Ligação caixas - URGENTE !!

Amigos e Irmãos do SAV. Preciso de uma força urgente.

Seguinte: Compramos as caixas da attack, 2 ativas e 2 passivas (Glória a Deus !!), sendo que iremos instalar em breve, modificando o que temos hoje, colocando em cluster central(ativa+passiva) e delay(ativa + passiva), tudo como já fui direcionado aqui pelo site.

Só que tenho que entregar as caixas antigas e tenho um evento aqui esse final de semana...aí vem as dúvidas:

Hoje, as caixas W-som são passivas, ligadas via cabo flamenguinho da potência até elas, com entrada P10 e na potência é borne. O retono, mando o sinal via multicabo e usamos caixa ativa da antera.

1) Pensei em ligar pra esse evento as caixas ativas. Posso usar o cabo que temos hoje(flamenguinho), mudando apenas a entrada no equalizador para p10, e usar o P10 na ativa? ficaria MESA>EQUALIZADOR>CAIXA ATIVA

2) A caixa passiva da attack eu pensei em usar como retorno. Continuo com o sinal via multicabo>potência>cabo flamenguinho jumpeado no speakon para as passivas?

Obrigado a todos.
 
Claudio Dornellas disse:
1) Pensei em ligar pra esse evento as caixas ativas. Posso usar o cabo que temos hoje(flamenguinho), mudando apenas a entrada no equalizador para p10, e usar o P10 na ativa? ficaria MESA>EQUALIZADOR>CAIXA ATIVA

Não pode ligar caixa Ativa com cabo flamenguinho(se fosse cabo "vasco da gama" poderia eheheh), o sinal que sai do equalizador é muito baixo, o cabo flamenguinho não é blindado e vai gerar interferencias horriveis.

Claudio Dornellas disse:
2) A caixa passiva da attack eu pensei em usar como retorno. Continuo com o sinal via multicabo>potência>cabo flamenguinho jumpeado no speakon para as passivas?

Esta não teria problemas, pode ligar(apenas troque o cabo pelo "vasco da gama" ehehhehehe).
 
então, seria melhor o contrário por enquanto?? mandar via cruzeirinho(hehehe) da potência para as passivas ??? e usar as ativas como retorno via multicabo ??

OU então, qual cabo seria ideal pra fazer a ligação do equalizador > caixas ativas??

Lembrando que em breve nós iremos fazer a ligação via deq, que será definitiva.
 
Olá Claudio,
é só fazer assim, todo sinal que não seja amplificado(no seu caso que nao PASSOU pela caixa ativa) use cabo blindado ou balanceado se os perifericos permitirem(mesa, EQ, entrada da caixa ativa)
Tudo o que for pós caixa ativa(no seu caso a alimentação de uma passiva) use cabo bicolor ou cabo PP a seu gosto, lembrando que quanto maior for a bitola menos sinal perderá.
 
Fábio,

o que acontece é que nós ainda vamos fazer a ligação definitiva das caixas. Eu terei que fazer algo provisório e não queria gastar 2 vezes.

O que seria melhor: aproveitar os cabos que tenho hoje e levar o sinla amplificado para as caixas passivas(cabo bicolor, flamenguinho, vasquinho ou cruzeirinho como queiram), fazendo a conexão speakon neles para a caixa passiva(jampeando os polos) ou aproveitar o cabo bicolor pra levar o sinal pras ativas ??
 
Nas duas opções que voce mostrou, a segunda opção é inviavel, nao se leva sinal de audio a nivel de linha por cabo bicolor, nunca faça isso, nem por remendo ou situação provisoria.

Sim, voce pode jumpear o speakon para alimentar outras passivas temporariamente, e usar as ativas para retorno ligando diretamente no multi-cabo com cabo blindado. Nesse jump só atente para a impedancia das caixas e o tipo de ligação que vai fazer para nao queimar o ampli ou ter um rendimento muito baixo, se nao sabe calcular impendancia em conexoes de caixas sugiro a leitura deste artigo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=189">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=189</a><!-- m -->
 
Amigos,

Ontem tive que adiantar o serviço e fiz o esquema que já estava:

Cabo flamenguinho até as caixas Attack 400 ti, jumpeando os pólos. Aí faço alugmas considerações:

1- Tinhamos caixas W/som, com falantes selenium(descobrí isso ontem) mas com uns 10 anos de uso e tinhas apenas super tweeter. Quando testamos com as attack...a agradável surpresa: QUE DIFERENÇA !!

onde tinhamos 4 das antigas, as 2 que instalamos ontem deram conta do recado, com qualidade muito superior...

2 - Notei que os cabos flamenguinho são 1,5, saíndo da potência com uns 15m até as caixas....essa ligação tá muito errada ??

abraços .
 
