HELP! - Novik NPA15 e Selenium 12pw3

Bruno Barreto

New Member
A Paz!

Estamos com 2 pares de Woofer (Novik NPA15 e Selenium 12pw3) parados aqui em casa e decidimos montar um projeto apenas para ouvir musica na área da churrasqueira e festinhas (aprox. 50-100 pessoas).

Os parâmetros do Selenium 12pw3 são facilmente encontrados na internet basicamente (12" 200wrms resposta de 55 a 5.000 Hz) mas os parâmetros do NPA15 8Ohms, rodei bastante e não consegui encontrar nada concreto. O falante pesa uns 10kg a unidade e pela caracaça de alumínio e conjunto magnético (diâmetro da bobina e tamanho dos imãs) imaginamos uma potência de 400 ~ 500wmrs. Já liguei o woofer em freeair aqui no amplificador só pra ouvir o timbre dele, é um woofer bem sensível com muitos médios e até agudos! Ainda estão com a bobina e cone originais a única coisa que foi alterada foi o protetor de poeira (capinha redonda que fica em cima do cone).

Nossa ideia inicial foi utilizar os Noviks como woofers de grave/subgrave mas estamos com medo de arriscar a fabricação de caixas dutadas (por que não sabemos nada das especificações do woofer). Devido à essa falta de informações, pensamos em fazer caixas de grave que "com qualquer falante fica bom" ex.: W-horn CCDB ou réplicas das famosas EV-T18.

Para os Selenium, pensamos em fazer caixas de 2 ou 3 vias (não sabemos qual das 2 opções sai mais em conta) visto que 1 via a mais (mesmo que stw + driver sejam baratos) precisa de 1 via a mais de amplificação.

Pra facilitar a resposta deste tópico, vou tentar explicar melhor algumas das minhas dúvidas:

1 - Qual projeto de caixa usar para os Noviks (não sabemos as especificações), dutada? bandpass? whorn? t18?;
2 - Para a caixa de altas devemos usar Super-Tweeter + Driver Fenólico ou Titanium? (no início, não vamos comprar divisores de frequência (nenis ou eam), a ideia é usar capacitores + resistores pra fazer cortes e atenuação);

Qualquer ajuda(ideia) é bem vinda tanto na indicação de projetos ou informações sobre estes woofers.

Valeu pessoal! Abraço,
 
Back
Topo