Soundcraft Si2 e Si3 - As digitais analogicas

amarildo santana

Active Member
... ola amigos, gostaria de partilhar alguns trechos de uma materia que li na MT sobre os consoles digitais Soundcraft Si2 e Si3, os quais seguem:

soundcraft_si3.jpg


"... chegamos na era em que os consoles analógicos pertencem quase que ao domínio da nostalgia. A maioria dos engenheiros de som foi criada nestas mesas, e por isso é inevitável que elas sirvam de referência nos quesitos facilidade de operação e qualidade de áudio. O primeiro foi logo favorável ao digital, com automação completa e integração com o computador. Restou o problema do chamado "som digital", que hoje está superado - mesas digitais podem ser quentes. Os lançamentos se sucedem com velocidade, agradando cada vez mais a um número maior de profissionais.

... em resumo, as configurações da Si3 e Si2 consistem, basicamente, em 64 entradas (sendo 48 no modelo Si2); quatro entradas estéreo; 24 saídas configuráveis; oito saídas matrix; 12 VCAs; oito grupos de mute; e equalizador de quatro bandas totalmente paramétrico, com filtros de corte para as altas e baixas frequências. Conta ainda com processadores de dinâmica para cada canal, quatro processadores Lexicon independentes,lembrando que cada uma das saídas possui EQ gráfico digital BSS e um medidor de nível dedicado.

... com todas as conexões de entradas e saídas, e ainda com a fonte de alimentação interna (com a possibilidade de redundância opcional),a Si2, assim como a Si3, pode ocupar o lugar de qualquer mesa analógica, ou digital, utilizando os mesmos sistemas de multicabos já existentes.
Ambos os modelos atendem muito bem aos requisitos de PA e monitor, pois possuem, ao todo, 35 equalizadores gráficos para todas as saídas.
"Como o fluxograma de sinal é bem simples e direto, não há com o que se preocupar, permitindo tanto focar nas necessidades do artista, no monitor, quanto nas do show, no PA"

... algumas opnioes de profissionais:

Wilson "Kabelo" (tecnico de som do Inimigos da HP):"Como console para PA, achei sua operação perfeita, rápida e inteligente, aliado a 64 canais de entrada e 24 de saída. Apesar de ser digital, trabalho com ela como se fosse analógica, e acho isso importante, pois permite ouvir mais o palco, em vez de ficar vendo telinha. Antes de usá-la, não tive a chance de olhar as informações do fabricante, mas os processos destes consoles são praticamente os mesmos. Você tem o fade, o pré, ou seja, tudo. Só são digitais e têm estilo. A Soundcraft tem na marca algo peculiar com relação à equalização. O timbre da mesa, por exemplo, é perfeito.

José "Heavy" Luís Carrato (tecnico de som da banda Nxzero):"Um grande diferencial na Soundcraft é, na verdade, um detalhe bem básico: o simples fato de os displays não mostrarem aqueles gráficos de equalização gigantescos que, em minha opinião, nos forçam a timbrar com os olhos. Há alguns anos, só tínhamos os potenciômetros e os ouvidos para timbrar cada instrumento. O áudio moderno, seja para gravação, ou para shows, tende a usar os olhos no lugar dos ouvidos apenas. E a interface da Soundcraft me remeteu a esta época do analógico. E, além disso, a qualidade dos prés é indiscutível. Utilizei, com muito prazer, a Vi6, de propriedade da Lugphil (locadora de Florianópolis), e posso adiantar que o pré não soa digital. Poucos consoles do mesmo gênero têm essa característica.

Conectividade:

- 64 conexões XLR para as entradas de MIC/LINE na Si3 e 48 no modelo Si2;
- 4 entradas de linha estéreo;
- 24 saídas em XLR (todas com EQ grafico BSS incorporado o que permite uma excelente gama de aplicacoes para PA e monitor sem necessidade de perifericos adicionais);
- 8 saídas matrix em XLR (tambem com Eq's graficos BSS);
- Saídas left, right e centro em XLR (todas com Eq's graficos BSS);
- Saídas de monitor left, right e centro em XLR, e conexões internas e externas para talkback e do gerador de sinais de teste (oscilador);
- 8 conexões analógicas de INSERT, que permitem o uso de equipamentos externos inseridos em qualquer canal de entrada ou saída."

FONTE: Revista Audio, Musica e Tecnologia, Edicao numero 217 de outrubro de 2009 ... site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.musitec.com.br</a><!-- m -->

... mais sobre os consoles Si e outros produtos Soundcraft: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=152</a><!-- m -->

[ ]'s
 
CARACAS!!!!

Essa sim merece o selo Carac@s de qualidade!!!!

--Agora, NXZERO ninguém merece!
São muito fraquinhos!
 
Opa, onde tem pra vender ? tou trocando a berenguela do grupo, acho que vou pegar uma dessas ae !!!
heheheheehheheheheeheheheheheh
Meu filho ia endoidar com essa "besteirinha" ae !!! Abraços!!
 
cara..menos caro do que vcs imaginam..o foco das si é brigar com a m7cl...
então claro, por ser souncraft tá um pouco acima do preço das yamaha, mas a si2, se não me engano, tá na casa de 80 mil....
preçoo razoável pelo que é...
 
Agora pergunta o preço do brinquedo....
Gente o natal está chegando aí e se alguém quiser eu aceito de muito bom grado um briquedo desses ...

:mrgreen: :mrgreen: :lol:

Simplesmente Show de Bola!

