POTENCIA em 8 , 4 e 2 ohms

lucas vieira

New Member
Bom dia pessoal.


Eu estou querendo aprender para não fazer besteira com equipamento.

Aqui na minha igreja temos um amplificador para o PA e no manual está especificado assim:

275 watts RMS em 8 ohms 700 watrts RMS em 4omhs e 1200 watts RMS em 2 ohms.

A marca dele é ONEAL e a serie é OP 7002. É balanceado e com bornes atras para o cabos de caixa.

Atrás dele tem uma chave para mudar para 3 modos.
mono ///// stéreo e bridge.

Ja observei la na igreja que ela fica sempre em mono.

A pergunta é:

Nsses outros modos eu poderia obter um rendimento melhor com ela?

O que é cada modo desses?

Em modo bridge qual será a potência por canal?

As caixas são 2 caixas de PA, de 3 vias, cada uma com 1 falante de 15 polegadas WPU 1505 , super tweeter ST 302 e 1 driver D 250.
e temos 2 retornos de 2 vias, cada um com 1 falante 15 PW3 e super tweeter ST 302
Nesse modo bridge eu posso usar quantos alto falantes de 8 ohms em cada canal

Em modo bridge eu posso usar um lado dela pra PA e outro pra retorno ou os 2 lados se juntam automaticamente, impedindo que se use os lados separadamente.

Se puderem me explicar bem na pratica mesmo eu ficaria muito grato a vocês.

Desculpe pessoal, é porque eu sou novo no som da igreja e tó afim de melhorar a nossa qualidade aqui.

Me indiquem alguns livros também, se puderem é claro

fiquem com Jesus.
 
Pois bem, ja q vc é novo vou falar ne sua linguagem. Em mono vc irar entrar com um sinal em qualquer das 2 entradas pois a cheve em mono ela faz o janper de entrada dos 2 canais do amplificador, em stereo os canais estão separados precisando de sinal nas 2 entradas e em bridge a coisa complica vc irar entrar com um sinal e os 2 amplificadores vão fechar entre si internamente{como q eles se somassem}só q vc terar q trabalhar com 4 ohms
 
lucas vieira disse:
Me indiquem alguns livros também, se puderem é claro
Opa!! Dá uma olhadinha aqui:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=201" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=201</a><!-- m -->
e aqui
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=202" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=202</a><!-- m -->

Abraços!
 
Olá Lucas, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Quanto as impedâncias, os artigos relacionados pelo Rafael vão lhe ajudar muito.

Um detalhe sobre MONO X ESTÉREO X BRIDGE.

No amplificador ESTÉREO, você tem dois canais independentes (também chamado de DUAL MONO), cada um recebendo um sinal diferente. Isso serve para usar em estéreo ou você imaginar... A maioria dos amplificadores é assim, vem com dois canais independentes entre si. Mas há amplfiicadores de um único canal (somente trabalham em mono), como há amps de 3 (Tri-Amps) e até quatro canais em um único aparelho.

Imagine uma mesa de som com saídas L/R, cada uma alimentando um canal de amplificador (A/B), cada um alimentando uma determinada caixa, ambas instaladas cada uma em uma lateral da igreja (esquerda/direita). Você terá um sistema Estéreo, tendo a possibilidade de, através do PAN, jogar mais som para um lado ou para o outro da nave da igreja.

Por outro lado, todo amplificador estéreo também trabalha como MONO, basta apenas trabalhar com sinais diferentes em cada canal. Por exemplo, em igrejas pequenas é muito comum ver um canal alimentando as caixas de PA (alimentado pelo Master L) e outro canal alimentando as caixas de retorno (alimentado por algum Auxiliar Pré-Fader).

Entretanto, em alguns modelos/marcas há um modo chamado PARALELO, onde você recebe apenas um sinal (pelo canal A, na maioria das vezes) e internamente o amplificador envia esse sinal tanto para o canal A quanto para o canal B. A consequência disso é que você pode usar uma única saída da mesa para alimentar o amplificador todo, ficando a outra saída da mesa disponível para qualquer outro uso. Você terá ambos os canais alimentados por um único sinal, e por isto o amplificador vai trabalhar em mono.

Agora, imaginação é o limite. Pode-se variar muito, e vou lhe dar duas ideias de imaginação. Por exemplo, um local com três amplificadores, ambiente grande, caixas na frente e no fundo da igreja.

Amp 1 = Mono = atende caixas da frente = Master L
Amp 2 = Mono = atende caixas de trás = Master R
Amp 3 = Estéreo = atende caixas de retorno = Aux Pré 1 e Aux Pré 2.

Posso mudar isto, fazendo com um único amplificador as caixas da frente (canal A) e as caixas de trás (canal B). Um exemplo de Dual-Mono.

Na verdade, este é apenas um esquema, existem dezenas de outros. Como dito, use a imaginação.

Já o bridge é um negócio diferente. Você coloca os dois canais para trabalhar como se fossem um só, ou seja, somando as suas potências e também as suas impedâncias. Esse modo é utilizado para um melhor aproveitamento de potência e impedância em relação ao tipo de caixa acústica que se usa.

Por exemplo, se você tiver dois subwoofers de 8 Ohms, e ligar cada um em um canal, terá 275W aplicados neles . Entretanto, se colocar modo Bridge e ligar os dois subwoofers em paralelo, obtendo 4 Ohms (leia os artigos indicados para melhor compreensão), você terá 1.200Watts @ 4 Ohms, aplicados sobre os dois. Uma enorme diferença!

Um abraço,

Fernando
 
Por que eu vejo tantas pessoas comprando amplificadores de 2 ohms para usar em 4 ohms?!?!?!?! Será que eles não tem no que gastar dinheiro? Compra um de 4 Ohms, que vai ter maior rendimento e custo menor. Não sei o seu caso, qual são as impedancias das caixas???
 
Back
Topo