Qual o microfone ideal para uma voz igual a do Renato Russo

Carlos GoulART

New Member
Suponhamos que o sujeito tenha voz com o timbre igual a do Renato russo até mesmo quando fala,pra microfonar sua voz,qual tipo de microfone dinâmico seria o mais adequado? sei que tem muitas pessoas que poderiam me dar indicações de mics.grato
 
Carlos, a questão é que microfones para voz são desenvolvidos para funcionar bem com todos os tipos de vozes, genericamente. Obviamente existem diferenças mas o bom mesmo seria testar. No caso do Renato Russo, ele cantava com a boca bem próxima (às vezes encostada) ao globo do microfone, o que fazia a voz encorpar um pouco mais com o acréscimo de graves. Todos os covers dele que eu já vi utilizam o mesmo recurso. Isto funciona com qualquer microfone direcional. Minha sugestão seria qualquer microfone padrão de mercado como o Shure Sm58 ou o Sennheiser e835.
 
Na grande maioria das vezes ele usava um SM58 mesmo.
Sem desmerecer o SM58 que é ótimo microfone, mas o segredo esta na voz.
 
Acho então que uma cópia razoável,o Behringer xm 8500,seria interessante,visto ter um custo mais acessível e ser muito bem falado por aqui,grato.
 
Razoável sim, mas não vai chegar próximo ao sm58. Talvez um mic melhor como o mb3k, muito mais em conta, ou o pra d, serão opções melhores que o xm8500.
 
Olá,sou muito interessado em tecnologia voltada pra música,meu interesse atual são os microfones,ainda bem que tem muita gente com vivência no assunto para ajudar com informações , grato a todos,pensava que o xm 8500 era uma boa opção,vou considerar as outras opções,penso em gastar no máximo 400 reais em um dinâmico.
 
Cara, so compre Shure SM58 se você for trabalhar com locação, caso contrario, existem opções muito melhores, com essa valor eu iria sem pensar 2 vez nos Lewitt, pra ser mais exato, é um excelente mic, com um custo beneficio infinitamente melhor que os Shure.

Ps.: possuo e ja comparei ambos, pode ir sem medo.

Abraço!
 
Minhas marcas de microfone do coração agora são Superlux, Lewitt e Audix em ordem crescente de qualidade ( e preço tb, rss).
No site da Lewitt, ótimo por sinal, vc vai encontrar comparativo com amostras sonoras, dos mics deles em relação aos equivalentes mais famosos do mercado. Vale a pena conferir.
@tonreb , vc sabe dizer se a Lewitt já tem outro distribuidor no Brasil além da CBorges?
 
@AltVan13 , não utilize o site da Lewitt para o comparativo, o melhor é pegar alguns que já tem disponível para se ter a real noção (e não ser tendencioso para o que a marca fala!rs)

segue um exemplo:

Quanto ao distribuidor, somente a CBorges mesmo (e falaram que chegam os mics em uns 40 dias!!!! prepare o bolso!rs)
 
Ok, @tonreb!
Só utilizo o site pra saber com qual mic eles comparam seu equipamento. A partir daí pesquiso pra saber a opinião geral.
Por exemplo, mais tarde quero um equivalente da Lewitt ao AKG414, vou no site deles e vejo qual seria.
Glória a Deus!!! Chegam os novos sem fio?
Só vou poder comprar mesmo na virada do ano. Mecânico do cão ferrou com o motor do meu Corolla, 6K de prejuízo que ainda estou pagando.
 
Na minha opinião gostei em ordem decrescente: Os Lewitt, o Audio Technnica e o Heil. Entre os Lewitt não consegui me decidir qual gostei mais, fico entre o 340 e o 540.
Tb pudera, se fecho os olhos pra prestar atenção, logo me vem á mente a imagem do EI e suas decapitações, só Jesus!
 
Obrigado a todos pelas palavras,penso que muito das gravações no formato voz&violao está na própria pegada do músico,correto? pensando dessa forma,e tendo a minha disposição apenas um violão crafter série pró dev250 e uma m áudio fast track usb mais o PC lógico,um mic dinâmico que me custe mais de 600 pratas seria tão decisivo?por eu ser meio "Julios" pai do "Cris", mão de vaca ao extremo,um dinâmico na faixa dos 400, não me daria resultado igualmente satisfatório? Claro que se eu tiver que investir 1.000 que seja ,num dinâmico ,desde que seja realmente decisivo eu investiria com certeza,odiando,mais investiria.
 
@Carlos GoulART ;

Tenha em mente que gravação é outra vibe. Detalhes de captação são muito mais significativos que no som ao vivo. Logo quanto melhor o seu mic melhor será sua gravação. Nem sempre melhor será sinal de mais caro. Já ouvi JTS NX 9 pelo fone enquanto era usado por uma das backing do louvor que foi o som mais limpo que eu já havia ouvido até então para aquela voz, parecia que ela estava dentro de um estúdio. Os JTS tb são bons mics e não são tão caros. Tb tem os Prodipe. Use a ferramenta de busca e veja os relatos referentes á eles. Os JTS foram comentados pelo @bersan e os Prodipe, se não me engano,pelo @Metal.
Esses e os Superlux ( que é bem parecido com o SM58 ) vc encontra facil em lojas e no ML. Recomendo tb os Lewitt ( do vídeo ) e os Audix ( estes só na CBorges ) que podem estar na faixa de preço que vc citou. Os Audix talvez sejam um pouco mais caros mas valem a pena ( Tenho um OM5. O OM3 deve estar próximo do seu orçamento ).
 
