o compressor pode ser usado para várias outras finalidades que não apenas o controle de dinâmica.
Exemplo: Se na mixagem o violão está muito sumido e vc não quer mais alterar o ganho de entrada para não influenciar as vias de monitoração, vc pode usar um compressor insertado no canal com o ratio bem leve (2:1) e aumentar o output. Com isso vc ganha um sinal com mais volume.
Vc tb pode fazer o ducking, que é controlar o volume de um canal com o sinal de outro. Ex: vc tem um canal de CD player que fica tocando antes do culto. Vc inserta o compressor neste canal, pega o sinal direct out do canal do microfone do pastor e conecta ao side chain do compressor. Ajuste o compressor com o ratio alto. Deixe a música tocando... toda vez que o pastor falar, o compressor atua e corta o sinal do CD player. Com o ajuste baixo do attack e alto do relese, vc terá uma atuação rápida e, ao mesmo tempo, suave do compressor. Aí vc pode abaixar o fader do CD player para a continuidade do culto.
Ah... vc pode usá-lo tb como de-esser, que é um redutor de sibilância, mas prá isso vc precisa de um EQ disponível. Faça assim: inserte o compressor no canal de microfone desejado; pegue o sinal do direct out deste canal e conecte no IN do EQ; conecte o OUT do EQ no side chain do compressor; atenue todas as freqüências do EQ, exceto as da região de sibilância (comece o teste em 5 kHz), que devem ser reforçadas. Pronto... toda vez que houver uma sibilância, o compressor atuará somente naquela região reforçada no EQ.
O compressor tb serve para, por meio de um alto release, aumentar o sustain do sinal ...
O compressor tb serve para... preencha os espaços com tudo o que sua criatividade puder conceber.