Revolução do Som da igreja.

Lucas Borges

New Member
Bom, primeiramente quero agradecer a todos que ajudarem.
Como disse, preciso de uma verdadeira revolução no som da igreja, pois a igreja tem 15 anos e nunca saímos do lugar e somente "revisamos" ou fazemos manutenção no som!.. Fui incumbido de mudar as aparelhagens e trocar.. Porém é muita pressão, pois se ficar ruim, vai pegar mal pra mim.. haha

Então, estou passando dias, e noites sem dormir pesquisando.. porém como não sou um técnico, apesar de ler muito e querer ser um, eu ainda não sei muito.

Estou trabalhando muito nisso, estou mandando o maximo de detalhe para me ajudarem.

a) As medidas da igreja são 9,66m x 20,20m x 3,25m altura. Na foto que mandarei, estará 3,75m, mas é 3,25, pois o forro desce! nas fotos reais irá entender.
A região da audiência é 2,73m em relação ao palco, a 4 janelas de cada lado. O palco tem 3,62m !






b) O piso é normal, o forro é pvc, paredes concreto. Há vidros somentes nas janelas e não há cortina.

c) A vizinhança está tranquila. Nunca reclamaram, e já perguntamos sobre isso. Porém, de manhã é complicado.

d) Então, há banda, há teatro, coral, adoração com danças, estes citados ocorrem com frequência, orquestra pensamos mais a frente em ter. Ocorre isto! Estamos começando a fazer eventos de jovens dentro da igreja.

f) Os principais problemas e desafios na visão da banda/minha :
- Retorno, os vocais reclamam que não conseguem ouvir muito bem eles mesmos e os instrumentos.
- Retorno, instrumentistas não conseguem ouvir as vezes eles mesmos e por medo de aumentar o som , e também não conseguimos ouvir a voz nitidamente , por conta disso aumentamos o som. E assim vai virando uma bola de neve. E a igreja reclama do som alto.
- Com isso, parece que o acustico fica ruim, a igreja diz que está alta. A voz sai um pouco confusa, pessoas da frente ouvem alto, pessoas de trás ouvem normal, mas confuso.
Os principais problemas e desafios na visão da liderança/pastor:
- Reclamam as vezes do retorno, o som alto e um pouco confuso. Reclamam também de muitos cabos a mostra. Ainda estamos migrando para microfones s/fio.

i) Então, sabemos que temos que mudar, mas não sabemos muito o que comprar. Então seria perfeito se indicasse o que comprar, qual potência para caixas e tal!
Pois não sei qual caixa comprar, qual potencia RMS e tal..
- Também queria saber qual é a melhor posição para as caixas.. Cluster Central, Fly, uma na frente e outra no meio da igreja, uma de cada lado..

O público da igreja está sendo para 300 pessoas, 50% adultos,idosos e 50% jovens/adolescentes.

Nas fotos que estou mandando das fotos reais da igreja, em relação a posição do PA, a primeira foto é real,pois afastamos ele

Os materias que eu tenho são:

- Baixo -Num cubo de baixo - Demolidor 100 - mackintec
- Guitarra - Wattsom prc 200
- Teclado - ( queremos colocar no PA, mas fica embolado o som, então esta somente no Monitor)
- Violão - no PA
- Monitores - 2 Caixas Sound Track Passiva 10 pol (retorno)
- PA - 2 Caixas Sound Track Passiva 15 pol
- Mesa PMP 200 behringer(amplificada) e Amplificador de Potência Oneal op 1000
- 2 Caixas com Auto falante Voicer Khromus 16 polegadas / Potência MK 1200 mark audio / Mesa oneal audio omx 4 - (Usamos para ligar o monitor, colocar o teclado no monitor, dividir o som da guitarra em cada lado) --> Estas estão nos cantos embaixo, uma de cada lado..


Esses são nossos materiais!