Abraços
Cassiano Ricardo
 
... tah na faixa de $ 27.500, lah fora.

... pelo que o ingo falou dos custa da Si aqui no Brasil, se tivesse dindin para investir numa mesa digital, entre a M7 e a Si2, sem duvidas iria de Si2.

[ ]'s
 
Olá pessoal! Satisfação...

Sem dúvida alguma da qualidade deste console. A começar de fato por se tratar de uma Soundcraft, e ainda mais pelos seus detalhes tais como efx Lexicon, compressores e gates dbx e os eq's bss. Detalhe interessante também fica por conta dos FaderGlow, que é um sistema patenteado pela Soundcraft, onde os sulcos por onde os faders deslizam, mudam de cor conforme o modo de utilização. Ex: Faders controlando vias aux, o sulco fica amarelo, enquanto que controlando os grupos são verdes. Mais uma facilidade para operar esta maravilha! :D

Com relação a configuração, tem também a irmã mais nova delas; a Si1. A única diferença é a quantidade de canais: 32 e mais compacta.

soundcraft-si1-678.jpg


No preço a Si1 sai por $21.500, a Si2 por $27.500 e a Si3 por $37.100. Aqui no Brasil ainda não vi nenhuma loja comercializando, e em e-mail que mandei para a Royal (importadora da Sound), não obtive resposta sobre o preço oficial aqui.
É uma ótima alternativa para bater de frente com a "supremacia" M7CL da Yamaha, que domina o mercado de consoles digitais aqui no Brasil.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=174" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.soundcraft.com/products/product.aspx?pid=174</a><!-- m -->


Uma opção bem interessante também pode ser as iLive da Allen & Heath... alguém já trabalhou com alguma delas?

http://www.ilive-digital.com/



E para "atiçar" a todos nós, o que acham da Vi2? 8)
http://www.soundtech.co.uk/soundcraft/vi2/start


Um grande abraço!
 
Olá Sel, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Primeiro post seu e já arrasou. Só colocou equipamento que é o sonho de consumo de muita gente.

É uma ótima alternativa para bater de frente com a "supremacia" M7CL da Yamaha, que domina o mercado de consoles digitais aqui no Brasil.

Olhe só... não estou falando nem bem nem mal de nenhuma das duas marcas (Yamaha e Soundcraft). Vou apenas constatar um fato.

MUITA GENTE já tem suas cenas gravadas em plataforma Yamaha, compatível com as diversas mesas entre si. Assim, acho que para uma locadora investir em Soundcraft, ainda vai demorar um pouquinho, já que não dá para converter de uma plataforma para outra. É a tal da padronização, que a Yamaha conseguiu porque foi a primeira a chegar e única por um bom tempo...

Agora, com o tempo, com a Soundcraft mostrando melhor custo/benefício, mais qualidade, haverá um momento em que as bandas terão pre-sets das duas marcas. Ou das três... (Allen & Heath inclusive).

Um abraço,

Fernando
 
tio bersan..so uma correção...
as cenas da yamaha NÂO são intercambiaveis entre as mesas...
o que vale pra uma mesa so vale nela...nao le na outra...
entao ou o cara compra um monte de pm5d, ou nem rola...
o que o pessoal costuma fazer eh baixar os editores off line e montar as cenas em casa mesmo...

e sobre a ilive d aAH, já a ouvi sim, tem um som bacana, tipico das SH memso, mas achei a operação dela mais complicada que yamaha por ex...
por isso acho que nao pegou muito aki....
mas eh uma boa mesa sim...
 
Olá Ingo,

valeu pela aula, obrigado por explicar o correto. Sempre achei que funcionasse, pelo menos na parte que é comum a todas as mesas do fabricante (por exemplo, equalização de canal).

Um abraço,

Fernando
 
A Roland lançou recentemente no mercado mundial a M-380, uma mesa digital padrão rack 19" e que possui todas as características da M-400. O software editor e o driver a ser instalado no computador é o mesmo. Ou seja, o que vc fizer no Editor, faz para as duas mesas.

M-380a.jpg


M-380396x286.jpg


V-MixerM-400001675x506.jpg


[]'s
 
preciso confirmar, mas acho que o programa off line das si e das vi da soundcraft atendem, cada um em seu segmento, aos modelos das mesas...
 
fala ingo...

Então...os software da Si e Vi são diferentes..cada série tem seu software....

não podemos comprar Roland com Soundcraft...é covardia d+....linhas Si da Soundcraft estão arrebentando...fui na demostração da linha Si...mesa é fenomenal...cada canal tem seu diskplay com as informações, diferente de outras q mostra na tela principal somente 1 canal...

Na empresa temos a Vi6.....é espetacular....fazia tempo q não usavamos o PM5D no P.A....somente a Vi ou Digico...com p.a vertec....esse final de semana tivemos q usar a PM5....a diferença de timbre é grintante....Vi da um coro na PM5...

Quem tiver a oportunidade...vai p Si2...q vai p 64 canais..pq nem isso a m7 vai...

abraços
 
isso mesmo guilherme...me expressei mal...
mas realmente, se vc edita no soft da si, ele entende em qualquer modelo das si, certo?
o mesmo vale pro soft das vi??
e realmente tenho ouvido muito cara q amava as pm5d se rendendo ao som das vi....
temos um trio de ferro novamente...
pm5d, vi6 e midas pro6...
 
Ô Guilherme... eu não comparei a Roland com a Soundcraft... apenas disse que o mesmo software que roda na M-400, roda na M-380. E isso é legal.

[]'s
 
Back
Topo