Queimou um canal da potencia - como evitar?

Marcelo Caivano

New Member
Olá, bom dia de paz a todos.

Preciso da ajuda de vocês.
Domingo quando nosso som estava ligado, colocamos um celular para tocar um louvor no canal 12, entrada RCA da mesa. Como estava muito baixo o som, o menino aumentou no máximo o volume deste canal. Em poucos segundos acendeu 2 luzes vermelhas que ficam acima dos volumes master L e R. Ele não se atentou e deixou ate o final do louvor.
O resultado foi que queimou uma saída da Potencia e queimou o auto-falante da caixa que estava nesta saída.

Não entendo disso, mas pelo que li aqui, foi enviado sinal clipado para a potencia e caixa certo?

Teremos que mandar para conserto, mas o que eu preciso de ajuda é como evitar que isso aconteça? pois tem alguns modelos de celulares que insistem em não funcionar com o cabo P2/P10 normal, ai temos que usar este canal RCA.

Muito obrigado.
 
Marcelo,

"Se não mudar o processo o resultado sempre será o mesmo!"

Seu problema é a qualidade dos áudios dos celulares, se plugou o cabo aumentou o ganho (se a mix tiver este recurso), aumentou o volume até o máximo antes de acender o led do clip e mesmo assim não cegou o som em volume satisfatório, o problema é a fonte do sinal. Aí não adianta fazer nada.

Você tem q testar todos os áudio antes do culto, o q estiver ruim, simplesmente não coloque, é melhor desagradar uma pessoa do q comprometer o resto do culto.
 
Na verdade o volume/qualidade do áudio no celular sai normal, mas como ele funciona apenas no no cabo P2/RCA, o som sai muito baixo, obrigando aumentar demais o volume deste canal na mesa. Outros celulares que funcionam com o cabo P2/P10, o som fica normal.
Agradeço o retorno, teremos que deixar de usar esses celulares msm.
 
o problema é o nível do sinal, vc estará sempre mandando uma onda quadrada ao sistema, se não queimar o amp, a caixa pode ficar sem os transdutores logo logo....

Outro fator é o mais complicado de se arrumar: humano!
O operador tem que observar o que está ocorrendo e ter consciência do que é audio, caso contrario, não adianta nada se precaver para não se ter problemas (utilizar um DI para casar as impedâncias por exemplo.....)
 
Back
Topo