Mesa de som Yamaha 01V96VCM

jacó

New Member
Ola a todos, é o seguinte nessa semana chego na igreja e tenho uma surpresa,
Me compraram um Yamaha modelo 01V96VCM, eu nunca operei nenhuma mesa digital,
dei uma lida no manual em inglês, mais como não sei ler tudo,
gostaria de saber se alguém tem dicas, um manual melhor, um livro,
sei la algo que me desse uma luz, a não esquecendo que vão me dar umas aulas pra saber o básico pelo menos.

aproveitando alguém tem dica de uma bateria de boa qualidade pra microfone?

Obrigado desde já as respostas, Deus abençoe.
 
Primeiro, parabéns pela aquisição!

Junto com a nossa mesa vieram os manuais em inglês, português e francês, tem certeza de que aí também não tem?

De qualquer forma, tudo isso se encontra na internet por aí (o manual em português tem na Audiolist). Outra coisa que vale muito a pena ler é o Quickstart que Yamaha disponibiliza, que são várias dicas úteis e atalhos para consulta rápida. Apesar de ser somente em inglês, não é uma leitura complicada, tem muitas figuras auto-explicativas.

O endereço do manual em português aparece na página <!-- m --><a class="postlink" href="http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=cat&id=14" onclick="window.open(this.href);return false;">http://arquivos.audiolist.org/down_db.p ... =cat&id=14</a><!-- m -->
O endereço do Quickstart: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.yamahaproaudio.com/training/self_training/data/01v96_quick_guide_en.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.yamahaproaudio.com/training/ ... ide_en.pdf</a><!-- m -->

Qualquer dúvida, já existem vários tópicos aqui no fórum sobre essa mesa. Se não encontrar a solução em alguma das discussões antigas, sinta-se à vontade para perguntar.
 
vlw pelas respostas, o manual em português não veio junto com a mesa não, só espanhol e inglês, mais essa do site ja ajuda e muiiiito,
vlw abraços
 
estou com uma dúvida que não entendi pelo manual, o ADAT pode ser usado num conversor de analogico para digital de 8 canais, mais a mesa suporta até 40 canais, são 8 do ADAT + 16 da parte de cima da mesa, onde encaixo os outros conversores digital/analógico dos canais?


PS.: não sou eu quem vou instalar, quero saber pra saber mesmo~~
 
jacó disse:
estou com uma dúvida que não entendi pelo manual, o ADAT pode ser usado num conversor de analogico para digital de 8 canais, mais a mesa suporta até 40 canais, são 8 do ADAT + 16 da parte de cima da mesa, onde encaixo os outros conversores digital/analógico dos canais?

Para usar esses outros 16 canais, você precisa comprar uma placa de expansão, modelo MY16AT, que te dá mais portas óticas (iguais às ADAT que já vem na carcaça), e vai encaixada no Slot atrás da mesa. Aí você liga mais dois conversores ADA.
A instalação é bem fácil, você mesmo pode fazer. Só precisa de uma chave Philips.

Isso sai meio caro... só a MY16AT deve estar custando uns R$1300, e mais R$1000 cada ADA.
Só compre o que você for usar mesmo.
 
jacó disse:
hum, compraram 3 conversores analógico digital da behringer, agora não sei se pegaram um desses pra ter mais DAT

Só pra corrigir, o nome é ADA, pois o conversor é Analógico-Digital e Digital-Analógico. Chamar só de AD é errado.
Se não compraram a placa MY16AT, não vai ter como ligar todos os canais... Vai parar nos 24 canais.

E não esqueça que, do 12 ao 16 na carcaça da mesa, só entra P10.
Se você usa multicabo, ainda precisa endereçar esses canais para algum dos ADAs, para usar as conexões XLR.
Faça isso através do menu Patch. É bem fácil.
Mas assim, a mesa só terá 36 canais, e não os 40.


Se preferir ainda, pegue os canais 12 a 16 físicos, e enderece para os 37 ao 40 dos lógicos.
Aí você usa para aquelas coisas que ficam na House Mix, como CD Player, computador, DVD, etc.
Só não pode usar para os microfones sem fio, pois essas entradas físicas são em nível de linha, e eu acho que não tem como configurá-las para mic.
 
gabriel_renascer disse:
Se preferir ainda, pegue os canais 12 a 16 físicos, e enderece para os 37 ao 40 dos lógicos.
Aí você usa para aquelas coisas que ficam na House Mix, como CD Player, computador, DVD, etc.
Só não pode usar para os microfones sem fio, pois essas entradas físicas são em nível de linha, e eu acho que não tem como configurá-las para mic.

