Sensibilidade de falante

cavnboy

New Member
Ola.

Sempre escuto falar que tal falante tem baixa sensibilidade e tal mas nunca consegui entender mto bem.

Qual seria um falante com uma alta sensibilidade para P.A. (som mecanico)?

Exemplo;

baixa sensibilidade; -~95
media sensibilidade; 95~100
boa sensibilidade; 100~+

Exemplo soh

obrigado
 
Sensibilidade = A sensibilidade de um alto-falante indica que... quanto mais sensível for esse alto-falante, mais alto será a capacidade de reprodução de sinal recebido pelo meno...
Lembramos que, a sensibilidade não é o mesmo que potência...
Auto-falantes de mesma potência, podem sim, ter níveis de altura diferentes na reprodução de sinal...
Essa sensibilidade é um paramentro que é fornecido pelo fabricante, seja ele do amplificador ou dos auto-falantes que estão sendo adquiridos, e costumam vir expressas em V, dBu ou dBV.

O que se deve observar então, é que tanto no caso de Amplificadores, como no caso de Auto-falantes, os valores descritos neles, indicam que quanto menor for o valor da sensibilidade designiada pelo fabricante destes equipamentos, mais sensíveis eles são, tornando-os adequados à minipulação de sinais que possuam amplitudes pequenas como os originados por instrumentos musicais tais como violão, proporcionando uma reprodução do sinal original rica em detalhes...

Resumindo, quanto mais sensíveis forem os equipamentos, maior a capacidade de se trabalhar com o máximo de potência e qualidade dos mesmos...

Nesse caso retornamos a sua dúvida lá em cima, quanto a qualidade de som, claramente equipamentos de valores baixos sensibilidade, possuem maior qualidade, do que os equipamentos quem vem com valores altos de sensibilidade em suas especificações técnicas...

Porém, o quesito qualidade, não vem detalhadamente apenas da qualidade, a equalização dada ao equipamento é parte fundamental para a qualidade de um som, isso quer dizer que sim, mesmo equipamentos com nível alto de sensibilidade, podem se obter uma qualidade boa, ou razoável... Claro, que tais equipamentos são melhores, em sons mecanicos, e não em sons gerados por instrumentos, ou vozes, como é o caso de microfones...

Para você ter uma qualidade melhor em seus equipamentos, sem danificar os seus auto-falantes, o correto é tentar fazer um ajuste para que todo o equipamento trabalhe no mesmo nível...
Uma forma seria igualar os níveis de saída do produtor de sinal, com a entrada do amplificador, seja um rádio, ou seja equipamentos de captura de sinais, e medir com o pico dos amplificadores, se claramente, for utilizando em som automotivo, o bom seria medri esses sinais com um osciloscópio.
Bom, o procedimento é o seguinte... Subimos o volume seja ele do aparelho, rádio, mesa de som onde são ligados os equipamentos, ou PC, dentre outros, em torno de 70% do máximo, e então subimos o ajuste do nível de entrada do amplificador, para o máximo.
Quando efetuado isso, em amplificadores profissionais, usados em som profissionais, tem o display que mostram os picos de sinal recebidos, normalmente o máximo é na cor vermelha, nesse caso, o led vermelho, deve ficar piscando, isso já indica que o som está na medida... Neste ponto se tem o ajuste perfeito para que se obtenha a máxima potência do seu amplificador sem perigo de danos aos auto-falantes por distorção ou clipamento...

Chamamos de clipar, quando o som não está equalizado corretamente, e o led mencionando no caso som amplificador fica aceso fixamente, bom, caso ele clipe (isso indica que ele trava o canal, por má equalização), o som automaticamente não sairá nesse canal, e então, bons amplificadores, com proteção de clipagem, desarmam por um certo período aquele canal, deixando ele de 5 a 10 minutos sem sinal, para que só após esse tempo o canal volte a funcionar...

No caso de som automotivo, essas medições é feitas com o oscilocópio, mas o sistema de equalização do sinal é o mesmo.

Um truque realizado entre a maioria dos sistemas de som, é cortar o grave um pouco, e aumentar um nível a mais o sinal de médio e agudo, como esses sons são mais perceptíveis ao ouvido, os auto-falantes costumam apresentar menos distorções ou ruídos, e isso lhe dá um sinal mais potente, claro dependendo do nível de altura que vc está operando o equipamento...

aí, espero que tenha ajudado...


