Iluminaçao no culto de jovens

G

Guest

Guest
A paz.

Gostaria de abrir esse tópico com um assunto um pouco polemico!

Algumas vezes ao ano, umas denominaçoes aqui perto, fazem o LOUVORZAO! Música ao vivo( letras evangélicas é claro) rap, dance, tudo voltado para os jovens., e com ministraçao da palavra.
Voces sabem, que jovem gosta de música alta, música agitada, e algumas igrejas tem investido bem na area de iluminaçao. Com lasers maquina de fumaça, scanners de iluminaçao etc...
Esses dias fui num culto de jovens em uma igreja aqui perto, iluminaçcao simples, mas bem feita, tinha estrobo, luz negra e tal. Eu achei bacana, e nao vejo nada de mais.
Comentei algumas vezes com uns irmaos da minha igreja, alguns nao tem nada contra, por outro lado, tem uns que se escandalizam...´´Onde já se viu!!! Ficar copiando as coisas do mundo pra atrair os jovens!!! na minha igreja do Brasil NUNCA precisou disso´´ .
Aí fica uma pergunta...
O que os irmaos daqui do site pensam a respeito disso?? Alguem tem esse tipo de iluminaçao em sua igreja?
Se tem, voces usam só no culto de jovens? ou em todos os louvores?

Arigatou!
 
Paz Joel !!!
Não tenho iluminação na minha igreja, não pq não gostariamos mas por falta de $$$ mesmo !!!
Eu acho muito válido o uso de iluminação nos cultos, desde que seja bem feita na minha opinião podera ser usada em todos os cultos e não só no louvor mas tambem em apresentações como peças de teatro por exemplo...
E quanto a copiar as coisas do mundo..... a grande diferença é para que nós oferecemos... "Deus"

Abraço!!!!
 
Bom, tecnicamente, acho excelente. Quando bem feita, a iluminação dá um ambiente artístico à banda, tornando a apresentação mais informal. Creio que assim as pessoas conseguem sentir melhor o que o louvor (seja ele em qualquer estilo) e o que ele tem para nos dizer.

Ministerialmente, acho errado achar que QUALQUER coisa que façamos pode ser cópia do mundo. A palavra fala que Satanás desceu do céu sem nada, apenas alguns anjos o seguiram. Todo o resto que foi criação de Deus permaneceu nas mãos de Deus.

Se, por acaso, alguma coisa foi roubada por Satanás, e passou a ser propriedade do mundo, foi por omissão nossa, omissão da igreja de Cristo.

Achar, por exemplo, que " A televisão é do Diabo", fez com que o mundo dominasse os meio de comunicação televisivos, e os usassem para a destruição das vidas.

Achar, por exemplo, que "A igreja não se mete com política", fez com que o poder político estivesse nas mãos dos corruptos. E todas as crises - nesse sentido - que vivemos hoje, são conseqüência de nossas atitudes (ou falta de atitudes).

O mesmo se aplica aos estilos musicais. Julgarmos qualquer manifestação artística como "do Diabo" ou "do mundo", é como se o déssemos de presente para Satanás.

Tudo que Deus criou, seja o louvor Voz e Órgão ou um Heavy Metal, se for para a salvação de vidas, devemos usufruir.

Se a iluminação vai colaborar na salvação de vidas, use-a.
 
