Mudando tensão de periféricos Behringer

sobjak

Member
Ohh não... comprou um periférico e quando chegou em casa viu um "detalhe" na caixa, que dizia: 220V sendo a tensão da sua igreja é 110V? Muitos usariam um transformador, outros tentariam trocar, outros iriam revender, mas a solução é: Trocar a tensão!



A pouco tempo atrás fui comprar algumas coisas pro som ali no vizinho, Paraguai. Achei o que eu precisava, e por sorte com um preço legal direto de um distribuidor autorizado da Behringer mesmo... ok ok.. fiz minhas compras, e qunado tava saindo da loja olhei na caixa e vi: 220V
nossa quase surtei, pq a maioria desses equipamentos vem em 220V que é a tensão utilizada no PY.. então, voltei e perguntei ao vendedor um produto em 110V, e para minha surpresa ele começou a retirar o equipamento da caixa, achei estranho, pois tinha certeza de que não havia nenhuma chave para mudar voltagem. então ele simplesmente pegou uma chave philips e abriu, cortou um fio, imendou com outro, isolou, fechou, me entregou, e disse: Pronto!!

Semana passada li no forum o bersan ajudando o pessoal, e disse que estava usando um trasformador 110V>220V.. ai eu disse que poderia fazer a troca da voltagem, então ele pediu pra mim fzer um tutorial e aqui estará ele:.

Então chega de enrolação e mãos a obra:


Como Behringer se tornou uma marca popular por tem inúmeros produtos que são "utilizáveis" a um preço baixo, muitas igrejas utilizam desses produtos e creio que poderia ajudar alguem que enfreta essa dificuldade...



DSC00099.jpg

DSC00101.jpg

Tanto no compressor MDX4600 e no FBQ1502 que eu comprei o processo foi o mesmo, então acredito que seja um padrão dos trafo behringer, e pode ser utilizado em outros equipamentos caso siga essa regra..


o processo é bem simples, mas exije cuidado, principalmente na hora de abrir. Pegue uma chave philips do tamanho correto do parafuso, pois ele é extremamente frágil, e facilmente pode ser "expanado", como prova, qunado o vendedor da autorizada estava abrindo, "comeu" um parafuso com uma chave incorreta e teve que substituir o aparelho por causa que não seria possivel retirar aquele parafuso, então cuidado.

depois de abrir o tampo superior, vai achar isso:

DSC00097.jpg


Provavelmente, se for o mesmo padrão, estara "sobrando" um fio de cor azul, protegido por uma capa plástica. Pegue este fio e descasque a ponta dele que será utilizada posteriormente...

Em seguida procure por um fio vermelho, ou cor-de-rosa, nesse tom, que entra para o transformador.. esse fio sera cortado e a parte que está no transformador deve ser isolada para evitar curtos, e a outra ponta vai ser ligada ao fio azul, que estava "sobrando", e tudo devidamente isolado. Se quiser fazer uma coisa bem feitinha, faça uma solda, mas nada necessário, é importante apenas fazer o isolamento.
e pronto!
tudo resolvido
agora confira:

CpiadeDSC00098.jpg


o círculo vermelho refere-se aos fio que foram imendandos, e o circulo azul ao fio que deve ser apenas isolado..

compare a foto do equalizador:

DSC00100.jpg

mesma coisa, círculo vermelho está a imenda, e circulo azul o fio que foi cortado e deve ser isolado...


Feito isso e conferido se está tudo certo, pode fechar o tampo superior, lembrando do cuidado com os parafusos, e depois testar...

Lembrando que etiquetar o aparelho com uma indicação de que agora ele funciona em 110V.



Valew ;)
Rodrigo
 
Beleza!!! Valeu, obrigado.

Vou fazer esta semana, depois posto aqui. Menos 1 kg no rack. Viva!!!

Um abraço,

Fernando
 
ô rodrigo, vc disse que esse cabo azul ja vem no equipo... será que a Behringer ja deixa ai por que disso msm? pra mudar de tensão?

Abs, Jaasiel
 
Exatamente Jaasielsouza

So não entendo o porque de não colocar uma chave seletora de tensão, já que tem os fios prontos para isso... apenas uma chavezinha...

Mas... sei lá neh, o importante eh que pode-se mudar a tensão facilmente..



Abraço
Rodrigo
 
Pessoal,

Quem quiser pode instalar uma chave para fazer esta comutação entre as tensões de entrada (127V/220V).