Topico retirado do cludo do hardware.

Segue link da apostila da Selenium explicando tudo sobre altofaltante

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.scribd.com/doc/6080597/Curso-de-alto-falantes">http://www.scribd.com/doc/6080597/Curso ... o-falantes</a><!-- m -->

Abraços
 
Gostei da aula.

Porem a pergunta pergunta mesmo nao foi bem respondida.
Mas mesmo assim me serviu bastante para entender um pouco melhor.

Bom,
Qual a sensibilidade ideal para um alto falante 15" para P.A. (som mecanico) ?
 
Atenção, pessoal, essa sensibilidade de que o guilhermeiav falou é o ajuste dos amplificadores (que não têm controle de volume, mas de sensibilidade de suas entradas, ou seja, o nível de sinal necessário p/ que ele produza máxima potência em suas saídas. Nesse caso, sim, quanto mais baixo o valor dado, mais alta a sensibilidade, já que com sinal de nível mais baixo o amp gera mais potência.)

No caso de alto-falantes...
A sensibilidade indica quanta pressão sonora o alto-falante gera para uma certa potência aplicada a ele, medida a uma dada distância. Por padrão, a medida é [x] dB SPL/W @ 1m, ou seja, qual a pressão sonora (em dB*) gerada pelo alto-falante quando um sinal de 1 watt é aplicado, com a medição sendo feita a 1 metro de distância do dito alto-falante.
Então, quanto mais alto esse valor, maior é a sensibilidade do alto-falante. Um falante mais sensível "fala" mais alto que outro menos sensível, mesmo quando ambos recebem a mesma potência.

*Atenção: dB não é uma unidade de medida. Mas isso é outro assunto... ;)


Abraço.

Tailan
 
Sinceramente, ñ sei te responder com absoluta certeza. Obviamente, quanto mais alto o valor, melhor. Mas, para aplicações de PA, creio que valores acima de 90 dB sejam bons (aceitáveis), e a partir de 100 dB/W @ 1 m sejam considerados realmente bons.
Só é preciso ter atenção com alguns fabricantes que ñ colocam essas informações de maneira totalmente clara. Mas nada p/ pânico, basta ficar ligado.

Quanto a valores exatos, deixa os mestres falarem aê!


Abraço.

Tailan
 
Estava dando uma pesquisada...a maioria dos fabricantes....Oversound, RCF, Snake, Seleinum, Beyma, 18 sound.

Tem autofaltantes com sensibilidade entre 97db e 99db...agora tem que ver o qual modelo vc quer...tem que ver aplicação dele p saber qual falante usar...tem 300 modelos de fante de 15"..mas cada um com sua caracterista..
 
Como dito acima, tudo depende do uso...
Tanto que falantes para som de alta qualidade geralmente tem sensibilidade bem baixa. Por exemplo, um NAR (que não é top mas é muito bom) tem sensibilidade de 89 db...

Outra coisa, DB não é unidade de medida, porém dBu, dBm0, dBµ entre outros são sim unidade de medida....
 
Olá gente,

esse pessoal do Clube do Hardware pode entender de computador, mas de som...

Vamos ver com calma o que o GuilhermeIAV copiou de lá:

Sensibilidade = A sensibilidade de um alto-falante indica que... quanto mais sensível for esse alto-falante, mais alto será a capacidade de reprodução de sinal recebido pelo meno...
Lembramos que, a sensibilidade não é o mesmo que potência...

Certo...

Auto-falantes de mesma potência, podem sim, ter níveis de altura diferentes na reprodução de sinal...

Só para completar, ao final eu escreveria "caso tenham sensibilidades diferentes". Outra coisa, "altura" pode ser relacionado com frequência (som mais alto = som mais agudo), então é melhor escrever logo volume ou amplitude.

Essa sensibilidade é um paramentro que é fornecido pelo fabricante, seja ele do amplificador ou dos auto-falantes que estão sendo adquiridos, e costumam vir expressas em V, dBu ou dBV.

