Como os tempos mudaram...

Marcelo_X-treme

New Member
Bom dia amigos de fé !
Agora a pouco estava lembrando das histórias que meu pai me contava dos tempos de locadora dele...e voceis não imaginam, tamanha a vontade que eu tinha de ter vivido naquela época...

Algumas histórias interessantes, como por exemplo:
- Ele conta que na época que chegaram as EMC (amplificadores)...os mesmos eram um dos melhores amplificadores (acessiveis) do mercado...no qual não atingiam nem 1000 watts RMS kkkkkkkk...
Diz ele que na empresa ....ele tinha contratado um técnico em eletronica....e que tbém ja deixava uns 2 ou 3 amps de reserva...porque a facilidade com q os amps queimavam era impressionante...assim o técnico ja substituia o amp, e consertava o amp danificado mesmo durante o evento !
Conta ele que numa mesma noite....o cara fazia uns 4 ou 5 concertos....

obs: hoje eu trabalho aqui com amp de 5k RMS pra empurrar falantes de 12 (m. grave), que tem tudo quanto é tipo de circuito de proteção, e no entanto as vezes acho que é fraco demais ...

- Outra interessante....era tradição aqui na nossa região....algumas horas antes do show...servir um banquete, onde toda a equipe da locadora, contratante e banda....se sentavam e jantavam juntos...não tinha muita frescura....

Bom...várias histórias....algumas interessantes, outras nem tanto...

Quem tiver alguma história interessante...deixa pra gente ai também ...

Grande abraço !

Mas as vezes eu fico viajando nas histórias de quem trabalhou a anos atrás....
 
Sou novo na sonorização mais um velho admirador, acho que já comentei por aqui que quando tinham as Quadras de lazer em Bsb, isso no começo dos anos 80, eu ia só pra ficar namorando aquelas tobogãs, as caixas com os twitters lá em cima...
Era tipo esse paredôes de reggae de hoje, me lembro bem das potências pm 5000, A1, os gravadores de rolo e os tape deks nakagima (acho que é esse o nome) ajudava a carregar as caixas só pra dizer que era da galera, uma paixão que ficou adormecida por mais de 20 anos, um novo desafio a cada dia,e mais gostoso a cada dia...
PS: só rolava uns funks tipo barkase, soul sonic force, duvido que a galera mais nova conheça :mrgreen:
 
Bons tempos.. é hoje, aqueles do passado era apenas dor de cabeça... e das grandes..
Os mais antigos podem dizer também, mas levar aqueles amplificadores pesadões.. aquelas caixas enormes e olha que só tinha um falante.. quando montava se tudo e ia passar o som.. era uma dor de cabeça dependedo do local.. as vezes tinhamos que colocar mais caixas lá no meio.. outras mais atras.. isso pra poder atender a todos.. e o som não era maravilhoso não.. as mesas não tinha recursos, no maximo que se via era 12 ou 16 canais... com 1 ou 2 canais feedback e eram caras... as potencias faziam pilhas.. - as marcas das caixas eras as tais.. JHD, EMC, FR1000, PV600, Staner. - as mesas eram Staner, Chorus, Ciclotron, e mais nova que eu trabalhei foi uma de 16 canais da makie, essa já era canon. Agora pra consertar as potencias.. eram bem simples.. troca o transistor tal .. e pronto.. me lembro que, acho que no ano de 1990, tivemos um evento com Pastor Manoel de Melo da Igr. O Brasil para Cristo, umas 3.000 pessoas.. vieram caravanas de todo lugar da região.. e o pessoal de sampa trouxe uma mesa Tascam de 24 canais.. nossaa era a mesa.. fiquei babando nela... tinha custado na epoca $8.000,00 e eles estavam testando pela primeira vez ali, no evento.. é claro que eu só fiquei olhando e perguntando como sempre.. lá no meio do evento o peazeiro resolveu ir ao banheiro, e me disse toma conta ai pra mim tá.. eu disse claro.. derrepente o dirigente fala; vamos ouvir agora a cantora tal.. oh mesario solta ai o playback... olhei rapido pra saber qual canal estava ligado o dito cujo e apertei play e ergui o volume.. e cadê o som..?? nada de sair som.. ai fiquei apavorado.. todo mundo olhando pra mim.. e nada de som.. veio até uma amigo que mexia com bandas lá dar uma olhada e também não conseguii sair som.. derrepente vem correndo o peazeiro.. sai.. sai.. deixa eu mexer ai.. e nada também.. o dirigente já estava ficando nervoso e dizia essa tecnologia só atrapalha... foi quando percebeu se que o cabo não estava conectado direito no playback.. foi só plugar e som na caixa.. mais custou uns 3 minutos do evento... e eu até sai de perto depois dessa.. - isso só pra contar uma das que acontecia no passado..
As boas lembranças que tenho, era das amizades que faziamos e dos almoços e jantares.. com o pessoal.. mas no resto era só peso..

