Visita: Fábrica da Santo Angelo

tonreb

Moderator
Moderador
Em uma conversa realizada na feira AES entre Fernando Bersan e Daniel Bernardes – Engenheiro de Desenvolvimento da Santo Angelo, surgiu uma questão: Poderíamos realizar uma visita para verificar o processo de fabricação e constatar a qualidade dos produtos Santo Angelo? Uma questão um tanto quanto complexa, mas a Santo Angelo abriu as portas e nos recebeu muito bem.

Localizada na cidade de Guarulhos, a Santo Angelo está de casa “nova”, uma fabrica criada com os conceitos mais modernos e possui certificação ISO 9001 / ISO 14.000; antenada nas tendências de mercado e, o mais importante, preocupada com o meio ambiente e com o cliente. Tem como visão: Ser a empresa brasileira referência em acessórios no setor industrial e de instrumentos musicais e áudio.

E para eles, ser referência representa:

• oferecer produtos de Qualidade acima da média disponível no mercado brasileiro;
• inserir-se no mercado internacional, com clientes e fornecedores do nosso nível;
• dominar a tecnologia de fabricação e comercialização, otimizando os custos operacionais;
• aprimorar continuamente, profissional e pessoal, nossos colaboradores e parceiros comerciais;
• sermos hoje melhores que ontem no mundo em que vivemos.


DSC05488.jpg


Ao chegar fui bem recepcionado pelo Daniel que nos mostrou toda a estrutura, desde a separação dos materiais para a reciclagem a expedição dos produtos.

DSC05517.jpg


Iniciamos pela coleta de resíduos, onde normalmente as indústrias eliminam resíduo por vários processos; alguns produtos, principalmente os sólidos, são amontoados em depósitos, enquanto que o resíduo líquido é, geralmente, despejado nos rios e mares, de uma ou de outra forma. Observamos a preocupação da SA com o correto descarte de cada resíduo gerado no processo fabril, inclusive reutilizando a água que é descartada, onde foi feito uma E.T.E. (estação de tratamento de efluentes) para que nada seja descartado de maneira errada, sempre preocupada com o meio ambiente.

DSC05518.jpg



Após nos dirigimos à usinagem, onde são feitos o corpo dos conectores P10 entre outras peças.

DSC05489.jpg



Observamos que todo o processo estava com as informações das peças que estavam sendo produzidas em local de fácil acesso (junto a máquina), desta forma o operador pode facilmente passar a tarefa a qualquer outro operador, sem ter perdas de produção e garantindo a qualidade da peça. Todos os funcionários estavam com os devidos EPI´s, lembrando que a segurança é sempre fundamental. Abaixo estão algumas das máquinas que vimos:
Prensa onde são estampados a ponta do conector P10:

DSC05491.jpg


Torno usinando o corpo do conector. O material utilizado é o latão

DSC05492.jpg


DSC05494.jpg



Logo após segue para o tratamento químico e acabamento:

DSC05498.jpg


DSC05495.jpg


DSC05497.jpg


Até este ponto da visita, observamos o total controle quanto à qualidade das peças que estavam em produção, desde a entrada do material, processo de tratamento químico, e acabamento (polimento). Todos os conectores da SA são niquelados e seu tratamento é feito de forma a facilitar a solda, no qual ele tem algumas dicas de como serem feitas.
O descarte (cavaco) do latão volta para o fornecedor no qual recicla o mesmo e retorna para a SA, não tendo perdas nem destarte desnecessário.

Todos os conectores XLR da SA são importados em parte, o isolamento deles é todo feito na fábrica de Guarulhos, prezando assim a qualidade do material empregado. Na foto abaixo vemos um dos pinos antes e depois de receber o material isolante (nas mãos do Daniel).

DSC05500.jpg



A montagem dos conectores é feita manualmente e testado um por um, neste ponto é possível ver o empenho e capricho que os montadores(as) têm, qualquer falha, mínima que seja a peça é descartada.

DSC05502.jpg



A fabricação dos cabos também foi acompanhada, e observamos o processo de laminação, onde cada fio passa por várias polias até chegar à medida correta, desta forma tem uma resposta melhor para cada frequência, de acordo com seu diâmetro.

