Ajuda com equipamento de som

A PAZ

Diego hoje além de tudo estou sem fazer nada devido estar como cuidador de meu pai em tempo integral, só para ter uma noção sou estou indo a igreja uma vez por mes no culto de santa ceia.
Mas o ideal será voces terem uma noção de quanto inicialmente vão poder dispor para investirem, então a partir dai fazer um planejamento do que será ser feito, o que irá ser trocado de imediato, a médio e a longo prazo.
O David Fernandes sempre tem dito por aqui, com planejamento conseguimos se não tudo pelo menos o mais perto.
Outra coisa também é o consultor para o problema acústico, pois problemas acústicos soluções acústicas.
 
A PAZ


Diego como está o andamento da reforma?
Tem uma pessoa em Natal que não é um consultor mas tem muito conhecimento em audio,
Ele está no facebook como Daniel marceneiro., entra em contato com ele. Já foi balconista de eletronica, hoje trabalha com Marcenaria, e tambem como operador de audio eventuamente.
 
Valeu Heriberto... rapaz, essa semana entraram lá na igreja e roubaram a caixa wattson PRC 200 ciclotron, era velhinha mas até quebrava um galho rs... Tentarei contato com o Daniel, Agradeço!
 
Olá Heriberto e aos demais do fórum. Galera, já havia comunicado acima sobre o roubo de uma de nossas caixas, e hoje comunico que roubaram todas as nossas caixas (6 num total) infelizmente. Felizmente conseguimos levantar uma quantia (que ainda não fui informado sobre o valor), e gostaria de dicas sobre conjuntos de caixas para comprarmos (marcas, etc)... Heriberto, como anda seu tempo? aqui em natal vende equipamento com preço bom? ou seria mais viável comprar fora? Aguardo resposta.. Abraço!
 
Opa Heriberto, dei uma olhada no site, vou enviar um e-mail pra eles perguntando sobre preços... Você recomenda comprarmos as mesmas caixas mesmo? ou você sugere outras? Vlw
 
Comprei na CBORGES mas liguei pra lá, não foi no site. Liga que é mais fácil! O frete já ta incluido no preço das caixas.
Liguei pra lá hoje e não tem em estoque mas estou recebendo um carregamento no fim desse mês. Pode comprar tranquilo, pessoal lá trabalha muito bem.
Pelas fotos que vi da sua igreja, talvez o Cluster não fosse a melhor opção. Colocando-as em fly, 1 poderia fornecer som pra cada fileira.
Tem que estudar direitinho se o ângulo de cobertura delas iria pegar todas as regiões. Em Cluster você joga muito som nos corredores e, como já sabemos, na nossas igrejas certos pastores gostam de andar pelos corredores, ainda mais se tiverem algum sem fio lá, ai já viu!

Se cada uma fornecer som pra cada 2 fileiras, creio que já fique de bom tamanho, e, na minha opinião, as 310 dariam conta nesse espaço ai!

Se possível, tire as medidas mais certinhas da igreja, largura, comprimento, altura total, altura do degrau do pulpito, medidas do pulpito. Parece que você tirou foto de uma galeria, tem que ver como vai ficar o som na galeria, tire as medidas e poste a foto da galeria(caso exista) pra que possamos ajudar com mais precisão.

Um abraço
 
Opa, to entendendo... hoje possuímos apenas as mesas e os cabos rs... quantas caixas deveria comprar? precisaria de retorno também, então compraria as 4, como era antes? (duas pra frontal e duas para retorno)... desculpe a ignorância, mas o que seria colocá-las em fly? vou tirar algumas fotos no final de semana e posto aqui. Agradeço, vlw
 
Diego Miranda disse:
Opa, to entendendo... hoje possuímos apenas as mesas e os cabos rs... quantas caixas deveria comprar? precisaria de retorno também, então compraria as 4, como era antes? (duas pra frontal e duas para retorno)... desculpe a ignorância, mas o que seria colocá-las em fly? vou tirar algumas fotos no final de semana e posto aqui. Agradeço, vlw

Diego, fotos nos ajudam a ter uma ideia boa, mas precisamos das medidas. Com as medidas, é possível ver se a cobertura horizontal e vertical das caixas atenderão as 2 fileires de modo que seja necessário apenas comprar 2 em vez de 4! Faça uma força pra tirar as medidas, assm ficará mais fácil te ajudar.

Com relação ao retorno, o ideal são 2 também, de forma a pegar o palco em uniformidade.
Não creio que seja necessário pegar as 310 pra retorno. São caixas ótimas, mas acho um investimento muito alto. Pra pegar a 310 pra retorno (R$ 1900,00), eu já iria direto pra NX, que deve custar uns R$ 2.800,00 mas tem um nível de tecnologia incrível, eles prometem ausência de Feedback(O que gera a microfonia). Ou seja, haja grana. Pra igreja, hoje eu compraria as Attack VRM, na Musitech o par sai por menos de R$ 2.000,00, e são ótimas caixas, creio que sejam iguais as MP404. Dê uma verificada, VRM 1230(ativa) + VRM 1220(passiva).