É um parâmetro fornecido pelo fabricante, sendo uma média dos valores alcançados pelo falante dentro da sua área de resposta de frequência, mas sempre é expressa dessa forma:

x dB SPL / 1W / 1m

ou seja, quanto de volume de som (dB SPL) o falante consegue produzir quando recebe 1 Watt RMS, medido a 1 metro de distância. Valores descritos como V, dBu e dBV são referentes a sensibilidade de amps, não de falantes.

O que se deve observar então, é que tanto no caso de Amplificadores, como no caso de Auto-falantes, os valores descritos neles,

Desculpem, mas não tem nada a ver sensibilidade de amplificadores com sensibilidade de alto-falantes. Em amps, sensibilidade tem a ver com o nível de entrada de sinal e só, não vou nem entrar em detalhes para não confundir, já que o assunto é extenso.

indicam que quanto menor for o valor da sensibilidade designiada pelo fabricante destes equipamentos, mais sensíveis eles são, tornando-os adequados à minipulação de sinais que possuam amplitudes pequenas como os originados por instrumentos musicais tais como violão, proporcionando uma reprodução do sinal original rica em detalhes...

O começo tem a ver com a sensibilidade dos amps, não falantes. A segunda parte (sublinhada) tem mais a ver com microfones que com qualquer outra coisa. O rapaz devia estar "viajando na maionese" quando escreveu isso.

Resumindo, quanto mais sensíveis forem os equipamentos, maior a capacidade de se trabalhar com o máximo de potência e qualidade dos mesmos...

Depois dessa "salada" em que ele confunde falante, amps e mics, favor desconsiderar a frase acima. E outra, ele confunde uma coisa: volume e qualidade. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Posso ter muito volume e baixa qualidade sonora, assim como baixo volume e muita qualidade sonora.

Nesse caso retornamos a sua dúvida lá em cima, quanto a qualidade de som, claramente equipamentos de valores baixos sensibilidade, possuem maior qualidade, do que os equipamentos quem vem com valores altos de sensibilidade em suas especificações técnicas...

Aqui a pessoa errou feio! Continuou confundindo sensibilidade com volume, e ainda colocou que menor sensibilidade = maior qualidade. Se fosse assim, não existiria falante para PA, só para som automotivo, que tem sensibilidade muito mais baixa.

O restante... o TSA já explicou, não tem nada a ver com a pergunta.

Como disse, o pessoal lá pode entender de computador, mas de som....

---------------------------

Cavnboy,

compare a sensibilidade com o consumo de um automóvel. Existem motores e motores, cada um tem um tipo de consumo de combustível. O 1.0 da Fiat é diferente do 1.0 da Volks que é diferente do 1.0 da Ford e também é diferente do 1.0 da GM.

Vamos considerar um motor 1.0 que faça em média 15km/litro e outro que faça 11km/litro. Qual dos dois é mais eficiente? É aquele que aproveita melhor a energia do combustível e, com isto, consegue gerar maior quilometragem.

Da mesma forma, um alto-falante mais sensível é aquele que consegue transformar maior quantidade de energia elétrica que recebe em energia sonora.

Vamos ver um caso prático:

Falante com 90 dB SPL / 1W / 1m
Ao receber o dobro da potência (2W), ele produzirá 93 dB SPL
Ao receber o quádruplo da potência (4W), ele produzirá 96 dB SPL
Ao receber 8W = 99dB SPL
16W = 101dB SPL
32W = 104 dB SPL
64W = 107 dB SPL

Por outro lado, um falante de 100 dB SPL / 1W / 1m
2W = 103 dB SPL
4W = 106 dB SPL
8W = 109 dB SPL
16W = 112 dB SPL
32W = 115 dB SPL
64W = 118 dB SPL

Note: com a mesma potência fornecida, um falante estará produzindo um volume próximo do limiar da dor, enquanto o outro estará apenas "fazendo cosquinha".

Também repare: em momento algum levamos em consideração a potência máxima do falante. Simplesmente não precisou.

Em resumo (tudo o que você precisa saber):

- procure sempre o falante o mais sensível possível dentro da sua aplicação

- entre dois falantes de potência semelhante, prefira sempre o mais sensível (mas leve em conta os outros fatores, resposta de frequência, etc).


