Yamaha LS9 X Behringer X32

Tiano Santos 2m

New Member
Ola amigos do Sav!

Novamente venho pedir a ajuda de vocês para mais um investimento que pretendo fazer para melhorar meus sistemas...

Já tenho 2 mesas 01v da yamaha, nenhuma delas me da problema, mas quero um console mais encorpado para usar de mesa de frente e então veio a duvida.... o que os amigos me dizem sobre as duas mesas? Vou citar aqui alguns pros e contras das duas mesas que já li ou ouvi falar... desde já fico muito grato a opinião de todos!

Yamaha LS9 -
Principal vantagem, de 32 canais vai para 64, o que é muito favorável quando for fazer grandes eventos com imput list maior que 32 canais.
Principal contra, faz 5 ou 6 que não atualizam o software e seu projeto, os prés não são tão bons visto que são um projeto antigo, cheguei a ler que os prés da 01v96i são melhores....


Behringer X32-
Principal vantagem, todos os recursos ficam muito a mão, facil de identificar os canais e preço muito convidativo.
Principal contra, não da pra aumentar a quantidade de canais (apenas 32).

E ai amigos? quero a opinião de vocês! Grato
 
Oi @Tiano Santos 2m.
Pra mim, os contras que você citou na Yamaha são mais sérios que o único contra da x32, afinal, também estamos falando de falta de qualidade nos prés...
Tenho uma x32 e já estive exatamente no seu lugar. Eu tinha uma 01v96 antigona, e resolvi investir em uma mesa que funcionasse como interface para as gravações ao vivo que comecei a fazer. Minha dúvida era exatamente a sua - LS9 ou x32. No meu caso foi um pouco pior porque a x32 tinha pouco tempo de mercado e o preconceito com a marca ainda não tinha sido vencido. Hoje, o único constrangimento que o mercado tem com a x32 é que realmente ela não tem a mesma resistência que uma LS9, sendo mais indicada para instalações fixas. Hoje não me arrependo nenhum um pouco da decisão que tomei.
Já trabalhei com a maioria das mesas Yamaha e gosto muito da LS9, mas acho o controle da x32 mais amigável.
Quanto à qualidade dos prés, realmente não posso julgar. Seria leviano eleger uma melhor nesse sentido somente com a experiência de sonorização (nunca gravei nada com a LS9). Posso somente te falar que a x32 é muito boa, e acho bem melhor que a 01v.
Acho que com qualquer uma das duas você estará bem servido. Só leve em conta que talvez você consiga comprar duas x32 com o mesmo investimento de uma LS9 e usá-las juntas, tendo assim os 64 canais que você pode precisar em grandes eventos.
Espero ter podido ajudar.
Um abração.
 
E ai amigos? quero a opinião de vocês! Grato

Há dois anos trocamos a 01V96 pela X32, assim como o @dudufeijo citou.
Motivo, maior quantidade de entradas e saídas.
Sentimos uma diferença perceptível na qualidade do som.
Os recursos da X32 são bem maiores que os da 01V e da LS9 (tendo em vista ser um projeto bem mais recente).
A capacidade de gravação foi um dos recursos que mais pesaram para a aquisição da X32.
Os efeitos também são melhores.
Quanto ao preço, nem se fala.
Quanto a durabilidade, pelos comentários que tenho ouvido de técnicos em manutenção, a X32 apresenta problemas com a mesma frequência que as mesas da Yamaha, não são melhores e nem piores.
Participo de um grupo no Facebook onde vários técnicos de som estão relatando estarem com a X32 na estrada e sem qualquer comentário contra a console, pelo contrário. somente elogios.

O único ponto a favor da LS9 seria a possibilidade de trabalhar com até 64 canais, se isso é um quesito indispensável e os recursos a mais da X32 não vão trazer um diferencial para seu negócio então não tem nem o que discutir sobre o assunto.
 
Pra ser sincero @Fabio_Portella de cara quando vi a X32 me apaixonei, ela é um console que é muito bonito, muito cheio de detalhes, se ela manda som com qualidade é o que importa! Por enquanto está 2 a 0 pra X32 hahaha você sabe me dizer se ela tem Matrix?
 
Timbre e recurso: X32

Durabilidade: LS9

Se for pra locação recomendo fortemente a LS9, caso contrario, X32 sem pensar 2 vezes ;)
 
@Tiano Santos 2m, pra teres uma idéia, até meu DBX eu deixei de usar para gigs pequenas/médias. Tenho usado o Matrix da mesa, onde consigo fazer até 3 vias em estéreo, inclusive com delay aplicado caso necessário.
Outra coisa - no quesito timbre, nas últimas 3 sonorizações que fiz com ela, usei o pacote de plugins da Waves através do MultiRack e não os efeitos dela. Só tem que se ter cuidado com o computador a ser usado por conta do alto nível de processamento exigido. Nesse caso também perde-se a capacidade de gravar em multitrack, já que "empatamos" a interface com a mandada dos canais de volta pra mesa...
Quanto à durabilidade, a minha tem 1 ano. Uso com locação e uma média de 5 a 6 eventos por mês. Ainda não tive problema com nada, mas sempre usando um gerenciador e um no-break.
 
