Teste de equipamento Quatro direct boxes testados. Se foram aprovados ou não, você decide!

medrmf.

Acho que vc não leu o texto direito. Vc continua fazendo críticas que não procedem. Eu sou engenheiro e sei como um teste científico deve ser conduzido, o que não é o nosso caso.

Vc colocou na cabeça que o teste foi mal feito e infere que eu tenha feito um monte de coisas que nem um novato faria.

Eu continuo discordando de vc, mas não quero mais continuar esta discussão pq acho que não vai levar a lugar algum.

[]'s
 
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

(Jesus Cristo!)
 
Não comento porque sei muito pouco sobre DI!

hehe

Só que achei o tal Whirlwind a bom preço (acho)...

<!-- m --><a class="postlink" href="https://www.shopdelivery.net/sistema5/ShoppingDelivery/(hcvvrk450uc2d045gx1lbe55">https://www.shopdelivery.net/sistema5/S ... 45gx1lbe55</a><!-- m -->)/produto/detalhe_produto.aspx?codProduto=189158

E a vista tem 10% de desconto...
 
medrmf disse:
Não posso deixar de registrar aqui uma certa decepção com o fórum. Primeiro porque idéias diferentes sobre um assunto foram levadas para um âmbito pessoal. Pra mim idéias são idéias e pessoas são pessoas. Segundo porque pode até ser coincidência, mas parace até que quando David falou que não comentava mais, ninguém mais se pronunciou. Terceiro porque não obtive nenhuma resposta do David, apesar da mensagem no fórum e e-mail enviado. Não quero afrontas pessoais, mas simplesmente acerto e se estou realmente tão errado, quero entender, com toda a sinceridade do meu coração.

O grande problema é que eu senti suas colocações como pessoais. Eu não quero mais discutir este assunto, pq não vai levar a lugar algum. Eu não fiquei ofendido nem chateado... apenas coloquei o que acho, como vc o fez. Por mim, não há o que perdoar e este assunto está definitivamente encerrado. Paz na terra.

[]'s
 
Desculpem por "desenterrar" o tópico, mas revendo esse teste me veio uma dúvida: essa atenuação do sinal na saída balanceada dos DIs ñ seria pq eles são passivos?

Quero dizer, isso ñ é comportamento padrão de DIs passivos??


Abraço!
 
Sim...

todo DI passivo gasta uma parcela do sinal no próprio funcionamento do transformador. Isso insere uma atenuação no sinal.

O problema é que cada DI passivo tem uma atenuação diferente. Uns atenuam -10dB, outros -20dB, outros tem chaves selecionáveis. Por exemplo, esses dias comentou-se aqui sobre um EAM passivo que tem chaves -10, -20, -30, -40. Na verdade, o DI sozinho traz a perda de -10dB, as outras são feitas depois com o uso de resistores.

Agora, pode existir também um DI passivo muito eficiente, cuja perda seja tão pequena (na casa dos -3dB, -5dB) que o fabricante preferiu dizer que não perda alguma. Ainda não vi um assim, mas teoricamente, pode existir.

Um abraço,

Fernando
 
Concordo que todo equipamento a ser testado, deveria ter critérios para o qual, mais é difícil você levar um laboratório de testes pra dentro de uma loja na ora da compra ou muito menos ter um, laboratório, em um show ou na igreja, pra testar os equipamentos.
Creio eu que esse teste, que o Davi fez, foi simplesmente mostrar o que certos DIs faz com o som, pois a ligação que ele fez, todos nos fazemos, eu já usei DIs da Hayonik Hdi-1 e achava o som muito diferente, peguei um DI ativo da behringer o Di 100 e o Di20 e o som é outro, logico que passei de um passivo para um ativo mais uso um passivo no teclado que, mesmo velho, não troco por nenhum desses, que é o Di wirlwind Imp2.
 
passivo no teclado que, mesmo velho, não troco por nenhum desses, que é o Di wirlwind Imp2.
Tenho dois deles...
Recentemente precisei de alguns para aplicações rmeotas na igreja, nada demais, cultos e eventos pequenos que são feitos no salão.
Comprei o Wireconex Wdi-600 por 85 reais e me surpreendi. Comparei ele com IMP2 em várias situações e não vejo mesmo diferenças, eles são muito parecidos se não iguais. (Pode ser que a Wireconex tenha copiado)
Resumo, comprei 6 unidades dele pelo preço e uso até no templo.

Mas se quer um passivo fantástico, compre o Eam M3p, ele é hiper transparente...
 
