CD/MP3 Player automotivo

zavali

Member
Olá a todos!
Desde já, parabéns pelo fórum. Já há tempos venho me aproveitando das idéias e das experiências postadas aqui, mas só agora resolvi me registrar.
Cuido do som de uma pequena congregação (templo pra mais ou menos 100 pessoas). Passamos por uma reforma geral no prédio e agora foi me dada a missão de fazer um upgrade no sistema de som.
Temos hoje uma mesa Ciclotron de 8 canais, cujo modelo não me lembro precisamente (não é nenhum dos disponíveis pra compra hoje, com certeza!), um equalizador Cygnus GE400, uma potência Micrológica de 2 ohms e uma Cygnus 1400.
Quanto à mesa, já decidi comprar uma Behringer SL2442 (elimina o equalizador, me dá dois efeitos de boa qualidade, aumenta o número de canais, sem falar na qualidade sonora).
Mas venho enfrentando um dilema quanto ao reprodutor de CD.
Hoje possuímos um CD Player da Gradiente, antigo de dar dó, mas que vinha funcionando muito bem (é o mais rápido que já vi pra ler o CD). Entretanto, ultimamente tem dado muitos problemas (com CDs originais, inclusive). Começa a pular e não pára mais. Aí, nós, os músicos, temos que assumir o lugar do playback no susto.
Andei pesquisando um pouco e descobri que não cabe no orçamento, de jeito nenhum, um CD player padrão rack (nem sem MP3... rs). Aí vieram algumas idéias:
1. DVD Player: toca tudo, mas tem o problema da demora no reconhecimento da mídia (já li isso por aqui também). É a opção mais barata.
2. Rádio com CD player (desses portáteis): resolveria a questão da aplicação, teria a vantagem de funcionar independente do resto do som (pra ensaiar algum grupo, p. ex.), mas seria muuuuuito feio esteticamente. Um pouco mais caro que o DVD Player (se tocar MP3), mas ainda barato.
3. CD/MP3 Automotivo: reproduz CP e MP3, aceita bem melhor mídias gravadas, é mais veloz no reconhecimento da mídia, mas tem o trabalho extra de preparar uma caixa de madeira para o rack e uma fonte de alimentação. Das três opções, a mais cara, mas ainda barata (com menos de R$ 300,00 se compra o aparelho).

Gostaria de saber dos usuários as opiniões a respeito.

Desde já, agradeço.
 
Olá Zavali, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Veja esta discussão, se te tira as dúvidas. Eu acho que sim...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1110">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1110</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Olá, Bersan.
Obrigado pelas boas vindas.
Eu já havia lido esse tópico todo.
Não há qualquer referência nele a Player Automotivo. Por isso resolvi abrir este.
É claro que, no meu caso, também há a opção do PC, na qual estou pensando com carinho.
Imagine só: se há o incoveniente, assim como nos DVDs Players, da pequena perda de tempo pra carregar as informações do CD, há a possibilidade muito positiva de se ripar tudo, à medida que se toca, para o HD. Isso criaria um acervo completo (com o decorrer do tempo), sem a necessidade de carregar o CD (em ambos os sentidos: no PC e na mão[!]).
Há dois pontos contras (no meu caso):
1. A congregação é de pessoas muuuuito simples. Eu talvez tivesse dificuldade em encontrar um operador para o PC (por mais incrível que isso pareça). Eu sei que a molecada toda hoje já nasce sabendo ligar e usar um computador. Mas e quanto às reuniões do Círculo de Oração...?
2. O preço talvez fuja um pouco do que temos pra gastar.

Um outro ponto positivo no Player Automotivo é que, por aquele preço, o aparelho já vem com conexão USB e slot pra cartão.

Será que ninguém já usou alguma coisa assim? Ou sabe de alguém que tenha usado?
 
Olá amigo,

Essa idéia do player automotivo dará certo, mas acho que você terá algumas dificuldades para operar esse equipamento, além de ser uma adaptação.

