Ajuda com equipamento de som

Diego Miranda

New Member
Olá a todos!

Congrego numa igreja em Natal/RN, onde a igreja possui uma capacidade média para 300 pessoas. O equipamento de som já tem um bom tempo de uso, tirando a mesa de som que compraram a mais ou menos 1 ano e meio. Sinto que está na hora de investirmos nesse equipamento, e isso já foi conversado com a liderança. Então encontrei esse fórum e vi que podiam nos ajudar ;D

O nosso equipamento é bem simples:
- 4 caixas RCF Art 300A (Onde 2 utilizamos como frontal, e as outras duas utilizamos como retorno).
- Mesa Wattsom Ciclotron AMBW 16 EFP (não conheço sobre mesas, mas a anterior era uma behring e eu achava bem melhor).
- Temos alguns microfones lesson bem antigos e 2 sem fio SKP VHF 2655.
- 1 caixa wattson PRC 200 ciclotron (essa caixa é bem antiga, quando chove ela fica "apitando" kk), usamos pra colocar algum som, ou até outro instrumento, mas o som dela ta horrível.
- Existem duas caixas que colocaram nas paredes (tem nem marca, parece caixa de carro de som), bem no meio da igreja, mas elas nem influenciam no som... Tipo, pessoas tentando fazer as coisas na boa vontade, mas sem conhecimento do assunto, ai junta comigo que também não entendo, ai já viu né rs
- Temos uma bateria RMV, e o som dela fica muito alto, espalha muito (gostaria de dica também para isso se possível)

O que eu gostaria de saber é se, pra fazer uma mudança nesse som, preciso me desfazer de tudo, acrescentar algo, mudar algo e etc, me deem sugestões por favor rs... Quanto ao preço não se preocupem, pois primeiro queria fazer uma espécie de orçamento.

Pessoal, eu tirei umas fotos, mas não entendi como posta, tem um vídeo onde eu e minha prima cantamos na igreja, vou colocar o link, talvez ajude em alguma coisa. Agradeço desde já a todos. Deus os abençoe!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UKw8enLkYvE[/youtube]
 
Seja bem vindo Diego, meu vizinho de estado!

Olha, você está com quatro coisas boas: as 4 RCF. Quanto a mesa e a caixa ciclotron e as caixas penduradas, não posso dizer a mesa coisa.

Realmente a mesa behringer era bem superior a esta que usam no momento (digo por que já usei) e com certeza não foi uma boa escolha.

Quanto a bateria, deixarei pra outros amigos apontarem uma solução. Mas sou defensor nato de baterias eletrônicas pra igrejas pequenas, por que não sobra som pra quem tá perto dela e nem falta pra quem tá longe.

Para postar as fotos é aqui:

http://somaovivo.freevar.com/

Coloque as fotos para analisarmos melhor a situação.
 
Opa Denilson, tentarei colocar as fotos logo quando chegar do trabalho. É, as caixas, embora já tenham um bom tempo de uso, sempre gostei do som que elas produziam, mas um dos problemas que temos lá é que os velhinhos sentam bem na frente, e o som realmente fica alto juntamente com a bateria, mas já na parte de trás fica bem melhor... São coisas a se resolver. Postarei as fotos rapidamente... Até mais
 
Foto de cima:

e539963853ad3e6d57f14649a7510716.jpg
 
A mensagem não está aparecendo né? Alguém tem o "macete" pra anexar as fotos ai? coloquei lá na página que você encaminhou, mas não aconteceu nada.
 
A PAZ

Diego caso a igreja que voce fala for a do pastor alisson congrega, em ponta negra, le digo que o problema é um pouquinho maior, é de acustica.
Falei com ele e orientei procurar um consultor. Pois quando fiz um pequeno teste batendo palma, ecoou por um tempo alto.
Caso não seja ela, me desculpe.
 
heriberto disse:
A PAZ

Diego caso a igreja que voce fala for a do pastor alisson congrega, em ponta negra, le digo que o problema é um pouquinho maior, é de acustica.
Falei com ele e orientei procurar um consultor. Pois quando fiz um pequeno teste batendo palma, ecoou por um tempo alto.
Caso não seja ela, me desculpe.

Exato Heriberto, congrego nessa igreja mesmo. O problema de acústica é algo que já sabemos e torna o ajuste do som uma dor de cabeça. Estive presente em praticamente todas mudanças que ocorreram no som da igreja, e também já toquei em diversos lugares, e já vi alguns grupos tocarem lá na igreja com seu próprio equipamento, como por exemplo o grupo Logus. Quando o Logus tocou, com bateria eletroacústica, e um som bem equalizado e de primeira qualidade (pelo menos parecia ser rs), o som ficou bem bacana. Então a ideia seria investir no som, pra tentar minimizar os efeitos negativos que já temos por conta da acústica.

