Sistema de Pa para shows pequenos

pedrolmathias

New Member
Então galera, boa tarde a todos.

Sou novo no mundo de Pa's sou muito fã de som automotivo mas estou querendo montar um sistema de Pa pequeno para alugar para eventos de shows, coisa pequena de 200 a 1000 pessoas em ambientes abertos e fechados.

Tenho em mente o seguinte:

Para começar quero montar duas caixas seria a velha dutada mesmo com duto retangular com dois woofers de 15" cada para a parte do grave e mais duas caixas com um woofer de 12" + um driver Ti cada para médio e agudo, depois mais pra frente montaria gabinetes com um woofer de 18" cada para o sub grave.

Então estava pensando em utilizar woofer da oversound os de 15" seriam o modelo 15G-400 tem uma boa sensibilidade oq implica em menor potencia necessária e um custo bem em conta, mas estou aberto a sugestões ñ sei ainda qual os drivers e os médios...

Gostaria da opinião dos mais inteirados no assunto se um sistema assim daria um sonzinho legal para eventos pequenos...

Amp ainda ñ sei vou definir, primeiro as caixas, pois eu mesmo irei confeccioná-las depois os amp...

Tipo de música é pagode, funk, hip hop e eletrônica...

Desde já agradeço a todos.
 
Mudança no projeto:

Agora será uma caixa com um over steel 12" 300 rms + um driver Ti over DTi 4626
uma caixa com um woofer over 18.2 600 rms

pra começar será assim depois vou duplicar a parte de médio e agudo e depois o de 18"

gostaria de sugestões para os amplificadores, mesa...etc com um bom custo/beneficio...
 
Alô Pedro não construa caixa de som sem um projeto!!!!
Entre em contato com o fabricante que ele irá fornecer o projeto da caixa com as medidas, dimensões e dutos pra você extrair o máximo de seus falantes e drivers.

Abraço pra vc e sucesso no seu projeto
 
Olá Pedro, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Som para 200 pessoas é uma coisa, para 1.000 é outra bem diferente. Por exemplo, a grosso modo, seu primeiro projeto (2x 15" + driver) atenderia bem um público maior (300-600 pessoas), enquanto seu segundo projeto (12" + driver (100-300 pessoas) seria para um público pequeno.

Assim, seria necessário você definir a quantidade de pessoas, assim como também o estilo musical, o tipo de público, se serão apenas locais fechados e/ou abertos/fechados, o quanto você pode gastar, etc. Vai ficar bem mais fácil responder...

Um abraço,

Fernando
 
Então gente vamos lá...

A quantidade distinta de pessoas q citei é porque no caso de uma coisa maior eu acrescento mais caixas, tipo as caixas dos sub, vou fazer caixas com um sub em cada, de um tamanho q permita o acoplamento quando juntas, mesma coisa com as caixas de médio e agudo, só ñ sei se é melhor eu colocar woofer de 12" + Ti ou woofer de 15" + Ti.

Questão de custo pretendo gastar o mínimo possível para começar pois já tenho em mente uns eventos, aí depois vou acrescentando mais caixas e amp, gostaria também de sugestões de amp com um bom custo beneficio sendo q a caixa do subgrave já está definida então pode ser um amp de dois canais q forneça de 600 a 800 rms por canal a 8 Ohm, crossover, mesa...

A confecção das caixas serão com base nas medidas q o fabricante sugere mesmo tenho um documento baixado do site da oversound com as medidas de caixa para uso profissional para todos os falantes da série.

A intenção inicial é fazer uma caixa dessa com um de 18" e uma caixa com um ou dois de 12" ou 15" + Ti para começar, depois vou dobrar o projeto aí acredito q já terei um equipamento para uma boa utilização e prezo a qualidade, caixa de abelha tem aos montes por aí...

Minha pretensão é essa:

50498233.jpg


Sendo q eu montaria metade pra começar depois a outra metade. Será q fica bom e com uma capacidade razoável?

É isso ai galera eis minhas dúvidas, agradeço a todos desde já...
 
Olá,

olhe só... os subs de 18 serão um complemento melhor para caixas com woofer de 15" do que para caixas com woofer de 12". Outra vantagem é que em eventos onde um pancadão de graves não seja necessário, as caixas com 15" já atenderão bem. Seria minha escolha.