Colocar em FLY é simples: Colocar as caixas no alto, presas ao teto(ou às ferragens) através de cabos de aço. Os Clusters são um tipo de Fly, porem a ideia dos mesmos é aumentar a cobertura e proprorcionar um ganho de 3db.

Um abraço
 
Gabriel, dei uma olhada nessas caixas VRM, ai pergunto: compraria uma ativa e uma passiva? não entendo bem como seria a utilização, se puder explicar... Outra coisa que gostaria de saber, caso o orçamento seja um pouco a baixo do previsto, que outra caixa você indicaria no lugar das ART 310? O pessoal levantou a ideia de querer distribuir 4 caixas na igreja, pra o som ficar "melhor", tipo, o som ele pra ficar bem audível na parte de trás é preciso aumentar um pouco, ai o pessoal que senta na frente já reclama hehe... ai 4 caixas ART 310, mais às VRM ficariam um pouco salgado pra gente hoje.

estou devendo as medidas...

Abraço
 
]a PAZ

ai 4 caixas ART 310, mais às VRM ficariam um pouco salgado pra gente hoje.
Por isso falei em cluster central. Primeiro a igreja não é tão larga.
Segundo se estiver com dificuldades no financeiro, bastaria comprar 2 caixas e colocaria uma logo após o púlpito e outra mais ou menos a 7 metros de distância. Acredito que tua igreja tem 10 a 1'2 metros de largura, e tem um pé direito de 5 a 6 metros. De imediato resolveria o teu problema e no futuro poderia acrescentar mais 2 caixas.
Se não estou enganado antes eram apenas duas caixas, uma de cada lado e na parede certo?, e ainda era som suficiente para voces, certo?
Quanto aos retornos eu sinceramente aproveitaria a deixa para começar fazer por fones de ouvido, pois um dos grandes problemas que me relataram era exatamente entre os retornos e o PA. e como estariam reduzindo com a redução das caixas.
 
heriberto disse:
]a PAZ

ai 4 caixas ART 310, mais às VRM ficariam um pouco salgado pra gente hoje.
Por isso falei em cluster central. Primeiro a igreja não é tão larga.
Segundo se estiver com dificuldades no financeiro, bastaria comprar 2 caixas e colocaria uma logo após o púlpito e outra mais ou menos a 7 metros de distância. Acredito que tua igreja tem 10 a 1'2 metros de largura, e tem um pé direito de 5 a 6 metros. De imediato resolveria o teu problema e no futuro poderia acrescentar mais 2 caixas.
Se não estou enganado antes eram apenas duas caixas, uma de cada lado e na parede certo?, e ainda era som suficiente para voces, certo?
Quanto aos retornos eu sinceramente aproveitaria a deixa para começar fazer por fones de ouvido, pois um dos grandes problemas que me relataram era exatamente entre os retornos e o PA. e como estariam reduzindo com a redução das caixas.

Como eu disse, se o Cluster central da conta, creio que 2 em Fly também dão.
Só não gosto da ideia do Cluster por que há incidência de som nos corredores. Em fly, posicionadas para as fileiras, não há esse problema.

Com relação ao retorno, é só ligar a VRM 1230 na tomada, e ligar um cabo spaekon-speakon dela para a VRM 1220 e pronto, funcionam em conjunto, compartilham o amplificador e o equalizador da VRM 1230.

Um abraço
 
Ajuda para Estrutura do som na igreja em RP.

Paz amigos!

Quero parabenizar pelo fórum que tem me ajudado em muitas dúvidas rotineiras na minha igreja. Sou responsável pelo som, e já tenho uns 05 anos mexendo/fuçando.
Perguntando aqui, ali...vendo artigos e comentários que me ajudaram na minha formação e um grande irmão que me inceriu no ministério. Infelizmente ainda não tenho condições de fazer um curso profissional na IAV,mas gosto muito de que faço, ainda mais porque é para Deus.

Bom...desculpem-me por toda esta introdução, mas é a 1ªvez que pergunto algo. Estou precisando de conselhos técnicos e + experiente do que os meus. A minha igreja, depois
de chorar muito para o Pastor, ele decidiu em investir na estrutura de som, e pediu para eu fazer orçamentos. Estou olhando tudo que posso, mas como sou um pouco leigo em
muitos termos técnicos, preciso de ajuda.


Estrutura Altar.