Falei até com ele (Pr. Alisson) sobre o fórum, disse que ia pedir uma opinião sobre o som... Investimento por enquanto não temos, mas dependendo dos custos, eu mesmo começo a levantar o dinheiro, mas primeiro queria ter certeza onde investir.

Abraço!

OBS.: Ainda não consegui lançar as fotos, anexei, as fotos apareceram na página de anexos, mas elas não aparecem quando coloco na mensagem =/
OBS. 2: Serve vídeos no youtube? tenho alguns.
 
heriberto disse:
A PAZ

Diego caso a igreja que voce fala for a do pastor alisson congrega, em ponta negra, le digo que o problema é um pouquinho maior, é de acustica.
Falei com ele e orientei procurar um consultor. Pois quando fiz um pequeno teste batendo palma, ecoou por um tempo alto.
Caso não seja ela, me desculpe.


Nada substitue conhecimento de causa :p :p :p

Heriberto, é mais um motivo pra usarem bateria eletrônica (se não poderem fazer tratamento acústico) o que atenua um pouco o problema.

Diogo, posicione as "caixinhas" direncionando para o povo (para baixo). Isso tambem vai contribuir tambem ( enquanto não tomam outra providência). Pois como está no momento, provoca mais ainda o problema.
 
Denilson, essas caixas laterais nem estão boas. Eu já havia pensado em colocar as que usamos como retorno no lugar delas, e comprar outras caixas para utilizar como retorno, o que você acha quanto a isso? Lá, o Heriberto já deve ter notado, usamos as duas caixas de retorno para tudo (literalmente), porque a caixa PRC 200 ciclotron não funciona direito... O que vocês segurem?

OBS.: Perguntando sobre a mesa... que outra vocês recomendariam? microfones também? Vou colocar algumas fitas isolantes na bateria pra abafar o som um pouco...
 
A PAZ

Diego, quando estive com o Pastor Alisson informei a ele, inclusive dei a dica de fazer um cluster central, voce tem 4 caixas, acho que 3 caixas no centro teria uma boa distribuição, pois se não estou engando a igreja tem uns 12 metros de largura, por uns 20 metros de comprimento e tem de 6 ou mais de altura, inclusive existe umas vigas passando de um lado a outro que poderia ser aproveitado para fazer o cluster.
Quanto a bateria acustica tem para todo os gostos, inclusive acredito que aqui sou um dos que fala sobre elas, defendendo para igrejas, pois somos espaços que se constroi sem estudos e colocamos equipamentos como volumes muito alto.
Temos aqui pessoas que usam essas baterias, para todos os gostos, METAL orientou uma congregação na aquisição de uma se não estou enganado foi a DDRUM1 essa bateria custa em média R$ 2.000,00, essa semana tem um tópico em que um dos nossos colegas joga loas sobre a bateria da alesi se não estou enganado a D10 que comprou por R$ 5.000,00, o David Fernandes usa uma TD 12 da roland e tem mais alguns que usam as TD4 E TD9, e todos falam muito bem delas.
 
Quanto as mesas se for usar uma analógica, tem um crescente:
Yamaha MG24 OU MG32, sinceramente hoje compraria uma de 32 canais, pois passo sufoco quando vem banda de fora para igreja.
Soundcraft LX7 essa mesa acredito que tenha ainda seja a chedas, mas essa mesa saiu de linha, porem a que está em linha é a LX7 II e quase o preço de uma digital.
A ALLEN-HEAT tem a ZED428, também excelente com todas tem 4 auxiliares pre, 2 auxiliares pos, 4 subgrupos., etc.etc..de todas as mais baratas é a yamaha em média R$ 3.500,00.,
Para digital você tem a líder nas igrejas a 01v96 que esta girando de R$ 6.000,00 a 8.000,00, fora as expansões que serão necessárias.
ROLAND V300
SOUNDCRAFT SICOMPACT
YAMAHA LS9 32,
Porem essas mesas ultrapassam os R$ 20.000,00, ai fica a critério do fregues...rs.rs.rs.
 
Para dimnuir ainda a pressão sonora na igreja, só com retornos via fones, é uma luta pesada com os músicos, principalmente guitarristas e baixistas, pois querem que o som seja dos cubos,
Mas com os retornos via fones voce irá diminuir em muito a pressão na igreja, fora que em ponta negra começou novamente a SEMURB dar as caras, já andaram multando barzinhos e podem ficar certos que os próximos seremos nós novamente.
Nos retornor via fone, tem o clássico H4700 da beringher e os fones porta pro korg, ou ainda h6 da ALTO,
tem tambem um lançamento de um monitoração sem fio para ate 6 fones, excelente para os backs,
MICROFONES,
Sou fanático por microfones sem fio, baratos tem os AKG com bom preço, Shure, AudioTechnica, sennheiser,
de baixo custo esperimentei duas, e sou fá da Lyco. O karsect não gostei, mas o Denilson tem e inclusive usou com a Mara Maravilha e ela gostou do mic., ambos os modelos tem uma vantagem tem com uma base e dois mic, tem tambem o JTS que é bom.
Esse mic Lyco aqui em Natal quem tem é a eletronica progresso, os mics da karsect tem na Milsons, eletronica progresso, no Bento, etc.etc..
 