Se seu problema é custo baixo, pode ir de DVD player que ficará satisfeito. Eu usei um Gradiente por uns três anos sem muitos problemas. Procure aqueles que possuem os comandos no próprio aparelho e que tenham um bom display (com o número da faixa e o tempo) e evite esbarrões nele para que não pule.

Abraços,

Eduardo.
 
Cara, se seu problema também envolve a estética, CD Player Automotivo é a pior opção. Sem contar que não vai deixar de ser uma "gambiarrazinha gospel", né.

Se não é mesmo viável comprar um CD padrão Rack (um Gemini CD200 sai numa faixa de R$700,00, e ainda tem uns pseudo-efeitos para DJ), eu optaria pelo DVD mesmo...


Você vai ter que se preocupar em deixar a música no ponto antes de tocar. Se deixar pra fazer isso em cima da hora, vai demorar mesmo, mas financeiramente é a melhor opção.
 
Outra coisa, a saída de som automotivo é somente amplificada ou tem uma saída de linha???

Outra coisa, tem de ver o nível de saída (se houver mesmo uma saída de linha)
 
Confesso que não entendo quase nada disso, mas acho que existem saídas não-amplificadas, já que é necessário colocar amplificadores de potência (os famosos módulos) para casos mais exagerados de alto-falantes...
 
Então, pensei nisso também, mas por exemplo: Compramos um MP3 automotivo pro meu pai agora no dia dos pais, e quase certeza que só tem saída amplificada... Porém, não tive tempo de conferir de perto nem ler o manual.

Talvez só haja saída de linha em modelos mais caros; mas não sei nada sobre isso...
 
Gabriel,

Quanto à estética, depende do que se faz com o automotivo pra fazê-lo funcionar. Pode-se fabricar uma caixa bem feita, bem acabada, pintada numa cor discreta (preto, provavelmente), etc.
Seria uma boa se fosse possível essa sua sugestão de deixar a música no ponto... rs
Na minha igreja, o CD chega na minha mão junto com o cantor no púlpito (estamos todos lá). Por isso a tempinho gasto pelo DVD significa muita coisa. Eu já usei durante dois finais de semana um DVD meu lá. Desisti. Não sei se ele era mais demorado que a média (era um modelo da Gradiente), mas era praticamente inviável.


Isinho,

Quanto às saídas, a grande maioria dos aparelhos automotivos possui saída amplificada e saída de sinal. Apenas os muito simples não têm.
 
Cara, eu penso assim:

Cada igreja tem seus usos e costumes (sem entrar no mérito de denominação)... Se em sua igreja são tão importantes os CDs de Playback, é necessário um investimento maior nesse equipamento.

Converse com a galera lá, e tente comprar um CD padrão de rack...
A marca Gemini, por exemplo, não é tão cara, e funciona SUPER bem.
Tem suporte para 2 CDs e é simples de mexer.

Acho que vale o esforço.
 
Som mecânico

Caros Irmãos,


Como também músico ficaria muito feliz se o cd não funcionasse nunca, não gosto de Play Back de forma alguma nem de nenhuma espécie, porém usamos na nossa igreja.

Usamos um DVD Player desses genéricos, quase nunca falha, e quando falha a gente acompanha feliz da vida!

Peça o apoio do seu Pastor e concientize o pessoal em levar o cd antecipadamente com o número da música marcado. E o dirigente na hora de anunciar o grupo que vai louvar pode muito antecipar o próximo, para que o cd já fique na posição.

Fazemos assim lá, funciona bem.


abraço,

Marcelo
 
Peça o apoio do seu Pastor e concientize o pessoal em levar o cd antecipadamente com o número da música marcado. E o dirigente na hora de anunciar o grupo que vai louvar pode muito antecipar o próximo, para que o cd já fique na posição.

É isso aí, Marcelo!

Hábitos antigos não são fáceis de mudar, mas também não é impossível.

Vamos tentar.

Valeu pessoal!
Obrigado a todos pela participação.
 
Back
Topo