Subgrave (dúvida)

Larissa

Member
Olá,

Alguém pode me explicar como funciona essas caixas?

Porque colocar os alto-falantes dessa maneira?

E qual a diferença dele estar assim, ao invés de estar virado para frente como é mais comum?

Ou alguém tem alguma apostila para indicar?

01_p-a--som-profissional--line-array--staner--sb-1000_grande.jpg
mlt2.jpg

4xT18.jpg
mtl4.jpg


Obrigada.
 
Larissa, por ordem, da esquerda para a direita,( em cima) temos as seguintes caixas :

1 - EAW SB 1000
2 - EV MTL 2
3 - EV MTL 4
4 - EV T-18

Vamos começar pela mais facil, a T-18, ela é uma caixa "cornetada" de camara aberta, ou seja o falante fica exposto, e a excursão do cone é razoavelmente controlada pela pressão atmosferica. A vantagem é a eficiencia das cornetas e a ventilação do falante.

As MTL2 e 4, seguem um pricnipio chamado MANYFOLD, ou seja, COLETOR (*), onde os falante são montados de maneira a que o deslocamento de ar deles seja sempre JUNTADO nas camaras frontais e traseiras e devolvido em FASE (diante + tras) de forma a aumentar muito o rendimento da caixa, e tambem de colocar a maior qtida possive de falantes no menor espaço, especialmente a MTL4. Vantagem eficiencia e pequena dimensão dos CLUSTERS ou agrupamentos de caixas, desvantagem o peso da brincadeira, especialmente a MTL 4.

A SB 1000 é meio que uma mistura desse lance de MANYFOLD com Bass Reflex. O lance dos falantes estarem inclinados (em V) simplesmente se da pelo compromisso de se ter a menor area fronta possivel para a caixa, onde em tese vc so conseguiria colocar um falante de 18, vc tem 2 ...
Essa caixa a SB 1000 é um caso de amor e odio, em certas situações funciona muito bem e em outras não.

No geral, não existe nenhuma apostila onde vc pode levantar dados sobre essas caixas, e a melhor fonte de informações são os sites e publicações dos proprio fabricantes. EAW e EV. Em tempo, a T-18 e as MTL foram descontinuadas faz um bom tempo.
 
T18 não é bem uma caixa cornetada, mas segue a linha por ai.

Dentre as citadas, a que tem um grave pouco mais macio digamos é a sb1000, mas como Ullmann disse, amor é ódio, é tipo de caixa que trabalha bem em acoplamentos.

MTL2, eu já ouvi, não sei se a na pratica o nível de distorção é alto, mas no ouvido, parece pouco.

MTL4 nunca vi um loco que fez hehe,

T18, minhas preferida, adoro ela, principalmente para quem gosta de Hip Hop, Dance, funck, etc pois é um gravão bem forte.

Abraço
 
Lucas

" ... T18 não é bem uma caixa cornetada, ... " a.k.a (*) SCOOP que por sua vez nada mais é que uma variação de uma corneta, ou sera que a relação area da boca e area da "garagnat" não te diz nada ?

" ... a que tem um grave pouco mais macio digamos é a sb1000, ... "

Isso sempre vai depender do falante. Falante bons som bom, falante ruim som ruim, falante meia boca, som meia boca ...

Abs
 
Sim verdade Ullmann,

Realação sb1000 realmente, mas dentre as que ouvi, todas com bons falantes, sb1000 pareceu ter um som pouco mais macio, MAS... tem de ter no minimo umas 4 acopladas no centro para se ter um resultado satisfatório.

Abraço
 
Como ja havia dito antes, existe casos e caso... Uma vez aqui na minha cidade foi feito um show com a banda Cine (pop-rock), foram usada 3 SB1000 da Fz Audio por lado, o som estava muito homogênio e potente em uma faixa de aprox. 100 mtros do palco, ja outra vez em outro show, foi usada 4 SS850 por lado (não me recordo a marca, mas era passiva) e o som tava "morrendo" bem antes de 100 metros.

Abraço !
 
lucasoliveira disse:
Sim verdade Ullmann,

Realação sb1000 realmente, mas dentre as que ouvi, todas com bons falantes, sb1000 pareceu ter um som pouco mais macio, MAS... tem de ter no minimo umas 4 acopladas no centro para se ter um resultado satisfatório.

Abraço

Sabe onde eu encomendo essas T18?

