tapco ou selenium, qual comprar?

gustavoceano

New Member
olá a todos. é a primeira vez que me comunico neste forum, o qlal eu conheci através de uma pesquisa que estou fazendo para montar um p.a. de pequeno porte. gostei muito do que vi, li e aprendi nesse forum, por isso resolvi me cadastrar e entrar para essa grande família. apesar de ler o artigo, acho q do "fernando", sobre custo benefício onde a selenium se destacou as demais. ainda assim me restou uma duvida. o preço entre a selenium e a tapco são muito semelhantes e ambas possuem 200w rms. a tapco usa um projeto da mackie, com um crossover ativo de 24db/oitava, já a selenium utiliza um crossover passivo 12db/oitava. isso não faz da tapco um pouco melhor projetada do que a selenium? se o único problema for a questão de não poder usar uma passiva acoplada para mim isso não teria importância. pois oq desejo delas por imediato, seria festas pequenas para 150 pessoas no máximo, em locais fechados. pretendo ainda adicionar um sub para trabalhar junto com as caixas ativas, ainda não sei qual (aceito sugestões). quero utilizar esse sistema de p.a. para tocar com um par de cdj 200 e mixer digital numark dmx 06. acho q outra informação seria a disponibilidade de quanto tenho para gastar né? bom seria algo em torno de 4.000,00 reais. peço desculpas se estou sendo repetitivo quanto a dúvida. obrigado desde já pela atenção.
 
Bem vindo Gustavo...... ao SAV !

Eu tenho um amigo que também como eu e vc somos DJ e usa o seguinte setup para festas de -+ 300 pessoas umas 100 na pista e toca muito bem.......locais fechados , e alguns abertos tmb...

2 selenuim ativas 1202 A no alto com tripé
1 sub antera Lf 1000 600w rms ativo no chão


abraços....
 
Raphael Leal disse:
Nesses R$4000 inclui o sub ou somente as caixas do PA?

nestes 4.000 que falei também incluiria o sub. porém esse valor, pelo que pesquisei, seria um pouco mais elevado com um sub. posso estourar em mais 500 sobre o q tenho. qual sugestão você teria pra mim?
 
Só pra retificar... se as selenium que você refere são as SPM1202A / 1502A... esses modelos tem crossover ativo 24db/8a sim. Quem tem divisor 12db/8a são as passivas, ainda podendo optar pela bi-amplificação.
 
Olá gustavoceano,

essa TAPCO é fraquinha. Veja isso aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tapcoworld.com/pdf/TH15A_SS.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.tapcoworld.com/pdf/TH15A_SS.pdf</a><!-- m -->

O SPL máximo dela é 113dB contínuo, 116 de pico. Duas TAPCO trabalhando juntas dão 119dB SPL, em cluster (juntas uma ao lado da outra) dão 122dB.

Já duas Selenium (uma ativa + uma passiva) alcançam 127dB (no meu entender, em cluster)! 5dB é uma senhora diferença.

A Tapco até deve soar bem (alguns aqui já a elogiaram, eu nunca a ouvi), mas não tem uma coisa que DJs prezam: volume, muito volume. Agora, falando em qualidade de som, a Tapco acho que ganha, as especificações de resposta dela (50Hz-18,5KHz @ - 3dB) são excelentes.

Um abraço,

Fernando
 
legal pessoal. obrigado pelos toques. acho q já tenho bastante referência para comprar minhas caixas. estou cada vez mais inclinado na compra da selenium mesmo. dei uma olhada no manual da selenium 1502a e ela tem crossover ativo realmente 24db/8. obrigado. a única dúvida que ficou foi: qual sub eu compro, por uns 1500, que seja legal. se alguém souber por favor me de um toque. moro na cidade de São Paulo, se alguém conhecer alguma coisa legal por aqui fico muito agradecido. obrigado novamente. abraços a todos.
 
