Escolhendo caixas de som

Felipe Kommers

New Member
Minha igreja vai mudar para um ambiente maior e preciso fazer o orçamento das caixas de som. Possuo conhecimento básico por isso venho aqui a procura da ajuda de vocês. Nesse novo ambiente o espaço para audiência será de 36 metros de comprimento, 15 metros de largura e 4,5 metros de altura. Sendo que do palco até a primeira fileira de cadeiras teremos 3 metros e da última fileira de cadeiras até o fundo 2,5 metros. Nesse ambiente nosso objetivo é ter 800 lugares, mas começaremos comprando 450 lugares. Com isso, sem pensar na linha de delay caso necessário, pesquisei na internet e cheguei as seguintes possibilidades:
- 2x jbl prx 712 + 2x jbl prx 715xlf
- 2x ev ekx 12p + 2x ev ekx 15sp
- 2x das audio action 12a + 1x das audio action 218a
O que acham desses kits? Se tiverem outras sugestões podem falar me ajudaria muito.
 
não é assim não @Ronaldo1 ....rs

@Felipe Kommers , primeiramente, seja bem vindo!
4.5m de pé direito é pouco, bem pouco mesmo para 36m de comp..... dessa forma será necessário ter linha de delay.


Quanto aos sistemas mencionados, vou listar o que acho melhor em termos de qualidade:
1º - EV
2º - DAS
3º - JBL

Mas.... se quer outras opções, nos informe os valores envolvidos e quanto a igreja vai liberar de grana, mas já adianto, serão 4 altas no minimo.... e inclua também um processador para o gerenciamento do sistema.
 
Primeiro obrigado pelas boas vindas e respostas. Ontem fui ao local para pessoalmente medir, antes apenas a liderança da igreja havia ido. Então para minha surpresa(positiva) o espaço da audiência é: 36 metros de comprimento, 15 metros de largura e 5,90 metros de altura. O objetivo da igreja é levantar uns 50 mil reais para o som, o problema é que esse valor não poderei gastar apenas em caixa de som. Nossa input list atual é 3 canais bateria, 1 baixo, 1 guitarra, 1 violão, 1 teclado, 5 vozes, 2 mic s/fio e PC. Vou dizer o que estou pensando:
- 2 caixas altas e 2 graves - R$21200 - eu sei que não será suficiente, mas hoje temos 280 pessoas na igreja e a princípio comprariamos 450 assentos, com isso não utilizariamos todo o espaço de início. Colocaria som para metade do ambiente e conforme a igreja for crescendo acrescentaria o delay. Isso seria viável?
- mesa digital x32 - R$ 14200 - Hoje em nossos cultos usamos nossa mesa analógica para fazer o P.A., o retorno(5 aux) e transmissão via internet(1 aux). Sendo que aux 5 e 6 seriam para efeitos que não utilizamos. Com a mesa digital isso seria melhorado nas 3 áreas.
- Driverack PA2 - R$ 2200
- Multicabo - R$3400 - Nosso multicabo é de apenas 20 vias e vive dando problema pois já possui 12 anos e várias mantenções. Para a X32 precisaria de 48 vias, mas como a princípio não vamos utilizar todas inputs, pensei em montar um de 32 vias(20 in/16 out) e no futuro completar com mais 12 vias(12 in).
- Aquário de bateria - R$3800 - Estou cansado de ouvir a bateria vazando em outros canais.
- Kit Shure DMK-57-52 - R$ 3000 - Nossos microfones da bateria estão com ruído, então pegaria esse kit e utilizaria 1 bumbo e 2 overheads na bateria. E o outro na guitarra, pois hoje temos um lesson de guerra na guitarra.
O que acham? Estou aberto a sugestões, pois não tenho tanta experiência como vocês.
 
Vamos lá....
- 2 caixas altas e 2 graves - R$21200 - eu sei que não será suficiente, mas hoje temos 280 pessoas na igreja e a princípio comprariamos 450 assentos, com isso não utilizariamos todo o espaço de início. Colocaria som para metade do ambiente e conforme a igreja for crescendo acrescentaria o delay. Isso seria viável?

para sonorizar 36 metros, apenas 2 caixas não darão conta, vc precisará de delay como já mencionado, e indiferente se vai ou não sonorizar 100% do espaço, deve se pensar na compra no momento atual, então escolha de forma correta o PA e já tenha em mente que a expansão será necessária em breve, veja qual marca vai lhe atender e se terá ou não facilidade para compra das outras caixas....
Seu sub vc precisará comprar pensando no espaço como um todo, não se esqueça disso!