Concordo com tudo o que foi citado por Heriberto. Ele só confundiu bateria acústica com eletrônica.

Quanto as mesas apresentadas, realmente são muito boas. Mas caso não haja recursos suficientes pra se comprar uma dessas, tem a opção da Phonic que tem baixo custo e é melhor que a behringer que vocês tinham antes. Além disso, você pode encontra-la em Gerlúcio Som no Alecrim. Eu comprei uma lá que ainda vai completar um ano, daí eu não sei sobre a durabilidade dela.

A grande vantagem do microfone lyco é que usa pilhas AA enquanto os karsect de baixo custo usam baterias 9 volts.

Heriberto, tambem sou fanático por microfones sem fio e se eu podesse teria pelo menos uns 8 no meu PA!
 
Show de bola as dicas ;D

A ideia do cluster central é interessante... Mas se isso não fosse muito bem vindo por algumas pessoas da igreja (que acho provável acontecer), você acha que a distribuição das 4 caixas RCF pela igreja ficaria boa? Tipo, faria isso, e compraria retornos para quem toca e canta, ou até mesmo outras caixas pra retorno... muito gasto? furada isso?

Essa mesa digital 01v96, em relação as analógicas, é melhor? Eu não entendo muito a diferença de USO de cada uma, mas entendo o que significa analógico e digital em seu conceito grosso, pois já estudei isso no curso técnico.

Agradeço as dicas, todas de primeira ;)
 
A PAZ

enquanto os karsect de baixo custo usam baterias 9 volts.

Denilson, o mic da karsect que tem na igreja é o k162, são dois mic e uma base, usa apenas 2 pilhas AA.
Para felicidade minha consegui comprar uns e os cantores compraram os restantes, então hoje sou quase expert em mic de baixo custo kkkkkkk
o set são: 1 TSI, 1 par KARSECT e 2 pares Lyco, perfazendo um total de 7 mic sem fio, e ainda tem um gooseneck da TSI.
No inicio foi uma balburdia, era um tal de correr as mercearias para comprar baterias, pois esqueciam de carregar as baterias recaqrregáveis, agora definiram um para ficar responsável e o máximo que acontece é se atrazar e chegar em cima da hora..rs.rs.rs.
David Fernandes eu uma vez falei aqui meu sonho era tirar as cadeiras do púlpito e acabar com os fios no chão, estou quase conseguindo. As cadeiras graças a DEUS estão todas em baixo, no púlpito fica apenas quem estiver ministrando o culto, terminou a parte desce e fica ou o pregador ou o grupo de louvor. Quanto aos fios já acabei com os dos microfones pois são todos sem fio, o pulpito ficou mais limpo, ainda vou conseguir reduzir ao minimo os fios.
 
A PAZ

Mas se isso não fosse muito bem vindo por algumas pessoas da igreja (que acho provável acontecer)
Todas as reformas tem resistências, mas nada como determinação e firmeza das lideranças, mais rápido do que imaginam esquecem, mesmo porque é igual a implantar esgotos sanitários, inicialmente é uma grita imensa, depois todos esquecem até que existe.
Outro dado será muito mais barato que implantar mais caixas nas laterais, pois será necessário colocar delays devido a distancia da 1ª para 2ª caixa. Outro dado importante, com cluster central você irá diminuir os rebates nas paredes e distribuir melhor o som pela igreja. Outro dado de resistências e isso por incrível que pareça vem mais dos músicos embora eles não estejam na plenária são os que ficam cobrando que o audio não está STEREO, o interessante que em 99,999999999% das igrejas todo o som é em mono, e quando usam Stereo é apenas em alguns efeitos, e a bateria.
Essa mesa digital 01v96, em relação as analógicas, é melhor?
É ambíguo, Caso vocês tenham um operador de audio que saiba usar é como diz o ditado é uma mão na roda, o som é bom, e ainda tem bônus de ter equalizadores, efeitos, etc.etc. é uma economia enorme em aparelhos. Porem se não tiver, ainda tem a chance de treinar o pessoal, e uma dica treine pelo menos dois.
 
Entendi Heriberto, irei conversar com o grupo sobre essas ideias, fazendo esse cluster, nos restaria uma caixa, então que formas de retorno, fora as de ouvido, você recomendaria?... Quando estivermos com tudo pronto pra o investimento, teria possibilidade de nos orientar nas compras e instalações? Você faz esse tipo de serviço?
 
Back
Topo