Caixas de 15' Mackie Thump15 1000w + Sub de 15'

Bruno Ncar

New Member
Olá galera do SAV!

Sou DJ e costumo tocar em eventos de pequeno e médio porte. Atualmente trabalho com 2 SKP 5Peq (aproximadamente 23kg), mas estou querendo diminuir o peso das caixas e o meu desgaste físico. Então, estou de olho na Mackie Thump 15 1000w, pois além de serem muito leves (15kg) tem um SPL maior que as minhas SKP, 126db contra 118db se não me engano, e ainda dizem que elas tem graves muito bons (estaria melhorando desempenho e mobilidade). Pensei em comprar 1 Sub de 12 + 1 alta de 8 ou 10, mas o peso e o preço seriam maiores, e acredito que o desempenho seria parecido, visto que o falante da Mackie é de 15' contra falantes de 12' dos subs.

Logo estou motivado a comprar as Mackies.

Primeiro ponto, alguém recomendaria um setup diferente de 2 Thump 15 1000w (com bons graves), tendo em vista a mobilidade e o preço, aproximadamente 2500 reais por caixa?

Segundo ponto, conforme a minha demanda eu penso em posteriormente comprar subs de 15' para acompanhar as altas de 15', preferencialmente subs leves de até 30 kg aproximadamente, acham que eles trabalhariam bem com as Mackie? Devido ao espaço no meu carro não poderia utilizar subs de 18', e também são difíceis de carregar sozinho. Andei vendo o Sub Prx715xlf da JBL (25kg), porém a cor cinza destoa das Mackies pretas, mas sei que existem outros na mesma categoria (RCF, StudioR...). Alguma sugestão?

Desde já, obrigado.
 
Na minha opinião sub é sub. Não tem como.
Mesmo parecendo "pequeno" a combinação sub de 12 + alta 8 ou 10 da um som mais bacana para Dj do que uma cx alta full de 15".
 
Bruno;

Posso estar errado mas me parece que esta série Thump é na Mackie o mesmo que as Selenium são na JBL. Estranhei as especificações dela no site da Mackie Brasil comparando com as outras caixas das séries SRM e HD.
Sem ouvir eu iria de RCF Art 310a MKIII. Se as SKP estão te atendendo certamente elas te atenderam muito além do que vc espera, mesmo em termos de graves, enquanto vc não compra seu sub e pelos R$ 2500,00 que vc tem para gastar em cada caixa.
Se tivesse como ouvir... acho difícil esta caixa falar os 37 Hz que diz nas especificações.
 
Se vc comprar um bom sub, as caixas altas podem ser menores. Considerando o sistema completo (sub+alta) o som fica muito bom, bem equilibrado.
O grande dilema de muitos é sempre:
- To sem grana para montar o sistema todo de uma vez. Se eu comprar cxs pequenas agora e os subs para complemantar vir em um futuro muito distante, vou ficar devendo graves nos eventos por um bom tempo.
- Se eu compra 2 x 15 agora, vou ter um grave mais satisfatório agora. Mas depois de comprar os subs, vou perceber que o foco de um sistema compacto, poderia ser menor ainda se estivesse com 10 + sub15 e não 15 + sub15.
Creio que muitos ja passaram por essa situação. rsrss
 
Compre as RCF de 10" e depois 1 sub BOM de 15" já que você terá que carregar com certa frequência.

Eu comprei 2 altas de 15" (usadas pois eu queria economizar na compra e no sub, era para usar em casa) e depois de uma semana tive que ir atras dos subs devido a falta de subgraves. Comprei 2 subs de 15" e 42,0 kg cada (usados também para não ficar muito caro e também pelo motivo de que queria 2 unidades). Só que eu posso transportar apenas quando me der vontade e aconselho você a comprar as RCF de 10" e somente 1 sub LEVE já que tem que trabalhar com o som e ainda transporta-lo em carro, disse carro porque eu tenho a opção de transportar em camionete e mesmo eu não sendo muito franzino não é legal!!!
 
Galera, fui em uma loja de som hoje e pude ouvir a Mackie Thump15 1000w falando, e sinceramente, achei o desempenho muito fraco, acredito que a minha skp fale tão bem quanto, aliás a Mackie ja clipava em metade do volume. O único ponto positivo é realmente a leveza (15kg), mas em minha opinião, não vale 2500 reais.

Um amigo meu sugeriu comprar um sistema passivo, e estou me encaminhando para ele. Comprarei subs de 12' passivos(leves) e altas de 10' passivas, e acredito que o desempenho será infinitamente melhor do que 2 de 15', e posso ampliar posteriormente para um 4x4 se quiser mais som. Acredito que esse setup não passe de 5 mil reais e se bem estruturado vai falar bem. Vi o Sub Oneal OSB 2200 passivo e estou de olho no Eco 12 Steel 400 Oversound. Na amplificação acredito que irei de Crown, pois já conheço.

No mais estou pesquisando gabinetes e falantes, estou tendo certa dificuldade em encontrar gabinetes bem acabados, por isso penso em comprar o Sub pronto.
 
Pessoal, essas Thump são caixas de baixo rendimento (bem baixo em minha opnião), tomam um espanco pras SRM-450 da própria Mackie, e acredito que tenham ficado atras das SKP que menciona.
Na mesma faixa de preço talvez encontre algumas caixas da B3 que tem um desempenho bem superior, da uma pesquisada, e lembre-se que para carregar de um lado pro outro sempre deve ser levado em consideração o peso do sistema! Suas costas agradecerão!rs
 
Com este $ pretendido, a melhor loja a nível custo benefício, que vai encontrar uma boa variedade de caixas e amplificadores é a 4Vias. Dá uma olhada ...
 
Recomendo pegar um par de RCF 310A e algum sub, pode ser o da RCF mesmo (905 ou 8003) ou um FBT, que sai mais em conta e tem melhor pressão sonora.
 
Back
Topo