baixa sensibilidade <95
alta sensibilidade >96
Os melhores que já vi estão na casa dos 100, 101dB SPL/1W/1m
Em PA, sensibilidade faz TODA a diferença. Economizamos na amplificação.
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TSA, nota 10!
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Um abraço,
Fernando