Socorro!!! Furtaram o som da igreja e precisamos montar outro!

Matheus C.

New Member
Boa Tarde pessoal,

Sou novo aqui na SomAoVivo, mas acompanho o fórum há certo tempo e opero o som da minha igreja. Gostaria de parabenizar todo o pessoal pelos tópicos que com certeza tem ajudado várias pessoas como eu (que entendem pouco do assunto).

Pois bem, estamos passando por muitos problemas com o som da minha igreja pois á meses atrás a igreja foi arrombada e furtada, levaram tudo... Mesa de som, caixas, alguns microfones, cabos, projetor (Data Show). Após ao ocorrido foi necessário gastar um bom dinheiro para a instalação de alarmes e câmeras de segurança. Além disso o número de membros e visitantes tem aumentado a cada dia mais e imagino que em breve será necessário ir para um local maior.

No momento estamos usando no improviso com o que restou: uma caixa multiuso WattSom 500, 1 Caixa de Som Passiva (Ela foi montada, não sei especificar como ela é... Possui 1 Autofalante, 1 Tweeter e 1 Corneta), 1 potência machine 1.5 sb, 1 Central de Microfone Sem Fio Duplo Uhf Lyco Uh-02mm e um microfone com fio Dinâmico (Não sei a marca). Está tudo da seguinte maneira: Microfones, teclado, notebook e as vezes um violão ligado na Caixa Multiuso, potência machine 1.5 sb na saída (Line Out) da caixa multiuso e caixa passiva ligado na potencia.

Mais alguns dados:

Medidas da igreja: Altura 6m; Largura 7m e Comprimento 16m (Ainda vou medir e confirmar certinho, mas me falaram que é mais ou menos isso)


Pastor

Ministério de louvor (3 vozes)

Grupo Jovem (cerca de 8 vozes)

Teclado

Bateria

Mídia (Notebook)

Além disso temos baixo, guitarra e violão, mas devido à falta de instrumentistas esses instrumentos só são usados eventualmente por convidados.

Aproximadamente 80 lugares. (Mas ultimamente os cultos tem contado com um número de pessoas bem é superior a isso...)

Obs.: A bateria não precisa ser microfonada e acho que não precisa de um microfone por pessoa para o grupo jovem, a minha opinião 6 microfones estaria de bom tamanho para toda a igreja.

Até então minha ideia é fazer o seguinte:

Comprar primeiramente Cabos e Conectores (Cabo Santo Ângelo sc30 e conectores da marca Amphenol) á vista e logo apos parcelar uma "Mesa De Som Behringer Sx2442fx" e uma "Caixa Ativa Attack Vrf 1550a 500w Rms 15", e ligaria a caixa ativa, caixa passiva e potência na mesa. E futuramente (quando der) comprar mais uma "Caixa Ativa Attack Vrf 1550a 500w Rms 15", 2 Caixas "Retorno Attack Vrm 1230a Monitor Ativo 300w", uma "Central Sem Fio Quadruplo Staner Srw 48 Q", "Sub Ativo Attack Vrs1810a" e se houver necessidade um Equalizador.


Preciso de sugestões sobre o que fazer para melhorar o som, até então não temos nenhum dinheiro para isso. A princípio tentaríamos fazer algo com R$:500,00 por mês, sendo assim gostaria de sugestões sobre quais equipamentos devemos adquirir (mesa, caixas, retornos, microfones, equalizador e tudo o que acharem necessário).


* Sei que é difícil fazer qualquer coisa com só isso de dinheiro, mas... Qualquer ajuda é sempre Bem-Vinda!*


Desde já agradeço a todos do SomAoVivo.


Abraço,


Matheus C.
 

Attachments

  • Som.pdf
    792.9 KB · Visitas: 10
@Matheus C. ;

