Que equipamento de som usar em minha igreja.

Olá pessoal. Por ser responsável pelo grupo de louvor da igreja, fui designado para a compra do equipameto de som. Porém, estou meio perdido na questão da escolha dos equipamentos e decidi buscar a ajuda de algum profissional do ramo. Mas, por saber que existem muitos picaretas e enganadores nessa como em outras áreas, gostaria de receber algumas sugestões de equipamento para a igreja, para que eu possa pesquisar mais sobre cada um dos diversos tipos de equipamentos e sua função e não esteja perdido quando for conversar com o técnico. Minha igreja possui as dimensões de 15 x 7 e pé direito de 5 m, com piso de cerâmica e forro de pvc. DESDE JÁ, AGRADEÇO AOS QUE COLABORAREM.
 
Joanisio:

Esta resposta é bem ampla e depende e muito das respostas que você der.

1º - como é seu grupo de louvor ?
Quantos vocais? estilo de musica? vocês trabalham com bateria (eletrônica ou acustica)?
Tem guitar, contra baixo ? Já existe amp. para eles ?

2º - o que vocês já tem e dá para utilizar neste novo projeto ?

3º (esta pergunta é muito importante) - quanto vocês tem para gastar ?

Responda estas perguntas - primeiro para você mesmo (de preferência com as pessoas que de designaram para aquisição do som) para você saber o que você quer (ou o que querem).
Depois faça uma pesquisa aqui no SAV. Já existe muitas experiências e diversos posts sobre assuntos semenhantes (faça o dever de casa primeiro) e depois, se tiver alguma duvida sobre o que é melhor, qual o melhor custo benefício e que caminho seguir estaremos a sua disposição.

Um abraço e que Deus te abençoe neste novo projeto.
 
Olá pessoal... Demorei muito, mas não desisti, estava atendendo à orientação do Fábio e fazendo o dever de casa. Já estive em uma igreja em que o Pastor, orientado por alguém que se dizia "Técnico de Som", gastou muito dinheiro em um sistema péssimo. Hoje, estou em uma igreja que está iniciando e não tem nada que possa ser aproveitado. Temos atualmente um grupo de louvor formado por duas mulheres e dois homens, uma bateria acústica (que não pretendemos microfonar), um violão, uma guitarra (já com amplificador individual) e um teclado, mas pretendo preparar este som para receber também o contrabaixo. As músicas cantadas no louvor vão desde aquelas mais melódicas até as de peso médio (como exemplo, cito a música Nova Criatura do Cantor Fernandinho como uma das mais pesadas). O som que temos lá, é uma antiga caixa amplificada e microfones emprestados por outra congregação. Quanto a valores, temos em torno de R$ 10.000,00 (podendo ser até um pouco mais).

Após várias pesquisas aqui no SAV, cheguei à seguinte conclusão (por favor, me corrijam se estiver errado)
- 04 microfones (audiotechnica Mb-3K) (+/- R$ 180,00 cada). Porém quase não os encontro. Existe outro compatível (preço e qualidade)?
- 01 microfone sem fio SRW48S Staner (+/- R$ 900,00)
- Mesa de som Mackie profx 16 (+/- R$ 3.500,00)
- Nesse caso estão minas maiores dúvidas, pois optei por 03 caixas ativas (sendo 01 para retorno) Staner SR 212A (+/- R$ 1.600,00 cada), sendo que cada uma possui potência de 200 W. Será que é pouca ou muita potência para o local?

Será que tá faltando alguma coisa?

Aguardo a colaboração de quem puder me ajudar e seri muito grato.
 
