Ligar a mesa de som no PC/Notebook

G

Guest

Guest
Alguém sabe me dizer como faço e o que preciso usar para ligar a mesa de som no PC ou notebook, tanto para ajudar a equalizar o som como para gravar o culto e qual programa devo usar para isso?
 
fala ae duaoliver, APDS!!

você pode usar um cabo P2 - RCA , ligando o p2 no line in do seu not, e o rca na rec output da sua mesa...
ou se não vc pode comprar um desses aqui:

UCA202_P0484_FrontPerspective_web.jpg


eu uso um la na igreja, veio junto com a mesa, nunca tive problemas em instalar e usar, ele é USB e não distorce o sinal.

Agora, para você gravar, tem vários programas bons pra isso. Se caso as configurações do seu pc ou note forem baixas....vc pode usar o audacity, ele é free e não consume muito do seu pc.
Eu quando faço gravações uso o Sound Forge 8.0, me atende perfeitamente e não é dificil de mecher.
fica a minha dica, o pessoal ae vai te dar dicas mais valiosas, espero ter ajudado.
Abração,
Lucas
 
Olá Duaoliver, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Eu uso cabo P2 x RCA mesmo. Mas compre um bom, Hayonic ou outro bom. Tem uns chineses de 2 reais que não valem nada. O Hayonic me custou 11 mas dá 10 a zero.

P2 entra no line-in do computador. Cuidado: muitos notebooks não tem line-in -conector azul - só mic in, conector rosa. Se for para usar em notebook sem line-in, só mic in, melhor comprar essa interface que o Lucas apresentou.

O RCA entra na mesa, na saída REC OUT, praticamente toda mesa tem isso.

Programas, sugiro o Audacity, gratuito, leve e em português. Mas há inúmeros.

Um abraço,

Fernando
 
Paz,

Quanto a gravação via line-in tudo legal, (obs: Siga a diga do Bersan, compre um BOM cabo :))

Quanto a EQ em realtime, acho que você vai passar um perrengue com uma placa on-board... Se a configuração do seu micro for boa, tu pode usar um Nuendo, Pro Tools, Cubase, etc... Criar uma pista e insertar no canal line-in um plug-in de EQ.
Vai dar um buffer legal, tente usar o programa ASIO4ALL ele vai da uma melhorada nisso, mais dependendo de sua config, não ficará lá grandes coisas.

Melhor é comprar um EQ de verdade, por mais simples que seja te atenderá muito melhor.

Eu comprei um ROXY RFQ1502 de 15 Bandas cara, ele é bem legalzinho, paguei R$: 275 pilas e uso ele na minha batera, ele não é um "interpolado" kkkkkkkkk mais atende legal e tem um preço bacana =) tem até uma opção que "rf.bq" se não me engano, que interage igual ao FBQ da béhhhhringuer com um "feedback" das frequencias criticas 8)
21335349_4.jpg


Ahh e tem saída indepentende para SUB com ajuste de frequencia :)
21335349_2.jpg



É uma boa opção.


abraços!
 
E se for tão ruim quanto a mesa, só a graça de Deus para ajudar.

duaoliver disse:
Alguém sabe me dizer como faço e o que preciso usar para ligar a mesa de som no PC ou notebook, tanto para ajudar a equalizar o som como para gravar o culto e qual programa devo usar para isso?

Vc quer o equalizador para o PA ou para a gravação? Se for para o PA, o custo será muito maior que o benefício. Sem contar que o problema de latência será grande, criando defasamentos entre o sinal original e o processado pelo PC. Compre um EQ analógico e seja feliz.

[]'s
 
Código:
Cópia idêntica do Behringer FQB-1502.

É sim, dizem que é fabricado no mesmo lugar e que os periféricos também são iguais, só muda a marca... Não achei nada excepcional, mais também não é porco, é descente :)

Código:
E se for tão ruim quanto a mesa, só a graça de Deus para ajudar.

