Sistema de Retorno de Fones

G

Guest

Guest
Bom pessoal aqui to eu perdido de novo o lance é o seguinte.
Quando a nossa mackie 24.8 Bus retornar quero eliminar as caixas de instrumento ligando todos os instrumentos na mesa com retorno individual de fone para cada instrumentista e deixar os vocalistas todos nos retornos de pulpito.
Mas aí aparecem as dúvidas:
Tenho cerca de 6 direct box's passivos lá na igreja e pelo que andei estudando por aqui a forma correta de ligar os instrumentos p10 na mesa seria passando-os pelo direct box, ok?
Mas como vou colocar retornos individuais no fone de ouvido como teria que fazer?

Instrumento > Power Click > Direct Box > Medusa > Mesa ????

Essa é a ligação correta? ou posso usar o Power Click como Direct box? estou meio perdido rsrsrsrs
 
Acredito que está certa sua teoria sim...
Só coloca-lá em prática...

O powerclick não funciona como direct box, então é necessário sim utilizar caso queira deixa o sinal a nível de microfone..


Abração
Rodrigo
 
Instrumento > Power Click > Direct Box > Medusa > Mesa

Certíssimo.

Mas você também precisará de vias do multicabo para enviar o sinal dos auxiliares para os Powerclicks dos músicos. Nada de mais, só um cabo entrando no Input 2 do Powerclick. Dessa forma, o músico poderá escolher se ouvir (o seu instrumento) e/ou ouvir o sinal do Aux.

Um abraço,

Fernando
 
Deblyn disse:
Mas como vou colocar retornos individuais no fone de ouvido como teria que fazer?

Instrumento > Power Click > Direct Box > Medusa > Mesa ????

Essa é a ligação correta? ou posso usar o Power Click como Direct box? estou meio perdido rsrsrsrs

Veja o esquema de ligação:

EsquemaDI-Powerclick.jpg


1) Vc pluga o instrumento no IN do direct box;

2) Depois vc pluga o LINK do DI no IN 1 do Powerclick;

3) Vc conecta a saída XLR do DI à mesa;

4) Depois conecta a saída do auxiliar escolhido para o retorno de fone no IN 2 do Powerclick;

5) Para linkar um Powerclick em outro, conecte o OUT 2 no IN 2 do outro Powerclick e assim por diante.

O DB-05 tem um controle de volume master, que controla os dois canais, e tem um controle de volume por canal, nos quais vc pode dosar o volume do seu instrumento (canal 1) e o da banda (canal 2).

Ajudou?

[]'s
 
Hum..... eu axava meio estranho o fato de ter que ligar power click em um Direct Box.... mas vi que não estou tao errado.. rsrsrsrsr

Vlw pelas respostas ae.... vo testar esse sábado ou domingo na igreja.... e depois posto aqui... se alguem tiver algo mais pra falar posta ae xD ;)

DTA.....
 
bom pessoal como eu disse eu ia testar e aqui vai o resultado.

Fiz a ligação conforme o primeiro Post "Baixo>Power Click> DI>Mesa" o som do baixo fico realmente muito bom, bem distribuido na mesa, não ficou muito alto. funcinou perfeitamente. Mas aí vem alguns questionamentos:

1º ao ligar o fone no Power Click e ligar um cabo no power click (mesmo que não tivesse nada na outra ponta) o fone ficava com um chiado, daqueles tipicos de gravações com Fita K7 sabem? Não usei um fone profissinoal, pois o dono do Power Click ñ estava com o fone da Koss, então usei um SHE-3200 da philips será que o problema é esse?

2º queria a opinião de vocês, devo deixar só o instrumentista se ouvindo no Power Click, ou coloco retorno geral em todos os fones para os instrumentistas?
 
Deblyn disse:
1º ao ligar o fone no Power Click e ligar um cabo no power click (mesmo que não tivesse nada na outra ponta) o fone ficava com um chiado, daqueles tipicos de gravações com Fita K7 sabem? Não usei um fone profissinoal, pois o dono do Power Click ñ estava com o fone da Koss, então usei um SHE-3200 da philips será que o problema é esse?

O problema não deve ser do fone... deve ser cabeamento.

2º queria a opinião de vocês, devo deixar só o instrumentista se ouvindo no Power Click, ou coloco retorno geral em todos os fones para os instrumentistas?

Os músicos precisam ouvir o resto da banda, afinal eles são um conjunto, não é?

