Selenium 1502 x RCF ART 310

Lucas Braga

New Member
Pessoal,

Lá na Igreja, já possuímos 4 caixas Selenium 1502, mas para uniformizar as fontes sonoras do ambiente estávamos pensando em adquirir mais 4 caixas do mesmo modelo.

Mas lendo as opiniões do fórum, percebi que as RCF ART 310 seriam uma boa.

A minhas dúvidas seriam:

- Não perderia peso com as ART 310, afinal o woofer é de 10" (vale observar que a acústica do nosso local é ruim, logo a utilização de subs é inviável ...)?

- Encontramos as Selenium por R$ 5850,00. Na CBorges, as RCF saíriam por R$ 7150,00. A diferença vale a pena?


Abraço!
 
Cara sinceramente não me levo mais por polegadas de caixa de som não, acho sim compensa o investimento em caixas da RCF e apoio a ideia, se der uma equalizada acho que vai.

Isso tudo depende muito de como o alto falante foi produzido pra aguentar as vezes o falante da RCF pode falar o mesmo tanto de graves que um da selenium, nunca ouvi os dois mais vi o da selenium e realmente é uma caixa enorme e não compensa mesmo,já pensou o investimento em uma caixa de maior potencia?

Na boa não seria melhor pensar em um investimento diferente, melhorar um a acustica, levar um profissional do ramo como o Distler até ai e ver como ele pode fazer um posicionamento das caixas que não precisem de delay,melhorar a acustica.
 
Lucas,

Deixa ver se eu entendi: Você tem 4 cx´s (Selenium) e quer comprar mais 4 cx´s para ficar com 8? 8 Selenium ou 4 Selenium + 4 RCF? :shock:

Perguntas:
Qual o tamanho do templo? (dimensões ajudariam muito)
Qual o programa musical de vocês?
Que instr. vocês utilizam?
Quais equipamentos vocês tem e quais desejam adquirir?
...

OBS: O Fly disse uma coisa MUITO importante: Antes de investir quase R$ 6k porque não chamar um profissional para uma visita e uma consultoria. Vc tem o Denio Costa aí na sua cidade amigo! Aproveite e, depois, faça o investimento naquilo que REALMENTE vc´s precisem.

Abraços,
 
Ainda que chamem o Dênio (um cara muito, muito legal), tem outra questão.

Vocês já comprarm 4 Selenium, então a conclusão óbvia é continuar comprando mais Selenium.

Veja daqui a 10 anos, quando uma dessas caixas quebrar. Você pega outra do "estoque" e coloca no lugar, simples e rápido. Não tem que refazer regulagens, nada. Com RCF, apesar de uma ótima caixa, seria começar tudo de novo.

Fernando
 
As RCF dão um PAU nas Selenium. Já ouvi e já trabalhei com ambas.
Quanto às 10", não se iluda.

Mas como o Bersan disse, se você já comprou um monte de Selenium, vale a pena continuar.

Imagino que você queira mais 4 para retorno, certo?
Espero que não sejam 8 caixas para PA :shock:

Se for, sugiro aquisição das de 15", colocá-las no PA, e jogar as de 12" no retorno.
 
Pessoal,


Estamos reunindo em um local provisório (com dimensões de (18 x 40) m, e, pé direito de 3,5 m).

Na verdade, nosso templo será no andar de cima (ainda sem previsão de conclusão ...).

O Dênio (excelente profissional) já nos prestou 2 consultorias e nos mostoru a importância de um projeto acústico.

Portanto, investiremos em acústica ... mas apenas no templo em construção.



Túlio e Gabriel,


Neste espaço provisório, estamos utilizando:


1 Mesa Soundcraft EPM 12 (PA);

1 Crossover Behringer DCX 2496;

4 Caixas Selenium 1502 (PA);

4 Caixas Meteoro Phantom ... (Delay)

2 Caixas Brekler (utilizadas para retorno dos pastores);

1 Mesa Yamaha MG 166CX (Retorno);

1 Direct Box Behringer DI 800;

1 PowerPlay HA 4700;

1 Cubo Hartke A70.



Como a acústica é péssima, o Dênio achou melhor não utilizar subs, e, nos sugeriu utilizar as Selenium 1502 no PA e as Meteoro como Delay.

Agora estamos querendo substituir as Meteoro, e, estávamos pensando em mais 4 Selenium's.


Mas ao ler as opiniões do Fórum, achei que seria interessante adquirir as RCF 310 ... utilizá-las no PA ... e passar a utilizar as Selenium como Delay.


Nosso programa musical é leve e os músicos utilizam:


Baixo;

Guitarra;

Violão;

Piano Elétrico;

Sintetizador;

E, Bateria.



Para o Baixo e Guitarra, utilizamos cubos ... o resto vai para o PA.


Bersan,


Em relação ao que você comentou ... futuramente acho que não haverá a necessidade de subsituição por eventuais problemas.

Para o templo de cima mudaremos todo o sistema de som ... as caixas Selenium de hoje poderão ser utilizadas em eventos (pois sempre alugamos).