Considerando as informações dadas acima que esses trafos dos equipos da Behringer possuem condições de comutação no primário, faça o seguinte:

Peque uma chave de duas posições (tipo destas de ventilador de teto, que você escolhe entre ventilação e exaustão), depois, os dois fios que vão para o transformador devem ser ligados nos conectores das extremidades da chave e o fio que vem da tomada deve ser ligado no conector central da chave. Por último, fixe a chave no aparelho (invente alguma forma).

Se quiserem, acrescentem fusíveis de proteção para as duas tensões.

OBS.: Se não tiver certeza do que está fazendo, não faça. Peça a alguma eletrônica para fazer.

Sds,

Eduardo.
 
rafaellerm disse:
Alguém sabe se é possível fazer o contrário, passar de 110V para 220V, ou o transformador vem diferente?

Perfeitamente, caso hava a disponibilidade de fio "vermelho" no trafo..




A chave pode ser instalada sem problemas, e o ideal é alterar o fusível tambem..



Abraço
Rodrigo
 
O Trafo utilizado nos equipos Beringher é toroidal, muito bom, menos interferência e baixa perda, legal. Mas duas observações:

1. A foto mostra que em volta do Toróide tem um selo, deve trazer informações sobre as ligações e tensões disponíveis no Trafo, geralmente empresas utilizam o mesmo trafo para vários modelos de equipamentos, menor custo com projetos e adquirem maior quantidade de peças, conseguindo um preço menor. Com certeza a Beringher não faz este trafo, eles compram de alguém.

2. A falta de uma blindagem eletrostática, para evitar interferências dos "60Hz e seus harmônicos", isso dava até um nome de banda. Hehe. Mas já que abriu o equipo, pode ser feita a tal blindagem. Envolva o trafo com uma folha de "cobre" de preferência é só passar envolta do selo de papel não precisa embrulhar o trafo, não sei onde vão encontrar a tal folha, mas a gente usava na "Meteoro" solde um fio nela e solde a outra ponta deste fio no "Terra GND". Nunca tentei com papel alumínio, mas por ser um bom condutor deve ajudar. Pronto está feita a blindagem. Certifique-se de que o blindagem não vai encostar na placa eletrônica ou outro lugar que possa causar curto.


Abraço,

Marcelo
 
Marcelo, o que esses "harmonicos" dos 60Hz poderiam afetar?? fale um pouco sobre isso... sinceramente eu nunca vi nenhum trafo blindado..



Valew
Rodrigo
 
Os 60 Hz, são da rede, porém todo equipamento eletrônico que possui chaveamento por diodos, diacs, triacs, transistores e outros geram harmônicos que são multíplos da frequência da rede, ou também multíplos das frequências de chaveamento dos componentes eletrônicos que causam ruído no áudio, o Fernando comentou de um No Break que gera um ruído em 14KHz, por não ser um No Break destinado ao áudio. Com certeza os Estabilizadores e No breaks destinados para esse fim possuem blindagem, para não gerarem ruído.
Bem como equipamentos top de linha como cabeçotes valvulados, Marshall, Gallien Kruegger e amplificadores possuem esta e outras proteções contra ruídos e interferências da rede elétrica. A blindagem eletrostática que comentei, só era usada em equipamentos top, porém foi mais a nível de curiosidade, pois se você não tiver problemas com ruídos, (zunidos continuos) não há necessidade de fazer.
 
Ahh agora saquei...

mas acho que não me é necessário, como não há problemas de ruídos aqui...

de qq forma valew a explicação...



Abraço
Rodrigo
 
So não entendo o porque de não colocar uma chave seletora de tensão, já que tem os fios prontos para isso... apenas uma chavezinha...

Questão de mercado. Isso não acontece só com a Behringer, com outros fabricantes também.

Os produtos são feitos com uma destinação apropriada. Por exemplo: 230V para Europa, 110V para Américas, etc.

O que acontece é que, na maioria dos países, tudo é padronizado, todas as cidades são da mesma forma. Então o fabricante faz um aparelho 230V para ser vendido de Mostou até Lisboa.

Neste caso, a existência de uma determinada chave vai trazer o inconveniente de gerar problemas de suporte técnico. Já imaginou o cara chegar com o aparelho na assistência reclamando que não funciona e é só porque a chave estava em 110V? (quem nunca fez isso que atire a primeira pedra, eu já fiz isso duas vezes).