Tenho dois deles...
Recentemente precisei de alguns para aplicações rmeotas na igreja, nada demais, cultos e eventos pequenos que são feitos no salão.
Comprei o Wireconex Wdi-600 por 85 reais e me surpreendi. Comparei ele com IMP2 em várias situações e não vejo mesmo diferenças, eles são muito parecidos se não iguais. (Pode ser que a Wireconex tenha copiado)

Valeu pela dica, pTjz... encontrei os Direct Box Passivo WDI 600 Wireconex por R$ 68,94 à vista... Encomendei 2 pra testar...
 
Porque se fala que apenas baixos ATIVOS precisam de DI, e passivos não, sendo que todas as guitarras (passivas e ativas) se usa DI?
 
Pessoal... Li...li... e não entendi...kkkk

Deixa eu falar o que eu tenho e quais as minhas dúvidas... Minha mesa de som tem 8 canais, tanto para microfones ou para linhas, todos são entradas P10. Pelo que observei os direct box utilizam entrada XRL, que no meu caso, meus microfones tem os cabos com as pontas de um lado XLR e no outro P10. Nesse caso,pelo que entendi eu perco a função do balancelamento, já que meu cabo em um dos lados é desbalanceado. Outra coisa, as saídas LINK são conectores P10, mas pelo que entendi do que li acima, não serve para muita coisa, visto que é uma saída paralela e a mesma não vai atenuar, nem blindar o meu sinal. Portanto, minhas dúvidas são:
- Compensa investir em direct box, visto que não é sempre que utilizar para som ao vivo, pois no meu foco principal é som mecânico e eventualmente aparece sonorização para eventos com músico tocando ao vivo?
- Se sim a primeira pergunta, como vou conectar violão/direct box/mesa ou cabeçote (tenho os 2) pelos cabos XLR/P10 sem ter perdas?

Na data de ontem efetuei a sonorização de um evento religioso e achei que o violão ficou com o som muito baixo em relação aos microfones, o direct box resolveria isso?

Agradeço a paciência de vocês comigo e fico no aguardo de suas ajudas.
 
Olá @Dj Sid;

Se vc leu, leu e não entendeu, é sinal que vc só está no meio do caminho. Leia, leia e leia novamente até entender, só assim a gente aprende ( e isso eu falo por experiência própria ). Depois que aprender, após algum tempo, é bom reler de novo, a experiência faz com que possamos absorver ainda mais coisas do que absorvemos inicialmente. Recomendo que aproveite e dê uma lida tb no material para download onde o Davi fala sobre balanceamento de sinais, vai te ajudar. Recorra tb aos manuais de vários fabricantes de DI´s e veja suas indicações de uso.
Quanto a suas dúvidas vejamos:
1) Só vc pode responder. Se pretende atender a som ao vivo então é bom ter, se não pretende atender aí não precisa. Tenha em mente que quando alguém alugar seus serviços vai esperar que vc tenha tudo o que passar pela mente dele na hora a menos que vc deixe bem claro e entendido o que vc pode atender.
É importante observar que não adianta usar DI se os cabos que a ligam á mesa são desbalanceados, o que nos leva a segunda pergunta;
2) Vc precisa conferir como são as entradas P10 da sua mesa. Pelo que vc diz existem entradas P10 para os mics e outras entradas P10 para linha. As entradas de mic, mesmo P10, devem ser balanceadas e as de linha devem ser desbalanceadas. Se for assim vc poderá usar as DI´s com o cabo de um lado XLR e do outro P10 TRS ( ou estéreo, como costumam chamar ) e liga na entrada P10 mic da sua mesa. Neste caso vc precisará trocar os plugs desbalanceados de seus cabos e então poderá usá-los.
A ligação ficaria instrumento --> cabo p10 "mono" --> DI out --> plug XLR de seu cabo / plug "estéreo de seu cabo --> entrada mic de sua mesa. A saída LINK ( ou entrada, tanto faz já que são paralelas, né? ) é usada quando o instrumentista manda sinal pra mesa fazer o PA ( através da saída out da DI ) e liga um cubo, por exemplo, na "saída LINK" para servir de retorno.
A diferença entre estes sinais é que o da "saída LINK" é o mesmo sinal de entrada, desbalanceado e não deve ser enviado para distâncias maiores que 7,5m á 10m pois poderiam ocorrer interferências, ruídos ou degradação do sinal ( fica fraco ). Para distâncias além destas ( ou se quiser dar um up no seu sinal ) usamos o sinal balanceado da saída out. O que nos leva a terceira pergunta;
3) Sim, pode ser que uma DI resolva este problema mas neste caso acredito que uma DI ativa seja mais recomendada. Tive este problema na igreja da qual fazia parte. Enquanto usava uma DI 800 da Bheringer ( que é passiva ) não conseguia tirar um som decente nem do violão, nem do baixo ou da guitarra, o teclado ficava bom. Trocamos as DI´s pelas Bheringer DI 100 ( que são ativas ) e o violão e a guitarra ficaram muito bons e o teclado e o baixo ficavam clipando. No caso do baixo mantive a DI ativa , usando a atenuação que ela tem e reduzindo o ganho na mesa por que deu muita diferença no timbre do instrumento. Já no caso do teclado não percebi tanta diferença de timbre logo voltei a passiva, pra ele. Mudou o guitarrista e o novo trouxe uma pedaleira, e usava distorção direto. Consequência o som ficou ruim de novo. Testei a DI passiva e ficou melhor.