A PAZ


Boa noite Joel, vejamos o seguinte li uma certa vez que um rapaz começou se desesperar e gritou PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER, ora depois ele viu que também participava deste mundo, que apenas as atitudes e o coração dele era a diferença, portanto como o Gabriel bem falou tudo foi feito ou permitido por DEUS, portanto esta estória que é coisa do mundo (sinônimo de SATANÁS), é a mais deslavada mentira.
Na iluminação se bem aproveitada podemos criar um clima gostoso e que dentro do contexto complementar ou a mensagem ou o hino, tudo como escreveu o apóstolo Paulo, "com ordem e decência."
GABRIEL
Quanto aos políticos fico na dúvida, pois até no tempo de Jesus, e ali como agora a corrupção, e outras mazelas corria solta. A maior prova que eles mataram JESUS. Por isto fica minha dúvida, desculpe se vou falar isto, mas já diversos tiveram em nossa igreja pedindo nosso voto, e eu coloco a mão nos ombros deles, olho nos olhos e digo com a maior calma: "Irmão me perdoe mas não irei votar não apenas no senhor, mas em qualquer irmão que se candidate, para que a sua salvação não seja perdida, pois uma vez o senhor esteja lá dentro será quase impossível o senhor não se corromper, e como não quero que o irmão se perca, não o votarei" - Acredito que eles se retiram irados, mas pelo menos não existe discussão depois que falo estas coisas. E ainda posso falar (não provar) que os irmãos que se candidataram na eleição anterior foram pegos recebendo propina e não perderam seus mandatos pois teria que haver novas eleições, pois quase toda a câmara estava envolvida neste escândalo, e é por esta e outras que hoje estou céticos quanto a irmãos serem candidatos.
 
Eu ia escrever alguma coisa, mas depois pensei...

quer saber, consultem ao Senhor pela Bíblia. Se Ele permitir, quem sou eu ou qualquer um para ir contra.

Fernando
 
Joel,

Eu considero a iluminação válida, contando que seja bem utilizada. Ano passado eu tava numa banda, rapazer daki da igreja msm, e tocamos numa programação dos adolescentes da igreja tb. Pediram, e nós fomos atrás de iluminação ( e acabou q eu msm fikei empedurado a 6 metros de altura instalando tudo :? ).. O resultado foi bom. algumas coisas incomodam, a máquina de fumaça e o estrobo principalmente.

Mas assim, na hora que começou a sair do previsto, discretamente pedimos pra diminuir tudo, e ficaram somente as luzes. Usamos na peça, e deu um efeito bem legal msm. A partir dai, usamos outras vezes, principalmente para peças. Eu sei que os jovens gostam da coisa toda, mas só acho que se é para contrinuir no reino, tudo bem, fazendo com ordem e decencia, legal.

agora... aki na Bahia, quando há alguns shows, existe a chamada "TENDA", ou como a galera daqui ta acostumada a chamar, " A FESTA TUF-TUF!!!". Num preciso nem dizer o q eh neh!?
ai nesse ponto, eu num concordo não. A decência e ordem passam longe...

e finalizando, concordo com o Fernando, olha na Bíblia. É o melhor manual que a gente tem, o livro mais completo e atual do mundo, basta vc saber enxergar.

Abs, Jaasiel
 
Pediram, e nós fomos atrás de iluminação (e acabou q eu msm fikei empedurado a 6 metros de altura instalando tudo )..

É, essa é a "alguma coisa" que eu ia escrever. Fujo de iluminação, projeção, filmagem, qualquer outra coisa. Sabem porque? Porque o pessoal "monta" no trabalho do som. Querem que a gente arrume a eletricidade, a extensão, instale o canhão, a filmadora, a projeção, etc.

Já comprei briga (e com razão) porque o cara da projeção chegou mais tarde, bem depois da gente do som, e então desligou o amplificar (que estava perto das caixas) porque era a única tomada disponível, então tinha que ligar o projetor.

Aí quando vieram reclamar que não tinha som, e descobri o porque, não foi bonito não, um bate boca terrível. Eu nervoso e o rapaz também. Ao final, o Pastor me deu razão, e entre ficar sem som e sem projeção, ficou sem projeção. Mas isso de ficar nervoso é de tirar a comunhão com qualquer um.

Chega! Som já é tão trabalhoso que, se alguém quiser fazer, faz, e bem longe de mim. E em outro disjuntor de energia, favor não usar o que já estou usando.

Se já tiver uma equipe bem estrutura para cuidar dessas coisas, não vejo porque não fazer. Mas se não tiver, não entre nessa: vai sobrar muito trabalho para o operador de som.

Um abraço,

Fernando
 
Se já tiver uma equipe bem estrutura para cuidar dessas coisas, não vejo porque não fazer. Mas se não tiver, não entre nessa: vai sobrar muito trabalho para o operador de som.

