Construir Caixa 3 way????

AntonioLuiz

New Member
Ola Pessoal,

Tou iniciando um projeto para construir uma Caixa 3 way para uso Festas de pequeno porte , ao ar livre, no maximo 80 pessoas.
80% do uso para somDJ e 20% voz/violão e bateria.
Ja tenho os amplificadores. 2 Qsc gx5 e gx3, e um american audio Vp300.
Penso em tri amplifica-las usando o Player para PC's JRiver Media Cente, que tem crossover bem versatil.
Tenho placa de Audio Motu Ultralite Mk3 que tem saida de 8 canais, satisfazendo tranquilamente o crossover 4 way do Player (1 via p o sub e 3 vias para a caixa).

A Caixa consiste em um Woofer de 15" Selenium Wp7, Medios atraves de Driver D405 selenium com corneta Ludovico Lc03 (igual a JBL 2385) e Agudos atraves de driver Selenium D220ti e cornta pequena.
O Tamanho da Caixa será de 80 de altura, 50cm de largura e 33 de profundidade com parede do Compensado Naval de 19mm, para obter minimo de 50hz . Fiz o projeto atraves do Programa BassBox6.
Segue minhas duvidas:
1) O Woofer Selenium é meio fraquinho, alguma outra sujestão? Snake Esx155??
2) Com relação ao tamanho da Caixa, alguma sujestão?
3) Com relação ao projeto em geral, alguma sujestão?

Grato
Luiz
 
Sim , um fenolico para medios (de 600hz ate 5000), e o de titanio (5000hz em diante) para agudos. Montei uma caixa para som Domestico, baseado num projeto da Klipsch, que ficou muito bom com os dois drivers.
 
AntonioLuiz disse:
Sim , um fenolico para medios (de 600hz ate 5000), e o de titanio (5000hz em diante) para agudos. Montei uma caixa para som Domestico, baseado num projeto da Klipsch, que ficou muito bom com os dois drivers.

Já que tem interesse em montar caixas, em vez de ficar inventando esses monstrengos, porque não baixa um dos projetos da Snake ou Selenium diretamente no site desses fabricantes e adquira os falantes recomendados? Vai lhe poupar dor de cabeça. Lembre-se que produzir caixas (de qualidade) é uma das tarefas mais complexas que existem no áudio, pois os (bons) projetos de gabinete são desenvolvidos especificamente para determinados falantes, onde são feitos inúmeros testes em câmaras anecóicas até se chegar ao resultado pretendido. Não basta xuxar um falante em um buraco de uma caixa de madeira quadrada e achar que vai sair um som maravilhoso, porque o risco de dar errado é 1000 vezes maior do que o de dar certo. Haja processamento depois para corrigir a M que você criou...
 
Ola Jeferson,
Eu montei uma Caixa similar com drivers semelhantes e o som ficou muito bom, ao contrario da Attack que comprei, que supostamente deveria ser bem Superior, mas na realidade bem inferior.
Eu ja tenhos os falantes e drivers comprados, e não vi nenhum projeto com esses drivers especificos nos sites da selenium ou snake.
Fiz o projeto da caixa com o programa Basspro, que dá uma boa ideia do tamanho do gabinete.
Se tivessemos caixas Yamaha ou Cerwin vega disponiveis no Brasil a baixo custo, seria primeiro a comprar, mas infelizmente....
 
Antônio

Esse link tem os dados do seu 15pw7 e no fim dele tem o melhor volume e sintonia que a selenium encontrou pra ele.


http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/4712c9835f4b618d81e8f64ee2883aba.pdf


Observando o gráfico do mesmo, dá pra ver que dá pra usa-lo somente com um drive TI. conheço o D220TI e é um bom drive comparado a outros do mesmo porte. Aconselho tambem que compre um bom divisor.

Mas caso queira fazer a caixa em três vias, seria um desperdício colocar o D220ti pra fazer as frequencias mais agudas . Mas nada impede que seja usado.


Reforço mais uma vez que se fizer uma caixa sem um projeto específico pra os drives, não vai funcionar como deveria. Digo isso por experiencias ruins e boas que eu vivi, pois tambem gosto de montar caixas feitas por meu marceneiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Ola D Som,
Obrigado.
O Divisor será ativo de 3 vias, portanto vou poder afinar as frequencias e ganhos ate obter um bom equilibrio e desempenho.
Entendi que o D405 é um exagero, mas gosto muito dele, os medios ficam imbativeis com ele! Realmente do D220ti vai ficar sub-usado nessa configuração.
Montei uma Caixa de um Projeto Americano, que o cara replicou da Klipsch La Scala (som domestico) com um Woofer Eminence, o D405 e o D220ti.
Ficou maravilhoso o som, mas tenho medo de usar para Festas, pode queimar algum componete.
Minha ideia é replica-la , usando um Woofer de Pro Audio e Divisor Ativo.
Lembro que essa caixa é para meu uso, em pequenas festa minhas. Portanto posso aventurar a vontade.
Abs
Antonio
 
vai ter problema com sensibilidade de cada transdutor, mesmo crossover eletrônico têm problemas de fase em frequências médio aguda só vai conseguir cancelamentos, e problemas de delay entre as vias, não faz sentido usar 3 vias com drive de titânio se gosta tanto do seu fenólico (também não sei porque, graças a Deus não preciso usar mais aquilo) use um bom tweeter
a snake têm um que gosto muito
 
Ola Arley,
Obrigado. Não sei se voce conhece, mas vou usar um Crossover que fica no Programa JRiver Media Player que uso no Notebook. Ele é bem potente, posso ajustar Delays etc... tudo em meio Digital, não precisando jogar o sinal analogico para um Aparelho externo.
Tudo é feito no Computador (Isso para musicas que estão no computador). Para som ao vivo (Banda), não dá para fazer isso. Nesse caso vou usar um DBX Driverack.
Qual essa Tweeter da Snake que voce indicou?
abs
Antonio
 
Back
Topo