-O salão todo tem em torno de 08mts(comprimento)x 04mts(largura)x 03,5mts de altura. O altar tem +/-02mts(comprimento) x +/-04mts(largura) x 3mts(altura).
-Como é muito pequeno, praticamente todos ficam bem grudados
-O contra-baixo, grudado com a bateria do lado esquerdo, no canto a bateria grudada com o teclado no lado direito e ai depois vem violão, backs no centro + ministro(grudados), e na outra ponta a guitarra.
-Um monitor Antera falante de 12 passivo (coletivo) no centro + 2 Atack Ativo, falante de 10, 01 somente pra ligar o teclado e outro como retorno também geral no canto esquerdo perto do contra-baixo.

-Os backs reclamam que não se escutam, apenas o ministro que fica + alto. O som da bateria cobre toda a igreja, fazendo com que tudo fique bem mais alto, a guitarra e o teclado.
O contra-baixo quase não se percebe. Todos começam a gritar(pois a maioria não canta) e fica horrivel. Aumento um pouco a PA e equalizo para não ficar ainda mais horrivel
para o povo.

O PA, devido um falante ter queimado, estou apenas com 1 em uso com falante de 18, uma caixa bem antiga da SKP, com 04 de 08 twiter fucionando sem corneta.
Uma mesa Behringuer SX2442FX de 24 canais, já foi trocada a placa do processador, pois caiu água na parte do equalizador. - manual = <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringerdownload.de/SX2442FX_SX3242FX/SX2442FX_SX3242_PT_2008-01-21_Rev.1.pdf">http://www.behringerdownload.de/SX2442F ... _Rev.1.pdf</a><!-- m -->
uma potencia behringuer EP 1500 novinha para PA- manual = <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/assets/EP2500_P0183_M_ES.pdf">http://www.behringer.com/assets/EP2500_P0183_M_ES.pdf</a><!-- m -->
Tenho um Equalizador Ciclotron de 24bandas 02 canais, mas só uso no monitor antera passivo junto com uma outra potencia. Me perdoem esqueci as especificações, mas a qualidade do som é perfeito no monitor, mas se aumento muito começa a microfonar pois os levitas abaixa o microfone bem na frente da caixa, e tbm ficam bem na frente.

O som se escuta desde o ínicio da rua...hehehe

O que poderia fazer para melhorar o som para todos? Pensei em talvez algumas soluções:

1º -Usar o que tenho.Como a verba não será muita - Pensei em colocar uma bateria elétrica - para diminuir o som exagerado no salão - qual seria a melhor?
Colocar um powerplay ou power click? - para resolver o problema dos backs -são 07 backs + 02 ministro dai cada um compra seu fone e uns Directbox p/ teclado - violão - guitarra
Deixar o monitor antera apenas para o ministro e pastor.
E Usar os Atack Ativo provisóriamente como PA, o problema é que elas não tem um agudo muito bom e não sei se cobre o salão quando estiver cheio em eventos e no principal culto de domingo as 19hs. (Único culto que tem o louvor completo)
Mas farei um teste nesse final de semana.

2º -Colocar uma proteção de acrílico na bateria acústica.
Comprar os Directbox para violão, teclado, guitarra + cabos
Utilizar os Attack como size no altar(Mas pensei no problema da microfonia) e comprar caixas ativas mais potentes para PA. Também para esta ligação
irá mais cabos para ligar.

O que acham? Irei sábado agora na Santa Ifigênia fazer uns orçamentos. Sugerem outras configurações?

Assim que possível, posto umas fotos do salão para ajudar, porque só consigo ir aos finais de semana na igreja devido aos estudos.

Desde já Agradeço muito.
 
A PAZ

Eu posso estar maluco, mas com uma igreja com essa dimensão eu tentaria fazer qualquer negócio com essas falantes de 18", pois a igreja não tem comprimento e nem largura suficiente para tudo isso.
Então a minha ideia inicial seria fazer palestras com os músicos para tentar tocar um pouco mais civilizado, e depois tanto guitarra, contra baixo e teclado com seus cubos sem jogar na mesa e para as vozes um retorno com falantes de 10" mais um driver, e no PA apenas com as vozes; no máximo duas caixas com falantes de 10" + driver. não tentaria trocar a bateria por uma eletrônica, deixaria na acústica mesmo, mas teria que ter uma conversa séria com o baterista, tudo isso devido a dimensão da igreja (plenária de 6 x 4 = 24m²), pois se ficasse tudo em retorno a lama que sobraria para igreja seria tanto quanto o PA.
Editei essa mensagem pois li mais atentamente e ficou uma dúvida, a igreja é formada mais por membros com idade abaixo dos 20 anos? essa dimensão que voce está informando está correta? pois 24 m² é o tamanho da suíte do meu pai e sinceramente eu não consigo visualizar mais que 25 pessoas sentadas nela. Portanto eu acredito que se as medidas forem essa mesmo voces terão que ter o som em conformidade com ambiente, pois se tiver pessoas acima dos 40 anos terão riscos de perder devido ao volume excessivo.
 
