som profissional é coisa séria, mas estava pensando em montar um para alugar

Rafael1222

New Member
Tenho conhecimento em vários tipos de som, mas o som profissional requer inteligência e cursos, aqui em fortaleza tem cursos de operador de áudio e de som Profissional mas são caros, então para montar um som profissional, com gerador mesa de som, processador, custa quanto mais ou menos? E é obrigatório ter conhecimentos matemáticos sobre o assunto?
 
Vai depender da cobertura que você pretende fazer (tipos de evento x tamanho de público). Um som legal, com duas caixas ativas, dois sub, mesa 16ch, cases pra carregar, cabos, pedestal, um par de microfone sem fio, tudo com uma qualidade média, fica próximo de R$10.000 sem muito luxo. Pra operar, um bom curso é importante, porém a prática é que faz diferença, se puder acompanhar alguém que já faça esse tipo de serviço é interessante pra ir observando o mercado, os procedimentos, as manhas e dificuldades, etc.
 
@Rafael1222 ;

Reforço oque o @Roberto Melo disse. Apenas observo que o investimento inicial vai depender do público alvo ( quantidade e estilo musical, se é som mecânico ou ao vivo ). Tb dependerá, e muito, do padrão de qualidade mínimo que vai adotar, vc deverá então ponderar o custoxbenefício, o retorno financeiro que espera obter com o aluguel do seu som.
Para o padrão que eu estabeleci pra mim, um som pra cerca de 500 pessoas em local aberto com banda, composto no mínimo de 2 caixas para retorno, e caixas para PA, 2 subs, mesa, cabos, mics (com e sem fio), pedestais, mesa ( mínimo 18 canais ) e aguns periféricos ( basicamante um Pentacústica e um processador ), estimo em torno de uns R$ 40.000,00. Estou na metade dele.
O povo valoriza a qualidade do som? Normalmente, não. Quem não ouve e principalmente não é do meio da música , não sabe identificar e reconhecer o que a gente fala quando apresenta o produto. Mas eu prefiro assim, faz parte da missão da empresa apresentar, principalmente á igrejas e empresas da região ( até mesmo por meio de treinamentos e " amostras grátis , isso então faz o maior sucesso ), um som como eles raramente ouviram ou ouviram na região. Aqui a maioria dos sistemas são alugados por Dj`s, o que quer dizer, que será um som, com volume razoável mas sem equilíbrio e simultaneamente muito grave e estridente, ou seja, incômodo. Tb refém da proximidade, quanto mais vc se afasta, pior e mais incômodo fica. Mas o preço que esta galera cobra é baixo.
Então sugiro que defina muito claramente seu público alvo, o que vc vai atender, quanto pretende gastar e, mais importante ainda, qual retorno espera receber e em quanto tempo. Isso vai te ajudar a não fazer gastos desnecessários e se decepcionar depois.
Gd abraço
 
Já sabe da maior importância, sabe que tem que estudar.
O custo é como os companheiros descreveram, vai depender da qualidade e quantidade pretendida.
Quanto a matemática vai precisar sempre, mas nada demais.
Agora o mais importante....
Nos piores dos tempos, só continuam os que amam...
 
Back
Topo