Novo Som Igreja

lgcardoso

New Member
Olá, gostaria de algumas sugestões e orientações de todos que possam nos ajudar.
Estamos reformulando o som de nossa igreja.
Vamos ao cenário atual:

As atividades na igreja são diárias. E nem sempre os responsáveis pela manutenção e operação do som estão presentes. Alguns que se dispõem a ajudar são anciões, e não tem todo aquele zelo e cuidado necessários para operar o som, mas não podemos dispensar a mão de obra voluntária. Em decorrência deste cenário sempre deixamos as ligações e configurações da mesa e equipamentos pré-definidos de modo que é só ligar, aumentar os volumes posteriormente usar e depois fazer o caminho inverso para desligar.

Atualmente estamos utilizando um som básico mesa Oneal Omsx-8, 4 caixas passivas (work, são terríveis), 2 retornos 12”, 1 Dbs-720, 1 microfone púlpito TSI, 1 microfone Sem Fio não lembro a marca. Nos cultos normalmente temos teclado, violão, violino (tem seu microfone próprio), guitarra (tem o cubo), baixo (muito raro, mas também tem o cubo), bateria acústica.

Em dia de cultos especiais as vezes contamos com quarteto de cordas, 2 flautas, 2 saxofones e alguns outros instrumentos acústicos. Mas a igreja é pequena e graças a Deus a acústica não é tão ruim, então dá para usar tudo sem microfone.

Agora para o que temos para o novo som:

4 RCF ART 310 MKii
1 Behringer Xenyx 2222FX
1 CMBW 24 XDF – Ciclotron
1 Behringer C-2 (será usado para o coro nos fins de semana)
100m cabo SC30 + plugs Neutrick

As principais dúvidas são:

Qual o melhor posicionamento das caixas? As atuais estão dispostas do centro da igreja para as laterais.

E quanto a operação e segurança das instalações elétricas para estás (que provavelmente terá que ter um circuito exclusivo para elas). Como ligar as caixas ativas e equipamentos de modo seguro de forma que com o uso diário (liga e desliga) associado a péssima qualidade da energia fornecida pela concessionária não venham a danificar os equipamentos.

Como as caixas ficarão um pouco altas dá muito trabalho ligar, aumentar, abaixar e desligar todo dia. Como proceder?

Ahh ia me esquecendo, a igreja tem um climatizador gigantesco que interfere em toda instalação sonoro, com um ruído constante. Já tentamos algumas soluções mas sem êxito ( filtros etcs...). Creio que a solução seria colocar uma fase isolada só para ele, mas essas decisões estão acima de minhas responsabilidades. Há alguma outra forma de minimizar esse problema? (Um bom aterramento?).

Antes que perguntem as mesas de som foram aquelas doações e presentes ás cegas, o irmão se empolga e já chega lá com o bem compro, então não dá para rejeitar, mas dá para vender e investir em outra coisa.
Anexo um croqui rápido e amador da igreja.

Fico no aguardo e já agradeço a todos que possam ajudar.
 

Attachments

  • croqui_igreja_4_telhado.jpg
    croqui_igreja_4_telhado.jpg
    85.8 KB · Visitas: 26
Olá!
Tente vender as duas mesas e compra uma digital para acompanhar as RCF. Ou vende uma para comprar o condicionador de energia, tipo os da penta acustica.
Ira te faltar um Processador para usar as 4 caixas adequadamente.
Por enquanto era o que pensei no momento.

Ate mais,

Vladimir
 
Seja bem vindo @Igcardoso!

Sua igreja não é grande e nem larga. Acho que o posicionamento das caixas, como no croqui enviado, está bom e que vc não precisará nem de 4 caixas nem de processador. A área sonorizada pelo PA será de mais ou menos 10m o que não deve te proporcionar problema de delay entre as caixas. A igreja tb é estreita ( 6,4 m de largura ) logo uma caixa centralizada em fly em cada posição mostrada cobriria bem, na minha opinião. O par que sobra vc poderia usar no retorno.
Pelo jeitão sua igreja parece ser uma Maranata, mais um motivo para achar que da forma que estou sugerindo te atenderá bem uma vez que sua denominação não tem fama de praticar altos volumes.
Ótima sugestão essa de vender essas mesas e comprar uma única que te atenda e que tenha qualidade mais compatível com suas Art.
Seu problema elétrico vc provavelmente não conseguirá resolver sem separar u m circuito exclusivo para seu som. Eu aproveitaria e faria a alteração para que as caixas fossem acionadas por um condicionador de energia, como o Pentacústica PM 1.1, mas o PM 1.2 tb daria conta e é mais barato porém não possui acionamento sequencial. Isto resolveria seu problema de ficar ligando e desligando as caixas e tb providenciaria alta proteção para suas caixas e periféricos.
Vc não mencionou quais outros mics tem, mas cairia bem um Lewitt LTS 240 ( sem fio duplo ), e mais alguns Lewitt 250 ou Pra D1 pra completar seu setup.
Quanto aos instrumentos, retire tudo dos cubos e coloque na mesa. O som ficará muito mais redondo e te dará controle total, ou quase, sobre os volumes praticados pelos músicos. Assim vc tb pode vender os cubos e completar o investimento necessário para o projeto.
 
Opa, desculpa a demora em responder mas é que os últimos dias foram corridos.
Quanto a posição das caixas creio que esta seja a melhor opção. A igreja é uma Maranata.
Um dos problemas que percebi essa semana é que a mesa cmbw24 já está no inventario de bens da igreja, então creio que as chances de vende-la são remotas.
Os cubos não podem ser vendidos pois são dos instrumentistas e não da igreja.
Agradeço a ajuda e vamos que vamos...
 
Inventário? Como assim?
Suponhamos que ela queime e vire sucata, como faria? Se o caso for patrimonial, patrimônio tb pode ser baixado.
 
Se queimar e virar sucata creio que é descartado já que não terá mais uso.
E caso não tenha mais uso em um local é repassada para outro que esta começando ou que atenda a necessidade no momento.
Mas são procedimentos administrativos e burocrático de controle que foram definidos assim. Vai entender.
No que podemos ajudar a melhorar, fazemos.
 
Se for trocar mesmo a mesa pega uma M18 ou uma XR18. A M18 a pouco tempo tinha usuário vendendo de ótima procedência com preço bem camarada.
 
Back
Topo