Olá Heriberto, obrigado pelo retorno.

Então como estou um pouco desisperado...hehehe, passei essas medidas de cabeça (chutando), podem estar erradas sim. Se for muito estou ruim de cálculos. Vou pedir para alguém tirar as medidas e informo com precisão. Só para tentar ajudar o máximo de pessoas que a igreja suportou em um evento de natal foi de 220 pessoas(a maioria sentada e as outras nos cantos).
 
William

Tire realmente as medidas pois em 24 metros quadrados não caberiam, pois fazendo um calculo doido de 5 pessoas por metro quadrado daria apenas 120 pessoas.
Por isso nos informe as medidas corretas pois assim o pessoal poderá te ajudar, com essas medidas que voce passou já bastaria violão e sanfona sem mais nada e daria bem demais para atender a todos.
 
William Rodrigues disse:
Olá Heriberto, obrigado pelo retorno.

Então como estou um pouco desisperado...hehehe, passei essas medidas de cabeça (chutando), podem estar erradas sim. Se for muito estou ruim de cálculos. Vou pedir para alguém tirar as medidas e informo com precisão. Só para tentar ajudar o máximo de pessoas que a igreja suportou em um evento de natal foi de 220 pessoas(a maioria sentada e as outras nos cantos).

William, tire as medidas EXATAS com uma trena e nos traga!
Se a igreja for pequena mesmo, eu faria o seguinte:

1 caixa ativa com falante de 10' ou 8' e drive colocada em Fly bem no centro. Como o teto é baixo , temso que ver uma caixa pequena para não matar o visual. Se não for viável, ai tem de ser uma de cada lado mesmo. Mesmo assim, temos de seguir o que comentei, falante de 10' ou 8' e driver.
Veja direitinho a altura da igreja.

Com relação ao retorno, se ele está atendendo com qualidade, sem problemas. Deixe ele apenas como retorno geral para o ministro. Para os backs e o pessoal dos instrumentos, retorno via fone e equipamento plugado na mesa via DI.
Como você usam bateria, sempre acho que o melhor caminho e investir em conscientização. O batera tem que entender que o local é pequeno e tem que manerar!! Não invista em eletrônica, vão gastar uma grana que poderiam gastar com outras coisas mais importantes.

Quanto ao baixo, é o único que, ao meu ver, não necessita de retorno via fone. Como o local é pequeno, um bom cubo de baixo bem posicionado já supriria todo o som necessário pra igreja e pro próprio baixista.

Se possível, tire uma foto do culto rolando pra analisarmos melhor a disposição do pessoal ok?

Um abração
 
Paz pessoal.

Gabriel, obrigado e desculpe pela demora.
Tirei as medidas exatas são : 10m de comprimento x 09 m de largura x e 5m de altura. As fotos estão nos links abaixo que enviei pois não consegui coloca-las aqui direto, ai podem ter uma noção. A Igreja usa forro de isopor com uma camada fina de gesso, não tem laje em cima do forro, tem apenas um espaço onde é a cobertura com telha.
67ff1f423d5a60212cc98e6033129f4b.jpg

70b23bfc8d89d6b700e53ac45f6ebe53.jpg

f61fa0d42d618ee6faa30f8e6f67c4ec.jpg

1fa7a6c56cb6a7d74fc3f48094ed7e25.jpg


No sábado fiz orçamentos do que havia recomendado para uso de fone, no caso pensei utilizar um power play para os levitas e power click para os musicos. Apresentei essa idéia para o lider do louvor, ele achou uma excelente ideia, porém me disse que o problema é dos levitas zelar pelos equipamentos da igreja e isso concordo, não teria como.

Pensei em usar + 01 retorno para os backs e utilizar fones para os instrumentais. Guitarra, violão e teclado. o Batera é conversando mesmo, e o baixo esta tranquilo.
Para usar o power click preciso de um power play tbm?

Como podem ver as caixas que uso para P.A matam o visual da igreja por serem enormes, e apenas 1 esta funcionando. Como tenho duas caixas ativa em uso como retorno no altar, pensei em utiliza-las como PA são duas Attack MP604 TI, mas temo de não cobrir a igreja em eventos e todas as vozes com os intrumentos ligados em linha, tem algum problema, acham viavel?

Um compressor ajudaria, seria viavel comprar um para usar nas P.A pois como mudam os ministros e no nosso culto de Jovens é tudo mais alto ajudaria a nivelar os gritos dos levitas?

Agradeço a todos pela ajuda, Deus abençoe.
 
Back
Topo