Esse desenho com a sua pretensão... está bem, muito DJ faz evento com isto aí. Só não economize: se a Oversound manda usar o driver mais caro, não troque por outro mais barato. Se o woofer é um, não mude nada, tem que ser aquele mesmo. Mesma coisa para medidas da caixa, material indicado, etc.

Quanto ao número de pessoas, acho que um som desses dá e sobra para um evento de médio porte (500-600) pessoas em local fechado, imaginando essas músicas que DJs tocam. Para mais que isto, só testando.

Quanto ao amplificador, ele deve ter o dobro da potência das suas caixas. Se cada sub tem 600W em 8 Ohms, então eles precisarão ser alimentados por um amplificador que consiga fornecer 1.200W RMS por canal nos mesmos 8 Ohms, ou seja, você precisará de um amp MUITO POTENTE MESMO, e isso só para os subs! Parece estranho, mas está tudo explicado na série de artigos "Potência, uma coisa mais que complicada". Recomendamos a leitura ANTES das compras.

Por último, não esqueça de comprar um amplificador com sistema de limitação inteligente (Anti-Clip).

Um abraço,

Fernando
 
Blz, os porquês do headroom eu sei quais são, potencia acima da do falante principalmente para a parte do grave e sub-grave evita o envio de sinal clipado para os mesmos, para quem ñ sabe onda quadrada é oq causa a queima dos falantes, com potencia a mais vc consegue enviar um sinal limpo para os mesmos...

Então optei pelos oversound, pois eles já são consagrados no mundo do som automotivo e tem um bom custo/beneficio tem uma ótima sensibilidade oq implica em menos potencia necessária enfim por esses aspectos, mas os falantes e drivers, estou escolhendo por minha conta, os falantes pelos parâmetros e custo, os drivers, estive olhando no 4vias umas caixas prontas q eles tem e dei meio q uma copiada, as medidas das caixas baixei um pdf do site da over com todas as especificações para as mesmas em uso profissional.

O problema é q quando se trata de som quanto mais vc pesquisa mais dúvida no q escolher vc tem, quanto a como vou fazer já me decidi, pra começo será uma caixa com dois de 15" + Ti e uma caixa com um de 18", depois vou dobrar para ficar com essa configuração do desenho acima.

Então pelo fato de q a diferença de preço é pouca e por ter mais qualidade eu estou entre o 18 SUB 800(99 dB), e o Bruthus 18 1600.

Sendo q aumenta ainda mais o custo do amp para eles.


Então como falei conheço bem a sonorização automotiva mas P.a ñ sei muito, gostaria de saber quais equipamentos fora mesa, amp e cross são necessários.

Vlw a todos.
 
Os equipamentos vão depender muito do que você vai fazer.

DJ
CDJ (mixer) > EQ > CROSSOVER > AMPS > CAIXAS
Esse é simples

Bandas
MESA > EQ > CROSSOVER > AMPS > CAIXAS
Isso mais compressores, direct box, vários eqs (para PA e monitores), etc.

Fernando
 
Então, vou montar o equipamento para ser alugado, então seria mesmo o básico e indispensável para o sistema funcionar.

DJ
CDJ (mixer) > EQ > CROSSOVER > AMPS > CAIXAS
Esse é simples

Bandas
MESA > EQ > CROSSOVER > AMPS > CAIXAS
Isso mais compressores, direct box, vários eqs (para PA e monitores), etc.

Isso seria o mínimo necessário para o funcionamento?

Como ñ entendo muito desse mundo qual a função do compressor? E tipo o cross no som automotivo vc determina uma freqüência de onde o falante vai começar a responder e uma até onde ele vai tocar, tenho um cross aqui de 3 vias q vc seleciona apenas uma para cada via...

Vi em um site q com um processador de audio entre a mesa e o amplificador ñ precisa de mais nada, é simples assim?
 
Sobre compressão tem um artigo aqui mesmo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=119" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=119</a><!-- m -->
 
O q é melhor para a caixa do médio e agudo, um amp para os dois de 15" e outro para os Ti ou um amp para os dois falantes + o Ti? se for utilizar um amp para o conjunto como seria feito o corte por cross passivo no driver?
 