@Joanísio Ribeiro;
Seja bem-vindo ao SAV!
Seu orçamento vai ficar muito apertado mas com um pouco mais eu te sugiriria:
- Pesquisar uma mesa da Yamaha, modelos MG166 ou MG16,, pode ser que vc ache por volta de R$ 3.000,00;
- Kit Superlux Pra D5 ( maleta com 5 mics), deve achar por volta de R$ 800,00;
- Mic sem fio não compre agora, compre depois um que te atenda de forma mais defitiva;
- 2 Staner SR212a para os retornos, deve achar por volta de R$ 1.600,00 cada ;
- 2 Staner SR315a para o PA, deve achar em torno de R$ 1.750,00 cada.
Isso aí ficará em torno de R$ 11.000,00 faltando ainda cabos, pedestais, multicabo ( que vai custar uma grana ) e alguma proteção para seu sistema.
 
@Joanísio Ribeiro, fez até bem o dever de casa. Considere o conselho do @AltVan13 em relação aos microfones. São os que uso na minha igreja, e deixe o sem fio de lado por enquanto. O de minha igreja e kadoshi, péssimo, mas e sem fio o povo só quer usar ele. No mais tudo certo, boa essa mackie, as staner SR212 são muito boas preço que custam, mas aconselho duas pra retorno e duas iguais pra PA, já que quer ligar baixo na mesa precisará de sub, e subs ficam melhor com caixas de 12. A SR212 são as que uso na igreja como retorno.
 
@Ronaldo1 ;
Concordo com o que vc diz, mas a diferença de preço de uma SR212a para uma SR315a gira em torno de R$ 150,00 ou seja, R$ 300,00 em um par. Como o orçamento é curto, e há outros itens a serem priorizados, sugeri as de 15" para o PA porque já possibilita o uso do baixo e do teclado no som de imediato, com o devido cuidado. O sub, a princípio, cai melhor com caixas de 12" mas acho que com as de 15", tb não ficará tão pior. Vale a pena avaliar em quanto tempo se espera fazer nova aquisição, se for relativamente breve compra as caixas de 12", se for demorar compra as de 15".
Vc que já usa as Staner poderia contribuir dizendo como acha, com base na sua experiência, que as SR212a ( e por comparação as SR315a ) se comportariam tanto no retorno quanto no PA.
 
AltVan, quando compramos elas no teste foi excelente, mas quando instalamos não foi a mesma coisa, deixando o equalizador em flat o som ficava bom mas dava muita microfonia, então tinha de fazer alguns ajustes no equalizador que eliminavam a microfonia junto com a qualidade do som. Ao mesmo tempo o pessoal reclamava Sempre que tava baixo, mas quando usadas como PA tinham um bom volume.
Então diz uma coisa que a muito querida fazer mas tinha medo, apertei o botão bypass do equalizador e consegui aquele som bom que ouvi quando testei, e assim não da microfonia também. Mesmo assim os músicos reclamavam que não ouvia bem. O problema era o posicionamento, afastei as caixas dos músicos e a reação foi imediata, só elogios, a diferença foi grande.
Resultado que as SR212 são muito boas, depois da retirada do equalizador e reposicionamento das mesmas conseguimos o rendimento desejado, o que vale pra qualquer Caixa na verdade. Já liguei bateria eletrônica nelas. O bumbo saiu melhor nela do que em nosso PA de 15, e utilizados teclado Sempre. Pra PA se comporta muito bem, as vezes melhor que no retorno. Mas reconheço que as 315 tem bem mais graves que a 212.
 
@Ronaldo1 ;
Muito obrigado por compartilhar sua experiência. Cara se a SR212a segurou o bumbo da batera eletrônica ela é uma caixa melhor do que eu pensei. Ela segurou tb o teclado e o baixo? Sem rajar?
Quanto ao equalizador, uma perguntinha: Qual a marca da criança ?
Na minha igreja usava um FBQ 6200 ( acho que é isso ) no PA que usa caixas EV ELX115P e mesa lá é uma Mackie Onix 32.4. UYm dia deu problema em um canal, começou a chiar e a dar choque. Tirei o menino e... enquanto eu estiver no som garanto que nunca mais voltará para lá. Deu sensível diferença no timbre do sistema mesmo quando ele estava todo em flat.
No seu caso, o que pode estar acontecendo é que, se o seu equalizador for um Beh como meu era , mesmo em flat ele introduz um reforço de 6dB ou 12 dB selecionáveis, isso pode estar potencializando alguma frequência que não está legal na sua igreja diminuindo o seu headroom. Melhor que cortar no equalizador seria tratar o ambiente mas todos sabemos que isso em nossas igrejas é complicado né?
Além disso tb estava alterando, pra pior, o timbre do seu sistema. Sugiro que aposente este menino do seu PA e o admita, caso tenha necessidade, nos retornos.
 
