como gravar x32 com reaper

lucas3012

New Member
eu queria saber como usar o reaper para gravar separadamentes todo os canais da x32 pelo cabo usb se alguem tiver um tutorial com imagens ou videos seria otimo.
 
Fabio, assisti os videos, e parece bem fácil gravar multipista pelo Reaper, mas me tire uma duvida se possível, no fim do primeiro vídeo, apos configurar a mesa e o reaper para gravação, ele vai na aba routing e nos inputs ele seleciona a sequencia para o "card 9-16... 17-24... 25-32..." ok, essa alteração de inputs tem que ser feita sempre após a gravação para receber os canais separados do Reaper? Tipo, para gravar deixa a tabela de routing inputs como "local 1-8... 9-16..." etc, para receber as entradas físicas da mesa, e depois da gravação tem que mudar os inputs no routing para receber os canais vindo do reaper? é isso?
 
G.Jr

Como você faz a gravação LR pela usb da XUF? visto que na verdade é exatamente o preciso e até agora não obtive exito...
 
USB ao lado da tela da mesa. É só colocar o Pendrive e Clicar em Recorder.

Pela X-UF ainda não consegui. É isso que estou tentando.
 
Como o video está em ingles, acredito que vocês não entenderam bem alguns pontos.

primeiro, para gravação, não tem necessidade de alterar nenhuma configuração da X32. Ela já vem pré configurada enviando os 32 canais de entrada para a saidas da placa de gravação XUF. Verifique o ROUTING - Card OUT, estes são os canais que estão sendo encaminhados para a XUF (local 1 a 32). sendo estes os canais que sua DAW vai reconhecer.

segundo, existe um procedimento chamado Sound Check Virtual, onde a X32 recebe nos canais de 1 a 32, canais já gravados na DAW, ou seja, você tem 32 duas gravações multi pista em sua DAW e encaminha para 32 canais diferentes que serão reproduzidos na sua X32. Neste procedimento, ai sim, você tem que mudar no ROUTING - Home, para Card 1 a 32, perceba que fazendo isso, sua X32 não vai receber nada vindo dos prés, pois estará configurada para receber nos canais de 1 a 32 o som vindo da XUF.

Então, resumindo, para gravar não precisa configurar nada na X32, basta instalar o driver em seu computador, configurar as entradas (IN) de cada pista em sua DAW e pronto.

Se não ficou claro é só postar que vou tentar explicar qualquer duvida.
 
Oi Fabio,

Sobre esse procedimento entendi sim, a minha duvida era que toda vez que gravasse uma musica multipista, para fazer o sound check teria que mudar o routing como você já explicou.

Hoje atarde fiz alguns testes, instalei o Reaper e configurei conforme o vídeo(só que ao invés de 32 como no vídeo configurei 16 canais), os inputs funcionaram normalmente(todos DirectOut) gravei duas pistas voz e violão só pra teste, funcionou legal.

Como sobrou a segunda layer (17-32) configurei no routing os "inputs 17-24" para "card 1-8 e "inputs 25-32" para "card 9-16" então na primeira layer tenho do 1 ao 16 sendo enviados ao DAW e na segunda layer os mesmos 16 canais voltando da DAW

Resumindo, eu gravo usando a primeira layer e depois escuto usando a segunda layer podendo controlar o nível de cada pista separadamente...

Lembrando, é claro, só para fins de monitoração, nesse modo, o que eu altero na layer 2 não altera no Reaper.
 
Fabio disse:
Lembrando, é claro, só para fins de monitoração, nesse modo, o que eu altero na layer 2 não altera no Reaper.
Mas tenha em mente que este retorno não é só para monitoração não...
Na verdade originalmente este retorno é utilizado para MIXAGEM, onde você regula a mixagem “definitiva” das pistas, abre panorama, aplica equalizações e posteriormente grava o retorno do R/L que é a mixagem final que irá para masterização.

outro detalhe, esta MIX pode ou não ser aplicada também INBOX, ou seja a mesa alterar parâmetros também na DAW, é questão de configuração, usabilidade e gosto.
 
Mas ae é que questiono a usabilidade desse processo todo, nesse esquema que fiz e expliquei acima posso sim fazer como voce citou, mixar, equalizar, panorama e tudo o que a mesa oferece, mas nao altera no DAW... quem grava o Master da pista é o daw,

Se tivesse como fazer dessa forma, mixar e alterar tudo na mesa ao passo que na DAW ia alterando em tempo real, seria ótimo, mas nao sei como fazer
 
Tem como fazer das duas formas e ambas são eficazes em seus objetivos.
Você pode usar a mesa como interface de controle da DAW ou usar a mesa como retorno para uma MIX fora da DAW.

Mixando fora da DAW, usando a mesa como retorno, você terá de dar PLAY na sessão e gravar novamente toda sessão em um canal stereo na DAW para obter a MIX final.
Mixando via DAW, usando a mesa como interface de controle, basta exportar a MIX da sua sessão.
 
Olá galera, tudo bem? Comprei uma mesa X 32 Producer e gostaria de tirar uma duvida em relação ao Reaper...
A volta dos 16 canais na mesa, eu tenho que colocar em Card 1-8 e 9-16, porém não consigo solar e ouvir somente o instrumentos que gostaria, exemplo:
Tenho lá bumbo, caixa e chimbal e gostaria de ouvir só o bumbo, só funciona se mutar os demais canais.
Isso no Cubase já rola solonando.
Alguém sabe me dizer se é do Reaper isso/
 
Back
Topo