ORÇAMENTO DE SOM PARA IGREJA

Joan Moraes

New Member
Boa tarde galera,

Foi dado a mim a missão de fazer um orçamento de som novo para a igreja. O problema de tudo é que tem que ser "enxugado" ao máximo, a realidade de muitas congregações é complicada hoje em dia. Pois bem, analisei alguns tópicos e cheguei no seguinte orçamento:

MESA SOUNDCRAFT SX1202 - FX USB R$ 1.390,00
CAIXA STANER SR2012A - R$ 1.595,00
CAIXA STANER SR2012A - R$ 1.595,00
CAIXA STANER SR2012A - R$ 1.595,00
KIT MICROFONE SUPERLUX PRA D5 - R$ 799,00
MULTI CABO SANTO ANGELO + MEDUSA 15M - R$ 815,00

TOTAL R$ 7.789,00

UPDATE POSTERIOR
SUB 15" STANER WHX2000A 1000RMS - R$4.000,00

Retirei todos os valores do ML.

Seguinte, serão ligados na mesa, violão, teclado, guitarra, baixo*(futuramente), 4 vocais, mais mic do altar, e dvd/notebook. Essa mesa de 12 canais ficará bem apertada, porem estive olhando os valores das 2 canais e fugirá do nosso orçamento, inclusive em outro tópico questiono uma custo beneficio porem nada solucionado.

A ideia principal com as 3 staners seria posicionar 2 em cluster para PA e outra voltada para para o pulpito(como retorno ou side, não sei a nomeclatura correta).

Gostaria que os amigos avaliassem e opinassem a respeito desse projeto. (fico devendo as dimensões e fotos que postarei em breve).
 
Fiz um orçamento melhor pra você e também tirei do mercado livre.


Caixas rcf 310a da Itália está 4 mil o par!
Mesa de som Soundcraft efx12 da Inglaterra, não a SX brasileira, está 1.800
Microfone Sennheiser e845s Está por 360
Monitor rcf 408a está 1.900

Total = R$ 8.080

Subwoofer Attack Vrs 1810a está por 3.400 Novo!

Pergunte ao povo aqui quem fez as melhores escolhas:D
Deu o mesmo valor só não sobrou pra comprar cabos.
 
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Fiz um orçamento melhor pra você e também tirei do mercado livre.


Caixas rcf 310a da Itália está 4 mil o par!
Mesa de som Soundcraft efx12 da Inglaterra, não a SX brasileira, está 1.800
Microfone Sennheiser e845s Está por 360
Monitor rcf 408a está 1.900

Total = R$ 8.080

Subwoofer Attack Vrs 1810a está por 3.400 Novo!

Pergunte ao povo aqui quem fez as melhores escolhas:D
Deu o mesmo valor só não sobrou pra comprar cabos.

biritonio, com vai, tudo bem?

Rapaz, realmente seu orçamento é bem melhor em qualidade, as RCFs são muito bem faladas e cobiçadas aqui no SAV. Como não posso decidir sozinho, vou levar esse orçamento para ver se a igreja aprova. Um detalhe importante é que você chegou a esse valor com menos 4 mics e sem os cabos e esse valor de 4k o par é justamente por serem usadas também, mas entendo sua posição quanto a qualidade, sem duvidas ficará top essa configuração.

Obrigado.
 
Quanto a manutenção destas caixas importadas, como ficam? Tem boa assistência técnica aqui no RJ? e os valores são abusivos ?

Gostaria de saber também sobre o posicionamento "deitado" das caixas, tem-se suportes próprios para isso?
 
A manutenção das rcf somente é feita em Manaus pela loja C.Borges através do Andry.
Inclusive dá para comprar rcf novas por lá.
Tem gente que fez manutenção em SP e é caríssimo! Sendo usadas o risco do investimento aumenta.
Mas eu pensei apenas em qualidade e não em manutenção, claro! É para comprar na fé, rsrs

Pensando em manutenção dá pra usar as staner ou mesmo a yamaha, sendo que a yamaha tem
melhor rendimento, mas o dobro do preço da Staner, por isso acreditei que as rcf usadas
seriam a salvação no quesito (preço,qualidade). As rcf não tem borracha para apoiar deitadas, mas já vi essas tarrachas à venda em loja de instrumentos por 2 reais cada.