Repare que conhecer essas coisas equivale a economizar um bom dinheiro. Por exemplo:

1) um falante de 95 dB/1W/1m e 500 W e outro de 98dB/1W/1m e 250W. Ambos vão falar igual, mas custar bem diferente (o preço varia em relação à potência, não em relação à sensibilidade).

2) No cálculo de potência necessária para sonorizar um ambiente, o que entra na conta é a sensibilidade do falante (ou caixa). Quanto mais sensível, menos potência vamos precisar, logo amps mais baratos vamos comprar.

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Qual seria um falante com uma alta sensibilidade para P.A. (som mecanico)? Exemplo;

baixa sensibilidade; -~95
media sensibilidade; 95~100
boa sensibilidade; 100~+

Para som automotivo, podemos ter a seguinte tabela:

baixa sensibilidade <90dB
alta sensibilidade >91dB
Os melhores que já vi estão na casa dos 93 ou 94dB SPL/1W/1m

Lembrando que, dentro de um carro, com o ouvinte situado a 2 metros de distância no máximo, sensibilidade não quer dizer nada. Isto explica esta frase do Isinho:

Tanto que falantes para som de alta qualidade geralmente tem sensibilidade bem baixa. Por exemplo, um NAR (que não é top mas é muito bom) tem sensibilidade de 89 db...

O N.A.R. é um ótimo falante, para automóveis.

Para PA, temos:

baixa sensibilidade <95
alta sensibilidade >96
Os melhores que já vi estão na casa dos 100, 101dB SPL/1W/1m

Em PA, sensibilidade faz TODA a diferença. Economizamos na amplificação.

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TSA, nota 10!

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Um abraço,

Fernando
 
isinho disse:
Outra coisa, DB não é unidade de medida, porém dBu, dBm0, dBµ entre outros são sim unidade de medida....

Me permita discordar de vc: o decibel, seja ele de qq tipo, nunca é unidade de medida. É sempre uma relação entre grandezas, expressa de forma logarítmica, amarrada à uma referência.

Os mais usados são:

dBm = 10 log (P1/P2), onde P1 é a potência de saída e P2 a potência de referência, que é 1 mW.

dBu = 20 log (P1/P2), onde P1 é a tensão de saída e P2 é a tensão de referência, que é 775 mV.

dBV = mesma fórmula, mas P2 é igual a 1 V.

dB SPL = 20 log (P1/P2), onde P1 é a pressão sonora em microNewton por metro quadrado e P2 é a referência, que é 20 microNewton/m2.

Resumindo: o valor nominal sempre vai variar em função do valor de referência... então não pode ser unidade de medida.

[]'s
 
Valeu David!

Não achei o link da minha fonte agora, mas lá estava colocado errado...
Brigadão, aprendi mais uma... :D
 
desculpe estar desenterrando o tópico pois não seria caso de abrir outro tópico se for moderadores por favor.
vamos lá um auto falante de 12 teria estas especificações.
W SPL
1 100
2 103
4 106
8 109
16 112
32 115
64 118
128 121
256 124
512 127
1024 130
2048 133
4096 136
qual seria a influencia da caixa sobre isso ou se considera somente a especificação do A. F. seria correto dizer que 2 caixas separadas teriam maior spl que 1 caixa com 2 A.F.? outra questão como faço a soma do A.F com TI ou não se soma?
 
ntinformatica disse:
qual seria a influencia da caixa sobre isso ou se considera somente a especificação do A. F. seria correto dizer que 2 caixas separadas teriam maior spl que 1 caixa com 2 A.F.? outra questão como faço a soma do A.F com TI ou não se soma?
1 - qual seria a influencia da caixa sobre isso ou se considera somente a especificação do A. F.
R: A Influência Da Caixa Vai Variar De Acordo Com o Projeto Da Mesma. Uma Média Não Regra Seria algo Em Torno de 3db.
2 - seria correto dizer que 2 caixas separadas teriam maior spl que 1 caixa com 2 A.F.?
R: Não.   Se as Duas "Caixas Separadas" Estiverem Agrupadas Vai Gerar o Acréscimo de 3db, Assim Como Funciona Na Caixa de 2 Falantes Juntos. As Caixas Separadas Só Não Vão Ter Este Acréscimo, Caso Estejam Distantes Uma Da Outra. 
3 -  outra questão como faço a soma do A.F com TI ou não se soma?
R: Não Se Soma Cada Um Vai Ter o Seu db. Ha Não Ser Que Queira Medir o db spl Total da Caixa.
 
