Power-Play Behringer HA-8000 8 canais ou 2 HA-4700 4 canais?

guiga

Member
Pessoal, estou pra comprar 8 fones (Koss Porta Pro) pros músicos da igreja onde opero áudio e estou na seguinte dúvida: qual amplificador de fones uso? O Behringer HA-8000 com 8 canais ou 2 HA-4700 de 4 canais? A vantagem desse de 4 canais é que há a possibilidade de mixar o sinal que vem da mesa com o sinal vindo diretamente do instrumento, o que me dá mais flexibilidade, e também há controles tonais de grave e agudo. Já o HA-8000, vc escolhe um dos dois sinais, ou o vindo da mesa (main in) ou os direct input, ou seja, não tem a opção de mixar os 2 como no outro. Como possuo uma mesa Yamaha 01v96 vcm com 8 auxiliares (5 disponíveis para os fones), tem a necessidade de adquirir esse amp com essas características ou não? 1 amp de 8 canais sem opção de mixar duas entradas ou 2 amps de 4 canais com a opção de mixar?
 
Guiga,

ambos aparelhos são muito bons, mas tem uso diferente.

O HA8000 tem uso em naipes de instrumentos ou vozes. Se você tem diversas pessoas que querem receber o mesmo som, este é o seu aparelho. Por exemplo, um naipe de cordas, um coral, etc.

Já o HA4700 deve ser usado quando temos músicos que querem coisas disitintas no seu retorno de fone. Por exemplo, um teclado que quer muito teclado, um pouco de bateria e só. Um guitarrista que quer apenas teclado, um baixista que quer muita bateria e um pouco de teclado, e assim por diante.

Um abraço,

Fernando
 
Guiga,

Estes amplificadores de rack são vantajosos devido ao custo mais acessível, mas com a alta do dólar esta vantagem vem diminuindo.

Veja este modelo aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.pwseletronica.com.br/pws-power-phone-PH-2000.htm">http://www.pwseletronica.com.br/pws-pow ... H-2000.htm</a><!-- m -->

É um amplificador individual, que para meu gosto pessoal, é bem melhor que os amplificadores de rack, pois permite mais mobilidade e total controle pelo músico.

Veja que o preço de quatro unidades deste modelo está batendo próximo do HA4700 da Behringer:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=329514">http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=329514</a><!-- m -->

Então avalie bem se não vale mais a pena investir num sistema mais individual, principalmente pela mesa que você usa, com oito auxiliares, seria muito legal.

Abraços,

Eduardo.
 
Se cada pessoa vai receber o sinal de um auxiliar, não tem problema de usar o HA8000, cada canal do HA8000 recebe um auxiliar.
 
Se a sua banda tem o setup igual ao da maioria das igrejas, vc vai precisar de cinco canais de fone. Considere comprar o HPA6 da Alto, que tem seis canais, e que permite a mixagem do que vem do MAIN com o DIRECT INPUT.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Se a sua banda tem o setup igual ao da maioria das igrejas, vc vai precisar de cinco canais de fone. Considere comprar o HPA6 da Alto, que tem seis canais, e que permite a mixagem do que vem do MAIN com o DIRECT INPUT.

[]'s

Nunca usei o Behringer pra falar dele, mas o ALTO que tem lá na igreja atende perfeitamente.
 
David, como então ficaria o esquema de ligação? Esse Alto dá a opção de mixar o som vindo da mesa com o direct input? Outra coisa, esse main in excita todos os canais, ou individulamente?
 
O main in do ALTO é enviado a todos os 6 canais e pode ser mixado o som do instrumento e o que vem da mesa.
 
Raphael, nesse da Alto eu posso no caso enviar individualmente dos auxiliares da mesa pra cada canal, como por exemplo, aux 1 no canal 1 do amp, aux 2 no canal 2, aux 3 no canal 3, ..., mixando com o sinal direto do instrumento em cada canal?
 
guiga disse:
Raphael, nesse da Alto eu posso no caso enviar individualmente dos auxiliares da mesa pra cada canal, como por exemplo, aux 1 no canal 1 do amp, aux 2 no canal 2, aux 3 no canal 3, ..., mixando com o sinal direto do instrumento em cada canal?

Não, dessa maneira não, somente da forma que citei anteriormente. Ele tem somente um AUX IN e um MAIN IN, pra fazer do jeito que citou ele teria que ter dois AUX IN.
 
Eu uso "um" HA-4700 para 8 auxiliares sem problemas na IBA de São Mateus ES, é só saber fazer a ligação; todos os fones ficam independentes e o músico só escuta o q ele quer.
Na fé reformada,
Deus abençoe!
 
Elsinho disse:
Eu uso "um" HA-4700 para 8 auxiliares sem problemas na IBA de São Mateus ES, é só saber fazer a ligação; todos os fones ficam independentes e o músico só escuta o q ele quer.
Na fé reformada,
Deus abençoe!