Mas a nossa intenção inicial era mesmo de trabalhar com caixas iguais em todo o ambiente.


Diante de tudo isto, vocês não acham que seria interessante investir nas RCF 310 para o PA?

Como não há a possibilidade de utilização de subs, o sistema de som não ficaria sem peso?



Abraço!
 
Vou dar um pitaco, OK?

Lucas Braga disse:
Como não há a possibilidade de utilização de subs, o sistema de som não ficaria sem peso?
Rapaz, isso acontece mesmo que vc use caixas com woofers maiores que 10".
A falta de uma via de subgraves é tolerável em muitas aplicações, como voz, voz e violão, e afins.

Mas vc tem bateria e baixo aí. Mesmo usando o amp p/ o baixo, resta a bateria. E a limitação se um dia vc quiser eliminar o amp do baixo.

Não digo p/ vc ficar grilado; mas o som proporcionado pelo sub, num sistema que preste, faz falta, sim.

Obviamente, avaliar se no momento vale a pena investir nisso, considerando-se todos os fatores envolvidos (acústica, necessidade técnica, mudanças futuras, etc) cabe a vc.

Eu pessoalmente considero que um sistema de PA que se destina a propósitos como música (ainda mais ao vivo, e com banda completa) precisa de via de subgraves. Mas tb considero que há casos em que vale a pena esperar antes de montar o sistema completo.


Pessoalmente, acho que vai ficar um tanto sem peso, sim (ao menos o baixo tem seu amp, o que ameniza a situação). Mas pode ser caso p/ segurar a onda até ter um cenário ideal.


Espero conseguir te passar embasamento p/ vc tomar uma boa decisão. De qq modo, não se precipite.
 
Entendi TSA.

Bem que nós queríamos (e muito ...) utilizar subs. Eu gosto de um grave, viu. Rsrs.

O problema é que a acústica não permite.


Mas ... reformulando a minha pergunta ... em relação ao que temos atualmente (Selenium's no PA) ... o sistema perderia peso com as RCF 310?
 
Rapaz, posso errar em minha análise, mas há uma perda sim. Não me pareceu uma perda absurda, mas é perceptível.

Acredito que o ponto pior (se é que se pode chamar assim) é a mistura entre modelos, ainda mais que é no esquema PA + delay. Não só pela diferença na resposta de graves, mas na resposta das caixas como um todo - cada modelo fala diferente, então fica difícil trabalhar.
 
Essa questão é muito relativa, troquei duas Mackies com falante de 12" por outras duas Mackie com falante de 10" e senti até que as caixas com falante menor tinham um grave mais gostoso de ouvir.

Sugiro que ouça as duas se possível, tire suas conclusões.


Mas insisto que falar que uma dá muito mais grave que a outra é muito relativo.
 
E aí Rapha, virou endorser ? :mrgreen:

Lucas, pelo o que entendi, as RCF serão para delay, correto ? Então vc pode usar sim. É comum vermos em muitos shows, por exemplo, o PA principal com um determinado arranjo de caixas, como um line, e o delay com um fly qualquer. O importante é como será feito o alinhamento entre o PA e a linha de atraso, em relação a tempo e equalização.

Como o Raphael antecipou, a questão sobre graves é um pouco relativa, e não dá pra ficar só na teoria dizendo que a diferença será enorme apenas com base no diâmetro dos falantes. Até pq, graves são omnidirecionais (a depender da frequência, claro, sendo possível tal constatação em qq diagrama polar de uma caixa), e não há necessidade da mesma reposta de graves nas caixas de delay.

Agora, veja se quatro caixas realmente serão necessárias, com base nos ângulos da área de audiência e nos ângulos de dispersão da caixa.

Abraço.
 
W. Christian disse:
E aí Rapha, virou endorser ? :mrgreen:
Quem me dera rapaz! :mrgreen:

Será minha próxima aquisição, nada além disso.




Voltando ainda na questão do tamanho dos falantes vou dar um exemplo prático: nos campeonatos de SPL (som automotivo) era muito comum ver um carro com apenas 1 de 10" batendo carros com 2 de 10" ou até 2 de 12". É um exemplo bem surreal mas que ilustra o quão relativo é essa questão.
 
Fala pessoal,

Não é puxando a sardinha da RCF, mas as ART 310A respondem muito bem aos graves, já as ouvi, não passei faixas de frequência nela, mas acho que descem até os 50Hz sossegado, 55Hz é garantido, pode ter certeza! A 1502 responde a partir de 50Hz segundo o site da Selenium.

http://www.selenium.com.br/#/Produtos?c=3&m=1&f=50&l=0&r=0.44224490923807025

A RCF diz que a ART 310A chega nos 50Hz:

http://www.rcf.it/en_US/web/rcf/products/pro-speaker-systems/art-series/art-310-a

E em termos de sonoridade eu ficaria com elas com certeza.

Abç,

Marcelo
 
Acho que seria melhor contratar alguma pessoa, acho bem emlhor investir em colocar uma acustica melhor do que ficar nessa discussão de selenium é melhor que rcf.

