Aceito sugestões na mesa MG3214FX!!

dBMsom

New Member
Ola pessoal do SOM AO VIVO!!! Neste fin de semana tenho um show onde vou operar uma mesa Yamaha MG3214FX no PA que nunca operei antes. Queria saber se algum de vocês ja usou essa mesa e que tipo de som ela tem, os EQ são bons? E os pre? Os dois efeitos tem um timbre legal? Eu não terei outros efeitos alem dos da mesa. Outra duvida é como usar os 4 canais de compressão do Behringer MDX 4600. A banda é formada por voz, dois back vocals, duas guitarras, teclado, hammond, baixo, bateria e em 2 músicas violão. Minha idéia é usar um comp para voz, outro para o grupo da bateria, outro para o baixo e o último para o grupo de hammond e teclado. Ja que os guitarristas usam muito volume no palco então não terei que aumentar muito na mesa, e o violão é utilizado só em 2 musicas não acho necessidade de comprimir. Esta certo?
Aceito sugestões, ja que não tenho muita experiência em som ao vivo.
Muito obrigado!!
 
realmente eu não tenho muita costume em operar mesas, porque meu trabalho esta totalmente focado no som do estudio, onde é tudo feito no pro tools. Ja operei uma yamaha ls9 de 32 canais durante um mês aproximadamente. Outra mesa que estou muito acostumado a usar é a Tascam M-3500. É a mesa que tem no estúdio de ensaio. E, basicamente, sei operar mesas. Só que como não tenho costume acho que tal vez algumas coisas possam estar fujindo da minha concepção geral de como tudo funciona ao vivo.
 
Conselho de amigo... :mrgreen:

Pegue a mesa e o manual um ou dois dias antes do evento e faça exaustivos testes. Pra garantir uma boa apresentação você deve estar acostumado a trabalhar com a ferramenta.

Imagina um médico que sempre esteve acostumado a usar um bisturi manual e de repente aparece um bisturi elétrico, gostaria de ser o paciente? Acho que não... :D

Então nada melhor que estar habituado com a mesa.

O manual e os testes serão de grande valia para garantir uma boa apresentação.
 
Eu gostaria de ter esse tempo para fazer testes com a mesa mas o problema é que casa de shows fica a uns 800 km de porto alegre, onde eu moro, e não conheço ninguém que tenha uma aqui. O manual eu ja baixei e li de frente para trás e de trás para frente 3 vezes. É por isso que estou querendo saber o que tem de bom e o que tem de ruim. Porque no manual é tudo muito lindo e perfeito, mas as vezes, na prática, não era tudo aquilo, principalmente no som dos pres, no funcionamento dos EQ (você levanta nos agudos mas os agudos não vem, por exemplo) e nos efeitos de reverb e delay.
 
Quanto a isso pode ficar tranquilo.
Os prés dela são legais, melhores que os da LS9, na minha opinião.
A equalização funciona bem, e os efeitos também.

Só por ser Yamaha, já dá pra ir mais tranquilo pro evento.
 
dBMsom disse:
principalmente no som dos pres, no funcionamento dos EQ (você levanta nos agudos mas os agudos não vem, por exemplo) e nos efeitos de reverb e delay.
Não é cilcotron fique tranquilo.
 
dbMsom disse:
Outra duvida é como usar os 4 canais de compressão do Behringer MDX 4600. A banda é formada por voz, dois back vocals, duas guitarras, teclado, hammond, baixo, bateria e em 2 músicas violão. Minha idéia é usar um comp para voz, outro para o grupo da bateria, outro para o baixo e o último para o grupo de hammond e teclado. Ja que os guitarristas usam muito volume no palco então não terei que aumentar muito na mesa, e o violão é utilizado só em 2 musicas não acho necessidade de comprimir. Esta certo?

Só por que vc terá um compressor à disposição, não significa que terá de usá-lo. Se vc não sabe muito bem o que fazer com ele, é melhor não usá-lo. Mas se vc quer utilizá-lo, seria melhor o seguinte:

  1. Não use compressor na bateria toda. Use um canal para o bumbo e outro para a caixa. Se for interessante, vc pode aumentar o sustain da caixa aumentando um pouco o release;
  2. Vc pode usar o compressor para o grupo de back, mas cuidado com ajustes muito fortes pq poderá haver perda nas altas frequências. Faça o ajuste pelo cantor com voz mais forte;
  3. Use, como vc mesmo sugeriu, o compressor no baixo. Tente nivelar os sinais mais fracos aos mais fortes, mas cuidado para não "matar" a dinâmica do instrumento. Não esqueça de ajustar o ganho na saída do compressor;
  4. Não use compressor no resto da banda.

[]'s
 
Back
Topo