[]'s.
 
A vida vem ondas... a moda, a tecnologia também. Começam grandes, vão diminuindo, incorporam-se outros equipamentos, fica grande e vai diminuindo de novo. Nos idos de 70/80 um grupo (não se chamava de banda, banda era banda marcial), pois bem, um grupo bem estruturado cabia dentro de uma kombi. A amplificação era feita por 3 tremendões um para teclado, um para guitarra, um para o baixo. As vozes eram no A201, que era composto de um mix de 8 canais + amplificador + 2as caixas com 4 falantes e 4 tweeters cada.Nota: Todo esse equipamento era valvulado. 6L6 e 12ax7 estão até hoje por ai no mercado. Tinhamos 2 microfones shure que não sei qual era o modelo, mas era muito bom, parecia com sm-57 pelo menos a "cabeça" do microfone. O fio saia direto do microfone até o plugão p10 e foi não foi eu tinha que concertar pois torava no cantinho. Tinhamos o sax e um cantor. Quando era perto dava até pra ir os 6 de uma vez na kombi, já que o motorista também tocava na banda, ops, digo: grupo. Era difícil mas era bom. Hoje, muitas vezes me parece uma dependencia muito grande de equipamentos, efeitos, etc. Na época efeito era o reverber a mola mesmo. Depois chegou a staner com uma câmara de eco que nada mais era que um gravador com duas cabeças reprodutoras e uma fita sem fim que de tempos em tempos tinha de trocar ou emendar kkkkkk.
 
Caras, vocês são velhos mesmo!!!! Eu também :mrgreen:

Olhem, vivi acho que quase tudo do que vocês postaram por aí. Mas confesso: na época, era eu o novato, o que carregava o equipamento. Na época, tudo alegria, mas hoje... não deixaria meu filho fazer a mesma coisa não.

Já carregaram sozinhos um Tip 5000? 52kg cada um? Caixas de 35kg CADA VIA (ok, exceto os agudos)? Eu já, e nunca mais, amigos.

Faço de tudo para o meu filho ter uma vida muito mais "light". A Mackie CFX (20kg com case) tem ficado meio parada, tenho usado muito a Soundcraft EPM (7kg com case), as RCF ART 310 (13kg já com amplificador) são um sonho, pedestais de caixa de alumínio, etc.

Um abraço,

Fernando
Fernando
 
Certa vez tinhsamos que fazer uns bailes de carnaval,na época tinhamos amplificadores pa 1800 da cygnus,qa 7070 da quasar ,model 366 e model 360 da gradiente,as caixas,tinhamos umas com falante de 15 e baterias com 4 tweeters e 4 midranger tudo novik.No dia de começar os bailes fomos ao centro de BH para comprar novos falantes para montar em novas caixas.Foi um corre corre danado um amigo meu no desespero para soldar falante pegou o ferro de solda pela ponta.RSRSRSRSRS.mjito bom essa época.Pelo menos podiamos voltar pra casa no meio da madrugada à pé sem o risco de ser assaltado.
 
Back
Topo