Olá gente,

esse pessoal do Clube do Hardware pode entender de computador, mas de som...

Vamos ver com calma o que o GuilhermeIAV copiou de lá:



Certo...



Só para completar, ao final eu escreveria "caso tenham sensibilidades diferentes". Outra coisa, "altura" pode ser relacionado com frequência (som mais alto = som mais agudo), então é melhor escrever logo volume ou amplitude.



É um parâmetro fornecido pelo fabricante, sendo uma média dos valores alcançados pelo falante dentro da sua área de resposta de frequência, mas sempre é expressa dessa forma:

x dB SPL / 1W / 1m

ou seja, quanto de volume de som (dB SPL) o falante consegue produzir quando recebe 1 Watt RMS, medido a 1 metro de distância. Valores descritos como V, dBu e dBV são referentes a sensibilidade de amps, não de falantes.



Desculpem, mas não tem nada a ver sensibilidade de amplificadores com sensibilidade de alto-falantes. Em amps, sensibilidade tem a ver com o nível de entrada de sinal e só, não vou nem entrar em detalhes para não confundir, já que o assunto é extenso.



O começo tem a ver com a sensibilidade dos amps, não falantes. A segunda parte (sublinhada) tem mais a ver com microfones que com qualquer outra coisa. O rapaz devia estar "viajando na maionese" quando escreveu isso.



Depois dessa "salada" em que ele confunde falante, amps e mics, favor desconsiderar a frase acima. E outra, ele confunde uma coisa: volume e qualidade. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Posso ter muito volume e baixa qualidade sonora, assim como baixo volume e muita qualidade sonora.



Aqui a pessoa errou feio! Continuou confundindo sensibilidade com volume, e ainda colocou que menor sensibilidade = maior qualidade. Se fosse assim, não existiria falante para PA, só para som automotivo, que tem sensibilidade muito mais baixa.

O restante... o TSA já explicou, não tem nada a ver com a pergunta.

Como disse, o pessoal lá pode entender de computador, mas de som....

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Cavnboy,

compare a sensibilidade com o consumo de um automóvel. Existem motores e motores, cada um tem um tipo de consumo de combustível. O 1.0 da Fiat é diferente do 1.0 da Volks que é diferente do 1.0 da Ford e também é diferente do 1.0 da GM.

Vamos considerar um motor 1.0 que faça em média 15km/litro e outro que faça 11km/litro. Qual dos dois é mais eficiente? É aquele que aproveita melhor a energia do combustível e, com isto, consegue gerar maior quilometragem.

Da mesma forma, um alto-falante mais sensível é aquele que consegue transformar maior quantidade de energia elétrica que recebe em energia sonora.

Vamos ver um caso prático:

Falante com 90 dB SPL / 1W / 1m
Ao receber o dobro da potência (2W), ele produzirá 93 dB SPL
Ao receber o quádruplo da potência (4W), ele produzirá 96 dB SPL
Ao receber 8W = 99dB SPL
16W = 101dB SPL
32W = 104 dB SPL
64W = 107 dB SPL

Por outro lado, um falante de 100 dB SPL / 1W / 1m
2W = 103 dB SPL
4W = 106 dB SPL
8W = 109 dB SPL
16W = 112 dB SPL
32W = 115 dB SPL
64W = 118 dB SPL

Note: com a mesma potência fornecida, um falante estará produzindo um volume próximo do limiar da dor, enquanto o outro estará apenas "fazendo cosquinha".

Também repare: em momento algum levamos em consideração a potência máxima do falante. Simplesmente não precisou.

Em resumo (tudo o que você precisa saber):

- procure sempre o falante o mais sensível possível dentro da sua aplicação

- entre dois falantes de potência semelhante, prefira sempre o mais sensível (mas leve em conta os outros fatores, resposta de frequência, etc).