DSC05503.jpg


Para manter a tensão no fio, importante para o processo de laminação, os fios são dosados através destas máquinas rotativas:

DSC05504.jpg



Após passar por este processo, os fios já trabalhamos são dispostos em uma espécie de carretel para facilitar o manuseio.
Para a montagem dos cabos, estes fios são “transados” com vários outros de espessuras diferentes, abaixo temos um exemplo:

DSC05506.jpg


Conforme o fio principal (vamos assim dizer do fio central) avança, os demais são enrolados ã ele, quanto menor for o passo, maior será a qualidade final do cabo (e também teremos um custo maior). Com este processo o cabo tem uma melhor flexibilidade, não tendo a quebra tão fácil dos fios que o compõe.


Finalizado mais este passo, os fios recebem uma malha e o material isolante através de uma injetora.

DSC05507.jpg


Logo após já temos a gravação dos números e informações técnicas no cabo. É feita em tal velocidade que nem mesmo a câmera conseguiu registrar, ao lado temos o produto já finalizado.

DSC05509.jpg


DSC05511.jpg



O produto final é embalado e já vai para a expedição, onde segue para os pontos de venda, chegando até nós com total qualidade.

DSC05512.jpg


Verificamos também a montagem dos cabos que são vendidos já montados, e também são testados um a um, de forma a garantir um produto confiável.

DSC05514.jpg


E para quem pensa que a Santo Angelo só produz cabos, segue abaixo mais algum dos seus produtos:

DSC05519.jpg


DSC05520.jpg


DSC05521.jpg


DSC05522.jpg


E abaixo temos vários cabos que são fornecidos pela AS, lembrando que os cabos têm variações, nem todos são iguais, para cada uso é recomendado um determinado tipo de cabo, e para cada variação temos fios de diâmetros diferentes, projetados de acordo com o uso no qual será aplicado. Temos que prestar muita atenção na hora de escolhe o cabo correto para cada aplicação, desde uma guitarra, até um microfone, e assim por diante.

DSC05523.jpg


DSC05527.jpg


DSC05526.jpg


DSC05524.jpg


DSC05525.jpg


Com esta visita observamos que a qualidade para a Santo Angelo não é apenas uma questão de Marketing, é algo que vamos receber em casa!
Agradecemos ao Daniel por abrir as portas da empresa e nos mostrar todo o processo fabril e também pela atenção dada, e o que mais apreciamos na visita não foi à forma que os cabos e conectores são produzidos, nem mesmo a qualidade de seus produtos (que são excelentes), mas sim o compromisso que a Santo Angelo está adotando com o cliente final de orientar, explicar o correto uso, dando atenção a todos os clientes sem acepção de pessoas. E ainda teremos novidades nos meses que estão por vir, parabéns a Santo Angelo pelas iniciativas que foram tomadas.
Para maiores informações, acessem o site da empresa:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.santoangelo.com.br/">http://www.santoangelo.com.br/</a><!-- m -->

E para não faltar, segue a parte feia, eu e o Daniel assim que cheguei na Santo Angelo:
DSC05528.jpg
 
... depois de um passeio destes fica facil comparar a qualidade da nossa nacional Santo Angelo com as melhores marcas ai pelo mundo ... muito legal, valeu o passeio.

[ ]´s
 
muito boa a matéria, bem detalha e muito enriquecida de informação, parabéns.. aos meninos, por mais esse prestigio ao SAV.

[]'s.
 
Show de bola !

Na foto que ta trançando os fios, é uma sala isolada acusticamente ? Digo isso pro causa da espuma na parede.

Abraço !
 
Pra não criar outro tópico com o mesmo assunto e enriquecer ainda mais... segue video

Pra quem não tem tamanha oportunidade, seja ela distancia ou por qualquer outro motivo, achei aqui um video com uma visita à fabrica.... achei interessante

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UuFBqr40MOg[/youtube]
 
Texto republicado como artigo no site: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos/visita-a-fabrica-da-santo-angelo/">http://www.somaovivo.mus.br/artigos/vis ... to-angelo/</a><!-- m -->
 
Tonreb,
aproveitando que você visitou a fábrica, é verdade que os cabos Sparflex são produzidos lado a lado com os cabos Santo Angelo?
Ouvi dizer que as duas marcas(Sparflex e Santo Angelo) são produzidos pela Santo Angelo, só mudam na parte de grafar o nome e as informações técnicas do cabo.

Sei lá! Achei meio sem noção... Mas não custa perguntar.

Abraços!
 
Somente para informação. .. As fábricas ficam muito próximas, mas não procede que são produzidas pela mesma empresa.
 
Back
Topo