Mas a mesa SX que você escolheu foi eleita por mim a pior já fabricada em todos os tempos!
Em nenhum tópico eu vi especialistas indicarem ela. Porquê? Ela se chama na verdade
Loudvox. Pra você entender melhor é como se a Samsung tivesse comprado a fábrica da CCE
e trocasse apenas o nome da marca sem mudar a qualidade.

Mesas analógicas simples e boas são raras! Dá pra contar nos dedos de uma mão quantas existem!
Soundcraft efx, mackie e allen heath zed

Não percebi que você tinha relatado o kit de 4 mics, mas temos que economizar em algum intem
à começar por estes. Eu gosto dos akg perception, conheço o sem fio, mas não sei se o
com fio tem a mesma qualidade, se tiver ótimo! Tenho um superlux 248 e não presta!
Vou dar pra uma criança brincar.
Não posso indicar um Shure beta 58a usado ou novo e barato pelo risco de falsificações.

Você pode manter todos os itens que escolheu, mas sem uma boa mesa tudo ficará sem graça.
Saiu de linha essa versão, mesmo assim a Soundcraft efx continua imbatível.
 
Uso cinco mics superlux PRA D na igreja e ninguém reclama. Esse modelo e o mais indicado aqui no fórum como modelo de baixo custo. Se comportar com marcas top perde, certamente, mas deve se levar em consideração que cinco desses compram apenas um SM58, e mesmo assim são de qualidade.
@Joan Moraes, procure mesas yamaha. A melhor opção seria realmente a efx12, mas e difícil encontrar. Procure a yamaha MG20XU.
 
Obrigado ao biritonio e ao Ronaldo1pelas explanações, realmente tem-se que pensar muito e em varios fatores para se chegar a uma conclusão.

Entre os microfones superlux e os behringer xm8500 quais os melhores? sobre os shure, onde os adquirir com certeza de autenticidade?
 
Se é pra cortar custos esqueça os Shure, vai na loja e peça pra testar alguns de baixo custo.

A mesa yamaha está 3 vezes mais cara que a Soundcraft efx e mesmo assim acredito
que a yamaha só vence na questão do ganho, do visual, da garantia e da assistência.

Mas para quem vai investir 6 mil numa yamaha poderia investir numa mesa behringer digital
via ipad que tem muito mais recursos e qualidade.
 
@biritonio, a última vez que olhei a mg20xu tava 3,500, a efx 12 1800, aqui na cidade. Mas já tem tempo e estou por fora. Muito bem lembrado a XR18.
 
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@Joan Moraes;

Quanto aos Superlux Pra D não vou dizer que são melhores que os Shure SM 58, mas vou dizer que prefiro ele ao Shure. Na igreja da qual fiz parte até ano passado o vocal usava muito ganho e por questões de espaço ficavam próximos um dos outros. Aí até a pessoa dar o ok do volume de seu retorno, quando solava o canal para os fones dava pra ouvir nitidamente a pessoa que estava ao lado, isso dificultava a equalização e potencializava microfonias. Com os Superlux não se ouvia a pessoa do lado, facilitava a equalização e reduzia a microfonia.
Se vc tiver condiçõe$ e a quantidade de canais tre atender, sem dúvida a XR18 é uma ótima opção ( e meu sonho de consumo )..
 
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Pra se ter uma ideia eu não gostei do Shure sm58 nem do Neumann kms 105,
o médio grave predomina e é difícil tirar, virei fan dos médios agudos da akg.
 
Olá pessoal, penso que quanto a mesa, o interessante seria uma analógica de boa qualidade mesmo, acredito ser a melhor opção para nossa congregação. Quanto aos microfones realmente estou bastante confuso... @AltVan13 , onde adquiriu os da sua igreja? há perigo com falsificações com a marca superlux?
 
