Olá
@Dj Sid;
Se vc leu, leu e não entendeu, é sinal que vc só está no meio do caminho. Leia, leia e leia novamente até entender, só assim a gente aprende ( e isso eu falo por experiência própria ). Depois que aprender, após algum tempo, é bom reler de novo, a experiência faz com que possamos absorver ainda mais coisas do que absorvemos inicialmente. Recomendo que aproveite e dê uma lida tb no material para download onde o Davi fala sobre balanceamento de sinais, vai te ajudar. Recorra tb aos manuais de vários fabricantes de DI´s e veja suas indicações de uso.
Quanto a suas dúvidas vejamos:
1) Só vc pode responder. Se pretende atender a som ao vivo então é bom ter, se não pretende atender aí não precisa. Tenha em mente que quando alguém alugar seus serviços vai esperar que vc tenha tudo o que passar pela mente dele na hora a menos que vc deixe bem claro e entendido o que vc pode atender.
É importante observar que não adianta usar DI se os cabos que a ligam á mesa são desbalanceados, o que nos leva a segunda pergunta;
2) Vc precisa conferir como são as entradas P10 da sua mesa. Pelo que vc diz existem entradas P10 para os mics e outras entradas P10 para linha. As entradas de mic, mesmo P10, devem ser balanceadas e as de linha devem ser desbalanceadas. Se for assim vc poderá usar as DI´s com o cabo de um lado XLR e do outro P10 TRS ( ou estéreo, como costumam chamar ) e liga na entrada P10 mic da sua mesa. Neste caso vc precisará trocar os plugs desbalanceados de seus cabos e então poderá usá-los.
A ligação ficaria instrumento --> cabo p10 "mono" --> DI out --> plug XLR de seu cabo / plug "estéreo de seu cabo --> entrada mic de sua mesa. A saída LINK ( ou entrada, tanto faz já que são paralelas, né? ) é usada quando o instrumentista manda sinal pra mesa fazer o PA ( através da saída out da DI ) e liga um cubo, por exemplo, na "saída LINK" para servir de retorno.
A diferença entre estes sinais é que o da "saída LINK" é o mesmo sinal de entrada, desbalanceado e não deve ser enviado para distâncias maiores que 7,5m á 10m pois poderiam ocorrer interferências, ruídos ou degradação do sinal ( fica fraco ). Para distâncias além destas ( ou se quiser dar um up no seu sinal ) usamos o sinal balanceado da saída out. O que nos leva a terceira pergunta;
3) Sim, pode ser que uma DI resolva este problema mas neste caso acredito que uma DI ativa seja mais recomendada. Tive este problema na igreja da qual fazia parte. Enquanto usava uma DI 800 da Bheringer ( que é passiva ) não conseguia tirar um som decente nem do violão, nem do baixo ou da guitarra, o teclado ficava bom. Trocamos as DI´s pelas Bheringer DI 100 ( que são ativas ) e o violão e a guitarra ficaram muito bons e o teclado e o baixo ficavam clipando. No caso do baixo mantive a DI ativa , usando a atenuação que ela tem e reduzindo o ganho na mesa por que deu muita diferença no timbre do instrumento. Já no caso do teclado não percebi tanta diferença de timbre logo voltei a passiva, pra ele. Mudou o guitarrista e o novo trouxe uma pedaleira, e usava distorção direto. Consequência o som ficou ruim de novo. Testei a DI passiva e ficou melhor.
Espero que vc consiga aproveitar alguma coisa do que estou compartilhando.