Contra os sub graves, já pensou em uma staner de 12 polegadas, 220w da pra acompanhar tranquilo, coloca um equalizador e pronto.

Quanto a igreja se poder postar algumas fotos, derrepende DEPOIS DO TRATAMENTO ACUSTICO pode colocar as caixas em forma de Cluster, essa semana mesmo vi um cluster com 3 caixas de cada lado pra alimentar um templo retangular com cada caixa da rcf um subwoofer da staner de 12 polegadas e 220w,não sei se o som era bom mas pegar 6 caixa RCF ART-712A pra alimentar galeria e terreo em cada lado mais Um staner PSW-212 em cima de cada caixa,imagino o som.

Aqui as especificações do subwoofer da staner:

Seção acústica:
Potência máxima: 220 W RMS
Diâmetro do falante: 12"
Impedância de entrada: 26 k½
Relação sinal / ruído: > 95 dB
Freqüência de ressonância: 38 Hz
Entrada:
Entrada de linha com conector XLR fêmea (L / R)
Saídas:
Saída direta paralela à entrada de linha com conector XLR macho (L / R)
Saída em média / alta freqüência (-3 dB @ Hz) com conector XLR macho (L / R)
Controles:
Level: Sensibilidade de entrada continuamente variável (-15 dB ~ +15 dB)
Phase Reverse: Chave reversora de fase 0 / 180°
Crossover fixo:
Passa baixa: -3 dB @ 100 Hz, quarta ordem
Resposta de freqüência: (-3 dB) 25 Hz ~ 100 Hz
Banda passante da saída passa-alta: 80 Hz ~ 50 kHz
Alimentação: 127 / 220V ~ 50 / 60 Hz
Dimensões (HxLxP): 400 x 400 x 480 mm
 
Pessoal,

As caixas seriam adquiridas para compor o Delay, mas se for de RCF ... penso em utilizá-las no PA.

Acho que é indiscutível a superioridade das RCF ... estamos pendendo para o lado das ART 310 mesmo.

Mas durante a discussão me surgiu uma dúvida:

O tamanho do "woofer" influencia em até quais baixas frequências a caixa poderá descer ou na intensidade em que essas frequências serão reproduzidas?


Abraço!




V. do FLY PA,

O espaço em que estamos reunindo é provisório, portanto seria inviável investir em acústica no momento.

Mas, sem dúvida, esta seria a melhor alternativa.
 
E aí Rapha, virou endorser ?

Pensei a mesma coisa...

W.Crhristian escreveu...
Lucas, pelo o que entendi, as RCF serão para delay, correto ? Então vc pode usar sim. É comum vermos em muitos shows, por exemplo, o PA principal com um determinado arranjo de caixas, como um line, e o delay com um fly qualquer. O importante é como será feito o alinhamento entre o PA e a linha de atraso, em relação a tempo e equalização.

Aí pensei... ele vai usar as RCF no PA... o que ele confirmou depois.

------------------
Gente, nada contra as RCF, acho uma bela pedida.

Mas pessoalmente prefiro ter um monte de caixas IGUAIS a ter um conjunto EXCELENTE e outro razoável apenas.

Vocês vão acabar ou trocando tudo por RCF depois (haja dinheiro) ou tendo problemas (uma caixa X quebrou, colocou a Y no lugar fica diferente das outras que restaram).

Fernando
 
Bersan,

entendo seu ponto de vista. A princípio, as RCF entrariam no lugar das Meteoro, para o delay. Depois ele pensou em colocá-las no PA. Aí sim poderia ser um pouco incoerente, a depender do ponto de vista, claro.

Então, se é para o delay, há necessidade de caixas como uma ART ou uma SPM ? Acredito que podem ser caixas menores, visto que é apenas um reforço.

Abraços.
 
Acho melhor as RCF na frente visto a qualidade, sem contar que no outro templo vocês podem aproveitar elas,mas também acho que as selenium ficaria meio feio no delay.
 
Pessoal,


Valeu pela ajuda.


Acho que vamos adquirir as RCF mesmo ... e utilizá-las no PA.

As Selenium utilizaremos no Delay e nos eventos da Igreja ... quando houver.


Futuramente ... quando o novo templo ficar pronto ... pensamos em utilizar RCF no Delay, e, as Selenium exclusivamente para eventos.


Apenas uma dúvida permanece:

O tamanho do "woofer" influencia em até quais baixas frequências a caixa poderá descer ou na intensidade em que essas frequências serão reproduzidas?



Abraço!
 
Lucas Braga disse:
O tamanho do "woofer" influencia em até quais baixas frequências a caixa poderá descer ou na intensidade em que essas frequências serão reproduzidas?
Lucas, se vc tirar o ponto de interrogação no final da frase a resposta estará praticamente dada. Lógico que exixtem outros fatores, mas existe sim essa relação do tamanho do falante com a melhor reprodução de baixas frequências.

Abraço.
 
Back
Topo