Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)
Tiago, nenhum dos aparelhos que você citou serve para esse propósito. Os dois primeiros são apenas roteadores de rede com a capacidade de compartilhar impressora ou disco rígido
apenas.
O necessário é um hub usb wireless. A diferença é sutil, mas crucial. Um hub de rede comum com porta USB e servidor de impressão/arquivos é como um mini-pc: irá ler seu dispositivo e traduzir os dados que passam por ele. O protocolo de comunicação é diferente para um dispositivo local e um dispositivo de rede, até porque existem vários protocolos de rede. É aí que entra o problema: para HDs e impressoras, o protocolo é padrão, por isso basta espetar um pen drive no seu computador e ele é reconhecido. Para outros dispositivos com protocolos proprietários, é necessário instalar um driver. E é impossível um dispositivo desses ter em sua memória o protocolo de todos os dispositivos USB existentes. O roteador comum não irá saber como conversar com ele.
Eu uso um desse para ter HD e impressoras na minha rede doméstica:
Já o roteador USB não tenta traduzir a linguagem do dispositivo, ele irá apenas passar para o computador, que deve ter o driver instalado para saber como se comunicar com ele. É mais ou menos como eu faço direto no trabalho: recebo uma ligação de algo que não tem nada a ver comigo e nem sei do que estão falando. Ao invés de tentar entender qual o problema que está acontecendo (não vou conseguir pois não conheço as regras do sistema ou do contrato), só transfiro para alguém responsável. Ele que se vire para se comunicar.
A diferença é que o roteador é um menino de recados, ele não transfere a conexão. Ele vai ficar: computador, o dispositivo falou isso. Dispositivo, o computador falou aquilo. Ele não tem noção nenhuma do significado dessa comunicação.
Pelo que vi na descrição, acho que a solução é um Belkin F5L009.
Achei uma loja com o produto disponível: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=p58552tt">http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=p58552tt</a><!-- m -->
Mas não garanto que vá funcionar. Como o Aldo deixou o e-mail disponível para enviar a lista de aparelhos compatíveis, vocês que conhecem ele poderiam solicitar essa lista para colocarmos aqui ao invés dele ter que responder um por um.