Espero que vc consiga aproveitar alguma coisa do que estou compartilhando.
 
Olá @Dj Sid;

Se vc leu, leu e não entendeu, é sinal que vc só está no meio do caminho. Leia, leia e leia novamente até entender, só assim a gente aprende ( e isso eu falo por experiência própria ). Depois que aprender, após algum tempo, é bom reler de novo, a experiência faz com que possamos absorver ainda mais coisas do que absorvemos inicialmente. Recomendo que aproveite e dê uma lida tb no material para download onde o Davi fala sobre balanceamento de sinais, vai te ajudar. Recorra tb aos manuais de vários fabricantes de DI´s e veja suas indicações de uso.
Quanto a suas dúvidas vejamos:
1) Só vc pode responder. Se pretende atender a som ao vivo então é bom ter, se não pretende atender aí não precisa. Tenha em mente que quando alguém alugar seus serviços vai esperar que vc tenha tudo o que passar pela mente dele na hora a menos que vc deixe bem claro e entendido o que vc pode atender.
É importante observar que não adianta usar DI se os cabos que a ligam á mesa são desbalanceados, o que nos leva a segunda pergunta;
2) Vc precisa conferir como são as entradas P10 da sua mesa. Pelo que vc diz existem entradas P10 para os mics e outras entradas P10 para linha. As entradas de mic, mesmo P10, devem ser balanceadas e as de linha devem ser desbalanceadas. Se for assim vc poderá usar as DI´s com o cabo de um lado XLR e do outro P10 TRS ( ou estéreo, como costumam chamar ) e liga na entrada P10 mic da sua mesa. Neste caso vc precisará trocar os plugs desbalanceados de seus cabos e então poderá usá-los.
A ligação ficaria instrumento --> cabo p10 "mono" --> DI out --> plug XLR de seu cabo / plug "estéreo de seu cabo --> entrada mic de sua mesa. A saída LINK ( ou entrada, tanto faz já que são paralelas, né? ) é usada quando o instrumentista manda sinal pra mesa fazer o PA ( através da saída out da DI ) e liga um cubo, por exemplo, na "saída LINK" para servir de retorno.
A diferença entre estes sinais é que o da "saída LINK" é o mesmo sinal de entrada, desbalanceado e não deve ser enviado para distâncias maiores que 7,5m á 10m pois poderiam ocorrer interferências, ruídos ou degradação do sinal ( fica fraco ). Para distâncias além destas ( ou se quiser dar um up no seu sinal ) usamos o sinal balanceado da saída out. O que nos leva a terceira pergunta;
3) Sim, pode ser que uma DI resolva este problema mas neste caso acredito que uma DI ativa seja mais recomendada. Tive este problema na igreja da qual fazia parte. Enquanto usava uma DI 800 da Bheringer ( que é passiva ) não conseguia tirar um som decente nem do violão, nem do baixo ou da guitarra, o teclado ficava bom. Trocamos as DI´s pelas Bheringer DI 100 ( que são ativas ) e o violão e a guitarra ficaram muito bons e o teclado e o baixo ficavam clipando. No caso do baixo mantive a DI ativa , usando a atenuação que ela tem e reduzindo o ganho na mesa por que deu muita diferença no timbre do instrumento. Já no caso do teclado não percebi tanta diferença de timbre logo voltei a passiva, pra ele. Mudou o guitarrista e o novo trouxe uma pedaleira, e usava distorção direto. Consequência o som ficou ruim de novo. Testei a DI passiva e ficou melhor.

Espero que vc consiga aproveitar alguma coisa do que estou compartilhando.