Seja bem vindo ao SAV!
Fico triste em saber do ocorrido em sua igreja, á algum tempo não via relatos disso... negócio é crer que Deus está no controle de todas as coisas e que o universo conspira para o bem daqueles que amam a Deus. Ele proverá!
Com relação ao som que vc apresentou, as caixas da Attack, estes modelos em específico, são usadas em minha igreja. São boas caixas e acredito que uma dará conta da sua igreja ( a VRF 1550a ) desde que vc posicione corretamente. Põe ela em fly, vai te atender. A mesa recomendo um pouco mais de esforço para ter muito mais qualidade e durabilidade, esqueça Behringer ( a não ser que não haja outra alternativa ), vai de Yamaha, olha aqui: http://www.kabum.com.br/produto/18117/yamaha-mesa-de-som-analogica-mg24-14fx-30460. Dá pra achar com preço semelhante ao que estão pedindo na Beh. Cabo é esse mesmo, mas vc poderia cotar um multicabo com medusa, é mais protegido e organizado e talvez não saia tão mais caro. Conectores, na minha opinião, Amphenol são os melhores de todos, só uso eles e os que vc citou estão com um bom preço.
Na minha igreja a Yamaha e as Attack sobram agudos, como sou novo lá, ainda não deu pra perceber se isto é uma característia, das caixas, da mesa, da acústica do templo ou um vício auditivo dos operadores ( esta me perece a opção mais provável ). O som tb embola com facilidade ficando sem intelegibilidade. Mas veja primeiro o som que vc consegue tirar com a mesa e a partir daí defina se vai precisar do equalizador.
Sua bateria é microfonada? Vc não diz se vcs possuem baixo. Se a bateria não é microfonada e vcs não tem baixo, acho o sub dispensável, se for só para o teclado. Ainda que a bateria seja microfonada e tenham baixo, precisa ver como a acústica de sua igreja responde nos graves, experimente uns pancadões ( sons graves, não os funks ) quando estiver com a VRF1550a e avalie. Sub pode acrescentar mais problemas do que soluções. Já tenha em vista, caso opte por comprar sub, a questão do posicionamento no templo e em relação a caixa do PA, geralmente questões de estética atrapalham muito nesta parte e dependendo disso vc pode vir a precisar de um processador.
Vou chamar o amigo @Ronaldo1, pra nos ajudar aqui, pois embora talvez não sejam tão boas quanto as Attack, as caixas da Staner, as SR315a e SR212a, são boas opções e estão mais baratas que as Attack. Em termos de custo benefício pode ser melhor pra vcs. Como sua igreja está crescendo, depois se decidirem comprar as Attack pro PA poderiam usar as Staner pro retorno.
Vc pode tb avaliar a possibilidade de usar caixas passivas e nesse caso um som da 4Vias pode vir a ser o ideal. Nesta parte é o @Sandro_Alves, que vai nos ajudar.
Daqui a pouco eles aparecem por aqui certamente vão poder colaborar mais e melhor do que eu.
Gd abraço meu querido.
 
Fico triste em saber do ocorrido em sua igreja, á algum tempo não via relatos disso... negócio é crer que Deus está no controle de todas as coisas e que o universo conspira para o bem daqueles que amam a Deus. Ele proverá!

AltVan13,

Eu creio, Vai dar tudo certo, e se Deus quiser em breve estaremos com um bom som!

Põe ela em fly, vai te atender. A mesa recomendo um pouco mais de esforço para ter muito mais qualidade e durabilidade, esqueça Behringer ( a não ser que não haja outra alternativa ), vai de Yamaha, olha aqui: http://www.kabum.com.br/produto/18117/yamaha-mesa-de-som-analogica-mg24-14fx-30460. Dá pra achar com preço semelhante ao que estão pedindo na Beh.

Infelizmente não encontrei a Yamaha mg24/14fx em nenhum lugar, no Kabum encontra-se indisponível e nos demais sites também não encontrei. E o bom seria uma mesa no máximo até esse mesmo valor, a menos que economizássemos nas caixas ou em outras coisas. A questão financeira esta complicada, já tive um breve conversa com o Pastor e Tesoureiro da igreja, e a partir do que decidir aqui que vou passar pra eles o que seria necessário pra dar uma melhorada no som. Olhando a necessidade da igreja conforme especificado acima, será que uma mesa de 16 canais seria melhor pra gente? Fico preocupado só na questão de ficarmos limitado com 16 canais, já que a mesa que usávamos antes era de 16 canais e já tinha aquela preocupação. Agora então que o numero de membros tem aumentado mais a cada dia... E além do mais, está se iniciando na igreja aulas de instrumentos para cessar nossa escassez de instrumentistas, isso é ótimo! Mas a preocupação com o som só aumenta.

Cabo é esse mesmo, mas vc poderia cotar um multicabo com medusa, é mais protegido e organizado e talvez não saia tão mais caro. Conectores, na minha opinião, Amphenol são os melhores de todos, só uso eles e os que vc citou estão com um bom preço.

Posso estar enganado mas quando a medusa eu acho que não há tanta necessidade no momento devido a pouca distancia em que a mesa de som fica dos cantores e instrumentistas, em breve vou tirar umas fotos da igreja e passar as medidas exatas.

