Artigo Usando o P16-M com a 01V96 (VMC ou I)

pTjz

Moderator
Moderador
Sabemos que o terror do todo operador, principalmente de igrejas como é nosso caso, é ter que suprir as necessidades de todos músicos, cantores e preletores e ainda assim ter a responsabilidade de fazer uma boa MIX no PA.
Assim sendo, começamos a vislumbrar um sistema de auto mixagem para os músicos dando ao operador autonomia total para que o mesmo se preocupasse única e exclusivamente com o PA.
Dito isto analisando todas as marcas disponíveis no mercado o que saiu mais em conta foi o P16-M, então eis o escolhido.
Pesquisei ainda a qualidade deles e usabilidade, e a resposta do mercado foi boa.
Porém ainda tínhamos um problema, tínhamos em mãos uma 01V96 e não uma X32 então pesquisamos ainda se era possível fazer esta ligação, de cara percebemos era viável implementar o P16-M sem ter que trocar a mesa, então sancionamos o projeto e compramos tudo que precisávamos.

Chegamos então ao foco do artigo, como implementar o P16-M com a 01V96?

12143087_882568018459471_7882371160970048206_n.jpg


Vamos entender como podemos fazer esta ligação.

Primeiramente precisaremos criar uma interface ETHERNET (Rede) compatível com o P16M, para isso precisaremos de uma interface externa já que não existe nenhuma placa de expansão disponível para a 01V96 compatível com o ULTRANET nome dada a rede da BEHRINGUER que alimenta o P16M.
Trata-se da interface P16-I da própria BEHRINGER.

distribuidor-profissional-powerplay-p16i-behringer-l-o-j-a-904701-MLB20379707719_082015-F.jpg

distribuidor-profissional-powerplay-p16i-behringer-l-o-j-a-806701-MLB20379706828_082015-F.jpg


Essa interface pode ser conectada na 01V96 de duas formas.

1- Entradas analógicas da interface.
2- Via ADAT

Para usar via entrada analógica, você deverá de alguma forma efetuar uma divisão do sinal desejado de modo físico, normalmente faz-se um SPLIT no multicabo ou usa-se o INSERT das entradas 1-14 da mesa como DIRECT-OUT para este fim.
Podemos ainda usar as saídas físicas (OMNI e ADA) para rotear os canais desejados via DIRECT, AUX ou BUS e posteriormente interligar com o P16-I.


Já para usar via ADAT a coisa fica bem mais simples, entretanto para aproveitar os 16 canais do P16-M precisaremos que a mesa esteja expandida pelo menos com 24 canais (Placa MY8-AT) porém recomenda-se a placa MY16-AT pois será necessário duas saídas ADAT apenas para este fim, já que o protocolo ADAT consegue transmitir no máximo 8 canais IN/OUT (https://pt.wikipedia.org/wiki/ADAT) usando então a placa indicada usaríamos duas saídas para o P16-I e ainda sobra uma saída para ser usado em um expansor ADA para outros fins como retorno de chão, InEAR, colunas de delay e coisas do tipo.

Dito isto, basta usar dois cabos óticos interligando duas saídas da 01V96 nas entradas do P16-I.
Após esta interligação física, faremos um PATCHOUT na mesa direcionando os canais desejados para as saídas ADAT que estão ligadas ao P16-I.
Feito isto, usaremos as saídas RJ45 do P16-I interligando a interface nos monitores P16-M que receberá automaticamente energia (sem precisar de fonte) e os canais roteados na mesa.

ATENÇÃO AO QUESITO ENERGIA:Os P16-M podem ser interligados entre si, porém a saída RJ45 (TRHU) dele não alimentará o segundo P16-M, ou seja, cada saída do P16-I só é capaz de alimentar eletricamente 1 unidade do P16-M.
Caso a quantidade de saídas do P16-I não sejam suficientes, passa a ser necessário a aquisição de um SWITCHER PPPOE apropriado comercializado pela BEHRINGER, trata-se do P16-M, nunca testamos um que não fosse este, então se for preciso, compre o da própria empresa.


RESULTADOS FINAIS.

Não poderiam ser melhores, conseguimos alcançar o objetivo, demos ao operador uma tarefa bem menos árdua, onde ele se preocupa apenas com o PA e o retorno de chão para preletores, ministros e solistas.

No quesito músicos precisamos fazer um adendo importante, pois eles finalmente perceberam que não é tão fácil conseguir no fone o que eles viviam exigindo e passaram a preferir usar o sistema de fone antigo... Foi necessário uma atenção especial no início, dando dicas de mixagem e ensinando os mesmos a explorarem a ferramenta.
Após este período de adaptação tivemos um feedback extremamente positivo, hoje eles não sabem mais viver sem e estamos prestes a implementar o mesmo sistema no estúdio de ensaios, onde eles usam cubos e não fones.