Repare que conhecer essas coisas equivale a economizar um bom dinheiro. Por exemplo:

1) um falante de 95 dB/1W/1m e 500 W e outro de 98dB/1W/1m e 250W. Ambos vão falar igual, mas custar bem diferente (o preço varia em relação à potência, não em relação à sensibilidade).

2) No cálculo de potência necessária para sonorizar um ambiente, o que entra na conta é a sensibilidade do falante (ou caixa). Quanto mais sensível, menos potência vamos precisar, logo amps mais baratos vamos comprar.

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Para som automotivo, podemos ter a seguinte tabela:

baixa sensibilidade <90dB
alta sensibilidade >91dB
Os melhores que já vi estão na casa dos 93 ou 94dB SPL/1W/1m

Lembrando que, dentro de um carro, com o ouvinte situado a 2 metros de distância no máximo, sensibilidade não quer dizer nada. Isto explica esta frase do Isinho:



O N.A.R. é um ótimo falante, para automóveis.

Para PA, temos:

baixa sensibilidade <95
alta sensibilidade >96
Os melhores que já vi estão na casa dos 100, 101dB SPL/1W/1m

Em PA, sensibilidade faz TODA a diferença. Economizamos na amplificação.

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TSA, nota 10!

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Um abraço,

Fernando
Meu bom dia meu amigo eu sou leigo nesse assunto se o senhor pudesse me tirar umas dúvida que não entendi até agora. É sobre a questão de economizar dinheiro, que você diz no topico, em relação ao decibeis do falante. Eu penso assim. Por exemplo: um falante de 500 rms com 93 db e um 250 rms com 99 db. A questão é, eu vou economizar na potencia do amplificador ou seja vou usar um amplificador de 250 rms para reproduzir um som de 500 rms. Obgado fico no aguardo ?
 
@Elson;
Seja bem vindo ao SAV!
Vc está fazendo uma pequena confusão. Note que não "medimos" volume em W ( seja RMS ou qualquer outro modo ), e sim relacionamos o voluma á dB SPL. Me lembro do tempo em que eu ainda tinha cabelo e comprava meus minisystems da AIWA pela potência que ele anunciava, 2400w, 3200w, tudo em PMPO.
Isso faz uma grande diferença uma vez que, como vc pergunta e o Bersan disse, com esse conhecimento podemos economizar bastante.
No caso que vc cita, não sei dizer se um alto-falante de maior sensibilidade será necessariamente mais barato que um de menor sensibilidade com maior potência, mas acredito que uma diferença de sensibilidade de 6dB vai compensar sua diferença de preço ( mesmo que seja maior ) uma vez que vc iria precisar não só de 2 alto-falantes do de 500 wRMS mas tb de 2 amplificadores, uma vez que:
- O alto-falante de 250 RMS /99 dB a potência máxima vai produzir aprox. 123 dB;
- O alto-falante de 50o RMS/93 dB a potência máxima vai produzir aprox. 117 dB.
Isso fora os benefícios de menor consumo de energia, menor peso do sistema e menor volume.
 
Meu amigo eu não entendi muito bem, mas obrigado pela sua atenção. Mas no caso, que amplificador eu uso para tocar o falante de 250 rms e o de 500 rms?
 
@Elson;
Se vc procurar no site dos amplificadores que deseja comprar e verificar o manual, encontrará a recomendação do mesmo quanto as possíveis ligações de falantes. Vc tb pode pesquisar aqui no SAV e encontrará bastante material á respeito. Recomendo enfaticamente que faça isso antes de qualquer coisa, mas... se estiver com pressa então use um amplificador com potência declarada IGUAL á do falante ou falantes que pretende ligar á ele.
 
Meu amigo eu tô montando um som profissional. Eu tenho 4 falante da oversound 10 x 400 rms. Que falante você me indicaria para fazer o grave ? E quantos ? Desde já lhe agradeço !
 
@Elson;

Me desculpe a maneira como vou dizer isso mas eu não tenho conhecimento suficiente para montar um som assim, com caixas artesanais. Não que seja tão difícil, apenas não é a minha praia. Vc me parece ter menos conhecimento que eu, logo, por este motivo ( nossa falta de conhecimento ) estou sendo cuidadoso com as informações que estou te passando.
Mas não fique triste, vou convidar o @DJ GARAM pra nos dar uma força aqui. Ele vai te orientar.
 
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