Realmente ajudou muito seu esclarecimento. Vou direcionar as forças (grana...kkkk) em outra coisa. Como comentei acima meu foco é som mecânico. Esporadicamente aparece um som ao vivo. O próximo está marcado para dia 10 agora, mas vai ser um mix, vou entrar com a iluminação e o som mecânico e um cantor com violão solo vai tocar também. Como já conheço ele (na verdade ele conseguiu o evento e me chamou para tocar e fazer a iluminação) eu avisei que ele precisa levar as coisas dele, pois não tenho nada de retorno para ele e eu irei plugar um cabo na mesa dele e passar o som pro meu equipamento (quando ele toca nos bares ele utiliza uma caixa de retorno ativa e uma 3 vias para frente, também ativa e é esse sinal que vou captar). A minha mesa é básica, tem 8 canais, marca Liveson (eu sei... não é das melhores) mas atende a que eu preciso, que é receber o sinal do mixer, do microfone e enviar para as caixas ativas. Quando vejo os textos seus eu penso nossa... não tenho nada disso... nem um equipamento de efeito eu tenho...
O caso desse violão foi terça feira agora... Deu problema com o som da igreja em que minha esposa iria pregar e ela me pediu pra eu montar o meu, utilizei 3 microfones com fio e 2 sem fio em um cabeçote da Wattson, com excessão dos sem fio que deu uma microfonia danada (até eu conseguir resolver o problema (como vi posteriormente em outro post, o sinal de entrada estava muito alto e estava realimentando demais) foi tudo ok, foi conectado também um notebook para a exibição de 2 vídeos no telão (utilizaei a entrada de linha), o violão ficou baixo, precisei aumentar no máximo o volume de saída do violão e o ganho no cabeçote para ficar razoavel (fiquei sem margem nenhuma de ganho).

Agradeço realmente sua ajuda, penso em trocar essa mesa, mas não creio que convenha gastar com uma com entradas balanceadas para microfone, a diferença de preço, pelo que observei é enorme.
 
@Dj Sid;

Fica encucado com esses negócios de efeito não... Galera que tem um estilam mais da antiga, como é o meu caso, prefere o set o mais básico possível. Efeitos e processadores de dinâmica só se for pra atender uma necessidade indispensável.
Quanto á mesa, acho que vc deve avaliá-la no contexto geral de seu equipamento. Se trocando por uma melhor vc sentir diferença no resultado final então, na minha opinião, vale a pena. Estou falando do elo mais fraco de seu sistema. Mas entendo que é preciso ser muito criterioso na hora de investirmos, pois na maior parte das vezes o cliente não valoriza um som de qualidade e acabamos tendo prejuízo.
 
@Dj Sid;

Fica encucado com esses negócios de efeito não... Galera que tem um estilam mais da antiga, como é o meu caso, prefere o set o mais básico possível. Efeitos e processadores de dinâmica só se for pra atender uma necessidade indispensável.
Quanto á mesa, acho que vc deve avaliá-la no contexto geral de seu equipamento. Se trocando por uma melhor vc sentir diferença no resultado final então, na minha opinião, vale a pena. Estou falando do elo mais fraco de seu sistema. Mas entendo que é preciso ser muito criterioso na hora de investirmos, pois na maior parte das vezes o cliente não valoriza um som de qualidade e acabamos tendo prejuízo.

Altair: O meu foco principal é som mecânico (nem gosto de fazer mesa para som ao vivo) mas acontece que tenho uma pessoa muito querida que está namorando um cidadão que é cantor (bom... pelo menos ele pensa que é...kkkkk) e já apareceu convite da parte dele para tocarmos juntos. Ele faz o show dele e depois eu faço o encerramento com a boate. Propus para ele velar o som dele (ele toca em barzinhos) e usa-lo como equipamento de palco (as suas caixas como retorno) e a saída que ele utiliza para enviar para a caixa de P.A. ele pluga na minha mesa atual e eu envio tudo para o meu P.A.. Para isso a minha mesa atual serve. O problema é se ele quiser colocar tudo nela ele fazer o show dele com o meu equipamento não sei se ela aguenta, pois além de ser antiga ela tá toda bugada (raspando os deslizantes, mal contato, tá uma lástima...) para usar a mesa dele, depois ele fica amarrado comigo até o final do evento e a misa dele não tem tantos canais assim (uns 4 se não estou enganado...) Quero trocar por uma mesa melhor. a que eu tinha visto era uma da Beringher, essa para ser exato: http://produto.mercadolivre.com.br/...-12-canais-4-entradas-xlr-e-8-line-in-com-_JM , mas acabei encontrando essa também, bem mais em conta e que também tem alguns recursos legais: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688089000-mesa-de-som-behringer-xenyx-802-mixer-xenyx802-_JM , originalmente minha idéia era comprar essa: http://produto.mercadolivre.com.br/...lotron-mxm-8-sa-mesa-de-som-mono-8-canais-_JM

Dessas quais vc acha que compensa, pelo que te escrevi?
 
Back
Topo