Porém nem tudo são flores, a BEHRINGER não disponibilizou a impedância da saída dos fones, mas de cara percebemos que a saída não era como no POWERCLICK, o volume era bem menor.
Acredita-se que a impedância dos P16-M seja algo em torno de 100Ohms, pois os fones que melhor responderam no monitor tinham esta impedância.
Então refizemos a estrutura de ganhos da mesa, deixando todos trabalhando perto do 0DB na entrada/saída melhorando substancialmente o HEARDROM do sistema.
Ainda que com menos volume o P16-M atendeu as necessidades da banda de palco onde somente o batera continuou usando um powerclick na saída do P16-M apenas para empurrar melhor o fone.

Concluindo, o sistema é muito bom e vale a pena, dará autonomia tanto aos músicos quanto ao operador a um preço legal.
 
Última edição:
Tentarei ainda essa semana fazer alguns vídeos e postar algumas fotos da instalação que usei.
Fazer alguns vídeos também.
 
se você usar mais de 16 canais da mesa, ferrou kkkk, ai teria que fazer um matrix das peças da bateria de repente para os backs também só pra sobrar mais mandadas kkkkkk, bem interessante, pena que não funciona na roland m-300
 
se você usar mais de 16 canais da mesa, ferrou kkkk, ai teria que fazer um matrix das peças da bateria de repente para os backs também só pra sobrar mais mandadas kkkkkk, bem interessante, pena que não funciona na roland m-300
Cara, sinceramente?
Acho 16 canais ideal para MIX pessoal... Quem precisa mais que isso? E outra, qual a porcentagem de músicos saberia mixar mais que 16 canais?
Com 16 já é difícil, imagina com mais.

Ainda assim, eu faço exatamente isso.
1- Baixo
2-Tec
3- Guit
4- Violão
5- Voz S/F
6- Voz S/F
7- ---
8- Back (Agrupado por subgrupo)
9- ---
10- ---
11- ---
12- ---
13- Bumbo
14- Caixa (Top)
15- Tons/Surdo (Via AUX)
16- Pratos/HH (Via AUX)

Ou seja me sobram canais ainda, que são preenchidos em certas ocasiões pelas ligações em etereo, click, samples, voz interna, etc...
 
não eu sei, tranquilho, só coloquei que dá pra fazer várias configurações com esse tipo de aparelho, e que o cara fica livre sem dor de cabeça
 
pena que não rola na roland, e na outra igreja em que trabalho, trabalho com uma 01v96, mais eles não tem visão de investir no som, pra eles chegaram no limite máximo, em termos de investimento, no som, e na outra o protocolo da roland não aceita os da behringer nem aviom, não aceita nada, os caras amarraram
 
Rola P16-M com a Roland sim, via entradas análogas.
Sai da Roland via AUX/Insert ou split físico do multicabo e entr ano P16-I que alimenta os P16-M.
 
@Eliabe parabens pelo post, sempre fui a favor do musico mixar seu fone, concordo que nem todos irão entender de primeira, mais poxa é uma baita mão na roda.
Hoje operamos com duas mesas, o que ja facilita bastante, mais trabalhamos com mais de 30 pessoas no grupo rsss, mais na base ja ajudaria bastante.

Só por curiosidade quando sai um sisteminha desses para 6 musicos ?

8) 8)
 
Olha, em preços atuais não sei direito... Eu paguei bem mias barato que os preços praticados atualmente com a alta do dólar.

Mas imagino que o P16-I esteja uns 1,2k
O P16-D uns 800
E o P16-M uns 1,3k

Então ficaria ai perto dos 10k.
 
eu posso fazer o seguinte: posso puxar o sinal dos instrumentos pelos outs link dos DI, e só faço cabo Y só para os mics.

só que tenho que comprar esse aparelho, que converte sinal analógico para digital, pois a roland posso ligar em cascata, acho que rola isso na behringer, mais como estou querendo dar o pulo do gato, tem que morrer em alguma coisa kkkkkk
 
então eu tenho, para fazer a ligação:
o P16 I: que pega os 16 sinais analógicos e distribui para suas 6 saídas os 16 canais, e cada saída dessa eu ligo um P16-M, obtendo um total de 6 P16-M.

