Olá gente,
esse pessoal do Clube do Hardware pode entender de computador, mas de som...
Vamos ver com calma o que o GuilhermeIAV copiou de lá:
Sensibilidade = A sensibilidade de um alto-falante indica que... quanto mais sensível for esse alto-falante, mais alto será a capacidade de reprodução de sinal recebido pelo meno...
Lembramos que, a sensibilidade não é o mesmo que potência...
Certo...
Auto-falantes de mesma potência, podem sim, ter níveis de altura diferentes na reprodução de sinal...
Só para completar, ao final eu escreveria "caso tenham sensibilidades diferentes". Outra coisa, "altura" pode ser relacionado com frequência (som mais alto = som mais agudo), então é melhor escrever logo volume ou amplitude.
Essa sensibilidade é um paramentro que é fornecido pelo fabricante, seja ele do amplificador ou dos auto-falantes que estão sendo adquiridos, e costumam vir expressas em V, dBu ou dBV.
É um parâmetro fornecido pelo fabricante, sendo uma média dos valores alcançados pelo falante dentro da sua área de resposta de frequência, mas sempre é expressa dessa forma:
x dB SPL / 1W / 1m
ou seja, quanto de volume de som (dB SPL) o falante consegue produzir quando recebe 1 Watt RMS, medido a 1 metro de distância. Valores descritos como V, dBu e dBV são referentes a sensibilidade de amps, não de falantes.
O que se deve observar então, é que tanto no caso de Amplificadores, como no caso de Auto-falantes, os valores descritos neles,
Desculpem, mas não tem nada a ver sensibilidade de amplificadores com sensibilidade de alto-falantes. Em amps, sensibilidade tem a ver com o nível de entrada de sinal e só, não vou nem entrar em detalhes para não confundir, já que o assunto é extenso.
indicam que quanto menor for o valor da sensibilidade designiada pelo fabricante destes equipamentos, mais sensíveis eles são, tornando-os adequados à minipulação de sinais que possuam amplitudes pequenas como os originados por instrumentos musicais tais como violão, proporcionando uma reprodução do sinal original rica em detalhes...
O começo tem a ver com a sensibilidade dos amps, não falantes. A segunda parte (sublinhada) tem mais a ver com microfones que com qualquer outra coisa. O rapaz devia estar "viajando na maionese" quando escreveu isso.
Resumindo, quanto mais sensíveis forem os equipamentos, maior a capacidade de se trabalhar com o máximo de potência e qualidade dos mesmos...
Depois dessa "salada" em que ele confunde falante, amps e mics, favor desconsiderar a frase acima. E outra, ele confunde uma coisa: volume e qualidade. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Posso ter muito volume e baixa qualidade sonora, assim como baixo volume e muita qualidade sonora.
Nesse caso retornamos a sua dúvida lá em cima, quanto a qualidade de som, claramente equipamentos de valores baixos sensibilidade, possuem maior qualidade, do que os equipamentos quem vem com valores altos de sensibilidade em suas especificações técnicas...
Aqui a pessoa errou feio! Continuou confundindo sensibilidade com volume, e ainda colocou que menor sensibilidade = maior qualidade. Se fosse assim, não existiria falante para PA, só para som automotivo, que tem sensibilidade muito mais baixa.
O restante... o TSA já explicou, não tem nada a ver com a pergunta.
Como disse, o pessoal lá pode entender de computador, mas de som....
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Cavnboy,
compare a sensibilidade com o consumo de um automóvel. Existem motores e motores, cada um tem um tipo de consumo de combustível. O 1.0 da Fiat é diferente do 1.0 da Volks que é diferente do 1.0 da Ford e também é diferente do 1.0 da GM.
Vamos considerar um motor 1.0 que faça em média 15km/litro e outro que faça 11km/litro. Qual dos dois é mais eficiente? É aquele que aproveita melhor a energia do combustível e, com isto, consegue gerar maior quilometragem.
Da mesma forma, um alto-falante mais sensível é aquele que consegue transformar maior quantidade de energia elétrica que recebe em energia sonora.
Vamos ver um caso prático:
Falante com 90 dB SPL / 1W / 1m
Ao receber o dobro da potência (2W), ele produzirá 93 dB SPL
Ao receber o quádruplo da potência (4W), ele produzirá 96 dB SPL
Ao receber 8W = 99dB SPL
16W = 101dB SPL
32W = 104 dB SPL
64W = 107 dB SPL
Por outro lado, um falante de 100 dB SPL / 1W / 1m
2W = 103 dB SPL
4W = 106 dB SPL
8W = 109 dB SPL
16W = 112 dB SPL
32W = 115 dB SPL
64W = 118 dB SPL
Note: com a mesma potência fornecida, um falante estará produzindo um volume próximo do limiar da dor, enquanto o outro estará apenas "fazendo cosquinha".
Também repare: em momento algum levamos em consideração a potência máxima do falante. Simplesmente não precisou.
Em resumo (tudo o que você precisa saber):
- procure sempre o falante o mais sensível possível dentro da sua aplicação
- entre dois falantes de potência semelhante, prefira sempre o mais sensível (mas leve em conta os outros fatores, resposta de frequência, etc).
Repare que conhecer essas coisas equivale a economizar um bom dinheiro. Por exemplo:
1) um falante de 95 dB/1W/1m e 500 W e outro de 98dB/1W/1m e 250W. Ambos vão falar igual, mas custar bem diferente (o preço varia em relação à potência, não em relação à sensibilidade).
2) No cálculo de potência necessária para sonorizar um ambiente, o que entra na conta é a sensibilidade do falante (ou caixa). Quanto mais sensível, menos potência vamos precisar, logo amps mais baratos vamos comprar.
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Qual seria um falante com uma alta sensibilidade para P.A. (som mecanico)? Exemplo;
baixa sensibilidade; -~95
media sensibilidade; 95~100
boa sensibilidade; 100~+
Para som automotivo, podemos ter a seguinte tabela:
baixa sensibilidade <90dB
alta sensibilidade >91dB
Os melhores que já vi estão na casa dos 93 ou 94dB SPL/1W/1m
Lembrando que, dentro de um carro, com o ouvinte situado a 2 metros de distância no máximo, sensibilidade não quer dizer nada. Isto explica esta frase do Isinho:
Tanto que falantes para som de alta qualidade geralmente tem sensibilidade bem baixa. Por exemplo, um NAR (que não é top mas é muito bom) tem sensibilidade de 89 db...
O N.A.R. é um ótimo falante, para automóveis.
Para PA, temos:
baixa sensibilidade <95
alta sensibilidade >96
Os melhores que já vi estão na casa dos 100, 101dB SPL/1W/1m
Em PA, sensibilidade faz TODA a diferença. Economizamos na amplificação.
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TSA, nota 10!
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Um abraço,
Fernando