Mesa + Compressor como LIGAR!

G

Guest

Guest
Boa noite galera ; Eu tenho uma Mesa YAMAHA MG 206C e um Compressor BEHRINGER MDX 2600 ; E eu não quero destinar o compressor somente para um ou outro canal pelo insert ; E sim eu quero que o compressor trabalhe para todos os canais da mesa.

Eu queria saber como posso fazer essa ligação?
 
Simples demais. O esquema básico é:

MESA => PERIFÉRICO 1 => PERIFÉRICO 2 => PERIFÉRICO x => AMPLIFICADOR

Só isso. No lugar do periférico, pode estar um equalizador, um compressor, um limiter, etc (mas não um módulo de efeitos, a não quer que você queira dar efeito em tudo). Assim:

MASTER OUT DA MESA => IN COMPRESSOR. COMPRESSOR OUT => IN AMPLIFICADOR.

Um abraço,

Fernando
 
Ou se sua mesa tiver insert no master out, inserte-os R/L da mesa no CH1/CH2 do compressor.
 
fabio bass disse:
Eu tenho uma Mesa YAMAHA MG 206C e um Compressor BEHRINGER MDX 2600 ; E eu não quero destinar o compressor somente para um ou outro canal pelo insert ; E sim eu quero que o compressor trabalhe para todos os canais da mesa.

Fábio, qual é a finalidade deste tipo de ligação? Compressores são feitos para atuar individualemente. Os ajustes para um determinado instrumento não servem para outro, assim como os ajuste para um tipo de voz não serve para outro. Pq vc quer fazer isso?

A melhor forma de fazer, caso vc ainda pense em fazer assim, é usando um auxiliar pós-fader. Conecte a saida do auxiliar na entrada do compressor e a saída do compressor no aux return equivalente na mesa. Por exemplo: se vc usou o aux 4, conecte a saída do compressor no aux return 4 da mesa. Desta forma, vc só terá compressão nos canais onde vc abrir o aux 4.

Mas volto a dizer: esta não é a melhor aplicação para um compressor.

[]'s
 
Boa, Heriberto, eu não tinha percebido. Que "olho clínico" esse seu.

mg206c_pq.jpg


Os botões amarelos são compressores sim.

Então, temos duas situações possíveis para o uso do MDX 2600:

- como um compressor de verdade, com todos os seus recursos (muito melhores que o compressor automático da Yamaha) - mas aí é melhor usar insertado

- como um limitador de potência.

Resta saber qual o caso.

Mesinha linda essa, 19". Ai quem dera... Pena que é cara, cara.

Um abraço,

Fernando
 
Consegui ela a $1,250 aqui em campos, o que pra mim foi surpresa, já que ela ta em média 1500 a 1700 na net, achei que seria dai pra cima aqui, mais até que o preço ta legal... porem deixei para comprar depois...
Então venderam a que estava la (para um amigo) e o dólar disparou e eu fiquei chupando dedo =X

Ela está sendo usada na igreja de um amigo como mixer de uma batera, sensacional... O compressor é extremamente útil para a batera principalmente no bumbo e na caixa, tambores que tem mais picos de volume por conta de dinâmica, pedal duplo, rimshot, etc...

A crise melhorando eu compro uma para mim :D




graça e paz!
 
Ptz,

Consegui ela a $1,250 aqui em campos, o que pra mim foi surpresa, já que ela ta em média 1500 a 1700 na net,

tem certeza que você está falando da 206C? Mesmo antes do aumento do dólar, o preço de lista era na faixa de 1.800-2.100,00 reais.

Fernando
 
Boa noite a todos...


David Fernandes disse:
Fábio, qual é a finalidade deste tipo de ligação? Compressores são feitos para atuar individualemente. Os ajustes para um determinado instrumento não servem para outro, assim como os ajuste para um tipo de voz não serve para outro. Pq vc quer fazer isso?

A melhor forma de fazer, caso vc ainda pense em fazer assim, é usando um auxiliar pós-fader. Conecte a saida do auxiliar na entrada do compressor e a saída do compressor no aux return equivalente na mesa. Por exemplo: se vc usou o aux 4, conecte a saída do compressor no aux return 4 da mesa. Desta forma, vc só terá compressão nos canais onde vc abrir o aux 4.

Mas volto a dizer: esta não é a melhor aplicação para um compressor.

Tenho em minha igreja uma Ciclotron CSM 24AC e um compressor Alesis CLX 440 e sempre pensei que a melhor maneira de se ligar um compressor fosse ligando ela no aux4 (pós), o auxiliar de efeito.
Então gostaria da ajuda de vocês de como melhor efetuar a ligação deste periférico em minha mesa de som e tambem como devo usar a opção do expansor dela que ate entao nunca usei por falta de conhecimento e receio de estragar tudo pois nao sei onde ele deve começar e ate onde deve ir.