O P16D seria uma extensão, pra eu ligar mais P16-M?
 
lá eu vou gastar pouco, apesar de ter 4 backs, teclado, guitarra, baixo, bateria, violino, flauta, violão e 2 mics para ministro já ia esquecendo do sax kkkkk, só importa eu colocar 3, 1 pra batera, 1 teclado e 1 para o ministro principal, ele usa um ear psm200, ai o que eu estava pensando em fazer:
como eu ja falei, 1 pra batera
1 para teclado
1 para o ministro
para os backs, baixo, usaria os auxiliares da mesa mesmo com um power play 4700 da behringer, um mesmo para o sax, flauta, violino e guitarra, já para o violão e o segundo ministro jogo nos monitores de chão.
A mesa é uma M-300 da roland, nela eu tenho 8 aux e 4 mitrix, mais tenho que usar uns para efeitos e som ambiente nas salas.
 
pTjz, tudo bom? Temos uma 01V96i na igreja e seu post me animou a montar esse sistema de retorno lá.

Comprei a My16at, o P16-I, o P16-D (switch) e 4x P16-M (por enquanto... até juntarmos mais uma grana e eliminarmos todos os powerclicks de vez).

Enfim, fiz todas as conexões tudo certo... ligando as saídas ópticas 1-8 e 9-16 da My16at ao P16-I.
Mas na hora de configurar a mesa que tive alguns problemas... acho que estou fazendo algo errado.

Fiz o seguinte: PATCH -> OUT PATCH e no painel "SLOT" (1-16) fui colocando "INS CH1" ao "slot 1", "INS CH2 ao "slot 2", e assim por diante... E nada de sair som no P16-M.
Só consegui fazer o equipamento funcionar indo em INS/DLY e ligando o "INSERT" de cada canal. O P16-M funcionou, porém parou de sair som nos AUX que utilizo para as caixas de retorno e parou de sair som no PA.

Eu não entendo muito e estou precisando de um help nisso... rsrs :p
Obrigado!
 
Última edição:
Esta errado o patch, use os Direct Outs.
Vou dar um exemplo para você entender, vamos supor que você queira enviar o canal 1 da mesa para o canal 1 do P16M.
Nesse caso faça o seguinte na mesa:
- Selecione o canal 1
- Ative o "D" no view (DIRECT)
- E no slot do direct coloque SL1-1

01v.png

Isso vai fazer com que a entrada 1 da mesa seja enviada diretamente para a saida 1 do SLOT (placa), que por sua vez esta conectada ao sistema do P16.
 
Lembrando que você também pode enviar SUB/AUX para os P16M, neste caso, você pode fazer pelo PATCH OUT como você estava tentando anteriormente.

Eu uso SUB nos BACKS, assim eu vejo todos de uma só vez e aproveito a MIX do PA para ouví-los, isso é muito útil pra mim porque em algumas músicas uma pessoa do BACK sola dessa forma a mesa aumenta o microfone dessa pessoa, ao mesmo tempo meu fone aumenta evitando precisar mexer no meio do evento.
Sem falar que economiza canais no P16M.
 
Entendi! Agora fez mais sentido... unico porém é que não vou poder mais fazer gravação no Cubase via DIRECT OUT, certo?
Teria alguma outra forma de utilizar os dois recursos simultaneamente?
Ou para gravação eu teria que fazer via BUS? que no caso seriam até 8 pistas simultaneas, certo?

Valeu pela luz!
 
Os instrumentos de 1-12 você pode montar um cabo P10-TRS > P10 e tirar o sinal pelo INSERT.
Os demais, você terá que usar AUX/BUS.

Ou faça split físico no multicabo.
 
Sabemos que o terror do todo operador, principalmente de igrejas como é nosso caso, é ter que suprir as necessidades de todos músicos, cantores e preletores e ainda assim ter a responsabilidade de fazer uma boa MIX no PA.
Assim sendo, começamos a vislumbrar um sistema de auto mixagem para os músicos dando ao operador autonomia total para que o mesmo se preocupasse única e exclusivamente com o PA.
Dito isto analisando todas as marcas disponíveis no mercado o que saiu mais em conta foi o P16-M, então eis o escolhido.
Pesquisei ainda a qualidade deles e usabilidade, e a resposta do mercado foi boa.
Porém ainda tínhamos um problema, tínhamos em mãos uma 01V96 e não uma X32 então pesquisamos ainda se era possível fazer esta ligação, de cara percebemos era viável implementar o P16-M sem ter que trocar a mesa, então sancionamos o projeto e compramos tudo que precisávamos.

Chegamos então ao foco do artigo, como implementar o P16-M com a 01V96?

12143087_882568018459471_7882371160970048206_n.jpg


Vamos entender como podemos fazer esta ligação.