Mas veja primeiro o som que vc consegue tirar com a mesa e a partir daí defina se vai precisar do equalizador.

Achei uma mesa que me despertou interesse e nela tem o equalizador, compressor e vários outras funções. Acha que seria uma boa a Mesa De Som Digital Behringer X Air Xr16? (http://produto.mercadolivre.com.br/...tal-behringer-x-air-xr16-xr-16-canis-loja-_JM), o valor dela é o mesmo da que eu citei lá em cima, se for pagar à vista é possível encontrar até mais barato (mas no meu caso acho que não vai ser possível á vista). Ou devo fugir dessa Behringer tbm?

Sua bateria é microfonada? Vc não diz se vcs possuem baixo. Se a bateria não é microfonada e vcs não tem baixo, acho o sub dispensável, se for só para o teclado. Ainda que a bateria seja microfonada e tenham baixo, precisa ver como a acústica de sua igreja responde nos graves, experimente uns pancadões ( sons graves, não os funks ) quando estiver com a VRF1550a e avalie. Sub pode acrescentar mais problemas do que soluções. Já tenha em vista, caso opte por comprar sub, a questão do posicionamento no templo e em relação a caixa do PA, geralmente questões de estética atrapalham muito nesta parte e dependendo disso vc pode vir a precisar de um processador.

Realmente.. Vou esquecer essa questão de Sub, a bateria não é microfonada, e temos baixo sim, porém no momento está parado por falta de instrumentista!

embora talvez não sejam tão boas quanto as Attack, as caixas da Staner, as SR315a e SR212a, são boas opções e estão mais baratas que as Attack. Em termos de custo benefício pode ser melhor pra vcs. Como sua igreja está crescendo, depois se decidirem comprar as Attack pro PA poderiam usar as Staner pro retorno.
Vc pode tb avaliar a possibilidade de usar caixas passivas e nesse caso um som da 4Vias pode vir a ser o ideal.

Pelo mesmo preço dessas caixas Staner eu consigo encontrar a Caixa Acústica 12 Ativa Attack Vrf 1230a 300w, seria melhor que a Staner? Uma caixa de 300w nos atenderia bem? Ou seria melhor essa de 500w? Usando caixas passivas teria que comprar outro Amplificador Potência tbm né? Um som de 4 vias seria o que mesmo? kk

Agradeço á sua e as futuras ajudas.

Abraço, Matheus C.
 
4 vias é a loja amigo, eles vendem bons kits passivos, já vem as caixas de som e o amplificador certo.
Mesas digitais da behringer são boas, fuja só das analógicas, mas esse modelo citado precisa de um ipad para controle.
Infelizmente a MG24/14FX saiu de linha, dando lugar à MGP24X, que e infinitamente superior, mas com a alta do dólar ela esta custando mais de 8k. Outra boa opção seria a MG20XU, mas o preço dela beira os 5K.
De qualquer forma o interessante e começar com uma boa nessa de som e boas caixas. Esqueça todo o resto. As atack ouvi as VRM1230, gostei muito do som mas meu pastor e um irmão que é musico e hoje é líder do grupo de louvor amaram a staner SR212a, então ficamos com ela. Ninguém reclama. Mas isso é muito pessoal, o bom e ouvir pra ver o que mais lhe agrada.
 
@Matheus C.;

Vc está comparando a Staner de 15' com a Attack de 12". A diferença de preço entre a Sr315a e a VRF1550a fica em torno de R$ 700,00. Gostaria de saber do @Ronaldo1 se ele acha que uma SR315a atenderia sua igreja. A diferença entre o valor das caixas vc poderia usar para comprar uma mesa melhor. Uma outra opção seria uma usada de boa procedência, pode haver aqui no SAV alguém que possa indicar. Quanto á 4Vias é disso aqui que estamos falando: http://www.4vias.com.br/shop/produt...ep=1&codigo_categoria=96&tipo_busca=categoria . Existem outros kits mais baratos e mais caros
 
Última edição:
Com tamanha diferença de preço e na falta de orçamento compensa sim pegar a staner SR315A. Com certeza uma delas tipo cluster central atenderia a igreja dentre sim, com um grave até legal.
 