Mas ele estava nos retornos, a muito já não uso eq no PA. O modelo é ciclotron CGE2312, que também não voltará a ser usado. Meu PA são duas caixas WGK de três vias. Não vou mentir, deu medo ligar o bumbo na SR212, mas segurou bem, o teclado também é tranquilo, o baixo é ligado no cubo.
 
Tem um modelo da Ciclotron ou da Techvox, se não me engano, que já ouvi boas referências mas não sei se é este. De qualquer forma então adeus equalizador, rsss. Aqui na minha igreja fiz teste com batera eletrônica, teclado e baixo nas minhas Art310a e segurou bem, o som do baixo ficou melhor que no cubo dele, que era um Meteoro Demolidor. Aí na hora de comprar o retorno optamos pelas Art315a justamente pra poder ficar tranquilo quanto a estes instrumentos e mais uma vez deu show no cubo, desta vez já era outra marca, mas que fala a partir de 70Hz. O baixo nela fica muito bom, e ficou melhor ainda com uma compressão paralela.
 
Obrigado. Yamaha MG 24/14fx. Depois vou gravar um teste com as SR211a de volume e com baixo e postar aqui no fórum, já que ela e bem comentada.
 
Tem um modelo da Ciclotron ou da Techvox, se não me engano, que já ouvi boas referências mas não sei se é este. De qualquer forma então adeus equalizador, rsss. Aqui na minha igreja fiz teste com batera eletrônica, teclado e baixo nas minhas Art310a e segurou bem, o som do baixo ficou melhor que no cubo dele, que era um Meteoro Demolidor. Aí na hora de comprar o retorno optamos pelas Art315a justamente pra poder ficar tranquilo quanto a estes instrumentos e mais uma vez deu show no cubo, desta vez já era outra marca, mas que fala a partir de 70Hz. O baixo nela fica muito bom, e ficou melhor ainda com uma compressão paralela.
Galera, aproveitando o tópico queria saber de vcs mais experientes aqui do SAV quais caixas seriam excelentes para o auditório onde trabalho. Mede 30 de compr. x 13 de largura x 10m de altura, capacidade de 500 pessoas. Estou querendo 2 ativas para o PA também...Quero que sobre som, pois as atuais (TAG) não dão conta do recado, uma já queimou e outra tá no pau da viola...rsrsrs
 
Já adiantando minha opinião, apenas 2 ativas para 500 pessoas, em 30m comprimento e sobrar som, acho que vai ficar difícil, apesar do pé direito ser bem favorável, vai precisar de delay.
 
Já adiantando minha opinião, apenas 2 ativas para 500 pessoas, em 30m comprimento e sobrar som, acho que vai ficar difícil, apesar do pé direito ser bem favorável, vai precisar de delay.
Mas no caso usaria as 2 ativas fixadas em cima (direito/esquerdo), e nas laterais usaria algumas que tenho aqui com 2 amplificadores...Daí não ligaria nada nelas.], ou seja, não ficariam só as ativas...E aí? Alguma sugestão? 2 de quantos rms?
 
Qual o objetivo do som que deseja, qual proposta musical? Palestras, som ao vivo, com banda, música eletrônica? Dependendo do caso, pode ser que 2 Milan M15 dêem conta com sobra, mas o decaimento em 30m é grande, pode ter muito SPL na frente e pouco nos fundos. E usando caixas de delay, precisará de equipamento para fazer este atraso nas demais caixas. Poste fotos do local e, veja qual o orçamento disponível e qual será o uso para sair do empirismo
 
Back
Topo