Eu tenho duas ativas da antera e eu queria mandar fazer mais duas pra funcionar como passiva. É a LF18.1AX, pensei em colocar nessas T18 os falantes da oversound 18.2/600, por questões de grana.
 
Eu tenho duas ativas da antera e eu queria mandar fazer mais duas pra funcionar como passiva. É a LF18.1AX, pensei em colocar nessas T18 os falantes da oversound 18.2/600, por questões de grana.

Não, não, não, tem que ser a passiva da Antera, não da pra faze isso que você quer (da dá, mas não é nem um pouco recomendado), se tiver faltando dinheiro pega uma só agora e depois pega a outra.
 
Ja construi as T18 e MTL2!!
Veja o video da MTL2.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TIFop6uaij4[/youtube]

lucasoliveira disse:
MTL4 nunca vi um loco que fez hehe,

Manda o projeto pra ver se eu não faço hehehe!!

abraços!!
 
mbenedito disse:
Eu tenho duas ativas da antera e eu queria mandar fazer mais duas pra funcionar como passiva. É a LF18.1AX, pensei em colocar nessas T18 os falantes da oversound 18.2/600, por questões de grana.

Não, não, não, tem que ser a passiva da Antera, não da pra faze isso que você quer (da dá, mas não é nem um pouco recomendado), se tiver faltando dinheiro pega uma só agora e depois pega a outra.


Não dá pra colocar essa T18 como passiva da antera?

Porque não é recomendado?
 
fabio.santos disse:
mbenedito disse:
Eu tenho duas ativas da antera e eu queria mandar fazer mais duas pra funcionar como passiva. É a LF18.1AX, pensei em colocar nessas T18 os falantes da oversound 18.2/600, por questões de grana.

Não, não, não, tem que ser a passiva da Antera, não da pra faze isso que você quer (da dá, mas não é nem um pouco recomendado), se tiver faltando dinheiro pega uma só agora e depois pega a outra.


Não dá pra colocar essa T18 como passiva da antera?

Porque não é recomendado?

Que dá, dá sim. Mas pense comigo: serão duas caixas de graves de um modelo e outras duas de outro. Será que não ficam feias quando juntas?
Outro fato é que o som será diferente entre os dois modelos com certeza.
Portanto, não se recomenda caixas diferentes na mesma via do crossover.


OBS: tudo o que eu comentei foi experiencia própria .Tinha duas w-horn e duas caixas tipo sb850 da snake na mesma via (subgraves) e não ficaram tocando muito legal.
 
Eu estou com dó de gastar 1300 com cada caixa passiva da antera....

Por questão de estética não estou tão preocupado, porque por 1600 mais ou menos eu acho que daria pra fazer 2 destas T18.

Quanto ao rendimento se a T18 bater mais, que problema tem? Fica distorcido?

Perdoe a minha ignorância é que eu sou novo em sonorização.
 
Fábio

A grande questão pode não ser tanto a estética, mas sonoridade. Acredito que as Anteras são band-pass e as T-18 tipo corneta. Mas entendo o que diz a respeito do preço da antera rsrsrsr.

Olha, o corte de frequencia da antera ativa foi feito pra as passivas da propria marca.
 
Ullmann disse:
No geral, não existe nenhuma apostila onde vc pode levantar dados sobre essas caixas, e a melhor fonte de informações são os sites e publicações dos proprio fabricantes.

Entendi, Muito Obrigada Ullmann.

lucasoliveira disse:
MTL4 nunca vi um loco que fez hehe,

rsrs, Pensei a mesma coisa quando vi...
 
joctom disse:
Ja construi as T18 e MTL2!!
Veja o video da MTL2.

Muito bom, o grave ficou um pouco melhor
qdo vc afastou um pouco da caixa...Mas seu projeto ficou muito bom..

Manda o vídeo da T18...


Obrigada.
 
Bão ... Na epoca devida construimos inumeras MTL2 e 4, bem como seu pares MTH 2 e 4.
O real problema da MTL4, seu pesinho e tamanho, um "cubo" de 95 cm, e 120 kg, que podem ser ainda mais conforme os falantes que se usem nelas, bla, bla ...

A pancada dela é um assombro, se forem varia .. bem imaginem.

MAs a minha preferidas é a MTL2 e MTH2 pelo tamanho e desempenho.

Abs
 
Back
Topo