Primeiramente precisaremos criar uma interface ETHERNET (Rede) compatível com o P16M, para isso precisaremos de uma interface externa já que não existe nenhuma placa de expansão disponível para a 01V96 compatível com o ULTRANET nome dada a rede da BEHRINGUER que alimenta o P16M.
Trata-se da interface P16-I da própria BEHRINGER.

distribuidor-profissional-powerplay-p16i-behringer-l-o-j-a-904701-MLB20379707719_082015-F.jpg

distribuidor-profissional-powerplay-p16i-behringer-l-o-j-a-806701-MLB20379706828_082015-F.jpg


Essa interface pode ser conectada na 01V96 de duas formas.

1- Entradas analógicas da interface.
2- Via ADAT

Para usar via entrada analógica, você deverá de alguma forma efetuar uma divisão do sinal desejado de modo físico, normalmente faz-se um SPLIT no multicabo ou usa-se o INSERT das entradas 1-14 da mesa como DIRECT-OUT para este fim.
Podemos ainda usar as saídas físicas (OMNI e ADA) para rotear os canais desejados via DIRECT, AUX ou BUS e posteriormente interligar com o P16-I.


Já para usar via ADAT a coisa fica bem mais simples, entretanto para aproveitar os 16 canais do P16-M precisaremos que a mesa esteja expandida pelo menos com 24 canais (Placa MY8-AT) porém recomenda-se a placa MY16-AT pois será necessário duas saídas ADAT apenas para este fim, já que o protocolo ADAT consegue transmitir no máximo 8 canais IN/OUT (https://pt.wikipedia.org/wiki/ADAT) usando então a placa indicada usaríamos duas saídas para o P16-I e ainda sobra uma saída para ser usado em um expansor ADA para outros fins como retorno de chão, InEAR, colunas de delay e coisas do tipo.

Dito isto, basta usar dois cabos óticos interligando duas saídas da 01V96 nas entradas do P16-I.
Após esta interligação física, faremos um PATCHOUT na mesa direcionando os canais desejados para as saídas ADAT que estão ligadas ao P16-I.
Feito isto, usaremos as saídas RJ45 do P16-I interligando a interface nos monitores P16-M que receberá automaticamente energia (sem precisar de fonte) e os canais roteados na mesa.

ATENÇÃO AO QUESITO ENERGIA:Os P16-M podem ser interligados entre si, porém a saída RJ45 (TRHU) dele não alimentará o segundo P16-M, ou seja, cada saída do P16-I só é capaz de alimentar eletricamente 1 unidade do P16-M.
Caso a quantidade de saídas do P16-I não sejam suficientes, passa a ser necessário a aquisição de um SWITCHER PPPOE apropriado comercializado pela BEHRINGER, trata-se do P16-M, nunca testamos um que não fosse este, então se for preciso, compre o da própria empresa.


RESULTADOS FINAIS.

Não poderiam ser melhores, conseguimos alcançar o objetivo, demos ao operador uma tarefa bem menos árdua, onde ele se preocupa apenas com o PA e o retorno de chão para preletores, ministros e solistas.

No quesito músicos precisamos fazer um adendo importante, pois eles finalmente perceberam que não é tão fácil conseguir no fone o que eles viviam exigindo e passaram a preferir usar o sistema de fone antigo... Foi necessário uma atenção especial no início, dando dicas de mixagem e ensinando os mesmos a explorarem a ferramenta.
Após este período de adaptação tivemos um feedback extremamente positivo, hoje eles não sabem mais viver sem e estamos prestes a implementar o mesmo sistema no estúdio de ensaios, onde eles usam cubos e não fones.


Porém nem tudo são flores, a BEHRINGER não disponibilizou a impedância da saída dos fones, mas de cara percebemos que a saída não era como no POWERCLICK, o volume era bem menor.
Acredita-se que a impedância dos P16-M seja algo em torno de 100Ohms, pois os fones que melhor responderam no monitor tinham esta impedância.
Então refizemos a estrutura de ganhos da mesa, deixando todos trabalhando perto do 0DB na entrada/saída melhorando substancialmente o HEARDROM do sistema.
Ainda que com menos volume o P16-M atendeu as necessidades da banda de palco onde somente o batera continuou usando um powerclick na saída do P16-M apenas para empurrar melhor o fone.

Concluindo, o sistema é muito bom e vale a pena, dará autonomia tanto aos músicos quanto ao operador a um preço legal.


Olá!
Cara quero saber quanto foi o valor total com todos os produtos??
Qual o fone que vcs usam??
 
Back
Topo