- Driverack PA2 - R$ 2200

Como precisará de um delay, este processador não servirá pra vc, procure pelo Venue 360 da DBX.

- Multicabo - R$3400 - Nosso multicabo é de apenas 20 vias e vive dando problema pois já possui 12 anos e várias mantenções. Para a X32 precisaria de 48 vias, mas como a princípio não vamos utilizar todas inputs, pensei em montar um de 32 vias(20 in/16 out) e no futuro completar com mais 12 vias(12 in).

pode ser... vai do planejamento mesmo...

- Aquário de bateria - R$3800 - Estou cansado de ouvir a bateria vazando em outros canais.
cara, mesmo com o "aquário" vc ainda terá vazamentos.... para solução (e briga com o batera) pense em comprar uma batera eletrônica.

- Kit Shure DMK-57-52 - R$ 3000 - Nossos microfones da bateria estão com ruído, então pegaria esse kit e utilizaria 1 bumbo e 2 overheads na bateria. E o outro na guitarra, pois hoje temos um lesson de guerra na guitarra

tem coisa errada no seu pensamento.... neste kit vem 2x sm57 e 1 beta52, desta forma vc não terá como colocar 2 sm57 como over.... procure outros kits como o Lewitt Beat6, já vai lhe atender melhor.... quanto ao mic do amp de guita, pode comprar o sm57, i5, e609, esses lhe atenderá muito bem.


Quanto ao seu PA, com um investimento na casa de 22k, quais caixas vc realmente está pensando em colocar?
 
Começando pelo PA: 22k são aqueles kits que descrevi na primeira mensagem. 2x ekx12p + 2x ekx15sp não são suficientes para 450 pessoas? O objetivo seria em no máximo 2 anos comprar o restante. Uma possibilidade que gostei é a Alto TS212 por R$2600, mas o problema é o sub novo delas parece que não virão para o Brasil. E as caixas nacionais alguma que seja boa? Os valores são muito mais em conta, mas não sei se vale a pena. Em relação ao gerenciador já anotei o dbx venue 360. Em relação ao "aquário" da bateria conheço 2 igrejas que colocaram praticáveis, o acrílico e painéis com lã de rocha atras da bateria e diminuiu o som no palco. O que gostaria realmente de fazer é comprar peles mudas e "triggar" a bateria e usar Vsts, mas isso será para um outro momento. Em relação aos mics vou fazer o seguinte:
- kit audix dp5 + over's que temos
- 1 sm57 para amp guitarra
 
Concordo com o Tonreb, principalmente em relação à bateria "eletronica X aquário", ainda mais na orcem de R$3.800,00. Na minha região, com este valor você levaria um bom curral de acrílico que vaza por ele mesmo. Andei cotando um aquário bom e estava girando em torno de R$10.000,00. Com mais um pouco de dinheiro, compraremos uma bela bateria eletrônica que não gera trauma em baterista. Somente com esta ação, você terá um ganho fantástico em qualidade. E para convencer o batera, leve ele às lojas para que ele experimente e possa ajudar a escolher.
Até mais!
 
Cara, mesmo com um ganho enorme na inteligibilidade, na diminuição do volume no púlpito e na dinâmica com que toca, tem baterista que vai preferir qualquer acústica meia boca a uma Roland KX ou KV que seja. Não consigo entender. O da igreja que eu era preferiu comprar um jogo de pratos de 7K a trocar a Odery da igreja por uma Roland TD19 KV com máquina de chimbal. Bobei por que o teste que fiz com minha humilde TD4 KX2 foi o som mais limpo e lindo, e onde pude perceber nos detalhes tudo o que o batera estava fazendo, da minha vida como operador de som lá. E olha que ele tocando na eletrônica parecia outra pessoa, não ficava preso tocando com aquela baqueta que parece um monte de espeto de churrasquinho amarrado junto, podia descer a mão. Era algo muito mais natural e alegre de se ver. Mas... vai entender!?
 
2x ekx12p + 2x ekx15sp não são suficientes para 450 pessoas?

Depende da proposta musical que está querendo..... conheço igrejas q com esse setup faz 800 pessoas, e outras q não fazem nem 200......

Quanto ao modelo específico, EKX da EV, cara, vou ser sincero, tem melhores no mercado, e pelo preço bem parecido.... a FZ 102HPA por exemplo é bem melhor, e o sub da FZ também é bem melhor.... e tem algumas caixas (ART712 da RCF ou até mesmo a HD12 ou HD32 da RCF - procure na CBorges Manaus) que tem o preço até mais baixo e com qualidade superior!
Segue um vídeo para se ter noção:

Se quiser realmente EV, pegue uma ZXA5, ela sim será muito top! (bem mais que a EKX) - tem um video de um DJ que faz um comparativo da ZXA5 contra a HD32....

Quanto a batera eletrônica x acústica: a eletrônica é sempre muito melhor para as igrejas de forma a respeitar a todos os membros (desde crianças aos idosos), mas.... o meu gosto... sempre vou preferir uma boa batera acústica! Sou apaixonado por fazer uma boa mix de batera, ainda mais se usando mic's TOPS (Audix, Lewitt, Shure, Beyerdynamics).

- kit audix dp5 + over's que temos
- 1 sm57 para amp guitarra

Pegue um kit completo já.... o preço será quase o mesmo, vou te sugerir alguns kits: Audix DP7; Lewitt PRO7; BeyerDynamics
E para o amp de Guita, pegue o I5 sem pensar...

Ah, sobre o sub q vc mencionou, é fraco!! melhor pensar em algo mais forte.... tem alguns q te dará o mesmo desempenho que os 2 que vc menciona....
 
Sobre bateria... Bom, sou baterista não praticante, e hoje não troco uma eletrônica por acústica em igreja de forma alguma. Por custo e praticidade. Sinceramente, que som limpo que as eletrônicas entregam!
 
Uma dúvida na CBorges para comprar como funcionaria? Eu teria que ir lá ou é tranquilo fazer por email telefone? E outra coisa sou de Porto Alegre e o frete?
Em relação a bateria já havia apresentado o projeto seguinte:
- modulo alesis dm10
- 4 pads alesis(1 hihat, 2 crash e 1 ride)
- 6 trigger ddrum
- kit de pele "muda"
- macbook pro
- software vst (ex. Ezdrummer 2)
Isso custaria R$13000 e teriamos o som de bateria de estúdio. Com a bateria acústica vou gastar pelo menos R$ 11000 e o som vai ser de uma Prime com pratos Zildjian zbt. Mas como tenho alguns meses vou tentar convencer.
 
- mesa digital x32 - R$ 14200 - Hoje em nossos cultos usamos nossa mesa analógica para fazer o P.A., o retorno(5 aux) e transmissão via internet(1 aux). Sendo que aux 5 e 6 seriam para efeitos que não utilizamos. Com a mesa digital isso seria melhorado nas 3 áreas.
- Multicabo - R$3400 - Nosso multicabo é de apenas 20 vias e vive dando problema pois já possui 12 anos e várias manutenções. Para a X32 precisaria de 48 vias, mas como a princípio não vamos utilizar todas inputs, pensei em montar um de 32 vias(20 in/16 out) e no futuro completar com mais 12 vias(12 in).

Há anos atrás adquirimos uma X32 e pela facilidade de operação por iPad, Celular e Tablet por Android, decidimos deixa-la do lado do palco, onde montamos uma bancada bem projetada, onde ficam os operadores de audio e video. Como a X32 já tem todos os imputs e outputs nela, passamos um multicabo, com metade das entradas em saidas para o outro lado do palco onde estão parte dos instrumentos e para parte dos retornos de fone, em fim, metade de um lado (diretamente na X32) e outra metade através de multicabo. Se tudo fosse com um melhor planejamento teríamos comprado uma X32 Compact e um digital snak, eliminando o multi cabo analógico.

O analógico inicialmente pode até ficar mais barato, mas vai te impossibilitar qualquer alteração futura, enquanto que um digital basta motar um novo cabo de rede que está tudo certo.

Não sei como é a realidade de sua igreja, mas no geral é muito dificil você colocar uma console digital e outros itens que vem junto, como computador e etc, no local mais apropriado que seria no meio da igreja.
Dentro da realidade da minha igreja, optamos por deixar a console e computador e etc em um canto do palco e operar a console via wireless do local mais conveniente que o operador queira. Como é sempre a mesma banda que toca e raramente tem alguma mudança, faço os ajustes com um tablet e depois fico confortavelmente no meu "cantinho".

Bom, está ai uma dica para você somar as outras dos colegas do SAV.
Um bom planejamento vai te poupar de gastos futuros, então pense em todas as possibilidades e envolta todos os integrantes da equipe nisto, mas ... não de ouvidos a tudo que eles querem, faça o que é certo e não o que agrada.
 
Em relação a bateria já havia apresentado o projeto seguinte:
- modulo alesis dm10
- 4 pads alesis(1 hihat, 2 crash e 1 ride)
- 6 trigger ddrum
- kit de pele "muda"
- macbook pro
- software vst (ex. Ezdrummer 2)
Isso custaria R$13000 e teriamos o som de bateria de estúdio. Com a bateria acústica vou gastar pelo menos R$ 11000 e o som vai ser de uma Prime com pratos Zildjian zbt. Mas como tenho alguns meses vou tentar convencer.

por este preço, pense em uma Roland TD 25-K
particularmente não gosto de trabalhar ao vivo com Módulo + computador + software, pois existe a possibilidade de dar algum problema e parar tudo. (quando o problema aparece você não resolve ele em alguns segundos. Por melhor que seja seu sistema em algum momento ele vai travar).

OBS: parece que você não contabilizou uma boa interface de áudio neste projeto, pois, quem vai determinar a baixa latência para você poder trabalhar ao vivo vai ser a interface de áudio.
este conjunto, na minha opinião é muito bom em estúdio, mas ao vivo ficaria com uma bateria eletrônica da Roland.
 
- 2 caixas altas e 2 graves - R$21200 - eu sei que não será suficiente, mas hoje temos 280 pessoas na igreja e a princípio compraríamos 450 assentos, com isso não utilizaríamos todo o espaço de início. Colocaria som para metade do ambiente e conforme a igreja for crescendo acrescentaria o delay. Isso seria viável?

Felipe, acho viável e a melhor opção no momento. Para que gastar para sonorizar todo o ambiente já de cara. Se você fizer um bom projeto e implementa-lo em partes, como quer fazer e se você acertar e for bem sucedido nesta primeira etapa, fica muito fácil conseguir verba para a segunda, terceira ou o que você pensar em fazer. Então peneje bem para que a confiança da liderança venha de forma plena, ai você consegue o que você quiser.

Você está no caminho certo e tem um bom projeto. Não negocie a qualidade de seu sistema e nem abaixe a qualidade de um item que for, pois se 9 itens for de boa qualidade e um não, vai ser este item ruim que vai ditar a qualidade de todo o seu sistema. Não negocie a qualidade do sistema nesta fase, se for necessário faça tudo em mais etapas.
 
Última edição:
Em relação a bateria, essa sugestão veio de um amigo que está nos EUA e a igreja dele fez isso. Já fechou 1 ano dessa forma e não tiveram problemas, mas é claro que deixaria 2 xlr para caso desse problema plugaria direto do módulo como qualquer bateria eletrônica. Mas isso é um sonho ainda, tenho que fazer uma reunião com os bateristas para discutirmos o assunto. Em relação ao PA não quero adquirir mesa, mic's e DI's de qualidade para o som sair em uma caixa de menor qualidade. Vou pesquisar essas dicas que passaram e fazer mais orçamentos. O que vocês tiverem de dicas podem mandar, pois como disse antes não tenho acesso a diversos equipamentos e aqui em Porto Alegre/RS as lojas possuem poucas opções.
 
Mas isso é um sonho ainda, tenho que fazer uma reunião com os bateristas para discutirmos o assunto.
Vá armado!rs (de bons argumentos, é claro!rs)

O melhor argumento será a qualidade/resultado final que terão, pois ter uma boa batera com bons pratos e bons mic's custa um valor relativamente alto, mais elevado que ter uma ótima batera eletrônica.... e ah, fale que ninguém vai reclamar com eles de que estão exagerando...rs
novamente, não gosto de batera eletrônica, e não sou baterista!rs... mas sei de suas qualidades e da diminuição de reclamações por pessoas que não tem o minimo de noção do que é o instrumento (a maioria das reclamações são sempre sem fundamento, infelizmente!)

Quanto seu sistema de PA, como já mencionado, compre agora o que lhe atenderá já pensando na cobertura da nave como um todo, para assim se ter uma padrão no sistema, mesmo se comprando aos poucos.... exemplo: compra 1 par de cx's full range e 1 sub, posteriormente compra mais um par para o delay e mais um sub, mas sempre do mesmo padrão!
 