Deus abençoe
abrçs...
 
Bruno.

O melhor lugar para usar o compressor é no insert. Escolha os canais que vc quer comprimir e insert o compressor aí. Bons candidatos à compressão são a caixa da bateria, vozes, baixo e violão. É lógico que vc pode comprimir o que quiser, dependendo do seu objetivo. Há muita gente que usa compressor no master, mas acho um desperdício. Se a estrutura de ganho estiver bem feita, prá que compressor no master?

Com relação ao expansor, ele serve para aumentar a dinâmica de um sinal, ao contrário do compressor. No expansor, quando o sinal cai abaixo do threshold, ele é atenuado na proporção estabelecida pelo ratio, aumentando a diferença entre o sinal mais baixo e o mais alto. Se vc puser um ratio de 4:1, quando o sinal cair abaixo do threshold, ele será atenuado em 4dB para cada 1dB. O expansor serve, na verdade, para mascarar determinados ruídos que aparecem nos canais, tais como vazamento de outros instrumentos ou microfones, hiss etc. É mais empregado em estúdios do que em PA. No manual do equipamento tem tudo isso explicado.

[]'s
 
Pra ter ideia de como não é muito legal ligar o compressor no master, na minha igreja ligaram o compressor no master, coisa bem antiga e tem um bom tempo que é assim... o som é muito estranho, ultra comprimido...

O monitor (não tem compressão alguma) tem um som mais bonito do que o PA...

Acho que vou dar um sumiço no compressor muahahaha :p
 
Na verdade do uso do compressor tem que ser racional, na minha opnião no máximo para segurar picos exagerados, música sem dinâmica fica ultra cansativa.
 
Pétala.

Da um bypass no compressor e ouça como fica. Deve ficar melhor mesmo. Cuidado só prá não tirar o estéreo do seu músico preferido... :mrgreen:

[]'s
 
Lá na igreja só usamos o compressor para segurar os exageros de algumas pessoas que insistem em gritar ao microfone. Nada muito radical. Aí fica no master mesmo.
Gosto mesmo é de brincar com ele quando estou fazendo música no computador. :)
 
David Fernandes disse:
Bruno.

O melhor lugar para usar o compressor é no insert. Escolha os canais que vc quer comprimir e insert o compressor aí. Bons candidatos à compressão são a caixa da bateria, vozes, baixo e violão. É lógico que vc pode comprimir o que quiser, dependendo do seu objetivo. Há muita gente que usa compressor no master, mas acho um desperdício. Se a estrutura de ganho estiver bem feita, prá que compressor no master?

[]'s

Olá, se o objetivo for controlar o dB SPL máximo dentro da igreja, pelo fato de serem diferentes os operadores de som a cada dia, compensa utilizar o compressor para as saídas Master e Auxiliares?

Se for usar o compressor por canal, eu não sei usar o Insert do canal. Como eu faço? Tenho que ter um cabo montado de forma diferente para ligar este Insert ao compressor?

Obrigado.
 
Galera to aprendendo muito com vcs,
Muito bom o pessoal do SAV..
Continuem fazendo isto pois alem de conversarmos sobre uma coisa que gostamos muito, ainda aprendemos coisas novas.

Abc.
 
[]'s[/quote]
Se for usar o compressor por canal, eu não sei usar o Insert do canal. Como eu faço? Tenho que ter um cabo montado de forma diferente para ligar este Insert ao compressor?

Obrigado.[/quote]

No caso de usar no ''INSERT'' vc tem que usar um cabo ''Y''.

O lado que tem duas pontas uma entra na entrada do periférico (Compressor-EQ-Gate) e a outra na saída do periférico (Compressor-EQ-Gate).
O lado que tem duas pontas podem ser XLR também dependendo das entradas e saídas do periférico, P10 ou XLR.
 
Olá, se o objetivo for controlar o dB SPL máximo dentro da igreja, pelo fato de serem diferentes os operadores de som a cada dia, compensa utilizar o compressor para as saídas Master e Auxiliares?

No meu modo de ver, usar um compressor para limitar o SPL máximo dentro da igreja é meio que complicado, porque igreja cheia é uma coisa, igreja vazia é outra... então dias de culto mais simples vão ser diferentes de dias que cantores importantes venham cantar ou grandes pastores ou pregadores, a igreja fica super lotada e o som some... Já que ele é absorvido mais facilmente...

o ideal seria utilizar um decibelímetro...

Já para realizar as conexões, Algumas mesas, possuem em vez de um conector INSERT, possui dois conectores, um IN e outro OUT por canal... o que dá na mesma... pois o INSERT é uma conexão "estéreo" entre aspas (duas vias), em que um é IN e outro é OUT...

O OUT leva o audio da mesa para o Compressor
e o IN leva o audio do Compressor para a Mesa...
 
Back
Topo