Boa ideia, vou fazer isso, pena que acho que não compraram a placa pro slot mesmo, mas 24 canais da por enquanto, quando a bateria for microfonada dae precisaremos de mais 8 canais

Aproveitando, vc sabe como funciona os auxiliares? pq estávamos pensando em deixar ponto pros músicos, eliminando assim os monitores do chão que atrapalham um pouco, sei que tem 8 auxiliares agora não sei se da pra deixar só os canais que quero no auxiliar.

Obrigado pela ajuda vlw
 
Dá sim.
Na carcaça da mesa, você só tem 4 Omni Outs.
Nos Patches da mesa, configure os auxiliares para as saídas do ADA, tirando dos Omni.

Vocês já têm os equipamentos dos pontos? Amplificadores, cabeamento, fones, etc...
 
jacó disse:
Aproveitando, vc sabe como funciona os auxiliares? pq estávamos pensando em deixar ponto pros músicos, eliminando assim os monitores do chão que atrapalham um pouco, sei que tem 8 auxiliares agora não sei se da pra deixar só os canais que quero no auxiliar.

Auxiliar é auxiliar, funciona exatamente como em uma mesa analógica, podendo escolher por canal e por auxiliar entre pós-fader e pré-fader (cuidado! o padrão é pós-fader). Para ter as 8 saídas dos auxiliares, vá no patch e os auxiliares 1-8 nos ADAT 1-8.
 
gabriel_renascer disse:
Dá sim.
Na carcaça da mesa, você só tem 4 Omni Outs.
Nos Patches da mesa, configure os auxiliares para as saídas do ADA, tirando dos Omni.

Vocês já têm os equipamentos dos pontos? Amplificadores, cabeamento, fones, etc...


Então se for pra ter 8 monitores, eu configuro pra eles sairem pelo ADAT OUT, e uso um daqueles conversores AD/DA de 8 canais, isso neah?

Quanto aos equipamentos de ponto, ainda não temos, só o conversor AD/DA e um amplificador aqui, mas como fica a montagem, fica mesa>amplificador>conversor isso? e vc tem alguma indicação de marca?
 
jacó disse:
Então se for pra ter 8 monitores, eu configuro pra eles sairem pelo ADAT OUT, e uso um daqueles conversores AD/DA de 8 canais, isso neah?
Exatamente.
jacó disse:
Quanto aos equipamentos de ponto, ainda não temos, só o conversor AD/DA e um amplificador aqui, mas como fica a montagem, fica mesa>amplificador>conversor isso? e vc tem alguma indicação de marca?
Não, da mesa vai pro ADA pelo cabo ótico, e da saída do ADA vai pro amplificador, e daí pros fones.
 
jacó disse:
estou com uma dúvida que não entendi pelo manual, o ADAT pode ser usado num conversor de analogico para digital de 8 canais, mais a mesa suporta até 40 canais, são 8 do ADAT + 16 da parte de cima da mesa, onde encaixo os outros conversores digital/analógico dos canais?


PS.: não sou eu quem vou instalar, quero saber pra saber mesmo~~

Jacó, vc tem certeza que a mesa pode ser expandida até 40 canais? Tenho a impressão que são 32, não?

[]'s
 
jacó disse:
estou com uma dúvida que não entendi pelo manual, o ADAT pode ser usado num conversor de analogico para digital de 8 canais, mais a mesa suporta até 40 canais, são 8 do ADAT + 16 da parte de cima da mesa, onde encaixo os outros conversores digital/analógico dos canais?

Para isso, precisa comrar a placa de expansão MY16AT, que traz mais duas entradas e duas saídas ADAT.

David Fernandes disse:
Jacó, vc tem certeza que a mesa pode ser expandida até 40 canais? Tenho a impressão que são 32, não?
[]'s

Canais mono são 32 mesmo, mas o que dá pra fazer é usar o L e R dos canais estéreo vindo da expansão. Vai ficar no mínimo estranho, a não ser que sejam usadas com fontes de sinal estéreo. Uma desvantagem disso é que esses canais não têm gate, mas o fato de poderem entrar em mic com phantom power (depende só do ADA) pode ser bem útil ao ligar com teclados e etc em estéreo com direct box.

Vale lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, as entradas 13-16 na mesa não são estéreo, são entradas line completamente independentes.
 
Back
Topo