HAHAHAHAHAHA :lol:

Até que não é tão ruim não, claro depende de aplicação que será feita, no meu caso como não precisava de nada extraordinário serviu perfeitamente, e no caso dele creio que também sirva já que o ele terá no mínimo ai uns 1.2 e 2s de buffer em uma placa on-board com recursos limitados.


Abraços!
[]s
 
Bom se for para gravação vc pode fazer o seguinte:

1 - se for apenas gravação amadora, para aprendizado sem a finalidade de comercialização/distribuição jogue uma saída de audio da mesa para o line-in/mic de seu notbook, pode ser um aux ou saída de fone, mas se a mesa tiver canal de gravação é preferivel que use ele.

2 - caso a gravação seja com a finalidade de distribuição e comercialização recomendo que compre então uma placa de gravação e instale no seu pc.... ñ sei quanto aos notebooks mas para pc desktop eu gosto muito das placas de gravação da Creative, lembrando sempre que a placa mestre é a Pro-Tools, mas isso pra quem estar com grana pra investir, não sei se este é seu caso.

Programas que eu recomendo para gravação que já usei é o Audacity (Só funciona em Windows XP) o Soundforge e o Cakewalk. Destes 3 o Audacity é o mais fácil do Operar, mas na minha opinião o Cakewalk tem mais recrusos, teste-os e veja qual acha melhor.

Lembrando que caso esteja utilizando uma Pro-Tools o mais recomendado é utilizar o programa da Pro-Tools tbm

;)
 
Deblyn disse:
Programas que eu recomendo para gravação que já usei é o Audacity (Só funciona em Windows XP) o Soundforge e o Cakewalk. Destes 3 o Audacity é o mais fácil do Operar, mas na minha opinião o Cakewalk tem mais recrusos, teste-os e veja qual acha melhor.

É bom, só um detalhe, eu uso Windows Vista Starter na minha máquina e o audacity roda normal nela, já fiz de gravação a edição, salvando inclusive em mp3, enfim....normal...
Creio que ele não tenha essa restrição de sistemas operacionais não, acho que ele funciona até com win 98 senão me engano....
Vale lembrar que pro pessoal de igreja que grava o culto é uma mão na roda, levin, intuitivo, salva em mp3 (precisa de um arquivo - lame_enc.dll )...
mto bom...uso e recomendo!
 
msfelicio disse:
Deblyn disse:
Programas que eu recomendo para gravação que já usei é o Audacity (Só funciona em Windows XP) o Soundforge e o Cakewalk. Destes 3 o Audacity é o mais fácil do Operar, mas na minha opinião o Cakewalk tem mais recrusos, teste-os e veja qual acha melhor.

É bom, só um detalhe, eu uso Windows Vista Starter na minha máquina e o audacity roda normal nela, já fiz de gravação a edição, salvando inclusive em mp3, enfim....normal...
Creio que ele não tenha essa restrição de sistemas operacionais não, acho que ele funciona até com win 98 senão me engano....
Vale lembrar que pro pessoal de igreja que grava o culto é uma mão na roda, levin, intuitivo, salva em mp3 (precisa de um arquivo - lame_enc.dll )...
mto bom...uso e recomendo!

Tenho que concordar que pra usar na igreja ele é realmente bom, leve, simples, enfim tudo que precisamos. Mas msfelicio pelo oq eu me lembre ou o Audacity ou o Soundforge acho que só rodam em windows XP, sei pq ná epoca o computador da igreja era 98 e nao conseguiamos usar nele, tinhamos que levar outro computador com XP para poder gravar. Sei que um dos dois funcionava assim, mas pode ser que já tenha suporte pro vista também e eu esteja falando besteira rsrsrsrs
Mas de qualquer forma fica a dica......
 
gostaria de aproveitar a duvida do nosso colega duaoliver q tbm é a minha

meu notebook tem a seguinte configuração:

* Processador AMD AMD Turion 64 X2 TL-60 2.0 GHz.
* Memória 2048 MB DDR2 (1024 MB x 2 = 2 GB)
* Disco Rígido (HD) 160 GB
* DVD - Super Multi . Gravador e Leitor de CD/DVD
* Exposição 14.1'' WXGA CristalBrite
* Placa de Vídeo Nvidia Ge Force 7000M
* Câmera Integrada Crystal Eye
* Microfóne Embutido
* Leitor de Memória SD/ XD/ MMC/ PRO
* Wireless 802.11 b/g
* USB 4 Port
* RJ 11 Modem 56K
* RJ 45 Rede 10/100/1000
* Entrada p/ Express Card (PCMCIA)
* Entrada p/ Microfóne e outros Dispositivos
* Saída p/ Monitor
* Saída Super Vídeo
* Saída FireWire
* Saída de Som

sou músico e tenho uma banda e estou pretendo fazer algumas gravações sem fins comerciais, apenas gravações de ensaios, etc.

possuo alguns softwares de gravação como o Nuendo e Sound Forge, que ja mecho com eles algum tempinho

o que estou pensando é em ligar todos os instrumentos a uma mesa de som e conectar ao notebook. (so isso basta???)

gostaria de saber dos colegas o q seria a mais necessario (cabos,equipamentos,softwares) e como seriam ligalos para poder realizar uma gravação?

as configurações do meu notebook são suficientes ou ñ?

espero ter sido claro
vlw
 
Para sua finalidade seu laptop eh suficiente, recomendo que vc adquira um interface de audio USB com entrada de linha e XLR, pegue uma saida auxiliar da mesa ou stereo mono out se tiver e ligue na interface, em relacao aos softwares o Sound Forge e o Nuendo tambem irao atender ao que voce procura.

Mas fala pra gente o que voce possui de equipamentos de som, tipo mesa, caixas, amps e por ae vai, que fica mais facil da gnt recomendar alguma coisa pra voce.
 
Olá Sal, seja bem vindo ao SomAoVivo.

ótimo link, mas só serve para quem tem mesa digital Yamaha. O post acima discutiu ligação em qualquer mesa analógica, via os conectores RCA comuns nestes equipamentos.

Um abraço,

Fernando
 
ola pessoal!!

essa semana ganhei de um vendedor um acessorio pra gravação ( n sei o nome correto) BHERINGER U-CONTROL UCA200
ele é mais simples que o UCA202( não tem saida de fone e etc...)

eu conectei a saida de gravação(rca) da mesa no input(rca) e conectei o cabo usb no pc. não tenho muito conhecimento nessas partes de gravar no pc.dai surgiu minhas duvidas;

meu pc não tem uma placa de som boa. tem a original q vem no pc(acho).
pra fazer gravações sem finalidades comercias eu preciso colocar uma boa placa de som decente?

eu não consegui "jogar o som da mesa para o pç. tenho q habilitar alguma função no pc?

eu tenho o audacity no meu pc, que eu quero usar pra gravar o som que vem da mesa.

se alguem puder me ajudar fico agradecido!
 
O que aconteceu? O computador não reconheceu a interface? Não conseguiste configurar o Audacity? Ou o sinal da mesa não estava entrando? Qual é essa mesa?
 
ola!! obrigado por poder me ajudar!!

o pc reconheceu a interface. apareceu na barra de tarefas. dai em propriedades de som aparece essa interface porem a opção "gravar" fica inativa. sera q a placa de som nao serve pra gravar?

e como se faz pra configurar o audacity?

a mesa é STANER BUX-14.
 
Natanael, voce vai usar essa interface da Behringer para fazer suas gravações sem precisar usar a placa do PC, se a interface já estiver instalada corretamente, abra o Audacity e clica Ctrl+P, vá em Dispositivos e selecione nas opções Gravando a sua interface Behringer.

Após feito isso ligue sua mesa de som, coloque algo pra tocar ou use um mic mesmo, coloque o Audacity pra gravar e veja se dá certo.

Espero ter ajudado.
 
Back
Topo