Mic. coral Superlux

danielsearom

New Member
oi, pessoal.
vocês já ouviral falar neste microfone da superlux, o CM-H8A. eu estou pensando em usá-lo para o coral jovem da minha igreja.
o que vcs acham??
 
Eu tenho 2 superlux HO-8 para usos diversos, e já usei ele para captar um coral de homens de 45 vozes e gostei bastante.
 
Gostei bem mais do resultado do CM-H8A que o Samson C02 (ou o superlux igual). Nos nossos colégios só são utilizados esse modelo para microfonar os corais...
 
Olá gente,

primeiro, é importante salientar que estamos tratando de mics diferentes.

29497_l.jpg


CM-H8A
Cardióide
Diafragma de 1"
Resp. de frequência 30Hz a 18KHz (praticamente plana de 70Hz a 10KHz)

HO8MAX.jpg


CM-H0-8
Um mic que vem em alguns kits de bateria. Apesar disto, tem um grave legal, com resposta de frequência bem plana de 100Hz a até uns 5KHz, quando então há um acréscimo.

samson_c2.jpg


Samson C02

E que na verdade é o mic Superlux SMK-H8K (ou CM-H8K):

P9100143.jpg


que é um mic do tipo "pencil" (caneta).

Para começo de conversa, há um pequeno detalhe a ser considerado: o tamanho da cápsula. Mics de diafragma largo captam graves muito melhor que os de diafragma pequeno, o que mostra porque os corais masculinos se dão melhor com estes mics.

Depois, o CM-H8A tem resposta de frequência praticamente plana em por um espectro muito grande de frequências. Isto dá versatilidade ao mic, ou seja, o operador do sistema dá a ele o som que quiser.

Já os HO-8 e H8K tem um curva de resposta de frequência bem parecida, mas a cápsula de 1" do HO-8 provavelmente terá melhor desempenho melhor nos graves que outra menor, ainda que a curva seja igual.

Só que são dois mics voltados originalmente para over de bateria. Tem sonoridades ótimas, bons graves, mas tem um realce entre 5KHz e 10kHz, que é exatamente a área dos pratos da bateria.

Ou seja: o H8A é um mic bem superior e mais versátil que os outros dois. Entretanto, há fatores que devem ser considerados.

1) Mics de cápsula grande são mais pesados e mais frágeis que mics tipo caneta. Devem usar pedestais de base de ferro. Pesados e caros, tais pedestais são o terror de quem faz eventos cada dia em um local diferente.

2) Mics de cápsula grande tem graves ótimos, mas isto às vezes atrapalha mais que ajuda, pois em ambientes reverberantes, onde os graves sobram, é muito difícil regulá-los.

Ou seja: como tudo na vida, há vantagens e desvantagens.

Um abraço,

Fernando
 
É bersan eu percebi no HO-8 um pouco de graves, principalmente quando eu usei para microfonar um piano de cauda, sobrava um pouco nos graves, mais só foi afastar um um poco das cordas mais graves que ficou, "filé"!
E outra ele é supercardíode, mas como o coral fica em meia lua não teve muita perda nas laterais, ficou bacana.

A distorção dele é de aproximadamente 137dB SPL, é razoavel para um mic condenser?

Abraços!
 
E aí galera

Como o Bersan falou, são para utilidades diversas, se for comprar é melhor pegar um que seja projetado com o fim para o qual vc quer usá-lo.

Abraços!
 
e oq vcs acham desse para coral tbm??? (acessem o link)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.avlex.com/pdfs/S241_U3.pdf">http://www.avlex.com/pdfs/S241_U3.pdf</a><!-- m -->
 
Back
Topo