Equipamento de enchente em Blumenau/SC

DJLilo

New Member
Olá pessoal,

Moro em Blumenau/SC e como todos podem verificar, nossa região foi vítima de um desastre natural com enchentes e desmoronamentos.

Ajudo na parte de sonorização de uma pequena igreja perto da minha casa e infelizmente todo o equipamento de sonorização de que dispúnhamos ficou debaixo dágua.

O equipamento consiste no seguinte:

01 amplificador Mark Audio PM6 800
01 microfone s/fio Karsect KST-5U c/ a base KRU-200
03 microfones c/fio Leson SM-48
01 microfone c/fio SR ST-77
Cabos diversos p/ ligar os microfones e aparelhos
Transformador 220/100v e Fonte p/ o microfone s/fio
04 Caixas de Som 2 vias
01 Rádio Gravador c/ CD CCE RD-88X

O que peço aos colegas que puderem me ajudar é dicas de como limpar corretamente todos esses aparelhos, se isso for possível, para que voltem a funcionar, ou no caso, que me informem o que realmente está perdido e que não dá mais pra ser recuperado.


Agradeço muito qualquer ajuda.



Abraços,

DJ Lilo
 
Ola irmao.
de uma lida neste topico, é so seguir os passos ditos ali, embora tenha acontecido com a mesa de som somente, mas serve de igual modo para todos os outros equipamentos.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1490">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1490</a><!-- m -->

qualquer coisa nos fale aqui.
Vou levar para a minha igreja um pedido de oração em favor das vidas afetadas pelas enchentes e enfatizar um pedido de misericordia pelo povo de Deus da sua regiao.

abracos.
 
Olá amigo, lamento e muito os problemas enfrentados por aí.
Realmente, uma tragédia.

Havia escrito um post no trabalho, porém, o mesmo não foi enviado, então, meus palpites:

Primeiro, você pode "lavar" com água pra tirar a lama, com cuidado para não danificar
Abra tudo e deixe secar. Recomendo deixar em lugar arejado e ajudar com o jato frio do secador de cabelos (! Cuidado, nem todos tem esse tipo!)
Depois, você pode espalhar álcool isopropílico (compra-se em famácias) por cima, pois o mesmo evaporará e evaporará também a água...

E depois, se tiver certeza de que está seco, pode ligar.

Lembrando que nunca tive de fazer isso e esse meu conhecimento é plenamente teórico.

O pessoal já posta mais algumas opiniões.

Abraços
Israel

-- A propósito, sua família e casa estão bem? Estamos vendo de enviar ajuda tão logo seja possível.
 
DJLilo,

primeiro, que Deus abençoe vocês aí. Sei que é um momento de provação muito difícil que vocês estão passando. Tenho certeza que, assim como o pessoal da sua igreja, muitos vão ter que começar do zero suas vidas. Vamos orar.

O Isinho está certo:

Antes de ligar, mesmo que seco, é necessário lavar (debaixo d'água mesmo) os equipamentos, com água doce limpa. Isto é necessário para retirar a lama e outros detritos que podem ser condutores (e aí na hora de ligar ia fechar curto).

Mas não tenha muita esperança. Dá para secar um equipamento que ficou um pouco de tempo sob água, mas um que ficou mergulhado por horas e/ou dias na água, ainda mais lama, provavelmente estará perdido. Desculpe.

Sobre os equipamentos:

- equipamentos eletrônicos de modo geral podem ser salvos, já que os componentes são pouco sujeitos à água. Exceção feita aos capacitores, que deverão ser todos trocados. Por dentro eles tem papelão, e como ficaram imersos, deve ter penetrado alguma água, o suficiente para fazer os capacitores incharem e perderem a função. Mas são baratos e fáceis de trocar (duas soldas cada um).

- microfones: a água penetra na cápsula e muda completamente a sonoridade (para pior, claro). Mas dá para trocar a cápsula e o mic fica novo de novo.

- amplificadores: se tiverem coolers (ventiladores), troque-os. O rolamento foi danificado pela água e detritos, e nem lavando resolve. Também troque os potenciômetros de volume. Mas fora isso, limpe-o e deixe-o secar e provavelmente você conseguirá ele funcionando de novo (mas também troque os capacitores).

- caixas de som: a madeira já era. Os falantes deverão ser reformados, com troca da bobina e cone de papelão (tente fazer a reforma com o reparo original, caso contrário muda o som completamente). Drivers devem ser abertos e secos. Eles não usam cones de papelão, logo dá para aproveitar. Divisores também podem ser aproveitados.

- cabos: em geral, são pouco afetados. Mas corte 10cm em cada ponta (até onde a água deve ter penetrado) e refaça as soldas. Pode usar o mesmo conector.

Um abraço,

Fernando
 
DJ Lilo,

Lamento pelo ocorrido, tenho parentes aí em Blumenau e outras cidades, graças a Deus não foram afetados, mas conheço o local e sei como que é. Deus vai dar força e graça a vocês, do mais continuamos orando...

Importante a questão dos capacitores que o Fernando falou, principalmente das fontes dos amplificadores, que são "verdadeiros tijolos" e caros, não ligue nada na tomada sem trocar os capacitores, eles costuma literalmente explodir, se o amp tiver aberto pode até machucar...

Abç,

Marcelo
 
meus sentimentos quanto a essa tragedia irmao! Deus esta com vcs pra consolar pra qualquer coisa! abs ! quanto aos equip, se bersan falou eh lei hehe ! abcs!
 
Muito obrigado

Caros colegas,

Agradeço muito todas as dicas e palavras de conforto e orações.

Juntos, nós moradores de Blumenau e de outras cidades atingidas pelas chuvas vamos nos levantar de novo, com toda certeza!

Mais uma vez agradeço a atenção de todos os colegas.


Valeu mesmo!

DJ Lilo
 
Isinho,

Isso só ocorre com capacitres eletrolíticos com polaridade, os sólidos (poliester, cerâmico e poliester metalizado) não tem esse tipo de problema.

Abç,

Marcelo
 
Ahhh

Obrigadão Marcelo...
Agora já sei quem é o ninja da eletrônica, caso precise de uma mão...
:D

Abraços
Israel
 
Rapaz, ninja não...

Com relação a eletrônica, estou mais na fase de ir esquecendo do que aprendendo, tem muita gente que manja muito mais aqui no site. Mas esse pessoal demora aparecer...

Me lembrei do rapaz que postou umas fotos aqui, da confecção das próprias Line Array, por onde será que ele anda?

Queria ver o resultado final...Fiquei admirado do trabalho desse nosso amigo...

abç,

Marcelo
 
Back
Topo