Processadores de áudio substituem crossovers e eqs ?

Vitor Sales

New Member
Olá, minha dúvida é a seguinte: Se eu comprar um processador de áudio ele vai cumprir o papel de um equalizador + crossover ?
Os modelos de processador que trago em questão são os da Behringer (Ultra drive pro Dcx2496) e da Dbx (Driverack Venu360).

Outra questão, tendo uma mesa digital como uma soundcraft si expression 2 ou roland m-200i, os equalizadores delas já são suficientes ou se faz necessário um crossover/equalizador/proc. de áudio ?
 
Sim o processador consegue fazer os devidos cortes e normalmente contam com um EQ de 4 bandas + LOW CUT .

Quanto a mesa, ela pode sim fazer esse papel de cross/EQ mas a depender da complexidade e quantidade de caixas, investir num processador traz mais simplicidade, recurso e qualidade ao sistema.
 
Obrigado por responder, pTjz.
Então, esses dois processadores que citei fazem isto, correto ?
Um EQ de 4 bandas digitais é melhor que um paramétrico de 31 bandas ? Nesse caso eu uso o esse crossover digital (processador) + mais um EQ de 31 pra ter melhores respostas e mais praticidade ?

De qualquer forma irei ter que comprar um deles, pois as messas que pretendemos adquirir aqui para a igreja tem somente 2 saídas main R/L.

Desculpe se as perguntas estão meio desconexas, é que não tenho certeza se só a mesa seria capaz de alinhar o sistema e direcionar tudo pra seu devido lugar.
 
Quanto mais bandas, mais controle você tem e mais chances de fazer "caca".
Se você precisar de mais de 5 bandas pra fazer alguma correção é porque seu sistema esta bem abaixo, então nem o de 31 daria conta.

Entre CROSS + EQ eu ficaria com o processador, que faz ambas funções e ainda tem várias outras (RTA, DLY, HARMONICOS, ETC...)
 
Ta havendo confusão aí, não existe eq paramétrico de 31 bandas, esse é gráfico. Já os processadores tem eq gráfico de 28 bandas, e também eq paramétrico. O ideal na verdade é não usar o gráfico, pois normalmente tira qualidade do sistema. Usando o paramétrico se conseguir um resultado melhor, desde que o sistema seja equilibrado, claro.
 
Ta havendo confusão aí, não existe eq paramétrico de 31 bandas, esse é gráfico.
Esqueci de mencionar isso...
Os paramétricos tem sempre menos bandas que o gráfico, o máximo que já vi é de 10 bandas.

Um EQ de 4 bandas digitais é melhor que um paramétrico de 31 bandas ?
Não necessariamente!

Usando o paramétrico se conseguir um resultado melhor, desde que o sistema seja equilibrado
A afirmativa não é verdade, tudo depende da aplicação e dos equipamentos envolvidos. A principal vantagem do parametrico é ter total controle do spectro, controla-se ganho, amplitude e largura com parâmetros individuais o permitindo assim um ajuste mais fino.
Entretanto existem vários equalizadores gráficos no mercado que tem a largura de ganho (Q) interpolado/fixo o que traz um maior controle sobre a atuação de cada faixa sem influenciar muito as frequências vizinhas.
 
Obrigado por tudo gente! Vou incluir no orçamento o processador mesmo, ele tem muitas outras funções além de ser um CROSS e conter os 2 tipos de EQs. Ajudaram muito.
 
Olá como faço a ligação do Crossover pois temos 2 caixas sendo cada uma com 1 falante de 15" grave + 1 de 12" para médio grave + 1 Twitter e 1 driver , 1 mesa Behringer 2222usb + 2 potencia e 6 retornos ligados em paralelo....
Grato pela dica desde já é que Deus abençoe
 
Olá como faço a ligação do Crossover pois temos 2 caixas sendo cada uma com 1 falante de 15" grave + 1 de 12" para médio grave + 1 Twitter e 1 driver , 1 mesa Behringer 2222usb + 2 potencia e 6 retornos ligados em paralelo....
Grato pela dica desde já é que Deus abençoe

Ola...
a caixas são ativas ou passivas? e os falantes tem o divisor de freqüência interno ou não?

vc pode usar um lado da potencia para o grave e outro para o medio e agudo, assim trabalha em duas vias.
liga Mesa->cross->potencia lado A e lado B
equalizador se tiver vai antes do crossover.

espero ter ajudado.
 
Bom dia obrigado pela dica pois ajudou bastante.
Em relação as caixas: P A são passivas. Os falantes vou colocar os divisores de frequência ou seja bobina no de 15" e no de 12" e capacitores nos Drivers.
E o crossover que tenho é um
Crossover De 2 Vias Estéreo 3 Vias Mono Behringer Cx2310
 
Bom dia obrigado pela dica pois ajudou bastante.
Em relação as caixas: P A são passivas. Os falantes vou colocar os divisores de frequência ou seja bobina no de 15" e no de 12" e capacitores nos Drivers.
E o crossover que tenho é um
Crossover De 2 Vias Estéreo 3 Vias Mono Behringer Cx2310

Tá masss, no meu entender, me corrijam se estiver errado,
se as caixas ja terão os divisores interno e só receberá um cabo,
porque a necssidade do crossover, não vai influir em nada.
só vai contribuir se estiver as vias tudo separado, aí terá controle no cross

espero ter ajudado.
 