Enfim, quais equipamentos preciso? Primeiramente.. quero uma coisa com qualidade, e barata..
Orçamento o máximo 8 mil reais.
Fotos da igreja:
19191127_1718256894868749_2047168468_n.jpg 2.jpg 1.jpg 3.jpg 13148263_992823394146450_503012043_o.jpg - Nesta foto, o PA está mais para frente, porém coloquei ele um pouco mais atrás do ventilador, que fica na divisão do forro baixo com o auto.(na parte branca da parede)


13148191_992823490813107_1317764130_o.jpg
Esta foto tbm a caixa está em posição antiga - a frente-, mas mostra como o forro sobe um pouco. - Exatamente 50cm
 
Em relação aos microfones, Preciso de 4 microfones. Acho que irei de Vocopro5900, pois tem 4 micros.. Porém, tem o AKG Wms40 e sai mais barato.. Mas não sei qual é melhor.
Como vou comprar nos EUA, dá pra comprar.
Microfones c/ fio
- Xm8500 - 66 reais
- Samsom Q7 - 260 reais
- Superlux PRA- D1 - 150 reais
- Akg P3S - 200 reais
Microfones s/ fio
- ATw 702 - ouço falar bem, mas nao encontro para comprar
- Akg Wms40 Mini 2 Pro duplo - 660 reais
- vocopro uhf-5900 - 1,800 reais

Em relação a Mesa:
Estou querendo a XR 18 sa Behringer.. 1800 reais
Por ser digital, e a praticidade de gravar pré equalizações para "sempre" rs.

Ao PA:
Não sei qual comprar, se Ativo ou Passivo.. ou se vai precisar de Sub.. e tbm Retorno.

Galera, tentei ser o mais mastigado possível. Preciso muito da ajuda de voces.. Valeu .
 
Lucas, tua lista está bem estruturada. Mas me parece que tem esquecido de levar uma coisa em conta: receita federal. Qual garantia tens de passar com tudo isso vindo dos EUA sem parar na alfândega?
 
Fora isso. O vocopro é uma opção bacana. Na minha igreja usamos o mesmo 40 mini dual, é bom, mas parece de acordo com opiniões que já li, que o vocopro é melhor. Se atente para as frequências, pois o novo padrão 4G brasileiro vai usar a banda 600, então se estiver dentro desta faixa vais ter problemas.
Sobre o PA, vai depender do que sobrar depois de suas compras né.... 1 par de RCF art 310a usados por pessoa confiável está cerca de 3600 + frete. Supre suas necessidades, mas pra mim, opinião minha, fica na conta para sonorização de 300 pessoas... Apesar de olhar bem as fotos e não ter encontrado lugar pra mais de 170 pessoas., Mas pelo espaço 1 par dá pro gasto. E assim deixe seus amplificadores para retorno, podendo distribuir melhor é usar menos volume
 
OPA, tô chegando na área. Eu tenho o par de caixas citado. Já fiz evento pra 300 pessoas local fechado, tamanho semelhante a tua igreja e posso afirmar com toda tranquilidade que elas atendem e ainda sobra. A galera do Focus podia fazer uma simulação pra ajudar ae!?
Se vc microfonar a bateria aí forçaria as caixas logo seria necessário sub.
Manda fotos de como tá ligado o seu som. Vc falou em caixa de 18" mas não mencionou como faz o corte pra elas.
 
Lucas, tua lista está bem estruturada. Mas me parece que tem esquecido de levar uma coisa em conta: receita federal. Qual garantia tens de passar com tudo isso vindo dos EUA sem parar na alfândega?
Vai vir um grupo de amigos americanos, assim eles levam como se fossem deles, então não tem taxa.. Somente o dólar altíssimo.
 