É, foi + ou - isso mesmo. Só que esqueci de falar...

Pediram, deram POUCO dinheiro, e tive que ir atras da iluminação.
Ai os caras nao quiseram instalar ( na verdade tavam era com medo da altura), e só fizeram levar e operar.

é complicado...

Abs, Jaasiel
 
Eu não tenho nada contra, já até instalei iluminação fixa em igreja, porém deve ser feita e usada com moderação, devemos lembrar que tudo que é excesso é prejudicial, então vale o bom senso:

"Pelo que se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se encandalize."

I Cor. 8:13

O capítulo inteiro é muito bom!

Abç,

Marcelo
 
Comentando..
O problema da iluminação no meu ver e de alguns é que quando é para Deus as vezes esquecemos isso e nos aproximanos um pouco da porta do inferno explico:

A galera gosta do aue... pula, brinca na maior descencia, mas com o tempo alguns se empolgam, e esquecem a realidade daquele evento, para os mais velhos e antigos isso é um absurdo, para os novos é sensação, mas a biblia diz que temos que ser temperado em tudo, nem de mais nem de menos, ser equilibrados em tudo, e nesse aspecto tbm está explicito essa correção de Paulo, então se for fazer algo pense antes, para depois não ser escandalos, e ai daquele por onde vier o escandalo, nos alerta a biblia.. os tempos atuasi está muito mudado, as vezes até nos confunde, não sabemos se esta correto ou não, hoje tudo é valido o mundo está dentro da igreja (joio e trigo) estão crescendo juntos, mas temos que ser diferentes, ser o SAL da terra e LUZ para o mundo, agora se parecemos com o mundo, onde está a diferença, (no interior) se vc ver uma banana a chama de banana pq parece banana e tem gosto de banana, vc não come uma maça e fala que é banana, isso pq o exterior e o interior nos mostra que é uma banana, assim devemos nós cristão sermos parecidos c/ Deus tanto exterior como no interior, e buscarmos em Deus a perfeição...

Já quanto a politica, em toda história da igreja em que ela se envolveu em politica a igreja não cresceu, e Deus não precisa de politico(a), mas sim de pessoas que dobrem seus joelhos e o busquem e oração, para uma solução, é neste momento que damos a Deus age em favor da igreja..
 
valew pelos comentários galera.
Este fórum tem me ajudado bastante!
Agradeço a Deus pela vida do Fernando e de meus irmaos.

Abraço.
 
Paz do Senhor Joel. na igreja o pastor nao permitia nada sofisticado mas Deus usa as coisas loucas para confudir as sãs. Ele mudou de ideia melhor Nosso maravilhoso Deus fez a obra, nao tenho iluminação profissional aqui mas como temos um grupo de Coreografia decidi emprovizar como a area financeira nao poderia disponibilizar a compra de canhoes, mesa de iluminação, strobo, etc... usei a criatividade e a direção do Senhor, encontrei umas latas de eletroldos no trabalho 40comprimento 15cm dos 4 lados, fiz um furo coloquei um ocal comum uma lampada de 100w aquelas q sao direcionais, lixei pintei de preto coloquei uns plasticos coloridos e pronto ali estava a luminacao reciclada o meu pastos quando viu olho com aquele olhar q so ele tem deu aquela rizadinha e saiu, todos riram. Na verdade fique com vergonha, mas quando as luzes apagaram a mao de Deus abençoou e depois todos mudaram de opiniao.

Nota: se uma pessoa tem ar condicionado em casa, no carro, no trabalho ela nao vai numa igreja que nao tem ar condicionado.

Devemos dar o melhor para o Senhor, nosso tempo, adoraçao ... e os melhores equipamentos. tudo com ORDEM E DESCENCIA conduzidos nao pela carne mas sim pelo Espirito Santo.

Há nao uso so a ilum,inaçao no culte de jovens mas no Dia de CEIA( a ceia é de manha e anoite é só adoraçao louvores a Deus)

atos: 20:35 " Mas bem aventurado e dar do que receber"
 
Back
Topo