Onde posicionar o sub?

Ola Amigos do S.A.V!
Utilizo em nossa Igreja uma Caixa Milan M15 da Turbosound para o P.A,recentemente chegamos a conclusão que vamos precisar incluir um sub,pelo fato de todos os instrumentos estarem ligados na mesa, e tb de ter aumentando o número de instrumentos e etc..
Bom a dúvida é a seguinte ,como nosso sistema é mono,uma única caixa em cluster central,Posso posicionar o sub em uma das laterais do templo,visto que abaixo da caixa é impossivel?
haverá alguma diferença na sonoridade,ou na percepção do som,dependendo do lugar onde posicionar o sub?

Desde já agradeço e segue a foto para análise.09022012485.jpg
 
Bom, o ideal seria ao centro, logo abaixo da milan, porém.... como sua configuração do templo ficará um tanto quanto complicado deixar um trambolho ali no meio, creio que o melhor local será aonde informa na foto.....
 
Bom, o ideal seria ao centro, logo abaixo da milan, porém.... como sua configuração do templo ficará um tanto quanto complicado deixar um trambolho ali no meio, creio que o melhor local será aonde informa na foto.....
tonreb, Com relação a percepção dos graves do sub,acha que vai dar muita diferença,pelo posicionamento?
 
diria que o sinal ficará desproporcional.... quem estiver do lado esquerdo sofrerá um pouco...... o ideal seria sim colocar ele no centro....
 
Já pensou em colocar em baixo da mesa?
Ou um sub daqueles utilizados em sistemas line array, que ficam suspensos?
 
Um sub de line te serviria bem, já tem a estrutura pra ficar suspenso, e talvez nem precisa do bumper, dependendo do modelo. Talvez da pra por até em baixo da Milan.
Aquela mancha preta em baixo do PA é o retorno?
 
Minha Igreja é larga 30 M o altar deve ter 25M,e quem senta nas laterais,não ira perder o peso do som ?
 
Cada caso é um caso.... @Tuti, manda uma foto do seu tempo que analisamos melhor...

Quanto ao sub suspenso, todos os sistemas que vi e que funcionam de maneira satisfatória são, digamos, TOP$$$...... não aconselho devido ao CxB não ser atrativo aos olho$ de quem paga....rs
 
@tonreb segue o link fotos :
20150205_141211_zpswib0r4xc.jpg
[/URL][/IMG]







@tonreb


 
Última edição:
Minha Igreja é larga 30 M o altar deve ter 25M,e quem senta nas laterais,não ira perder o peso do som ?
Claro que quem estiver mais distante, sempre vai sentir menos pressão, mas os sub's , já estão posicionados corretamente, de acordo com o possível.
 
Amigo, faço eventos com duas EV, até hoje o melhor posicionamento foi as duas lado a lado, de preferencia no centro do salão (para que ambos lados recebam a mesma sonoridade). Mas cada local é um local.
 
Tenho 2 Subs Rcf, compensa fazer a ligacao 2 fios pra cada caixa? ja que elas sao bi-amplificadas, ou seja, precisarei de 4 cabos XLR, 2 cabos pra cada sub...ou do jeito que estou usando ja e suficente? porem fica sobrando 1 entrada em cada caixa. detalhe: ligo as art 310 nas output dos subs.
 
fica não..... pode ir sem medo.....
tonreb, alguma sugestão quanto ao modelo 12" 15" 18" potencia,marca etc..?
Só ressaltando que a Milan em si tem um grave "Maravilhoso", em dias onde se usa apenas o básico guit,baixo,bateria ela atende...porem em dias com programação maior , número maior de ouvintes e necessidade de maior volume etc... acaba embolando muito.Exemplo: perde-se a definição de algumas peças da bateria,tons,bumbo etc..(Bateria é eletronica Roland td9) se possível gostaria de saber sua sugestão.
Obrigado
 
Back
Topo