Bom deixa eu esclarecer melhor então quer dizer que se caso eu deseje não instalar as bobinas nos falantes e os capacitores nos Drivers eu posso deixar sem e controlar tudo no crossover????

E nos falantes e drivers não seria bom instalar bobinas e capacitores para protege - los????

E para finalizar qual a bobina adequada eu devo usar nos falantes de 15" , nos falantes de 12".
E os capacitores adequado para os Drivers quais seriam... Me dá mais esta dica... Obrigado Deus abençoe....
 
Sim creio que sim, pois se usar bobina pode funcionar, mas de brinde vc irá perder metade da potência sob a forma de calor na bobina (pois você aumentará a impedância total), e outros efeitos indesejáveis piores.

O jeito correto é usando um crossover de verdade, que não altera a impedância do sistema, nem nenhum parâmetro, exceto aquele que desejamos, que é a passagem apenas dos sons graves ao alto-falante.


O bom seria é usar os falantes nas suas configurações originais, pra evitar problemas indesejáveis.

E usando o crossover deve sempre usar com cautela conforme as especificações do falante ou da caixa, pois se mandar, por exemplo, muito grave pra um falante que não responde a tanto grave irá fazer “caca” até queimar o falante.


Eu sugiro que use caixas com as devidas proteções, já os capacitores adequados, aí foge um pouso do meu entendimento, procure um bom técnico de que tirará suas dúvidas.


Espero não ter bagunçado suas ideias….

E o pessoal do fórum me corrijam se eu estiver errado hein!!! rsrsrsrsr
 
Sim creio que sim, pois se usar bobina pode funcionar, mas de brinde vc irá perder metade da potência sob a forma de calor na bobina (pois você aumentará a impedância total), e outros efeitos indesejáveis piores.

O jeito correto é usando um crossover de verdade, que não altera a impedância do sistema, nem nenhum parâmetro, exceto aquele que desejamos, que é a passagem apenas dos sons graves ao alto-falante.


O bom seria é usar os falantes nas suas configurações originais, pra evitar problemas indesejáveis.

E usando o crossover deve sempre usar com cautela conforme as especificações do falante ou da caixa, pois se mandar, por exemplo, muito grave pra um falante que não responde a tanto grave irá fazer “caca” até queimar o falante.


Eu sugiro que use caixas com as devidas proteções, já os capacitores adequados, aí foge um pouso do meu entendimento, procure um bom técnico de que tirará suas dúvidas.


Espero não ter bagunçado suas ideias….

E o pessoal do fórum me corrijam se eu estiver errado hein!!! rsrsrsrsr
Sim creio que sim, pois se usar bobina pode funcionar, mas de brinde vc irá perder metade da potência sob a forma de calor na bobina (pois você aumentará a impedância total), e outros efeitos indesejáveis piores.

O jeito correto é usando um crossover de verdade, que não altera a impedância do sistema, nem nenhum parâmetro, exceto aquele que desejamos, que é a passagem apenas dos sons graves ao alto-falante.


O bom seria é usar os falantes nas suas configurações originais, pra evitar problemas indesejáveis.

E usando o crossover deve sempre usar com cautela conforme as especificações do falante ou da caixa, pois se mandar, por exemplo, muito grave pra um falante que não responde a tanto grave irá fazer “caca” até queimar o falante.


Eu sugiro que use caixas com as devidas proteções, já os capacitores adequados, aí foge um pouso do meu entendimento, procure um bom técnico de que tirará suas dúvidas.


Espero não ter bagunçado suas ideias….

E o pessoal do fórum me corrijam se eu estiver errado hein!!! rsrsrsrsr


Então para fechar com chave de ouro cada P A minha tem um 15" Grave
12" Médio grave
-- Driver
No caso posso puxar um cabo do 15" direto pró canal dá potência dá qual irei usar para grave.

No de 12" / Driver fazer uma ligação em paralelo para o outro canal dá mesma potência dá qual irei usar pra médio grave.

Lógico que vou sair com os cabos dá mesa > crossover > potência > caixas

OBS: Isso tudo tô ligado sem capacitor e sem bobinas o que vc me diz.
(O CROSSOVER DA CONTA SOZINHO)

Obrigado abraço Deus Abençoe.
 
Vou tentar ajudar, mas preciso de alguns dados sobre seu sistema:
-Quantas caixas você tem ao total
-O que contém cada caixa dessas (tamanho, marca, modelo e impedância de cada alto falante e driver titaneo)
-De que maneira estão ligados todos os componentes dentro de cada caixa
-Quantos amplificadores você tem disponível para usar nessas caixas (marca e modelo dos amplificadores)
A partir desses dados podemos ter uma definição exata das possibilidades de um melhor aproveitamento de todo seu sistema.
 
Back
Topo