Mesa + Compressor como LIGAR!

DouglasHonorato disse:
Olá, se o objetivo for controlar o dB SPL máximo dentro da igreja, pelo fato de serem diferentes os operadores de som a cada dia, compensa utilizar o compressor para as saídas Master e Auxiliares?

Eu acho que essa é uma solução errada do problema. Se algum operador tem a mão pesada demais, a solução tem que ser o aprendizado e não um equipamento a mais.
 
Usar compressor para controlar SPL é meio incoerente, já que o uso mais comum dele é justamente diminuir a dinâmica para ganhar maior volume, por consequência terá também um maior SPL.

Para este fim sugiro o uso de um LIMITER no master.
 
Compressor no master de qualquer saida é inutil...

Primeiro porque isso vai fazer exatamente o contrário... vai diminuir a dinamica do programa e fazer com que soe "mais alto" do que sem.. depois pra "diminuir o volume" você irá aumentar o ratio e diminuir o limiar o que vai fazer com que o programa fique todo achatado e tudo fique embolado...

O resultado é um som todo embolado sem que ninguem entenda muita coisa, e com um SPL pouca coisa menor, mas mais constante.. o que dá uma fadiga auditiva maior com o tempo de culto...
 
johnattas disse:
Olá, se o objetivo for controlar o dB SPL máximo dentro da igreja, pelo fato de serem diferentes os operadores de som a cada dia, compensa utilizar o compressor para as saídas Master e Auxiliares?

No meu modo de ver, usar um compressor para limitar o SPL máximo dentro da igreja é meio que complicado, porque igreja cheia é uma coisa, igreja vazia é outra... então dias de culto mais simples vão ser diferentes de dias que cantores importantes venham cantar ou grandes pastores ou pregadores, a igreja fica super lotada e o som some... Já que ele é absorvido mais facilmente...

o ideal seria utilizar um decibelímetro...

Já para realizar as conexões, Algumas mesas, possuem em vez de um conector INSERT, possui dois conectores, um IN e outro OUT por canal... o que dá na mesma... pois o INSERT é uma conexão "estéreo" entre aspas (duas vias), em que um é IN e outro é OUT...

O OUT leva o audio da mesa para o Compressor
e o IN leva o audio do Compressor para a Mesa...

Obrigado irmão!!

Um abraço.
 
rafaellerm disse:
DouglasHonorato disse:
Olá, se o objetivo for controlar o dB SPL máximo dentro da igreja, pelo fato de serem diferentes os operadores de som a cada dia, compensa utilizar o compressor para as saídas Master e Auxiliares?

Eu acho que essa é uma solução errada do problema. Se algum operador tem a mão pesada demais, a solução tem que ser o aprendizado e não um equipamento a mais.

Correto.

Muito obrigado.

Um abraço!
 
Back
Topo