Pré-amplificador da mesa

Cassiano

New Member
Olha eu de novo, rsrsrsr

Bom aprendendo aqui neste, otimo site, e com feras do audio, descobri que a mesa que utilizo não tem os prés tão bons, apesar de ser Soundcraft, (é linha mais simples Spirit Folio); então vai minha pergunta quanto menos eu abrir o ganho (aumentar), menos deficiencia terei na sensibilidade.
Por exemplo na captação de alguem usando um microfone tendo um resultado melhor na qualidade do audio é isso.

Ou tem mais fatores que alteram o resultado final da qualidade do som

Abração
Cassiano Ricardo
 
Olá Cassiano, pelo pouco que sei e muito que venho aprendendo(principalmente aqui no site), quanto menos ganho for "liberado" melhor, pelo menos foi o que aprendi em todos os cursos de sonorização e é o que venho fazendo desde então e tem dado certo.Procure sempre trabalhar com o ganho na posição entre "9 e 12 horas".Saberei do motivo técnico desta questão, assim que os expert´s em sonorização aqui do site responderem esta pergunta.
Um grande abraço.
 
Isso dá assunto para um artigo (está nos planos, um dia...) chamado "Estrutura de ganhos".

Quando o ganho está bem ajustado, temos a melhor relação sinal/ruído possível. Traduzindo, temos o máximo de som com o mínimo de ruído. Entenda "ruído" no sentido do ruído introduzido pelo circuito eletrônico do próprio equipamento (que em uma Soundcraft é mínimo). Todo equipamento introduz um pouco de ruído ao sinal de áudio.

Para ajustar o ganho da melhor maneira, a idéia é a seguinte: peça para a pessoa cantar/usar o microfone, como faria em uso normal. Coloque o fader do canal na posição 0 dB. Coloque o canal em PFL. Então vá abrindo o ganho aos poucos. Acompanhe então os leds de sinal da mesa. O ganho estará corretamente ajustado quando o volume alcançar, nas partes mais fortes da música, o led de 0 dB.

Algumas mesas maiores (consoles) tem leds indicativos por canal. Da Ciclotron, algumas CSM tem isso, um led verde, um amarelo (0dB) e um vermelho. É o mesmo princípio, só não precisa fazer o PFL. Ajusta-se o ganho até que a luz amarela pisque nas passagens mais fortes da música.

Um abraço,

Fernando
 
Falou e disse Fernando, só que na inha igreja os músicos só chegam 5min. antes de começar o culto, a esta altura a igreja já tem uma quantidade considerável de pessoas, e aí não dá para passar o som, já tentei fazer isso sem liberar o som nos amplificadores, mas, na hora do culto ficou muito, mas muito alto mesmo.Desta forma sou obrigado a regular o ganho no mínimo possível e ir regulando novamente durante o culto(nem sei se isto é o correto a se fazer!?!).
Abraços.
 
Cassiano disse:
Bom aprendendo aqui neste otimo site ... descobri que a mesa que utilizo não tem os prés tão bons, apesar de ser Soundcraft, (é linha mais simples Spirit Folio)

Cassiano, deixe-me esclarecer uma coisa... esses prés "nem tão bons assim" da série Spirit da Soundcraft são muito melhores, mas muito melhores mesmo, que todos aos que estamos acostumados como Ciclotron, Staner, Oneal, Mark Audio, LL, Behringer, Roxy etc. Então não se preocupe com isso... vc está muito bem servido de mesa.

Cassiano disse:
... quanto menos eu abrir o ganho (aumentar), menos deficiencia terei na sensibilidade. Por exemplo na captação de alguem usando um microfone tendo um resultado melhor na qualidade do audio é isso.

Bersan disse:
Para ajustar o ganho da melhor maneira, a idéia é a seguinte: peça para a pessoa cantar/usar o microfone, como faria em uso normal. Coloque o fader do canal na posição 0 dB. Coloque o canal em PFL. Então vá abrindo o ganho aos poucos. Acompanhe então os leds de sinal da mesa. O ganho estará corretamente ajustado quando o volume alcançar, nas partes mais fortes da música, o led de 0 dB.