Última edição:
Penso em usar dinâmicos por conta de vasamentos de som, pois por enquanto minha salinha de musica que eu pretensiosamente chamo de "estudio" 3x2.5 de tamanho,iria usa-los para gravar com a fast track e eventualmente tocar ao vivo,por isso o interesse em dinâmicos, olhei o site da Lewitt,o acabamento e primoroso nos mics,e quanto os comparativos com outros dinâmicos eles são excelentes, vou aguardar o meu poder de compra aumentar, enquanto isso,continuo as pesquisas.

Como vi alguém agradecer em outro site relacionando a música "um aceno de longe". Grato a todos.
 
Com correção: Penso em usar dinâmicos por conta de vasamentos de som, pois por enquanto minha salinha de musica que eu pretensiosamente chamo de "estudio" 3x2.5 de tamanho,nao possue tratamento acustico,iria usa-los para gravar com a fast track e eventualmente tocar ao vivo,por isso o interesse em dinâmicos, olhei o site da Lewitt,o acabamento e primoroso nos mics,e quanto os comparativos com outros dinâmicos eles são excelentes, vou aguardar o meu poder de compra aumentar, enquanto isso,continuo as pesquisas.

Como vi alguém agradecer em outro site relacionado a música "um aceno de longe". Grato a todos.
 
Então @Carlos GoulART ;
Nem sempre a questão do mic ser dinâmico garante que terá menos vazamentos que um condensador por exemplo. Acho que duas coisas vão influenciar mais que isso neste detalhe, que são o padrão polar e a sensibilidade. Por exemplo, até aqui o mic com maior vazamento que já trabalhei é o Shure SM58. O Superlux Pra D vaza menos e o JTS NX 9, que é um condensador, não vaza nada. Então recomendo que avalie mais detalhadamente e teste, se for possível, os mics que está cogitando de comprar. Digo isso porque no meu caso o JTS me surpreendeu e muito, tanto pelo preço quanto pela qualidade.
 
Então @Carlos GoulART ;
Nem sempre a questão do mic ser dinâmico garante que terá menos vazamentos que um condensador por exemplo. Acho que duas coisas vão influenciar mais que isso neste detalhe, que são o padrão polar e a sensibilidade. Por exemplo, até aqui o mic com maior vazamento que já trabalhei é o Shure SM58. O Superlux Pra D vaza menos e o JTS NX 9, que é um condensador, não vaza nada. Então recomendo que avalie mais detalhadamente e teste, se for possível, os mics que está cogitando de comprar. Digo isso porque no meu caso o JTS me surpreendeu e muito, tanto pelo preço quanto pela qualidade.
JTS NX9? Vou pesquisar com cuidado,achei a proposta da falta de vazamento interessante,ja estou tentado a nem considerar os preços e sim o que cada mic entrega,claro que quanto mais barato custar melhor,mais preço será a última coisa que passarei a considerar,valeu cara.
 
Então tenho boas notícias pra vc! Embora isso não invalide a máxima de que em áudio profissional o que bom custa caro, vc terá a grata surpresa de encontrar produtos a preços bem abaixo dos normalmente praticados para as marcas mais conhecidas no mercado e com qualidade similar.
No caso do JTS NX9, e tb de todos os mics que citei, recomendo enfaticamente que vc teste, tanto quanto for possível, antes de comprar.Como eu já disse é preciso analisar as especificações de cada um para ver o que melhor atende sua aplicação. Ainda sobre o JTS, no meu caso a back usava o SM58 e pedia agudo no talo, usava o Superlux Top 248 e pedia agudo no talo ( no talo mesmo, final do curso do knob ), então experimentei o NX9 que é um mic usado para pratos de bateria e condenser para ver como ficava na voz dela. Ficou realmente muito bom. Curiosamente destacou uma região médio-aguda da voz dela que ficou aveludada. Sabe o que aconteceu? Ela continuou pedindo agudo do mesmo jeito e nem preciso dizer que ficava horrível ( em qualquer um dos mics ) a equalização que ela pedia. A solução foi: chamei ela no canto, ponderei com ela quantos mics a gente tinha testado e como em todos ela pedia agudos em excesso, mostrei a aplicação do NX9 e a região que ele da ênfase, mostrei que se tratava então de um problema de audição aliado a gosto pessoal e que nem eu nem a igreja tínhamos culpa disso. Então pra conciliar as coisas dobrei o canal dela e fiz equalizações diferenciadas para o retorno e para o PA.
 
Última edição:
Gente,comprei xm 8400 da Behringer e achei muito bom o mic,para as minhas pretensões e comparado ao sm58 na loja,pro meu ouvido,achei um bom negócio,lembrem,nao sou profissional,testei o sm 57 da shure e ele fica muito bom com minha voz,apesar de ser para instrumentos,minha próxima aquisição.vou fazer umas gravações e ver no que dá.Abracos.
 
Back
Topo