Fora isso. O vocopro é uma opção bacana. Na minha igreja usamos o mesmo 40 mini dual, é bom, mas parece de acordo com opiniões que já li, que o vocopro é melhor. Se atente para as frequências, pois o novo padrão 4G brasileiro vai usar a banda 600, então se estiver dentro desta faixa vais ter problemas.
Sobre o PA, vai depender do que sobrar depois de suas compras né.... 1 par de RCF art 310a usados por pessoa confiável está cerca de 3600 + frete. Supre suas necessidades, mas pra mim, opinião minha, fica na conta para sonorização de 300 pessoas... Apesar de olhar bem as fotos e não ter encontrado lugar pra mais de 170 pessoas., Mas pelo espaço 1 par dá pro gasto. E assim deixe seus amplificadores para retorno, podendo distribuir melhor é usar menos volume

- Então, acho que irei de Vocopro mesmo. Só estou na dúvida de o 5800 tem muita diferença para o 5800, pois este é um pouco mais barato..
- Por incrível que pareça, tem domingos que fica na média de 250 a 300 pessoas..
- RCF art 310a, já parou de ser vendida? Não estou encontrando muito.. E mesmo sendo usado, vale mesmo a pena?
Me indicaram está caixa https://produto.mercadolivre.com.br...ativa-opb1025-pt-400w4r-af15-frete-gratis-_JM , o que acha?
 
OPA, tô chegando na área. Eu tenho o par de caixas citado. Já fiz evento pra 300 pessoas local fechado, tamanho semelhante a tua igreja e posso afirmar com toda tranquilidade que elas atendem e ainda sobra. A galera do Focus podia fazer uma simulação pra ajudar ae!?
Se vc microfonar a bateria aí forçaria as caixas logo seria necessário sub.
Manda fotos de como tá ligado o seu som. Vc falou em caixa de 18" mas não mencionou como faz o corte pra elas.

- Estou gostando dessa caixa rs, muitos estão falando bem. As vezes tem programação fora da igreja .. ela aguentaria?
- Penso em mais a frente microfonar a bateria.. Então, só precisarei de Sub , se acontecer isso?
- Meu PA - Eu irei ver mais cert e mandarei.
- Mesa PMP 200 behringer(amplificada) , dela eu mando para os PA's diretamente .. e na saída auxiliar, mando para a Mesa oneal omx 4 com Amplificador de Potência Oneal op 1000 para - 2 Caixas com Auto falante Voicer Khromus 16 polegadas e Retorno está ligado na Mesa oneal tbm .. Assim, controlo o retorno nesta mesa e na mesa PMP 200 .. Vou mandar foto. Mas eu não tenho nenhuma caixa de 18pol
 
Desculpa, então é de 16". Não vou comentar nem a respeito das 310 e nem a respeito das O'Neal: Sou suspeito nos dois casos. Mas pesquisa no Fórum que vai encontrar posts até mesmo recentes sobre o assunto. Quanto ao uso das 310 em local aberto, pela maneira como se comportaram pra 300 pessoas em local fechado, acredito que atenderiam o mesmo público em local aberto mas faltaria grave. Dependendo do programa rola tranquilo. A opção segura seriam as Art710 mas aí o par de novas sairia por mais de 5k.
 
Como assim é suspeito? por as caixas não serem boas?
é 5k fica pesado.. não existe outras PA's?
Mas assim, com base no conhecimento .. Pelo tamanho da igreja e pessoas, cada PA seria de 400w?
 
Suspeito porque eu tenho as caixas e já trabalhei com O'Neal bastante tempo, sofri com elas.
Então por uma questão de ética não vou ficar falando bem de uma, embora seja verdade, e nem metendo o pau na outra, embora mereça . Deixo outras opiniões se manifestarem.;):cool::rolleyes:
 
Galera, agora meio que decide com a ajuda exclusiva de voces. Muito obrigado mesmo.
Por enquanto está assim:
Mesa Xr18
2 RCF 310a
- Vocopro 5900 com 4 mics.

Agora estou na dúvida no Retorno e como vou posicionar as caixas em geral.. Tem como me ajudarem??
Preciso mais de algo?
 
Foge da Oneal... já tive varios equipamentos deles e só me deram dor de cabeça. O último foram 2 aplificadores e os 2 deram problemas nos 2 canais!
 
Back
Topo