amarildo santana
Active Member
... ola amigos, gostaria de partilhar alguns trechos de uma materia que li na MT sobre os consoles digitais Soundcraft Si2 e Si3, os quais seguem:
"... chegamos na era em que os consoles analógicos pertencem quase que ao domínio da nostalgia. A maioria dos engenheiros de som foi criada nestas mesas, e por isso é inevitável que elas sirvam de referência nos quesitos facilidade de operação e qualidade de áudio. O primeiro foi logo favorável ao digital, com automação completa e integração com o computador. Restou o problema do chamado "som digital", que hoje está superado - mesas digitais podem ser quentes. Os lançamentos se sucedem com velocidade, agradando cada vez mais a um número maior de profissionais.
... em resumo, as configurações da Si3 e Si2 consistem, basicamente, em 64 entradas (sendo 48 no modelo Si2); quatro entradas estéreo; 24 saídas configuráveis; oito saídas matrix; 12 VCAs; oito grupos de mute; e equalizador de quatro bandas totalmente paramétrico, com filtros de corte para as altas e baixas frequências. Conta ainda com processadores de dinâmica para cada canal, quatro processadores Lexicon independentes,lembrando que cada uma das saídas possui EQ gráfico digital BSS e um medidor de nível dedicado.
... com todas as conexões de entradas e saídas, e ainda com a fonte de alimentação interna (com a possibilidade de redundância opcional),a Si2, assim como a Si3, pode ocupar o lugar de qualquer mesa analógica, ou digital, utilizando os mesmos sistemas de multicabos já existentes.
Ambos os modelos atendem muito bem aos requisitos de PA e monitor, pois possuem, ao todo, 35 equalizadores gráficos para todas as saídas. "Como o fluxograma de sinal é bem simples e direto, não há com o que se preocupar, permitindo tanto focar nas necessidades do artista, no monitor, quanto nas do show, no PA"
... algumas opnioes de profissionais:
Wilson "Kabelo" (tecnico de som do Inimigos da HP):"Como console para PA, achei sua operação perfeita, rápida e inteligente, aliado a 64 canais de entrada e 24 de saída. Apesar de ser digital, trabalho com ela como se fosse analógica, e acho isso importante, pois permite ouvir mais o palco, em vez de ficar vendo telinha. Antes de usá-la, não tive a chance de olhar as informações do fabricante, mas os processos destes consoles são praticamente os mesmos. Você tem o fade, o pré, ou seja, tudo. Só são digitais e têm estilo. A Soundcraft tem na marca algo peculiar com relação à equalização. O timbre da mesa, por exemplo, é perfeito.
José "Heavy" Luís Carrato (tecnico de som da banda Nxzero):"Um grande diferencial na Soundcraft é, na verdade, um detalhe bem básico: o simples fato de os displays não mostrarem aqueles gráficos de equalização gigantescos que, em minha opinião, nos forçam a timbrar com os olhos. Há alguns anos, só tínhamos os potenciômetros e os ouvidos para timbrar cada instrumento. O áudio moderno, seja para gravação, ou para shows, tende a usar os olhos no lugar dos ouvidos apenas. E a interface da Soundcraft me remeteu a esta época do analógico. E, além disso, a qualidade dos prés é indiscutível. Utilizei, com muito prazer, a Vi6, de propriedade da Lugphil (locadora de Florianópolis), e posso adiantar que o pré não soa digital. Poucos consoles do mesmo gênero têm essa característica.
Conectividade:
- 64 conexões XLR para as entradas de MIC/LINE na Si3 e 48 no modelo Si2;
- 4 entradas de linha estéreo;
- 24 saídas em XLR (todas com EQ grafico BSS incorporado o que permite uma excelente gama de aplicacoes para PA e monitor sem necessidade de perifericos adicionais);
- 8 saídas matrix em XLR (tambem com Eq's graficos BSS);
- Saídas left, right e centro em XLR (todas com Eq's graficos BSS);
- Saídas de monitor left, right e centro em XLR, e conexões internas e externas para talkback e do gerador de sinais de teste (oscilador);
- 8 conexões analógicas de INSERT, que permitem o uso de equipamentos externos inseridos em qualquer canal de entrada ou saída."
