Sonorização e energia elétrica

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Sonorização e energia elétrica
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=132

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>O pessoal da minha denominação na cidade de Cachoeiro/ES foi fazer um culto em Alegre, cidade próxima situada a 1h de viagem. Apesar de próximas, uma "pequena" diferença: Cachoeiro é 110V, Alegre é 220V. Resultado: equalizador Alesis e compressor Behringer torrados. Mais de R$ 1.000,00 de prejuízo. </p>
<p>Eu também quase..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Principalmente quem trabalha com mesas digitais, e outros periféricos tb digitais, necessita e deve ter condicionadores de energia e estabilizadores de tensão no seu rack, para evitar problemas maiores.

Os problemas nem sempre serão equipamentos "queimados". Muitas vezes, equipamentos digitais travam quando a tensão oscila demais. Já pensou isso no meio do culto e quando o pastor estiver pregando?

Não economizem com bobagem.

[]'s
 
Muito bom artigo, tinha estas dúvidas há muito tempo!
Lá na igreja estamos usando um filtro de linha de 8 tomadas, seria indicado substituí-lo por um estabilizador ou nobreak?
Não compramos o estabilizador pq usáva-mos um antes (na aparelhagem antiga) e ele sempre queimava o fusível... Eu pensei que era por ter pouca potência e não agüentar a tensão dos equipamentos de som...

Finalizando:

Compro estabilizador ou nobreak?


abraços
 
Mateus,

o importante é proteger. Mesmo um estabilizador de computador de R$ 30,00 é melhor que nada.

O amplificador consome muita energia, e se o equipamento de proteção tiver que atender também o amplificador, ele terá que ser de potência muito alta (depende do amplificador).

Se você usar um estabilizador desses de computador, de pouca potência (300VA = 150Watts), use-o para proteger a mesa de som e outros periféricos, mas não use-o para o amplificador. Esses estabilizadores não são preparados para aguentar as altas potências demandadas por um amplificador, e o sintoma típico da ligação errada é o estabilizador queimando fusível (quando não explodindo).

Se quiser investir uma boa grana, os condicionadores de energia aguentam até 1.800W, um valor suficiente para proteger todos os equipamentos, inclusive alguns amplificadores.

Quanto ao no-break, tudo depende da sua necessidade. Em sonorização ao vivo, há três situações.

Um nobreak de computador de baixa potência (600VA ou 1200VA = 300W ou 600W) ainda é insuficiente para proteger todos os equipamentos, ou seja, mesa, periféricos e amplificador. Você teria que deixar o amp. de fora, e se faltar energia, você teria energia em todos menos no amp. E sem amp não tem som nas caixas. Na minha opinião, não tem uso nenhum, se no final das contas eu não vou ter som.

Um nobreak grande, de alta capacidade (2KVA, 4KVA, 5KVA), já é suficiente para proteger a mesa, periféricos e pelo menos um ou alguns amplificadores. Se faltar luz, ainda será possível ter pelo menos alguns falantes funcionando, com som. Pode ser útil para evitar situações de pânico. Só que nobreaks assim custam caro, muito caro.

Por último, grandes shows contam com geradores, que custam uma pequena fortuna mas garantem que, se faltar a energia, em poucos minutos tudo é restabelecido.

Tudo depende do que você quer.

Dica: já que você está começando tudo do zero, começe certo: um Furman PL-8 de R$ 300,00 (aproximado). Ligue nele tudo, inclusive seu Oneal OP-3000 e sua Xenix.

Se a grana estiver muito curta, um estabilizador de 30,00 ligado na Xenix apenas. Mas lembre para o pastor que o Furman protege muito melhor que os outros.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo