EV ELX115P X JBL PRX615

Vamos aos detalhes das 2 caixas apresentadas:

ELX115P
Woofer de 15 polegadas e driver de titânio de 1,5"- gama de frequências 44 Hz – 20 kHz; SPL máx.134 dB. Amplificador de classe D de 1000 W leve — refrigeração passiva. Caixa de madeira robusta.
Características Gerais
- Modelo: Electro-Voice ELX 115 P
- Material da Caixa: 9-camadas, 15mm Compensado
- Resposta de Freqüência (-3 dB ) 56 Hz - 18 k Hz
- Resposta de Freqüência (-10 dB ) 44 Hz - 20 k Hz
- Max. SPL / 1m (calc) 134 dB
- Cobertura 90 °
- LF Transdutor (1) EVS-15K, 381 milímetros (15 ") Woofer
- HF Transdutor DH-1K, 39 milímetros (1.5 ") de Titanium
- Frequência Crossover 1,7 k Hz
- Tipo de conector (2) XLR / TRS Combo Jacks, (1) Stereo RCA, (1) Saída de ligação XLR
- Grade de Aço 18GA com powdercoat Preto



PRX615M
A PRX615 é composta por woofer de 15" modelo 265F com bobina dupla construído em neodimio, um dirver de 2408H-1 de 1,5" de neodimio, e um amplificador de 1000 watts (duplo de 500 watts) Crown® Classe D. Conta com um chip DSP completo nas entradas, proporcionando recursos de EQ, proteção, seleção de sensibilidade de entrada, crossover, e limiter dinâmico.
Características Gerais
- Tipo: caixa acústica biamplificada
- Transdutor: 01 Woofer de 15”
- Potência: 1000 W RMS (2 x 500)
- Resposta de freqüência: Full Range 54Hz - 18kHz / Monitor 60Hz – 18Khz
- Faixa de freqüência: Full Range 45Hz - 19 kHz / Monitor 48Hz – 20
- Pico máximo de saída SPL: Full Range 135dB / Monitor 134 dB
- Dispersão nominal: 90º x 50º
- Amplificação: Crown Classe D
- 01 canal de entrada
- 01 saída XLR
- 01 entrada combo (XLR/P10)
- Controle de volume
- Seletor de equalização
- Seletor de entrada
- Impedância: 20k ohms balanceada
- Dimensões (A x L x P): 66,0 x 42,9 x 41,4 cm
- Peso líquido: 19,7 kg


Agora vai minha opinião sobre elas: a ELX115p é uma caixa com um timbre característico EV (uma identidade própria, pena que não atingindo 100% dessa identidade como as antigas EV....), no qual o que mais gosto é das altas, se vc forçar um pouco a caixa verá o limiter atuando, mas não segurando o desempenho da caixa, sendo assim, tem que se tomar muito cuidado em sua utilização para não mandar o driver para a grade!!! Quanto a PRX, creio que seja uma das poucas caixas da JBL que posso indicar sem ficar com medo de quem comprar ficar desapontado (que é o caso da EON515XT, ou melhor, toda linha EON...), tem graves bem encaixados e ótimo SPL, as altas são bem agradáveis e de maneira geral, se sai melhor que a ELX115p, sendo assim, FICO COM A PRX615M! A diferença de SPL na prática entre elas é muito maior do que apenas 1db de diferença (134db da EV contra 135db da JBL).

Somente uma curiosidade sobre essas linhas: a ELX115p é muito superior a ELX112p (em timbre e SPL), já nas caixas da JBL a PRX615m não é tão superior à PRX612m (é serio, a unica diferença entre elas é o SPL, o timbre é muito próximo!).
 
Estou utilizando duas ELX115p, ligado todo instrumental (Baixo, Bateria acústica microfonada, Teclado, Violão, Guitarra e 3 vozes), tem um timbre ótimo, uma boa resposta de frequência tanto nas altas como nas baixas, detalhe não estou utilizando o sub, coloco os potenciômetros em 75% e não vejo elas clipando, manhã colocarei elas em local aberto para ver seu rendimento, e provavelmente colocarei na sonorização do aniversário de uma igreja amiga e irmã nossa aqui da nossa cidade também em local aberto, assim poderei falar um pouco mas sobre as EV.
 
Estou utilizando duas ELX115p, ligado todo instrumental (Baixo, Bateria acústica microfonada, Teclado, Violão, Guitarra e 3 vozes), tem um timbre ótimo, uma boa resposta de frequência tanto nas altas como nas baixas, detalhe não estou utilizando o sub, coloco os potenciômetros em 75% e não vejo elas clipando, manhã colocarei elas em local aberto para ver seu rendimento, e provavelmente colocarei na sonorização do aniversário de uma igreja amiga e irmã nossa aqui da nossa cidade também em local aberto, assim poderei falar um pouco mas sobre as EV.
Como as caixas se comportaram em local aberto?
 
Back
Topo