FONTE: Revista Audio, Musica e Tecnologia, Edicao numero 217 de outrubro de 2009 ... site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.musitec.com.br</a><!-- m -->
... mais sobre os consoles Si e outros produtos Soundcraft: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152</a><!-- m -->
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"... chegamos na era em que os consoles analógicos pertencem quase que ao domínio da nostalgia. A maioria dos engenheiros de som foi criada nestas mesas, e por isso é inevitável que elas sirvam de referência nos quesitos facilidade de operação e qualidade de áudio. O primeiro foi logo favorável ao digital, com automação completa e integração com o computador. Restou o problema do chamado "som digital", que hoje está superado - mesas digitais podem ser quentes. Os lançamentos se sucedem com velocidade, agradando cada vez mais a um número maior de profissionais.
... em resumo, as configurações da Si3 e Si2 consistem, basicamente, em 64 entradas (sendo 48 no modelo Si2); quatro entradas estéreo; 24 saídas configuráveis; oito saídas matrix; 12 VCAs; oito grupos de mute; e equalizador de quatro bandas totalmente paramétrico, com filtros de corte para as altas e baixas frequências. Conta ainda com processadores de dinâmica para cada canal, quatro processadores Lexicon independentes,lembrando que cada uma das saídas possui EQ gráfico digital BSS e um medidor de nível dedicado.
... com todas as conexões de entradas e saídas, e ainda com a fonte de alimentação interna (com a possibilidade de redundância opcional),a Si2, assim como a Si3, pode ocupar o lugar de qualquer mesa analógica, ou digital, utilizando os mesmos sistemas de multicabos já existentes.
Ambos os modelos atendem muito bem aos requisitos de PA e monitor, pois possuem, ao todo, 35 equalizadores gráficos para todas as saídas. "Como o fluxograma de sinal é bem simples e direto, não há com o que se preocupar, permitindo tanto focar nas necessidades do artista, no monitor, quanto nas do show, no PA"
... algumas opnioes de profissionais:
Wilson "Kabelo" (tecnico de som do Inimigos da HP):"Como console para PA, achei sua operação perfeita, rápida e inteligente, aliado a 64 canais de entrada e 24 de saída. Apesar de ser digital, trabalho com ela como se fosse analógica, e acho isso importante, pois permite ouvir mais o palco, em vez de ficar vendo telinha. Antes de usá-la, não tive a chance de olhar as informações do fabricante, mas os processos destes consoles são praticamente os mesmos. Você tem o fade, o pré, ou seja, tudo. Só são digitais e têm estilo. A Soundcraft tem na marca algo peculiar com relação à equalização. O timbre da mesa, por exemplo, é perfeito.
José "Heavy" Luís Carrato (tecnico de som da banda Nxzero):"Um grande diferencial na Soundcraft é, na verdade, um detalhe bem básico: o simples fato de os displays não mostrarem aqueles gráficos de equalização gigantescos que, em minha opinião, nos forçam a timbrar com os olhos. Há alguns anos, só tínhamos os potenciômetros e os ouvidos para timbrar cada instrumento. O áudio moderno, seja para gravação, ou para shows, tende a usar os olhos no lugar dos ouvidos apenas. E a interface da Soundcraft me remeteu a esta época do analógico. E, além disso, a qualidade dos prés é indiscutível. Utilizei, com muito prazer, a Vi6, de propriedade da Lugphil (locadora de Florianópolis), e posso adiantar que o pré não soa digital. Poucos consoles do mesmo gênero têm essa característica.
Conectividade:
- 64 conexões XLR para as entradas de MIC/LINE na Si3 e 48 no modelo Si2;
- 4 entradas de linha estéreo;
- 24 saídas em XLR (todas com EQ grafico BSS incorporado o que permite uma excelente gama de aplicacoes para PA e monitor sem necessidade de perifericos adicionais);
- 8 saídas matrix em XLR (tambem com Eq's graficos BSS);
- Saídas left, right e centro em XLR (todas com Eq's graficos BSS);
- Saídas de monitor left, right e centro em XLR, e conexões internas e externas para talkback e do gerador de sinais de teste (oscilador);
- 8 conexões analógicas de INSERT, que permitem o uso de equipamentos externos inseridos em qualquer canal de entrada ou saída."
FONTE: Revista Audio, Musica e Tecnologia, Edicao numero 217 de outrubro de 2009 ... site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.musitec.com.br</a><!-- m -->
... mais sobre os consoles Si e outros produtos Soundcraft: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152</a><!-- m -->
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