Voltando aos P.A's, depois de todas as mensagens tenho as seguintes possibilidades dentro do meu orçamento:
- P.A. para todo ambiente o ambiente apenas se fosse nacional (Attack por exemplo), mas em relação a qualidade do som não teria perda como o Fabio_Portella comentou, visto que vou comprar equipamentos(mesa, mic's e etc..) de melhor qualidade dos que possuo hoje.
- P.A. EV EKX ou JBL PRX: Essas duas marcas conseguiria comprar 2 caixas full range e 2 caixas de sub's, outro detalhe tem assistência técnica de ambas as marcas a 20 minutos da igreja. Se não me engano temos 2 Yamaha S115V a 8 anos, até agora apenas precisei trocar o reparo de uma delas(depois de recebermos a visita de um grupo de fora que trouxe seu operador de som), mas o sistema dessas ativas é mais complexo por isso a minha preocupação sobre assistência técnica.
- P.A. RCF ou FBT: Nessas duas marcas conseguiria comprar 2 caixas full range e 1 caixa de sub's em lojas de São Paulo, a questão é um sub conseguiria competir com as duas full range. Não tenho dúvida que as indicações do tonreb sejam corretas, mas a questão que me deixa inseguro é assistência técnica. Me imagino chegando para a liderança da igreja e dizendo que vou enviar a caixa para Manaus, sendo que sou de Porto Alegre, iria ser hilário a cara do pastoro_O. Kkkk
- P.A FZ: Não conhecia, vou orçar com eles. E a assistência técnica seria em São Paulo também.
Sobre comprar na C.Borges como funciona? Faz por email ou tem que ir pessoalmente até lá?
 
Comprar na CBorges é de boa, e a assistência técnica deles é ótima e sempre cobram apenas o valor justo do reparo. O ideal é ligar lá e falar diretamente com um vendedor, e o procedimento é tranquilo.

Quanto ao seu PA, compre o que será necessário para o atual quadro da sua igreja, mas não compre porcaria! Invista em qualidade pois isso não tem preço.... A Attack tem alguns produtos legais, mas tem outros q não valem a pena nem de serem cogitados (qualidade passa longe!). O valor investido é alto, então pense no resultado final (quando finalizar todo o projeto), por isso compre agora o melhor para lhe atender com o intuito de aumentar o sistema quando for necessário e não se ter dores de cabeça.

Quanto a assistência técnica, confesso que não entendo como o pessoal consegue danificar algumas caixas por mal uso.... Mas de todas as marcas mencionadas, não vejo dificuldades para manutenção de nenhuma!
 
Quanto a assistência técnica, confesso que não entendo como o pessoal consegue danificar algumas caixas por mal uso.... Mas de todas as marcas mencionadas, não vejo dificuldades para manutenção de nenhuma!

Pois é, tb tenho dificuldade de entender como o pessoal consegue. Mas tem relato de Art 315 indo pra conserto pela 3ª vez:eek:. Minhas Art310 sempre funcionam ligadas ao Pentacústica, já fazem 4 ou 5 anos e nunca deram problema.
@Felipe Kommers ;

Vc imagina a cara do seu pastor ao dizer que vai precisar fazer reparos na caixa em Manaus ( dificilmente vc terá que mandar a caixa toda, normalmente se manda a parte defeituosa ). Isto é uma possibilidade. Nós ficamos pensando na cara dele, e na sua, e na de quem mais entrar na sua igreja ao ouvir um som do naipe que te foi sugeridoo_O. Pode até er que pessoas vão para sua igreja pelo simples detalhe do som. Isto é uma certeza.
Lógico que uma operação responsável nos deixam mais tranquilos quanto á integridade de nosso sistema mas isso não torna dispensável, na minha opinião, a aquisição de equipamentos que venham protege-lo, seja um Pentacústica, seja um processador, preferencialmente ambos ( já que vc vai mesmo trabalhar com sub e vai precisar de delay).
Inclua isso no seu projeto desde o início
 
Voltando a questão do P.A. estive pensando em fazer o seguinte. Vou comprar as RCF712 mas o "problema"é o valor dos subs em torno de R$10K cada, sei que a qualidade deles é excelente mas acabaria com meu orçamento. Então pesquisei e encontrei no site 4vias esse sub aqui:
http://4vias.com.br/shop/produtos_d...o_busca=categoria&orderby=preco_unitario DESC
Fabricante: H.SETTE
Modelo:SW6000nd
Com 2 B&C 18SW100 de 1500w RMS cada
Compraria um amplificador Crown XTI4002 e 2 RCF712 o que acham?
 
Back
Topo