Caixa full-range + SUB: pode haver cancelamentos???

mbenedito

Moderator
Moderador
Se eu comprar 2 caixas ativas da Attack ( MP604TI resposta 50hz~18khz) e dois SUB's ( SB604 resposta 40hz~150hz com corte a 100hz) eu posso ligar normalmente ou eu tenho que cortar frequencia abaixo dos 100hz nas MP604TI???

ME AJUDEM !!!
 
Caso eu não faça, havera cancelamento??? Na faixa de 50hz a 100hz? Desculpem, mas não me dou muito bem com termos tecnicos, nunca fiz nenhum curso de eletronica, to presisando urgente =\
 
Raphael Leal,

aproveitando, o que seriam:

Hi-pass = ???
Low-pass = passa frequencia abaixo, as acima são cortadas (certo?)]
Low-cut = ??? (tipo um low-pass?)
By-pass = ??? (isso existe :D)
 
A PAZ

Li uma vez na audio list que poderia fazer um teste cortando o sub em 80 e deixando as top com 100, devido os cortes não serem abruptos....faça o teste e coloque o que voce achou.
 
-HPF (hi-pass filter - na verdade abreviando o termo high-pass filter): filtro passa-altas, ou seja, passam sinais de frequência acima da especificada. Ex.: HPF ajustado em 40 Hz - só passa de 40 Hz p/ cima. Abaixo disso é filtrado.

-LPF (low-pass filter): filtro passa-baixas. O oposto do hi-pass. É filtrado o sinal de frequência acima do ajustado. Ex.: um LPF ajustado em 300 Hz filtra o que está acima de 300 Hz; só deixa passar até 300 Hz.

Low-cut e hi-cut são sinônimos de HPF e LPF, respectivamente. Note: cut é corte (verbo cortar), em inglês. Logo, num low-cut vc "corta" as frequências abaixo do valor especificado. Num hi-cut, vc "corta" o que vem acima do valor ajustado.

Existem tb os filtros chamados band-pass, que são uma junção do modo de funcionamento LPF e do HPF, de modo que se cortem as frequências acima de um valor, e abaixo de outro, e só passa uma certa faixa de frequências. Ex.: "juntando" um LPF de 1000 Hz e um HPF de 100 Hz, só passa sinal de 100 Hz a 1000 Hz.

-Bypass: significa passar direto/deixar passar direto. Por exemplo, num EQ, ao acionar o botão "bypass", ele deixa o sinal passar direto, como se não houvesse EQ no caminho.
--------------------------------------------------
Sobre a pergunta inicial, se ñ for feito o corte correto podem acontecer cancelamentos, mas, penso eu, não "na origem" (ou seja, nas caixas), mas sim devido a eventuais interações com o ambiente (acústica). O que acontece mesmo é uma sobra, uma sobreposição de frequências.
Tb pode acontecer de o sub estar com polaridade invertida em relação à caixa top, e, sem o corte correto, nas frequências "faladas" ao mesmo tempo pelas duas, claro, pode haver problema.

O ideal é fazer o corte conforme recomendado pelos fabricantes.


Abraço!
 
Só uma coisa, eu uso as caixas de alta apenas com um roll-off nos graves, mas endereço para o sub apenas o que realmente é necessário. Obtenho um bom resultado assim...
 
eu acho que o isinho tem razão..

devemos cuidar pra não endereçar a mesma frequência pra dois conjuntos de projetores diferentes..


Graves pro Sub´s,,,

E altas, pra cima...

Viva os crossovers!!

Abraço.
 
Desculpe, mas acho que você não entendeu...

Não uso crossover, só o do sub mesmo, mas sem cortar as altas. Faço um roll-off nas caixas de alta, mas mesmo assim ainda respondem ao grave (só que atuados) - e endereço pro sub só o que daria "diferença". Ex.: Baixos (voz), playback, etc...
 
isinho disse:
eu uso as caixas de alta apenas com um roll-off nos graves, mas endereço para o sub apenas o que realmente é necessário.
Na prática, é a mesma coisa, que é evitar a sobreposição de frequências.

Apesar de que eu, particularmente, prefiro deixar isso para os filtros/crossovers, e endereçar tudo p/ o sub. Mas é apenas escolha pessoal.


Abraço!
 
Deixa eu tirar uma dúvida pois tb não entendo bem disso:
Uso um sub LF1000A da Antera com caixas superiores da Mackie SMR450 V2.
Tem 2 tipos de saída: uma paralela e outra 120hz acima (High pass).
Eu teria que usar a saída high pass para melhor resultado??
Como as SMR450 tem ótimo grave, achei que pela saída paralela (sem corte) do sub eu poderia aproveitar melhor a força das Mackies para somar no grave geral.
Estou fazendo besteira?? kkkkkk

Obrigado desde já.
 
Egon disse:
Estou fazendo besteira??
Não necessariamente.
Certamente há alguma sobra de frequências, mas se o som tá legal, é o que importa.

Claro, há certos "preciosismos", como, por exemplo, evitar que as Mackie "desperdicem" energia em frequências que o sub já reproduz e tenham mais headroom p/ si mesmas. Mas eu penso que ñ chega a ser crucial.

Se vc nunca testou usando a saída hi-pass do sub, experimenta e ouve como fica. Se soar melhor, usa assim. Se ficar pior, volta. Se ficar igual, então continua usando a hi-pass, pq pelo menos vc tem aquela economia de energia nas tops.


Abraço!
 
Back
Topo