Sub Cardioide

mixhomestudio

New Member
Bom Galera, estou estudando um pouco sobre o sistema cardioide para subs.. gostaria de convidar amigos tecnicos com conheciementos e afim de estudar sempre, para a troca de experiencias e realização de testes nesse sentido.
Meus estudos e testes estão direcinados para a montagem cardioide de subs sb850, pois são os gabinetes de sub acredito que atualmente mais usados por locaras de medio/grande porte (desconsiderando as gigantes do mercado é claro).

Att.

Murilão
 
mixhomestudio disse:
Meus estudos e testes estão direcinados para a montagem cardioide de subs sb850...
Tem algum tipo de "necessidade" em particular de cardioida ?Ou seria mais questao de moda ou curiosidade?

Abrcs,
andry110
 
Postei no 4shared um estudo completo sobre arranjos de caixas, inclusive cardióides (em inglês): <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/office/YbUdYXTj/file.html">http://www.4shared.com/office/YbUdYXTj/file.html</a><!-- m -->
Enjoy!
 
Fernando Roberto disse:
Postei no 4shared um estudo completo sobre arranjos de caixas, inclusive cardióides (em inglês): <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4shared.com/office/YbUdYXTj/file.html">http://www.4shared.com/office/YbUdYXTj/file.html</a><!-- m -->
Tentava lembrar desse documento :) ...
So um detalhe.Fazer um arranjo dos varios subs com uma parede atras e num campo livre - sao coisas ja conhecidas desde 1930 (junto com teoria dos Lines)..
Caso mais interessante 'e conseguir cardioida SEM aranjo das varias caixas (com um gabinete so )!Sem processador! Isso sim.Vale a pena quebrar a cabeca .
Sonheco poucas caixas no mercado que estao desafiando os tecnicos de PA com essa possibilidade :wink: .

Abrcs,
andry110
 
Se você usar uma caixa só até é possível mas na prática dificilmente isso acontece pois quando vc usar mais de uma caixa (seja ela cardióide ou não) vc terá que fazer algum tipo de arranjo para conseguir o efeito desejado!
 
Fernando Roberto disse:
Se você usar uma caixa só até é possível mas na prática dificilmente isso acontece pois quando vc usar mais de uma caixa (seja ela cardióide ou não) vc terá que fazer algum tipo de arranjo para conseguir o efeito desejado!
kkk
Filosofia nao 'e meu forte mas desta vez Ciceron descanca :wink: ..
Falando serio.
Procure info dos D&B linha J , Outline ,Meyer M3D (etc).'E uma coisa ja resolvida.Somente precisa entender e ir pra frente.Ou seja : aprender e usar !

Abrcs,
andry110
 
Desculpem ressuscitar o tópico.

Acredito que este é um tópico que poderia ser mais discutido.
Não conhecia esta configuração até ver neste sábado, num shou do Jota Quest em um clube de Belo Horizonte.
O Arranjo consistia de 12 Subs, distribuidos em 04 empilhamentos de 03 subs, com o sub do meio virado para trás. Quando ví aquilo fiquei curioso e fui conversar com o técnico de som. Ele então me explicou, que seria o "tal arranjo cardioide''. Pesquisando aqui no SomAoVivo me deparei com o tópico e peço encarecidamente aos mestres que falem mais a respeito.

Fiquei com algumas dúvidas, como por exemplo:

1 - As torres de subs não ficaram coladas uma na outra, tinha uma distancia consideravel.
2 - Perde-se o ganho de 3db que se ganha nos empilhamentos?
3 - O fato de um sub estar invertido (posicionamento), obrigatoriamente obriga uma demanda maior de subs, o rendimento (potencia desejada) fica comprometida?

Os subs eram de fabricação propria (GrakoSom), segundo o técnico. Na frente do PA uma pressão excelente e atrás quase nada de sobra dos Graves do PA.

comentem por favor.
 
Estou com 8 alto falantes oversound sub1000 e uma x8. Qual caixa adequada devo ter para usa-los??, por favor quem souber mim ajude ja fiz testes na caixa sb850 mas nao vi resposta de grave. desde ja obrigado.
 
oseiasgsousa disse:
Acredito que este é um tópico que poderia ser mais discutido.

Tem razão excelente topico!

oseiasgsousa disse:
O Arranjo consistia de 12 Subs, distribuidos em 04 empilhamentos de 03 subs, com o sub do meio virado para trás. Quando ví aquilo fiquei curioso e fui conversar com o técnico de som. Ele então me explicou, que seria o "tal arranjo cardioide''. Pesquisando aqui no SomAoVivo me deparei com o tópico e peço encarecidamente aos mestres que falem mais a respeito.

Seu não estiver enganado esse sub virado para trás seria para cancelamento assim os graves que são omidirecionais não iriam para o palco!

oseiasgsousa disse:
1 - As torres de subs não ficaram coladas uma na outra, tinha uma distancia consideravel.
2 - Perde-se o ganho de 3db que se ganha nos empilhamentos?

A distancia vai depender da frequencia de corte!
 
Andry,

Estes subs citados possuem apenas um transdutor e um único canal de amplificação, sem processamento ?


"Caso mais interessante 'e conseguir cardioida SEM aranjo das varias caixas (com um gabinete so )!Sem processador! Isso sim.Vale a pena quebrar a cabeca .
Sonheco poucas caixas no mercado que estao desafiando os tecnicos de PA com essa possibilidade" "Procure info dos D&B linha J , Outline ,Meyer M3D (etc).'E uma coisa ja resolvida.Somente precisa entender e ir pra frente.Ou seja : aprender e usar !"
 
atilacteixeira disse:
Como assim Leandro? Como vou poder determinar a frequência de corte pela distância de um sub pro outro?

Devido ao comprimento de onda de uma olhada nesse topico que Bersan explica com detalhe!

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1675">viewtopic.php?t=1675</a><!-- l -->

atilacteixeira disse:
E se só for 1 sub e centralizado?

NO caso de um sub só ainda sim pode haver cancelamento no ponto de corte entre as caixas de medias altas e o sub, é a parte mais problemática!
 
Back
Topo