Na verdade, o ajuste do ganho de entrada não depende do master fader, por isso, as boas mesas permitem que vc faça isso com os volumes individuais e master fechados, apenas acompanhando o desenvolvimento do sinal na barra de leds.

Bersan disse:
Da Ciclotron, algumas CSM tem isso, um led verde, um amarelo (0dB) e um vermelho. É o mesmo princípio, só não precisa fazer o PFL. Ajusta-se o ganho até que a luz amarela pisque nas passagens mais fortes da música.

As mesas menores, que não permitem este tipo de ajuste pela barra de leds do master, podem ser ajustadas pelo led de clip, aquele que fica vermelho quando o sinal está muito forte. É só proceder da maneira que o Bersan explicou acima.

Cassiano disse:
... só que na inha igreja os músicos só chegam 5min. antes de começar o culto, a esta altura a igreja já tem uma quantidade considerável de pessoas, e aí não dá para passar o som...

Tenho certeza que isso só acontece na sua igreja... rssss...

Cassiano disse:
... já tentei fazer isso sem liberar o som nos amplificadores, mas, na hora do culto ficou muito, mas muito alto mesmo.Desta forma sou obrigado a regular o ganho no mínimo possível e ir regulando novamente durante o culto(nem sei se isto é o correto a se fazer!?!).

Tente de novo... depois que vc fizer o ajuste do ganho de entrada, feche os faders individuais e master, abrindo-os gradativamente em seguida até chegar a um volume confortável. Vc verá que praticamente não ocorrerão problemas de distorção.

[]'s
 
Valeu David, foi bom saber que não sou só eu que sofre com o atraso dos músicos.Certamente tentarei fazer este processo com os ganhos até aprender como a coisa funciona, mais uma vez, muito obrigado!
 
Valeu pela explicação, mas David não foi eu que escrevi:
... só que na inha igreja os músicos só chegam 5min. antes de começar o culto, a esta altura a igreja já tem uma quantidade considerável de pessoas, e aí não dá para passar o som...

e também não foi que escrevi

... já tentei fazer isso sem liberar o som nos amplificadores, mas, na hora do culto ficou muito, mas muito alto mesmo.Desta forma sou obrigado a regular o ganho no mínimo possível e ir regulando novamente durante o culto(nem sei se isto é o correto a se fazer!?!).

Foi o Calebe Lobo rsrsrsrs

Valeu pelas dicas, vcs são 10

Cassiano Ricardo
 
Isso dá assunto para um artigo (está nos planos, um dia...) chamado "Estrutura de ganhos".

Quando o ganho está bem ajustado, temos a melhor relação sinal/ruído possível. Traduzindo, temos o máximo de som com o mínimo de ruído. Entenda "ruído" no sentido do ruído introduzido pelo circuito eletrônico do próprio equipamento (que em uma Soundcraft é mínimo). Todo equipamento introduz um pouco de ruído ao sinal de áudio.

Para ajustar o ganho da melhor maneira, a idéia é a seguinte: peça para a pessoa cantar/usar o microfone, como faria em uso normal. Coloque o fader do canal na posição 0 dB. Coloque o canal em PFL. Então vá abrindo o ganho aos poucos. Acompanhe então os leds de sinal da mesa. O ganho estará corretamente ajustado quando o volume alcançar, nas partes mais fortes da música, o led de 0 dB.

Algumas mesas maiores (consoles) tem leds indicativos por canal. Da Ciclotron, algumas CSM tem isso, um led verde, um amarelo (0dB) e um vermelho. É o mesmo princípio, só não precisa fazer o PFL. Ajusta-se o ganho até que a luz amarela pisque nas passagens mais fortes da música.

Um abraço,

Fernando
No caso o botão de solo seria o mesmo desse tal pfl?
 
Back
Topo