Eu tenho um bom Main Power @dudufeijo quanto a isso é tranquilo. Realmente já ouvi muita gente falando quanto a durabilidade que a LS9 tem, por outro lado, nunca vi ninguém falar que a X32 deu pau ou parou de funcionar. Já li que algumas deram problema de fader levantando sozinho, mas tirando isso nada... obrigado por sua opinião @mbenedito :D
 
Amigos, após inúmeras conversas com donos de locadoras, amigos meus, produtores de duplas sertanejas, donos de casas de shows e tecnicos de som cheguei a um conclusão!
Vou ficar com uma LS9 da Yamaha por dois simples motivos! X32 é uma mesa magnifica mas para ficar quietinha em uma igreja ou teatro, ouvi muuuuitos relatos de x32 em locadoras que pararam no meio do show, com a LS9 não terei esse problema. Outro motivo que me faz ficar com a LS9 é a opção de expandir ela para 64 canais que para mim tem um peso enorme já que eventualmente vou pegar serviços que exigem mais de 32 imputs.
Gostaria de agradecer a opinião de todos os amigos e desejar sucesso em seus projetos! Abraço.
 
Só pra registro, há um erro grotesco de design na X32: o cooler da fonte está localizado na parte inferior, ficando tapado se deixada dentro do case. Isso acarreta queima da fonte e adivinhe o que acontece se a fonte queima...

Até onde conheço, não foi corrigido em versões posteriores.
 
Não é erro, foi projetada desta forma, o problema são os cases mal construídos que fecham 100% qualquer chance de ventilação....

Se deixar a mesa em uma superfície plana ela não da problema algum quanto a refrigeração.
 
Não tive coragem de comprar a LS9 após estudo do seu preço! É um projeto muito velho pra valer tanto! Prefiro comprar qualquer uma do mesmo segmento.
Ex: QU32, SI3, TF5 ou a própria X32. Vou estudar melhor as opções.
 
Ex: QU32, SI3, TF5 ou a própria X32. Vou estudar melhor as opções.

No máximo semana que vem vou postar um review destes 4 consoles mencionados, minha opinião sobre os 4! (vou testar todos lado a lado!)

e sobre a TF, vamos fazer um workshop sobre o console no máximo até a primeira semana de abril, fiquem espertos!!!
 
Ui, amigo Ton está mais vivo do que nunca... hahahaha
Não vemos a hora! Parabéns... Estou esperando esses reviews pra fazer uma aquisição!
 
Ola amigos do Sav!

Novamente venho pedir a ajuda de vocês para mais um investimento que pretendo fazer para melhorar meus sistemas...

Já tenho 2 mesas 01v da yamaha, nenhuma delas me da problema, mas quero um console mais encorpado para usar de mesa de frente e então veio a duvida.... o que os amigos me dizem sobre as duas mesas? Vou citar aqui alguns pros e contras das duas mesas que já li ou ouvi falar... desde já fico muito grato a opinião de todos!

Yamaha LS9 -
Principal vantagem, de 32 canais vai para 64, o que é muito favorável quando for fazer grandes eventos com imput list maior que 32 canais.
Principal contra, faz 5 ou 6 que não atualizam o software e seu projeto, os prés não são tão bons visto que são um projeto antigo, cheguei a ler que os prés da 01v96i são melhores....


Behringer X32-
Principal vantagem, todos os recursos ficam muito a mão, facil de identificar os canais e preço muito convidativo.
Principal contra, não da pra aumentar a quantidade de canais (apenas 32).

E ai amigos? quero a opinião de vocês! Grato
minha opinião em relação a ls9 q realmente ela é uma mesa meio chata de se operar por conta de ficar preso ao software ela nao tem as facilidades das mesas q trazem mais controles a mão e isso atrapalha um pouco e tbm a mesa e muito resistente isso as mesas da yamaha são um grande diferencial.
A x32 ja traz a facilidade de trazer os recursos a mão isso ajuda muito na operação mas behringer é behringer.... não gostei da mesa achei q a marca usou mais de propaganda para se mostrar do que qualidade, é uma mesa q acho q não vale o q oferece na verdade e existe mesas mais baratas e com mais qualidade e opções do q ela... a si expression mesmo tem os prés melhor e tem mais opções em relação a custo beneficio é bem melhor pra operar e muito mais barata....em ralação a assistencia tecnica a yamaha é bem melhor q a fornecedora da behringer para atendimento e tbm segundo informações a behringer por exemplo diferente de muitas mesas digitais é q ela esta toda ligada a uma so placa então se der pau no meio do show já era.
 
Back
Topo