Elsinho, me desculpe, mas pelo que sei, com o HA4700, que só tem 4 canais, não dá prá fazer 8 auxiliares independentes... me diz como vc faz isso.

[]'s
 
[quote="David Fernandes"
HA4700, que só tem 4 canais, não dá prá fazer 8 auxiliares independentes... me diz como vc faz isso.

[]'s[/quote]

ta muito curioso com eqpos beringelos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: to gostando de ver :mrgreen: :mrgreen:
 
David Fernandes disse:
Elsinho disse:
Eu uso "um" HA-4700 para 8 auxiliares sem problemas na IBA de São Mateus ES, é só saber fazer a ligação; todos os fones ficam independentes e o músico só escuta o q ele quer.
Na fé reformada,
Deus abençoe!

Elsinho, me desculpe, mas pelo que sei, com o HA4700, que só tem 4 canais, não dá prá fazer 8 auxiliares independentes... me diz como vc faz isso.

[]'s
... fiquei curioso tb.

[ ]'s
 
Ligamos 8 auxiliares a cada lado das entradas auxiliares. Então cada auxiliar da mesa vai ou para o L ou R da entrada auxiliar de cada canal do powerplay.

Deixa eu ver se entendi: você está implementando estéreo no fone de ouvido, através do uso de 8 auxiliares, 4 endereçados para o L e 4 endereçados para o R. Cada músico terá a oportunidade de ouvir o que quiser no fone, ou melhor ainda, terá a oportunidade de ouvir o que quiser em cada lado do fone.

Tipo de ligação meio inusitada e talvez dará um pouco mais de trabalho que o devido ("Fulano, aumenta o teclado para mim.... não não, no outro lado... isso, agora só um pouquinho mais do lado de lá"), mas possível, é verdade.

Um abraço,

Fernando
 
Não,não,não Fernando, há uma possibilidade de se mandar enderessamento pra cada músico{8}com o pawer-play HA4700 e cada fone terar o sinal em mono agora é como vc disse...talvez dará um pouco mais de trabalho que o devido mas nada de teclado de um e guitarra do outro
 
Bem, pensei de um jeito. Vejamos então outro jeito...

As entradas Aux do HA4700 são estéreo, mas estéreo também pode ser chamada de Dual-Mono. Você manda 2 auxiliares para cada entrada Aux do HA4700, sendo o L alimentado pelo Aux Pré1 e o R alimentado pelo AuxPré2 da mesa, por exemplo.

Lá atrás, o HA4700 tem duas saídas para fone (na verdade são 3, tem uma na frente também). O que pode ser feito é o seguinte: ligar os fones (que são estéreo por natureza), cada um em um único canal de saída (L ou R), jampeando-se em algum lugar (na medusa, na extensão do fone) para o que o som mono chegue aos dois ouvidos.

Esquema

MESA => Aux Pré 1 => entrada Aux (L) do canal X do HA4700 => saída de fone 1 => extensão jampeada para o sinal L chegar aos dois ouvidos.
MESA => Aux Pré 2 => entrada Aux (R) do canal X HA4700 => saída de fone 2 => extensão jampeada para o sinal R chegar aos dois ouvidos.

Tem cara de gambiarra e vai precisar de alguns cabos fora de padrão para ser feito, mas... se bem feito, acho até que dá bem certo. Problemas:

- os controles de grave e agudo do HA4700 tem que ficar flat, bom para ambos os músicos. Se um pedir uma coisa e outro pedir outra... problema

- o volume do HA4700 será compartilhado, mas não quer dizer que será o mesmo para ambos os músicos. O controle será dado pelo volume do AuxPré na mesa. Nessa idéia, a melhor coisa é deixar o volume do HA4700 no máximo e regular apenas pela mesa.

- o fato de você jampear os canais do fone leva a impedância para a metade (associação de falantes). Se usar 2 x Porta Pro (64 Ohms), temos 32 Ohms em cada pelo jampeamento e 16 Ohms pela associação em paralelo dois dois fones em cada canal. Como o HA4700 tem impedância mínima de 8 Ohms, também sem problemas.

Cara... e não é que vocês estão certos! Funciona! Dá trabalho (aliás, talvez fosse mais barato comprar outro HA4700 que ter esse trabalhão todo), mas funciona. Vocês pegaram um amplificador com 4 canais estéreos e o transformaram em 8 canais mono.

Parabéns. Show :!: :D :!:

Um abraço,

Fernando
 
Realmente,uma trabalhada grande e se for um leigo q vá fazer esta configuração ele irar ficar perdidinho.
Na falta de $$$ ai belaza mas se estiver condições de comprar um outro seria melhor.
Mas felizmente nas emergencias na vida do audio ''funciona''


Apaz pra todos!
 
Nossa, mas a diferença de valores de um para o outro é tão pouca... não é mais fácil comprar um 8000? Não por nada, mas sou adepto do mais simples melhor. Principalmente em monitor, né... rs!

Abraços, Deus abençoe.

Caio de Oliveira
 
Back
Topo