Olá amigos...estou reativando o tópico.

Tenho outra dúvida ligada ao mesmo assunto:

estamos fazendo a ligação definitiva das caixas(Attack 404 ti) ativa + passiva.

Qual cabo devo usar entre elas??? Já sei que tenho que usar o balanceado ate a ativa(MESA >DEQ>CAIXA ATIVA) e pra ligar a ativa na passiva?? A attack passiva usa conector speakon 4 polos...

Preciso de uma luz urgente !!! abraço a todos
 
O mesmo cabo que se usa p/ ligar um amp às caixas: cabo parelelo (PP, flamenguinho) (de bitola adequada).

Preste atenção às especificações da caixa. Se for bi-amplificada, por exemplo, seriam 4 condutores (daí os 4 polos so Speakon). Sendo o caso, atente tb p/ não ligar nada invertido (por exemplo, o amp de graves no driver de agudos da outra caixa)!
 
TSA....

As caixas são da Attack e no sistema ativa + passiva usam +1-1+2-2 ... seria o cabo de 4 condutores mesmo?? pq pra ligar a caixa passiva(via speakon) foi dito pela assitência e por outros aqui que bastava jumpear +1 +2 e -1-2....
 
Cara, p/ saber com certeza vc precisa consultar o manual. Não tem outro caminho.


Fazendo isso, vi que essa caixa não é bi-amplificada. Sendo assim, não há 2 sinais distintos a enviar pelo cabo. É um sinal só, por se tratar de apenas um amp. O crossover é passivo, instalado lá na caixa passiva, que recebe o sinal.


Por outro lado, há informações conflitantes: ao mesmo tempo em que diz haver crossover passivo (logo, o sistema é mono-amplificado), o modelo passivo recomendado p/ uso com as MP404TI (A400TI) tem a entrada marcando que os terminais +1 e -1 são p/ graves e os +2 e -2 são p/ agudos.


Então, resumindo p/ vc: faça cabos com 4 condutores, ligando +1, -1, +2 e -2 separadamente, conforme o manual diz. Nada de jumper.
Esse é o caminho mais confiável, dada a incerteza que o manual passa.

Ou, em último caso, entra em contato com a Attack e pergunta a algum consultor deles.


Manual (tanto da MP404TI quanto da A400TI): <!-- m --><a class="postlink" href="http://attack.siteprofissional.com/images/stories/easy_series/manual_linha_mp_4_ohms.pdf">http://attack.siteprofissional.com/imag ... 4_ohms.pdf</a><!-- m -->
 
Esse foi o problema Tailan...

Já teve outro tópico falando disso. O manual deixa em dúvida. Já enviei alguns emails para a Attack sem nenhuma resposta.

Fui orientado pelo vendedor a jumpear ao ligar no modo amplificador>caixa passiva.


Agora, ligando no modo caixa ativa>caixa passiva, vou fazer como speakon 4 polos mesmo.

OUtra coisa....se possível, gostaria da especificação do cabo que devo usar pra fazer essa ligação.
 
As caixas A400Ti da ATTACK da série nova já são jumpeadas internamente, porém só tem divisor para o driver, o Woofer não tem, então tem que fazer os cortes pro falante de 12", faça o teste ligue +1-1 e veja se funciona perfeitamente driver e woofer, se só ligar um faça o jumper, agora se for jumpear no cabo terá que desiverter os fios do driver que são invertidos, estou usando 2 caixas dessa na minha igreja, uma veio jumpeada internamente e outra não, a que não era jumpeada, os fios do driver eram invertidos a polaridade, e a outra jumpeada internamente não, ai fiz o jumper internamente e desinverti os fios do driver ficando as 2 jumpeadas internamente, se jumpear no cabo e o fio estiver invertido da interferência na caixa. cuidado para não exceder na potência e queimar o falante, use cabo PP para ligar as caixas de preferência 2,5mm.

abração.......
 
Caco e amigos,

recebi uma ligação do atendimento da Attack, informanado exatamente o que o cacobahia disse.

As caixas mais novas já estão saíndo de fábrica jumpeadas internamente(positivo do drive com positivo falante, etc..), como me foi dito, pelo fato de muita gente não entender o manual. Mas o manual deixa dúvida. Então, agora é uma resposta oficial.

Pra se fazer a ligação da caixa Ativa + Passiva, basta ligar +1-1 do Speakon e tá valendo.

Agora sim, uma resposta.

Abraços
 
Precisam revisar o manual com urgência. Deu um pito neles sobre isso?? :p :lol:


Ainda tem gente que procura estudar os manuais, nesse mundo... :mrgreen:
 
Back
Topo