[]'s
 
Bom neste caso então para colocar o retorno geral para os músicos o esquema muda um pouco neah, a ligação seria entao "Instrumento>DI>Mesa>Aux.(retorno)>Line In do Power Click" certo?
Mas nesse caso eu vou ter que usar um canal de retorno para cada power click?
 
Isso é o ideal, mas vc só vai conseguir se tiver muitos auxiliares disponíveis. Se vc tiver poucos auxiliares, é melhor enviar por um deles a banda toda mixada para o IN2 do primeiro PowerClick e linkar nos outros como no desenho do post anterior.

[]'s
 
certo.... mas no teste que fiz no domingo foi com um Power Click que ñ tinha o IN2 então nao tinha como fazer, o que posso fazer eh o seguinte:
Tenho aqui 2 Megaclick.
Ae seria "Inst>DI>Mesa" até aqui td normal "Aux>In Power Clic1>Out Power Click1>In Power Click2" e assim por diante

Mas neste caso eu teria que usar cabos XLR Fêmea>P10
Ou então comprar mais megaclicks pq ele tem saída p10

desculpem a confusão, mas é que agora embolou mesmo rsrrs
 
embolou mesmo. Tá tudo escrito aí em cima, não tá difícil de entender.

Pegue um caderno e faça o desenho do esquema de ligações você mesmo. Ao final, verá os cabos que terá que fazer (sim, XLR-P10 para aproveitar a medusa pode ser usado).

Um abraço,

Fernando
 
Não, não quis ofender ninguém não.

É para pegar mesmo um caderno e fazer os desenhos, eu faço isso direto.

Eu desenho todos os esquemas de ligação, vou anotando do lado os cabos que deverão ser, etc e tal.

No final, conto as quantidades e tenho o material que preciso levar.

Já fiz umas 10 reformas de som de igreja em pizzaria, comendo e desenhando no papel. Até hoje tenho o desenho de um som muito bom que fizemos em um ginásio, ele foi originalmente feito em uma pizzaria. Ainda tem marca de mostarda e maionese nele.

Um abraço,

Fernando
 
Eu sei disso Bersan.. e não foi pra vc não.. só apenas comentando..
é q vc explica tão bem.. que o pessoal as vezes se confunde e acaba complicando tudo.. é so uma questão de entendimento (teoria) que muitos é dificil de aprender.. mas o fato dos desenhos.. isso é corretissimo..
abraço..
 
Ow pessoal desculpa aí, a minha intenção não era dizer que estava "complicado entender o esquema" o eu quiz dizer eh que realmente EU estava ficando confuso pra descrever tudo e talz. Pra falar a verdade nem tinha pensado em desenhar rsrsrsrs vo tentar e acredito que ajude muito.

O Bersan explica as paradas super bem, assim como todos os outros usuários que me ajudaram em todos os tópicos. o pessoal aqui é show de bola.... se falei alguma coisa que foi interpretada de forma errada malz ae ;)
 
Ola meus nobres,

Tentei ler tudo mas a impaciencia nao deixou, por tanto se tiver sendo repetitivo pessoa lecenca ok!

Ligacao interessante, mas como os musicos (instrumentistas) iram ouvir os demais membros e companheiros de culto?

Voce pode fazer a seguinte ligacao:

Sai de um auxiliar e liga no powerclick (caso este seja o amp para os fones) por este auxiliar voce faz a mix do fone deacordo com cada musico.
Como um amigo acima disse, quanto mais auxiliares mais mixers individuas voce tera.

Com a sua console se nao me engano voce podera fazer 6 sem separadas isso nao usando efeitos nos auxiliares.

Caso o que escrevi esteja confuso deve ser por conta do teclado japones.
 
Estou com o mesmo problema...
Eu tenho um ULTRA-DI PRO DI4000 e um POWERPLAY PRO-8 HA8000 na minha igreja.
Eu deixei um sinal master vindo da MESA para o powerplay.
Quando a banda sozinha toca, fica uma beleza, todo mundo se ouve legal. Mas, quando a banda e um conjunto tocam ao mesmo tempo (4 instrumentos e 6 mic) a galera reclama que os microfones sobre saem e fica alto d+.
Me falaram de por uma mesa independente para os instrumentos, mas fiquei meio confuso com isso.
Gostaria de alguma dica para resolver esse problema: ouvir todos os instrumentos e também os mics mas baixos.
 
Tente usar uma saída auxiliar da mesa para tirar o sinal para o Powerplay, assim podes dosar cada coisa de maneira independente do master.
 
Back
Topo