Gustavo,

Vejo o pessoal elogiar muito o sub da Antera, porém ainda não o ouvi, vamos esperar que logo alguém dá uma referência melhor.

Abraço,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
Gustavo,

Vejo o pessoal elogiar muito o sub da Antera, porém ainda não o ouvi, vamos esperar que logo alguém dá uma referência melhor.

Abraço,

Marcelo
Eu sou um deles, ja ouvi um de 18" e era uma pancada só! Claro que com qualidade.
 
O LF600 passivo de 300 Watts deve ser legal, mas o ativo não, não é. Veja:

Amplificador: 300 W-rms (4ohms) e 210W-rms (8ohms),

Com uma única caixa, você tem 210W. Com duas caixas, você tem 300W RMS totais. Se você comparar isto com o fato de uma única passiva ter 300Watts RMS, verá que tem coisa errada aí...

Fernando
 
Digo o ativo porque só ouvi o ativo mesmo (e apenas um).

Mesmo sabendo disso, deu um sonzinho legal...
 
e o Sub Grave Ativo Sb604a - attack
1xAlto-falante de 15”;
Entrada balanceada;
Controle de volume;
Circuito de limiter;
Led de indicação de limiter;
Led de indicação de ON-OFF;

Entrada Line com conectores XLR-F e 1/4” TRS;
Filtro Low Pass corte variável;
Inversão de polaridade selecionável por chave;
Potência de 800W;
Saída para caixa auxiliar de 8 Ohms;
Operaçãoem127 ou 220Vac;

alguém já ouviu o som dela??
 
Amigo, não existe sub leve!

O mais leve que vi pesa 30Kg, mas é RCF - o que significa que é muito, mas muito mais caro que esse Attack...
 
Olá pessoal do somaovivo...uma hora vejo falar bem da caixa selenium spm 1502a, outra hora da attack mp604ti, estou numa dúvida tremenda, entre esses modelos qual tem melhor qualidade sonora? Muito Obrigado!
 
Bersan, o q vc me indica entre esses dois modelos pra uma igreja de mais ou menos 150 pessoas em ambiente fechado.
 
Olá MASP.

Ambas são caixas muito boas, em termos de sonoridade / qualidade geral. O que acontece é que uma ou outra característica é melhor em um determinado modelo.

As SPM custam geralmente mais barato. um conjunto de ativa+passiva sai na faixa de R$ 2.500,00 (ok, tem que pesquisar). Já as Attack custam mais caro, um conjunto sai quase a R$ 3.000,00.

Um conjunto Attack fala um máximo de 129dB SPL, mais que um conjunto Selenium que alcança 127dB SPL máx.

As SPM são bem mais leves. Uns 20 e poucos quilos contra 33kg da outra...

A Attack tem uma linha completa para essa caixa MP604Ti. Uma ativa + uma passiva (A600ti), um subwoofer perfeitamente casado (SB604) ativo e um passivo (S600). Selenium não tem subs.

As Selenium são bi-amplificadas, a Attack diz que usa divisor passivo interno (12dB/oitava). Mas o detalhe disto está nas passivas: enquanto as SPM passivas podem ser usadas bi-amp (ligadas às ativas) ou com um divisor passivo interno, a Attack A600ti (que NÃO TEM divisor interno, descobrimos aqui no fórum) só pode ser usada com a caixa ativa ou sistemas que usam crossovers.

Em resumo:

É DJ? Vai usar um sistema completo (2 top + 2 subs)? Attack na cabeça!

Vai usar apenas caixas passivas? Selenium, sem dúvida!

Vai de 1 ativa + 1 passiva? Tanto faz... qualquer uma atende bem, inclusive para a sua igreja.

Um abraço,

Fernando
 
Já ouvi a Attack MP604 sem o uso de sub e gostei do grave dela. Por uma questão de gosto, eu arrisco a dizer que nas frequencias baixas ela sería melhor que a Selenium. Mas os seus 30 e tantos kilos.....

sds

Toninho
 
Back
Topo