Eu comparei a Caixa Attack VRF 1230a 300w (http://www.attack.com.br/web/index.php/vrf/2015-11-05-10-48-16) por causa da potência (w rms), pois apesar da Attack ser de 12 ela possui os mesmos 300w rms que a caixa Staner SR315a de 15 (http://www.staner.com.br/produtos/detalhe_produto.php?id=93&categoria=2). Mas dentre todas as caixas já citadas aqui, o que vocês me recomendaria? E a mesa Behringer XR16 seria uma boa? Não temos Ipad na igreja, porém a mesa pode tbm ser usada no Notebook, Android e etc.. Eu baixei o Software da mesa no meu notebook e achei bem interessante, seria essa mesa uma boa opção?
 
São 300w. Não confie em vendedores do ML. Confie em quem fábrica a caixa. E watts são relativos, não é porque uma tem mais que a outra que falara mais. E sim, essa mesa e uma boa opção, só não confiaria no Android pra controle.
 
Sendo assim então no momento o ideal seria isso..?
Mesa de Som Behringer X Air Xr16
1 Caixa Ativa Staner SR315a (Em Cluster Central)
Cabo Santo Angelo Sc30
Conectores Amphenol
E quais microfones sem fio vocês me indicam?

Segue algumas fotos da igreja...20160410_221143~1.jpg 20160410_221153~1.jpg 20160410_222116~1.jpg 20160410_222133~1.jpg 20160421_130437~1.jpg 20160421_201400~1.jpg 20160421_201522~1.jpg 20160421_201714~1.jpg 20160421_204146~1.jpg
 
Acredito que o melhor custoXbenefício que vc vai achar será o AKG mas acho que tb tem alguns da Staner que podem te atender. Não sei se a Vocopro já está com representação no Brasil, se achar pode comprar sem medo.
 
Última edição:
Olá! eu tenho um certo medo de mesa digital em igreja. pq nem sempre o operador do som vai estar presente. e aí pode complicar para outra pessoa operar! isso piora mais ainda se a mesa não tiver os controles nela, e depender de outro dispositivo....
 
O problema e o custo. Ele encontrou a mesa com vários recursos por um bom preço. Pro que ele precisa a que mais se aproxima é a MG20XU, mas cerca de mil dilmas a mais. Hoje sou a favor de mesas digitais em igrejas. Mas tem que ter treinamento. Tem que ter entrosamento da toda equipe de louvor com os operadores. Assim pode salvar cenas, o que facilita tudo. Mas mesa digital com apenas seis auxílios pra mim não faz sentido.
 
Última edição:
eu tenho um certo medo de mesa digital em igreja. pq nem sempre o operador do som vai estar presente. e aí pode complicar para outra pessoa operar

Somente uma informação: se a pessoa não souber utilizar uma digital no minimo de sua operação, não fará um bom trabalho em uma analógica..... para ambos os casos deve se ter o minimo de conhecimento!
 
Realmente tá muito barato. Mas o perfil da loja no Reclame aqui é bom. Se decidir comprar com ela posta suas impressões depois.
 
A principio a ideia era com R$:500 por mês, adquirir nos 2 primeiros meses cabo Santo Angelo e conectores Amphenol, já no terceiro parcelar uma Mesa De Som Behringer Sx2442fx e uma Caixa Ativa Attack Vrf 1550a 500w Rms 15, com isso gastaríamos cerca de R$:6.000 com a Mesa e Caixa. Depois disso muita coisa mudou, estou lendo as apostilas disponíveis aqui no site e outras diversas coisas, logo já mudei meu pensamento sobre diversas coisas. Conversei também com o Pastor e Tesoureiro da igreja e decidíamos que ao invés de parcelar vamos tentar comprar á vista. Já que vai ser á vista tem como conseguir mais barato na internet.

Logo diante disso tudo, das caixas e mesas já citadas aqui...

Gostaria de saber qual seria a mesa ideal? Analógica ou Digital? Behringer Xr16, Yamaha Mg20xu ou alguma outra?

E a caixa? Ativa ou Passiva? Attack Vrf 1550a 500w Rms 15, Staner SR315a, Kit SUPER BEAT (4 Vias) com 02 Caixas 15 + Ti com Potência ou alguma outra?

Quanto aos dias que eu não estiver, tem uma outra pessoa que vai ficar responsável (Vou ensina-lo, treinar e solicitar que ele leia os manuais e apostilas tbm), já tem dias que não se faz necessário á utilização de instrumentos e vários microfones (Como nos cultos de Consagração), para esses dias eu pensei em fazer uma "tomada" XLR ligado direto na caixa (No caso da Attack ou Staner que possuem entrada MIC), para ligar uma central de microfone sem fio diretamente na caixa de som, e caso necessário a regulagem de volume poderá ser feita pela central por qualquer um.