@Joan Moraes;

Com relação á mesa, a que vc citou eu, particularmente, não indicaria. Ela é uma segunda linha da Soundcraft, pode não ser ruim mas não é Soundcraft de verdade. Uma Soundcraft de verdade vai ser mais cara, some ao valor dela o valor do multicabo montado e faça uma comparação com o valor da XR18. Pode ser que seja um custoXbenefício bem maior.
Os Superlux ainda não vi relatos de falsificação, acho que o preço do original não estimula essa prática. Faz um comparativo:
- Pega um Shure SM58 e testa;
- Pega um Superlux Pra D1 e testa.
Se entre os 2 vc não sentir diferença praticamente nenhuma, o Superlux deve ser original.
 
Caso eu utilize uma mesa como a xr18, eu teria que me qualificar, e ainda qualificar terceiros que ficariam "ne mesa"... Por isso que nesse caso, acho que seria mais viável uma analógica.


Aqui no fórum há alguem que utilize nesse principio de som ao vivo? Porque acho que se encaixa naquela velha questão dos guitarristas pedaleira x pedal; sem duvidas um é muito mais custo beneficio que o outro e oferece "trilhões" de recursos a mais, porem a qualidade não se compara aos analógicos(falo quanto a pedais), e nos mixers ?
 
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A alguns usuários aqui no fórum usando a XR18 profissionalmente, e são só elogios.
Se capacite, nunca é perdido. Eu mesmo opero analógica mas já estudo as digitais pra não ter grande surpresa quando purgar uma.
Pelo que sei, hoje o timbre das digitais não perdem muito para o das analógicas não.
 
@Joan Moraes ;
Acho que esta questão, dos pedais e pedaleiras, é um pouco mais complexa do que vc menciona. Depende de qual pedal analógico e de qual pedaleira vc está falando. Tanto há imensa diferença entre pedaleiras quanto entre pedais e o preço é proporcional á ela. Convenhamos tb que se seu amp ou o sistema que for reproduzir o instrumento for ruim de nada adianta um pedal ou pedaleira top. Lembre-se de quem determina a qualidade do sistema é seu elo de menor qualidade.
Falando de mesas digitais e analógicas até certo ponto podemos aplicar tb o que comentamos anteriormente. Hoje sei distinguir entre o som de uma Mackie e uma Yamaha analógicas quando uso meus microfones nelas. A Yamaha tende a ter um som mais agudo, e é mais trabalhoso encontrar o timbre da voz nela ( opinião minha ). Mas para fazer a comparação correta teríamos que pegar uma analógica e uma digital de mesma marca e aí compararmos o timbre. Se vc pegar uma Behringer tenho quase certeza que o timbre da digital será melhor que da analógica, mesmo antes de usar os recursos que ela oferece, outras marcas não sei dizer mas acho que usando os recursos da digital vc teria mais chances de ter um resultado melhor do que teria usando somente uma analógica para a mesma aplicação.
Agora quando vc leva em consideração os recursos que uma digital te oferece, aí fica difícil não tender para ela, ainda mais se a diferença de preço for pequena. Considere ainda que vc pode usar a mesa, as boas, como uma interface e processar o áudio dentro do programa que vc quiser. Isso abre possibilidade para gravação e, embora eu não tenha certeza, vc pode usar pluggins e tudo o mais para tirar um som legal em aplicações ao vivo tb. Dê uma conferida no Youtube o vídeo de apresentação da RCF M18 por exemplo e vai entender o que estou falando.
Aí eu te falo que vc pode conseguir uma XR18 usada de ótima procedência por volta de R$ 5.000,00. Vc não acha que valeria a pena o desafio de domar essa ferinha?
Se vc tiver muita dificuldade de treinar pessoal para operar o básico, coisa que eu acho que não vai ter, chama estes jovenzinhos que adorar mexer com celular e vídeo game e duvido que em pouco tempo vc não vai ter que tomar cuidado para eles não ficarem sabendo mais do que vc. Muito intuitivo e parecido com uma mesa analógica.
 
Se pesquisar no fórum encontrará muitas opiniões boas sobre as digitais da Behringer, inclusive muitos dizem ter timbre melhor que dá Yamaha 01v
 
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