Então, vou montar o equipamento para ser alugado, então seria mesmo o básico e indispensável para o sistema funcionar?

Pedro,

não me leve a mal. Por favor, não estou querendo deixar de ajudar você nem nada. É pura preocupação com o SEU futuro profissional.

Vejamos... você vai comprar um equipamento para alugar. É um investimento caro, e tenho certeza que você espera ter lucro. Pois bem. Se você aluga para QUEM JÁ SABE MEXER, é tranquilo. Mas na hora que você alugar e a pessoa não souber mexer, e querer tirar dúvidas com você.... complicou. Você também não sabe mexer.

Equipamento usado errado é igual carro mal dirigido. Um amassado aqui, um pneu rasgado ali, suspensão com problema logo... e o lucro tão esperado vai todo embora.

Entendo eu que você precisa estudar, aprender, fazer cursos, adquirir experiência, para só então alugar. Ou então contratar alguém que saiba isto tudo. Ou então vira DJ, que é muito mais simples, tem muito menos coisas. Mas P.A. é bem mais complicado que isso.

Um abraço,

Fernando
 
Cara eu entendo muito de equipamentos de som voltado para som automotivo, entendo de som de cortes de crossover enfim de tudo q é voltado para sonorização automotiva, a base é a mesma os princípios são os mesmos oq muda são determinados equipamentos e suas funções, como ñ estou familiarizado com sistema de P.A, Ex: processador de áudio nunca utilizei, o restante sim, mesa, amplificadores, crossover, direct box...enfim, um sistema pequeno como o q eu quero montar ñ precisa de muita sofisticação, os eventos de começo serão por ex: tem um bar aqui perto de casa q todo final de semana coloca uma música ao vivo, um pagodinho nada de muito grande um vocal, um cavaco, um violão... Um cd player para os intervalos, o cara paga 500,00 por semana, são 2.000,00 por mês sem fazer força... o som q ele utiliza lá são apenas duas caixas nos pedestais, para isso ñ precisa de muita coisa... Por ex: Estou querendo colocar um amplificador para os drivers assim posso controlar o volume deles individualmente sem ter q ficar atenuando o driver passivamente, mas enfim vcs q tem mais experiência podem me dizer se isso é viável ou ñ... Peço a opinião de vcs q conhecem mais sobre o assunto justamente para ampliar o conhecimento e definir a melhor maneira de se fazer as coisas, acho q esse é o principio de um fórum, troca de experiências... Com relação a ler e estudar faço sempre q posso, pois sou apaixonado pelo mundo da sonorização, por isso eu mesmo vou fazer as caixas, já defini os auto-falantes levando em consideração os parâmetros e ñ apenas o valor, vou ter esse trabalho todo exatamente porq gosto do assunto... Ñ me entenda mal estou apenas tentando definir melhor quais são minhas pretensões pois deve ter passado a coisa com uma amplitude maior do q realmente será de início.


Agradeço a todos a ajuda e espero um dia também estar ajudando outros com suas dúvidas...!
 
Pedro,

dê uma olhada neste tópico...

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=25&t=4371" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=25&t=4371</a><!-- l -->

O rapaz está vendendo umas caixas bem semelhantes ao que você está querendo. Dê uma olhada nos componentes, veja o preço de cada um isolado, e você verá que elas estão muito baratas. Vale a pena.

Quanto a você, se você já tem conhecimento básico, então fique no básico por enquanto.

MESA > CROSSOVER > AMPS > CAIXAS

Primeiro, tire todo o proveito do seu sistema, entenda todo o funcionamento primeiro. Os outros passos (eqs, compressores, etc) virão com o tempo.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando é justamente disso que eu preciso de início, pois a aplicação que esse equipamento terá no começo será bem simples...

Essas caixas do link são bem superiores as que eu quero fazer, eu optei fazer com oversound pelo custo deles serem mais baixos que os snake, apesar de que acho que terei que comprar pela net, pois aqui no rio é difícil encontrar falantes que ñ sejam selenium e bomber... Mas vlw pela força e pela sugestão.

Agradeço a todos por terem ajudado!
 
Back
Topo