Quantos aos preços, achei esses:

Attack Vrf 1550a 500w Rms 15 (http://produto.mercadolivre.com.br/...ck-vrf-1550a-500w-rms-15-loja-o-f-e-r-t-a-_JM) - R$ 2.399 (Frete Gratis)

Staner SR315a (http://www.kabum.com.br/produto/54332/staner-caixa-acustica-mp3-via-usb-e-sd-card-300-w-rms-sr-315a) - R$ 1.778,75 (Já com o valor do frete)

Kit SUPER BEAT (4 Vias) com 02 Caixas 15 + Ti com Potência (http://www.4vias.com.br/shop/produt...ep=1&codigo_categoria=96&tipo_busca=categoria) - R$2.795,26 (Tem que mandar e-mail pra saber o valor do frete)

Behringer Xr16 (http://www.eletrolegal.com.br/produto/behringer-xr16/15607) - R$ 3.037,8 (Já com o valor do frete)

Yamaha Mg20xu (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-743867994-mesa-analogica-yamaha-mg20xu-12x-sem-juros-_JM) - R$ 3.798,64 (Tem que perguntar o custo de envio)






http://www.4vias.com.br/shop/produt...ep=1&codigo_categoria=96&tipo_busca=categoria
 
Nesse caso eu prefiro a analógica. Essa digital é muito simples, mas ao mesmo tempo tem mais recursos que a analógica. Já a analógica tem mais canais, compressores, facilidade na operação. Eu iria de analógica, devido aos poucos auxílios da digital.
As caixas iria de staner.
 
Os recursos da XR16 não seriam os mesmos da XR18 só que com menos canais? Estou com preguiça de procurar no manual, então, @Matheus C., é contigo mesmo. Verifique nos manuais, se os recursos forem os mesmos da XR18 e devido ao valor que vc encontrou, eu ficaria com a XR16..
Agora deixe-me complicar um pouco nais a sua vida:
1) Caixa Attack + Mesa Yamaha = R$ 6.197,84
2) Caixa Staner + XR16 = R$ 4.816,55
3) Caixa Staner + XR18 = R$ 6.778,75
Na opção 2 vc economiza R$ 1381,29 em relação á opção 1.
Na opção 3 vc gasta R$ 581,11 a mais em relação á opção 1, mas tb leva uma mesa que tem sido elogiada por aqui e que está, tb, com um ótimo custoXbenefício nesta Eletrolegal ( caso decida comprar lá ). Eu já fui á um casamento com banda que foi feito com esta mesa, e tem vários vídeos dela aqui no SAV pra vc se inteirar á respeito.
Lembre tb que a mesa digital vai te oferecer vários recursos associados, como equalizador, compressor e etc..., que tem que ser conferidos no manual e que na mesa analógica vc ia ter que comprar separado.
Independente disso gostaria de te perguntar se vc está percebendo como o seu projeto está avançando em qualidade sem destoar tanto assim do orçamento original ( Lembra, era mais ou menos R$ 6.046,50 só a mesa Beh e a Attack ). Isto é fruto de seu trabalho e dedicação em trazer para sua igreja o melhor possível dentro do que ela pode gastar. Parabéns e não desanime, talvez vc consiga algo que te atenda muito além do que vc imaginou inicialmente.
 
Boa Noite,
Pelo o que eu pude perceber a diferença entre o XR18 e o XR16 é a quantidade de canais e a possibilidade de gravar em Multi-Pista (XR18), já em relação a mesa da Yamaha não sei se seria confiável comprar com esse vendedor do ML, apesar de sua reputação estar boa e o preço tbm, vi varias reclamações a respeito de atraso na entrega, de vender produto que não tem em estoque e etc.
Realmente é perceptível a melhora no projeto, agradeço á todos pela grande colaboração. E para complicar um pouco mais o projeto tenho mais uma novidade... Acabei de achar a Caixa Ativa Staner SR-615A 600W (http://www.kabum.com.br/produto/66558/caixa-ativa-try-way-staner-2x15-drive-titanio-600w-sr-615a) por R$:150,99 á mais que o modelo Staner SR-315A (http://www.kabum.com.br/produto/543...-usb-e-sd-card-300-w-rms-sr-315a/?tag=SR-315A), o que acham dessa?
 
Back
Topo