No Brasil, país de proporções continentais (a Europa toda cabe dentro do Brasil, praticamente), infelizmente padronização é algo distante, e há algumas cidades (que eu saiba, Brasília, Goiânia, Fortaleza e outras cidades menores) onde a tensão é 220V, e então os fabricantes brasileiros fazem tudo com a bendita chave.

Quem usa Behringer nestas cidades tem que usar um transformador de 110V (tensão dos aparelhos importados legalmente para o país) para 220V.

Só que o Sobjak e o Marcelo "mataram" a charada: as peças são únicas, padronizadas, compradas em grande quantidade. E é só mudar o fio. Valeu mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
SOBJAK ?

Ta certo vc mudou de 220 para 110 ok !!!

Só que aqui em BH a rede é 127v , e meu FBQ3102 Behringer esquenta demais a parte traseira que quase queima a mâo da gente.

Será que tenho que utilizar aqueles pesados transformadores 127>>110 ?

Na tampa do fuzivel diz: 110-120 e 220-250.

Tenho como trocar o trafo ?

Um abraço MY FRIENDS !
 
FAlaa lim

humm seguinte kra
não vi nenhum caso parecido com o seu..
o EQ veio de fábrica pra 110 ou vc mudou a voltagem??
está tudo certo nas ligações do trafo??

não vi nenhum caso que necessitasse troca de trafo por isso..


Pede ao MarceloCavic aqui no fórum, talvez ele saiba te responder certinho.


Falow
Abraço
 
É isso mesmo cara o equalizador veio de fábrica 110-120 ou 220-250,tudo certo nas ligações...até funciona em 127v ,mas, esquenta demais.

Valeu amigo!!!
 
LIM a energia que vem da sua tomada é 127V so que se fala em 110 pq se vc colocar um multimetro ela varia de 108V como ja vi ate 127V dependendo do horario a mesma coisa para 220 e 250
 
Lim,

O fato de ter 7V acima é praticamente desprezível, você já chegou notar o exatamente esquenta no seu equipamento? É o transformador?

Bom, pela lei de Ohm quanto maior a tensão menor a corrente, certo? Então se você alimenta seu equipamento com 127 a corrente deverá ser menor.

Transformadores de pequeno porte para uso em aparelhos eletrônicos esquentam geralmente por dois motivos:

O primeiro, todos nós conhecemos, sobrecarga. Como se trata de um equipamento projetado acredito que esse não seja o caso.

O segundo é a perda de corrente por magnetização do núcleo. Essa corrente está presente em todos os equipamentos indutivos, ou seja, que contém bobinas. Os trafos da Beringher são toroidais, têm baixa perda. Estranho. Será que veio com algum defeito?

Tive problemas com uma Eurodesk 2442 FX, ela aquecia a fonte, tivemos que trocá-la. Todo componente elétrico tem uma MTA, Máxima Temperatura Admissível. Para transformadores teríamos que saber a classe de isolação dele para saber o limite de temperatura, mas, uma coisa é certa se chega a queimar a mão está acima de 60 C, que o limite da pele humana. Considere a grosso modo o limite de 70 C para os cabos internos. Se conseguir efetuar a medição e a temperatura estiver ultrapassando este valor, é aconselhável encaminhar para a assitência técnica. Lembrando que o núcleo do transformador (entreferro) pode chegar a 90 C e alguns casos até mais.

Tente colocar um ventilador junto a região do equipamento que mais aquece, como medida de prevenção e observe, a sonoridade muda a medida que o equipamento esquenta?

Um abraço,

Marcelo.
 
Olá pessoal!

Tenho uma dica válida também para caixas ativas behringer,

Precisava mudar a voltagem da minha caixa ativa b215d, que veio em 220v, no entanto não achei nada a respeito a não ser esse tópico,

Porém ele diz respeito a equipamentos que usam transformador interno e essas caixas ativas usam fonte chaveadas para a minha surpresa,

Então, ao abrir minha caixa e checar o circuito eletrônico, pude observar que é parecido com essas fontes de computador, para mudar de 110v para 220v, ou vice-versa, é só uma questão de jumpear dois pontos no circuito.

Para uso em 220v, o jump deverá estar ABERTO.
Para uso em 110v, o jump deverá estar FECHADO.

Na própria placa, próximo dos fios de entrada de energia, está o lugar do JUMP, inclusive no meu caso veio serigrafado na placa a orientação da voltagem (110v "use" - usar o jump).

Funcionou 100% :D

Abraços!
 
Back
Topo